quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Editorial O Dia - Lei frouxa sustenta rede de aborteiros

O DIA
Rio - A megaoperação que desarticulou ontem quadrilha que realizava abortos no estado, com quase 60 presos, expôs a fragilidade da lei no combate a esse crime, o que acabou por tornar a atividade extremamente lucrativa. A despeito do necessário debate dentro das questões de saúde pública, sem as paixões de cunho religioso, é primordial rever os mecanismos penais para que se estanquem os “açougues humanos”, na definição do delegado Glaudiston Galeano.


Definitivamente não é por diletantismo ou compaixão que os 75 procurados na Operação Herodes insistiam nas cirurgias clandestinas — alguns há quase meio século, e com histórico policial tão longevo quanto. O que move essas pessoas é o dinheiro, como comprovam as quantias apreendidas em espécie, os imóveis à beira-mar e até uma milionária conta na Suíça. A boa vida dos acusados, no entanto, não garantiu segurança às grávidas que a eles recorreram — basta pegar dois casos recentes, o de Jandyra e o de Elizângela, para ter a dimensão da crueldade e do pouco-caso desses criminosos.

Não adianta encarcerá-los se eles forem soltos meses depois. Se o Brasil optar por continuar a proibir o aborto, que se façam ajustes na lei. Do contrário, o país seguirá fingindo não tolerar a prática, fazendo vista grossa para as centenas de mulheres que arriscam a vida com açougueiros gananciosos

5 comentários:

  1. A reportagem do jornal "O Dia - Lei frouxa sustenta rede de aborteiros" me chamou a atenção, devido aos abusos e descaso cometidos por um grupo de criminosos que movidos pela ganancia, arriscam a vida de mulheres grávidas e acabam com vidas que poderiam estar sendo geradas.
    A situação de clínicas clandestinas sem estruturas, sem recursos apropriados de saúde, expõe e arrisca a vida de mulheres que agem de forma desesperada e irresponsável quando procuram esses lugares, compostos por bandidos disfarçados de profissionais.
    Muito me comove o fato de imaginar o sofrimento de um ser que não escolhe vir ao mundo, mas é tratado como se fosse um objeto ou algo sem valor.
    Sou contra o aborto e espero que medidas da lei sejam revistas e colocadas em pratica, penalizando todos que fazem parte desta verdadeira quadrilha.

    Amanda de Oliveira Almeida- 802, Ativo

    ResponderExcluir
  2. Para um problema antigo como esse a lei ou a própria sociedade não ter resolvido essa questão é um fato fora do comum, mas também temos que levar em questão a falta de conscientização da população.
    A sociedade coloca a culpa toda em cima do governo, porém as pessoas só esquecem que tem sua parte no processo uma dessas partes pode ser a conscientização as pessoas que já sabem do perigo que esse processo pode se tornar se não for feito pelas mãos certas.
    Mas o governo possui a responsabilidade de fiscalizar essas operações de risco, e se não possuir esta capacidade teremos que obtar pelo extremo ou seja liberar esse procedimento em boas mãos para deixar essa situação escassa.
    Fechando minha posição acho que diante da posição totalmente errada da população brasileira e do completo desinteresse do governo acho que devemos realmente passar esse trabalho para os especialistas que iram acabar sendo beneficiados com a história.
    Aluno:wenderson
    Turma: 802

    ResponderExcluir
  3. Os açougues humanos.
    Isso acaba nos mostrando pra nós como o Brasil se torna intolerante a certos pontos e totalmente tolerante para alguns pontos,fingindo ter uma certa vista grossa, mas ma verdade não da a devida importância para esses fatos.Pois também a o fato de essas garotas que acabam pedindo esse serviço tem uma baixa escolaridade oque faz com elas acabem procurando esse serviço pensando somente na desaprovação dos pais ou do ponto de vista financeiro pois a grande maioria e de classe baixa.
    A situação dessas clínicas é muito precária isso acaba levando a morte de muitas mulheres e até meninas que usam esse serviço a morte ou sérias complicações que por usar esse serviço pode levar as marcas disso não só no psicológico mais no corpo também.
    Para acabar com essa situação devemos mudar não somente as clínicas e os envolvidos nesses crimes, mas também a condição social dessas garotas para elas não utilizarem isso e procurar médicos especializados para fazer esse procedimento que é o aborto, em casos que podem a ver a morte não somente do bebê mais a mãe também.E ir em escolas e falar para os jovens que não é certo praticar o ato sexual antes da idade que já tiver não só condições financeiras mais também psicológicas para ter a vida de um ser humano em suas mãos.

    João Vitor M da C Peroni sala-802

    ResponderExcluir
  4. Preso no Brasil não existe


    Assim como demasiadamente as coisas aqui no Brasil não funcionam muito bem o sistema penitenciário não é diferente.
    O artigo denúncia o aborto ilegal que infelizmente é muito comum na nossa sociedade, além de ser principalmente uma prática que tira a vida de uma pessoa ela é totalmente anti higiênico o qual pode levar muitas complicações para a gestante após procedimento.
    Porém além disso o artigo mostra a operação que prendeu algumas pessoas por praticar o aborto, no entanto devido á nossa Lei que não funciona, mesmo estas pessoas sendo presas elas uns meses mais tarde vão ser soltas, ou seja, a operação não adianta absolutamente nada.
    Para isso melhorar esse sistema penitencial devia ser mais eficaz, e realmente o preso ficar preso e não solto.

    ResponderExcluir
  5. O problema do povo brasileiro, sem dúvida é a ambição, a obseção, por dinheiro, riquezas, terras, posses. As pessoas não pensam nos outros só na grana e isso é uma coisa que tem que ser repensada urgentemente, pois passam por cima de qualquer um, de todos, para conseguir isso.
    O aborto é só mais uma prova de como “estamos”. Esse assunto é muito polêmico, pois cada um tem sua opinião. Só acho que devem ser tomadas providências para diminuir esse erro. As leis permitem o aborto para pessoas em casos especiais, diferentes, e mesmo assim é uma situação de muito risco, há, principalmente no Brasil muitas mulheres que engravidam sem querer, porém não podem, ir a essas clínicas clandestinas para matar o feto, não digo que as culpadas sejam elas por estarem indo a esses lugares, pois os médicos e enfermeiros são as pessoas que abortam a criança, mas o principal problema vai ser delas, porque podem não sobreviverem, além do aborto, ( que é uma coisa delicada a se fazer ) ser feito com falta de higiene e cuidados.
    Há muitos casos que são necessários, porém não pode ser feito sem motivos, somente porque não quer ter o bebê, a partir do momento que engravida assume uma responsabilidade, pois depois que aborta-se, a pessoa muda, porque vai ter que carregar a culpa de ter matado um ser.
    Apesar do erro que isso é, e dos prejuízos que causa, a legalização pode ser a coisa certa a se fazer, na maioria dos casos de países que legalizaram, isso diminuiu.
    Apesar disso, acho que o maior erro do homem é fazer de tudo por dinheiro, fazer o que quer, a ambição e o caso dessas 75 pessoas que fizeram essa clínica é esse.
    Mas, minha opinião é que a coisa mais próxima do certo que temos que fazer é legalizar isto, e se isso acontecer, cada um tem a sua escolha, de abortar ou não.
    Julia Tavares 802

    ResponderExcluir