domingo, 26 de outubro de 2014

Crônica do Dia - Significados de Malala

A heroína paquistanesa ganhou a liberdade e a fama mundiais e perdeu o convívio com sua terra natal. O preço da liberdade foi o exílio


O DIA
Rio - Não precisamos apresentá-la: os meios de comunicação já popularizaram Malala, a paquistanesa que ganhou o Nobel da Paz. Projetou-se por transgredir um princípio dos talibãs, contrários à educação das meninas. A exclusão das mulheres no mundo muçulmano é marcante. Se Maomé tivesse tido um filho homem, talvez fosse diferente. Mas, com quatro filhas, não deixou sucessor, e sua visão de mundo religioso e político foi levada adiante por Maomé II e seus seguidores.

Malala é o símbolo da transgressão. Quem a pratica sempre ganha alguma coisa, embora perca outra. Adão e Eva aumentaram o conhecimento e perderam o Paraíso; os Carajás conheceram as belezas do Araguaia e perderam a imortalidade que só continuaria a existir se permanecessem no fundo do rio. A heroína paquistanesa ganhou a liberdade e a fama mundiais e perdeu o convívio com sua terra natal. O preço da liberdade foi o exílio. 
A nossa realidade política, neste momento, às vésperas do segundo turno, não está empolgando os jovens. O grupo de eleitores entre 16 e 18 anos diminuiu. Quando tudo era proibido, queriam participar a qualquer custo. Hoje, participar não significa transgredir. Mas o mundo social e político precisa ocupar este espaço vazio entre os mais jovens. Os partidos precisam aumentar a participação da força jovem, as escolas devem repensar seus grêmios porque, estabelecida a democracia, muitas vezes a ideia dominante é que não há mais nada a fazer, porque a liberdade já foi conquistada. 
A consequência da estagnação deste tipo de participação abre espaço para o processo transgressor, mais atraente e desafiante, embora, muitas vezes, criminoso. Já encontramos crianças de dez anos participando de arrastões. Entre os 12 e 14 este número aumenta, inclusive no tráfico. A história nos mostra que muitos jovens na Colômbia, hoje, ou no Vietnã da década de 70 participavam de guerrilhas com grandes sacrifícios de suas vidas. 
Malala é um alerta quanto à necessidade de participação. Quem não participa em época de paz, pela impressão de que tudo está bem, poderá passar a conviver com colegas que abandonam este tipo de civilização, para se engajar nas milícias jihadistas. A Europa é um palco onde estas cenas são vistas por uma plateia acomodada. Quem se acomoda abre espaço para outros que poderão agir em desacordo com o pensamento do acomodado. Quem atua na sociedade através de várias formas de participação ocupa espaço, toma a dianteira e poderá ser elemento de transformação nesta sociedade humana e carente de líderes. 

Hamilton Werneck é pedagogo e escritor

18 comentários:

  1. Ouvi a historia da Malala em 2012 , neste periodo ela ja era muito famosa e tinha sido indicada ao premio nobel da paz e foi vitoriosa. Tudo comecou porque ela queria estudar mas era impossibiltada pois sua cultura ia contra, de acordo com esta as mulheres devem cuidar das criancas e da casa, o marido deve simplesmente sustenta-los.Malala ficava inconformada com isso e ia a escola do mesmo jeito,ate ai tudo estava mais ou menos bem pois as mulheres eram ''permitidas'' a irem as escolas e terem aulas, mas nao seria uma aula normal, elas nao podem nem fazer perguntas aos professores logo Malala se revoltou com isso e como seu pai era de grande importancia na politica ela falava com ele sobre esse tipo de coisa. Ele nao podia fazer nada a respeito. Acho que Malala e uma das maiores heroinas em seculos pois ela fez o que muitos nao tem coragem, exigiu seus direitos e mesmo que negassem ela continuou lutando por estes, mesmo que ela sofresse.
    ''Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida.''
    Che Guevara

    -Enrico Meirelles

    ATIVO

    ResponderExcluir
  2. O preço a se pagar.
    Ao meu ver jovens como Malala tem um futuro muito promissor mas acabam sendo barrados pelas barreiras colocadas por sua sociedade, o talibãs tem uma religião muito difícil pois eles te a visão que a mulher n tem direitos. Eles veem que a mulher não tem direitos o que é um absurdo pois acabam não dando oportunidade para suas mulheres e jovens, dando a visão que elas só servem para ter filhos e ser dona de casa.
    Mas com essa ação que a jovem Malala teve nós podemos ter uma esperança que um dia essas mulheres e as meninas tenham um futuro melhor pois elas acabam sendo totalmente dependentes dos homens nessa sociedade dos talibãs e com esse prêmio nobel que Malala ganhou podemos ter um lampejo de esperança para as mulheres talibãs.
    Eu acho que essa visão que os talibãs tem do mundo é uma visão muito antiga em termos de sociedade, e que hoje não aplica mais. dizem que em religião não se discute mais eu discordo pois quando essa religião acaba afetando milhares de jovens talibãs, tirando talvez um futuro brilhante como a da própria Malala devemos tentar ajudar mais as coisas no Oriente Médio são muito diferentes das coisas do Ocidente devemos respeitar a te certo ponto porque privar garotas de estudar na minha opinião já é demais.O que deve ser mudada é a visão de mundo deles.
    JOÃO VITOR M. da C. PERONI

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante pois fala como mesmo com sociedades diferentes há sempre uma relação entra elas.
    Gostei de saber como a sociedade dos talibãs é mas tem seus defeitos, um deles é o do extremo “preconceito” deles com as mulheres, apesar de ser cultural, isso é um absurdo pois eles deveriam tratá-las como qualquer outra pessoa e integra-las na sua sociedade, e não só como “brinquedos” que podem ser acumulados e até serem jogados fora.
    Outra coisa que também impressionou é como na nossa sociedade e na sociedade mundial tem muitos países como o Brasil, Colômbia, etc. Que não integram os jovens em sua política o que pode trazer sérias revoltas em torno disso, além de deixar os jovens menos entusiasmados com a Idea de votar (isso dos 16 até antes dos 18).
    Podemos também falar sobre a mulher ou garota, como preferir falar, que chamou muita atenção do mundo inteiro, e ela fez isso simplesmente lutando por seus direitos na sociedade dos talibãs, que aliás parece ser muito contra isso tanto que expulsaram ela do pais, deixando ela na “rua”. Mas no final ela conseguiu ganhar o prêmio Nobel da paz.
    Adorei ler sobre essa reportagem
    Arthur Catharino-802

    ResponderExcluir
  4. O Paquistão, e um pais profundamente conservador, onde mulheres mal podem sair, ficam em casa para cozinhar e criar seus filhos e um baixo índice de mulheres podem adquirir conhecimento, frequentando a escola. E foi nesse contexto que Malala nasceu e cresceu.
    Quando o grupo talibã dominou a região, o líder interromper totalmente aulas dadas ás meninas. A partir de 11 anos de idade, Malala demonstrou sua coragem, realizando atos extremamente arriscados para a época, como: começou a escrever um blog, no qual falava sobre sua paixão pelos estudos e as dificuldades enfrentadas no Paquistão sob domínio do talibã, por seu ativismo pelos direitos à educação e o direito das mulheres.
    Mesmo apos um atentado, a menina não deixou de lutar pelo que acreditava, se tornando uma das maiores vozes do mundo e assim conquistou o Premio Nobel da Paz (a mais jovem).
    Malala foi uma heroína, por ter a coragem de questionar e arriscar sua vida, no contexto em que vivia. É realmente um exemplo de pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Participação

    No início do artigo pensamos que este vá somente falar da Malala, que é uma menina paquistanesa que apesar dos problemas machistas ela esmo assim estuda, o que é errado pelo costume dos talibãs.
    Um dia a Malala estava no ônibus escolar e nisso ela foi retirada a força por esse grupo radical (o talibã), após isso ela foi levada para um lugar e levou um tiro na cara. Porém ela acabou sobrevivendo e ganhou o Nobel da Paz e ela é um símbolo da transgressão, no sentido de lutar pelo seu direito.
    Trazendo isso para o Brasil, especificamente nesse período que passamos da eleição, vemos que mesmo não tendo aqui algo que tem no Paquistão (essa coisa de até mesmo as mulheres não poderem estudar) de grande "repressão", nós não temos, de um modo geral, uma participação na nossa sociedade de podermos melhorá- la, de algum modo tentar mudar algo.
    E devemos tentar mudar o Brasil não por meio da violência, mas sim, por participarmos e fazer projetos que faça o Brasil progredir cada vez mais.

    ResponderExcluir
  6. Malala é uma menina revolucionária, principalmente para o Paquistão, lutou pelos direitos estudantis, arriscou sua própria vida para oferecer um futuro melhor ás meninas de seu país. Ganhou merecidamente um prêmio Nobel da Paz, e ficou conhecida no mundo inteiro ao publicar seu livro: “Eu sou Malala”. A jovem de 17 anos é uma verdadeira heroína, a frase que ela mais usa é: “Livros e canetas, são as armas mais poderosas que podemos ter”, uma realidade paquistanesa que ela conhece bem.
    Ingrid Maia Nanjara - 802

    ResponderExcluir
  7. Como podemos ver a minha geração já não possui os mesmos ideias a respeito da política, talvez é pelo fato de ela já ser muito antiga e as vezes discordar com o que vemos ser certo ou pelo simples fato de tanta corrupção. Porém o que nos diferencia dos mais velhos é o fato de não possuirmos mais ídolos para podermos espelharmos neles e querer mudar a sociedade, já a geração passada teve vários entre eles podemos destacar: Che Guevara, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, Lady Diana, Mahatma Gandhi entre outros, inspirados neles lutaram pela mudança e continuam, buscando as melhorias pois quais lutaram. É ai onde desanima os jovens atuais, por que devemos lutar se nada melhora apesar dos anos que nossos pais e avós seguiram seus líderes? Esse é motivo de não ocorrer mais movimentos, iguais os de antigamente, e sem movimento não possui líder, sem líder não tem ídolo.
    Porém o que me faz ainda ter esperança é ver que aos poucos isso tem mudado como podemos ver com a Malalah. Ainda nova ela utilizou a arma mais perigosa do mundo contra o Talibah, o conhecimento. Começou um movimento com o que ela tinha, livros e sabedoria, e é assim que nós jovens podemos lutar contra esse governo corrupto que chamamos de Democracia. Porque é só com o nosso suor que veremos mudanças e talvez tentar sermos ídolos para a nova geração não desanime e quase desiste de tentar dar algo novo ao mundo: a sua voz e opinião.
    Katelyn Ashley - 802
    Ativo

    ResponderExcluir
  8. Malala virou o símbolo da resistência ao machismo . Não só no Paquistão , como em todo o mundo , a mulher conquista aos poucos seus direitos diante da sociedade , um grande avanço é notado da idade média até os dias atuais , antes sua única utilidade era reprodução e tarefas de casa , como passar , lavar , fazer comida e cuidar dos filhos. Porém o preconceito às mulheres ainda não terminou , no trânsito por exemplo , ofensas do tipo "seu lugar é na cozinha" e "vai dirigir um fogão" são dirigidas a elas . Ainda como exemplo temos o caso do mercado de trabalho que por algum motivo beneficia mais o homem que a mulher , mesmo que tenham o mesmo estudo e formação recebem salários diferentes , maior para o homem , menor para a mulher. Malala deve servir de exemplo para jovens que desejam mudar esse pensamento preconceituoso diante da mulher , afinal , sem ela , não iriamos estar vivos hoje.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que é direito que me paguem o mesmo tanto que meus colegas de trabalho do sexo masculino. Eu acho que é direito tomar decisões sobre meu próprio corpo. Eu acho que é direito que mulheres estejam envolvidas e me representando em políticas e decisões tomadas no meu país. Eu acho que é direito que socialmente, eu receba o mesmo respeito que homens. Mas infelizmente, eu posso dizer que não existe nenhum país no mundo em que todas as mulheres possam esperar ver esses direitos.
    Nenhum país do mundo pode dizer ainda que alcançou igualdade de gêneros. E o Paquistão está longe de conseguir alcançar este tipo de igualdade. Mas sempre há esperança. Malala.
    Malala se tornou um símbolo, um ideal a ser seguido. Com ela, as pessoas acham que tem o direito de sempre poder ser mais livres. De ter liberdade.
    15.5 milhões de garotas vão se casar nos próximos 16 anos como crianças.
    Lutar por igualdade, se não agora, quando?

    ResponderExcluir
  10. A jovem paquistanesa Malala realmente merece esse prêmio Nobel conquistado, passar por toda humilhação e violência que viveu, por homens de sua terra, muçulmanos, que aprenderam desde crianças que mulheres neste país não tem valor. Malala vem transgredir essa absurda cultura, quando de forma corajosa consegue estudar, e o conhecimento que adquirimos quando estudamos nos dá poder até de mudar o mundo.
    Triste saber que tão grande conquista com o prêmio Nobel e também com o exemplo deixado para jovens mulheres do seu país, Malala não pode ser feliz por completo, pois tem que viver longe de seus familiares e do povo que apesar de terem sido malvados com ela, é lá que está sua raiz.
    E nossos jovens brasileiros? Impressionante ver que o número de jovens entre 16 e 18 anos que poderiam participar com seu voto nessas eleições, muitos decidiram por não fazê-lo. Será se não temos jovens como Malala, que querem mudar toda essa situação de corrupção que vivemos? Quando estudamos, nos unimos e temos atitude, podemos mudar tudo. Triste também é ver crianças ente 10 a 14 anos participando de arrastões e até do tráfico de drogas.
    Nosso país precisa investir urgentemente na educação, pois se não nosso futuro não haverá mudanças.
    Amanda de Oliveira Almeida, 802, Ativo.

    ResponderExcluir
  11. Malala é um símbolo da paz mundial, uma adolescente que defendeu seu direito à educação, que foi além do que se esperava, lutou contra os ideais machistas que perseguiam e ainda perseguem as mulheres de seu país. Malala quase pagou com sua vida o preço da conquista da liberdade. Hoje, exilada do Paquistão vive na Inglaterra, não se esquecendo de enfrentar os obstáculos para a valorização da mulher no mundo muçulmano. Li o livro "Eu sou Malala" e posso dizer que a vontade e a esperança de um mundo melhor cresceram em mim, assim como em todos que acompanharam o discurso que Malala fez na sede da ONU em Nova York.
    O livro é dedicado a todas as garotas que enfrentaram a injustiça e foram silenciadas, como diz Malala. "Juntas seremos ouvidas."
    Joanna Ribeiro Vieira 901

    ResponderExcluir
  12. Malala é um simbolo das mulheres que tentam por fim no machismo e a mesma ficou famosa por lutar por seus ideais,neste caso a educação feminina no Paquistão,um país bastante conservador.
    A própria era destemida,enfrentou os talibãs locais,poucos dias depois Malala foi baleada e depois recuperada foi enviada para Inglaterra
    A ONU a apoiou junto a organização outros famosos.Foi anunciada a atribuição do Nobel da Paz pela sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação. Com apenas 17 anos, Malala é a mais jovem laureada com o Nobel.
    Logo depois publicou o livro "Eu sou Malala".O mesmo acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social.
    A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.Nelson Mandela
    Gustavo Salvini Dolor-801


    ResponderExcluir
  13. A paquistanesa Malala ganhou o Prêmio Nobel da Paz por não aceitar o regime do Talibã dominante na região em que vivia. A repressão impedia que meninas estudassem, poderiam até ir a escola, mas era negado o direito de perguntas e questionamentos.
    Em um ato de coragem e inconformismo, esta adolescente envia anonimamente informações sobre o que acontecia por meio de um blog. Isso repercutiu mundialmente, tornando Malala um exemplo para todos.
    Esse acontecimento mostra como a mudança pode ser real quando alguém resolve fazer algo.
    Em nosso país não temos esse tipo de repressão, no entanto muitos se calam ou não participam dos interesses comum a todos. O crescimento e a mudança no nosso país se desenvolve lentamente, os avanços são poucos se comparado aos problemas que nos rodeiam.
    Parece que a estagnação é a solução mais viável, pois muitos não acreditam que a situação possa mudar. A atitude de Malala comprova que aceitar a condição que nos é imposta nem sempre é a melhor saída.
    " É melhor arrepender-se por ter feito alguma coisa do que por não ter feito nada. "( Giovani Boccaccio )

    Amanda Monteiro, 801 - Ativo

    ResponderExcluir
  14. Malala é um simbolo da liberdade e da paz mundial, representou a luta em muitos países, mas nada vai mudar enquanto todas as mulheres não começarem a lutar para ver se conseguem mudar tal olhar machista sobre elas.
    O mundo nos cerca com apenas uma palavra "preconceito", os homens sempre deixam as mulheres inferiores a eles em todos aspectos, hoje as mulheres tem medo de tentar lutar, pois sabem q o mundo esta contra elas e o bastante que fizerem pouco vai mudar, tanto para elas como para as crianças onde ambos precisam de educação e respeito diante de todos.
    A Malala enfrentou as barreiras preconceituosas e machistas dos muçulmanos, diminuindo o desrespeito sobre elas, vieram progredindo muito durante esses tempos, mas o desrespeito perante a todas as mulheres nunca vai acabar se elas não lutarem por seus direitos.
    Devem por Malala de fronte a elas, para que ponham na cabeça o que ela fez pelo mundo de hoje, rompendo todo tipo de barreira existente em seu caminho, pensem nisso e acredite que isso pode mudar, e pode tirar o olhar machista do mundo sobre vocês mostrando que não são apenas trabalhadoras domesticas, mas sim geradoras do nosso mundo, dando e gerando vida, pois sem elas o mundo seria apenas uma esfera vazia.


    De: João Breno Miranda Marins 801

    ResponderExcluir
  15. Malala é um exemplo pela luta contra o machismo, ela estuda mesmo os costumes talibãs dizendo que é errado sendo um exemplo de pessoa que procura sempre lutar pelos seus direitos.
    Mesmo tendo levado um tiro pelo grupo talibã que são contra a educação de mulheres ela brigou pela educação feminina, e conseguiu fazer historia ganhando um premio Nobel da paz com apenas 17 anos.
    Malala escreveu um blog, "Diário de uma Estudante Paquistanesa" onde falava a sua vontade pelos estudos que era ilegal e as dificuldades que o Paquistão teve que enfrentar com os talibãs no poder.
    Malala tem idéias futuras brilhantes como se tornam política e deixar o seu país com a obrigatoriedade, ela se tornou uma grande pessoa com tantas idéias positivas para todos e para um mundo melhor.
    Juan Marcos-801

    ResponderExcluir
  16. Malala com certeza é um exemplo de uma mulher que luta por seus ideais.
    Os talibãs tem uma religião muito difícil pois eles não permitem que as mulheres se formem e trabalhem, para eles mulher só tem que cuidar dos filhos e da casa.
    Por ter se rebelado contra tudo o que era imposto pela sua sociedade e chamado atenção do mundo ela ganhou o Prêmio Nobel da Paz com 17 anos de idade sem dúvida um feito memorável.
    O resto do mundo soube do fato por meio de um blog que ela mesmo tinha feito para expor o que realmente acontecia naquela região, além das guerras, fome, miséria ,existia também machismo indiscriminado, e por meio desse blog o mundo ficou sabendo que nem todas as pessoas eram passivas a esse comportamento.
    Acredita-se que Malala é só o começo, uma expiração para milhares de pessoas não só as mulheres ou crianças mas para todo o mundo.
    Aluno: Heitor Dutra Delage da Silva
    Turma: 801

    ResponderExcluir
  17. A conquista de Malala
    A garota paquistanesa Malala, merece com muito orgulho o prêmio que recebeu, pois para ganhar um Prêmio Nobel da Paz é necessário muita coragem e determinação para conquistar o seu objetivo.Sem medo algum,Malala conseguiu sem ajuda de homens, conquistar o direito que ela e várias outras mulheres do Paquistão mereciam que é o estudo.
    O governo do Paquistão não permitia que as mulheres e meninas pudessem ter uma educação de qualidade,ao contrário dos homens e isso é uma injustiça contra a mulher,pois elas necessitam ter direitos iguais para não haver revoltas na sociedade.Malala foi injustiçada e envergonhada por causa dessa injustiça e se revoltou para conseguir a vitória contra esse sistema político em que o homem é mais importante que a mulher e conseguiu com 17 anos o reconhecimento do mundo pelo seu projeto de trazer a educação as mulheres.
    Por isso, Malala é um dos maiores exemplos de mulheres que lutaram para conseguir seus direitos mesmo estando em condições de lutar contra seu próprio país.

    ResponderExcluir
  18. A menina revolucionária
    Malala,a menina que revolucionou a educação,a mesma é um exemplo de pessoa que luta pelos seus direitos.Neste caso era difícil,pois Paquistão é um país extremamente conservador.
    Malala um dia indo para a escola,foi pega pelo grupo talibã,eles não aceitam mulheres no ramo educacional,deram um tiro na sua cara,a própria foi internada,mas continuou lutando pelos seus direitos,ela está certa,pois de acordo com a constituição seres humanos devem ter direitos iguais.
    Foi chamada pela ONU para fazer uma palestra sobre educação num país conservador,a menina cativou a todos.
    Hoje,o principal símbolo da paz e da educação,indicada e vencedora do prêmio Nobel Da Paz é Malala,escreveu o livro Eu Sou Malala no qual descreve todos esses fatores citados acima.
    Uma criança,um professor,uma caneta e um livro podem mudar o mundo-Malala Yousafzai.
    Gustavo Salvini Dolor-801

    ResponderExcluir