domingo, 12 de outubro de 2014

Crônica do Dia - O perigo do álcool em casa para o jovem - Jairo Bouer

Os pais são os principais fornecedores de bebida alcoólica para os jovens com menos de 18 anos de idade. Um em cada seis jovens de 12 a 13 anos já recebeu bebida dos pais e, na faixa etária entre os 15 e 16 anos, esse número aumenta para um em cada três.


Os dados referem-se a menores acompanhados pelo Centro de Pesquisa Nacional de Álcool e Drogas da Austrália. Duas mil famílias participaram do estudo, com duração de quatro anos. O intuito dessas famílias ao dar bebida alcoólica aos menores é permitir que o jovem inicie o consumo em ambiente controlado. Mas a pesquisa revelou que, ao fazer isso, esses pais mais atrapalham do que ajudam.

O resultado mostra que jovens que começam a beber no início da adolescência têm três vezes mais chance de vir a beber de forma exagerada aos 16 anos. O ideal, segundo essa pesquisa, é retardar ao máximo o contato com a bebida.

Outros estudos corroboram que começar a beber mais tarde é melhor. Um trabalho da Universidade de Vermont, Estados Unidos, publicado na edição de julho da revista Nature, já comentado aqui, mostrava que uma única taça de vinho ou latinha de cerveja aos 14 anos aumentava o risco de o jovem encarar uma bebedeira ainda na adolescência.

Como esse período da vida é de grande vulnerabilidade, os pesquisadores afirmam que, se o primeiro gole for adiado em seis meses ou um ano, a chance de abuso de álcool aos 16 anos diminui de forma considerável.

Esse dado é especialmente alarmante ao considerarmos que, apesar de haver restrição legal para o consumo do álcool em torno dos 17 ou 18 anos na maioria dos países ocidentais, o primeiro contato de quase metade dos adolescentes ocorre antes dos 15 anos. Boa parte desses jovens passa a beber regularmente ainda na adolescência.

O uso de bebida ainda na adolescência pode expor os jovens a um maior risco de agressividade, violência, acidentes, doenças sexualmente transmissíveis e dependência de álcool na vida adulta.

Outro trabalho, feito pela Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, que acaba de ser publicado no periódico médico Drug and Alcohol Dependence, analisou todas as campanhas de bebida publicadas em revistas americanas de 2008 a 2010. A conclusão foi que 87% dos anúncios trazem mensagens sobre beber com responsabilidade sem dizer como fazer isso. No máximo, defendiam a abstinência em determinadas situações.

O estudo faz um alerta: as mensagens de responsabilidade têm menos destaque do que a bebida que promovem. O ideal, afirma o estudo, é que os rótulos dessas bebidas tenham mensagens explícitas sobre os perigos do consumo, como ocorre com os maços de cigarro.

* Jairo Bouer é médico formado pela USP, com residência em psiquiatria. Trabalha com comunicação e saúde.

Fonte: Revista ÉPOCA – 22 de setembro de 2014 – Edição nº 851 – Pg. 94 – Edição impressa.

15 comentários:

  1. Considero errado os pais darem bebida alcoolica para seus filhos menores de idade porque eles podem ter manifestação de vício e praticar violência. Nenhum motivo justifica dar bebida. O filho maior de idade se quiser pode assumir suas próprias ações e consequências.
    Lucas Ferreira Nunes - Turma 802

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada vez mais jovens entre 12 e 16 anos estão consumindo bebidas alcoólicas, isso se deve ao fato de os próprios pais apresentarem e incentivarem essas bebidas para eles , ou então consumi-las na frente dos mesmos, com isso, o responsável perde totalmente o respeito , pois está dando um mau exemplo para o jovem. Muitos jovens começam a beber e logo entram no mundo das drogas, é um dos muitos casos relacionados a bebidas e drogas. Existem outros também que só começam a beber para se mostrar , dar uma sensação de prestígio acima dos demais , isso é totalmente um ato fútil que nunca deve ser feito. Aconselha-se que sempre que possível evite qualquer coisa relacionado a bebida alcoólica e que os pais sempre aconselhem os filhos a evitar esse tipo de vício que apenas traz problemas sociais e de saúde.
      Renan- 901

      Excluir
  2. Matheus Taranto - 901

    Um menor de idade nunca deve ser influenciado a beber antes da hora,pois além de fazer mal a seu organismo,ele não vai ter a consciência que deve se beber com moderação,e assim em um futuro próximo,passar dos limites várias vezes,arriscando até a sua vida.
    Se ele beber muito podem acontecer diversas coisas ruins,ele pode se embebedar o suficiente para realizar atos sexuais com pessoas anônimas e assim pegar alguma DST (doença sexualmente transmissível).
    Ou também nesse mesmo estado,ele é capaz de dirigir bêbado ou pegar carona de algum amigo bêbado,e em qualquer um dos casos,pode acontecer um acidente, levando até a morte.
    E se ele passar ainda mais dos limites ele pode ter uma Cirrose hepática,e assim levando até a morte,só por causa do exagero na bebida.
    Realmente deve ser muito bom beber,mas beba com moderação,as propagandas não estão brincando,se você passar dos limites,pode acabar parando em um caixão ou sofrer com as consequências de seus atos pelo resto da sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Bom, a educação vem de casa, se os pais não querem que o filho beba, eles não deveriam estimular isso os oferecendo bebida. No momento em que eles te dão a oportunidade de beber você vai saber que se eles que são seus pais estão dando porque você não poderia aceitar dos seus amigos, ou mesmo comprar? A bebida em si é muito perigosa se for tomada se cautela, na adolescência mais ainda. Porque é nessa fase que você aprende as coisas, que você quer descobrir e acaba se estimulando pela bebida, coisas como usar drogas, beber muito, viver ‘’perigosamente’’, fazer sexo antes da hora, etc.
    Muitas das vezes você faz as coisas pra mostrar que é capaz, e que e igual aos seus amigos, se eles bebem, eu vou querer beber também. Na adolescência isso e muito comum, eu que estou nela sei como é! Se você chegar a uma festa e vê todo mundo bebendo e as pessoas lhe oferecendo bebida você não vai querer ser a ovelha negra, a que não bebe... E alem do mais eles ficam em cima de você, pra você beber, muitas das vezes seus pais não deixam e você os desobedece. Mas se isso vem dentro de casa, qual seria o problema de levar pra fora? Eu sou contra os pais darem bebidas para os filhos em casa, isso só vai estimular eles, e os pais têm que ensinar ao filho á ter consciência. Beber na maioria das vezes é só para se mostrar ou entrar no grupo, isso não vai fazer falta na vida, os pais deveriam ensinar isso aos filhos.

    Rebeca Mendes – 802.

    ResponderExcluir
  4. Falar sobre a bebida alcoólica nos dias atuais é complicado. Muitos adolescentes já não conseguem se imaginar indo a uma festa que não tenha nenhuma tipo de bebida alcoólica . Não se sabe o motivo ao certo , porque nem todos exageram na bebida pelos mesmos motivos , seja para chegar em uma garota , seja para esquecer uma namorada ou até como ato de rebeldia.Além do mais , o número de adolescentes que já fazem uso de bebidas alcoólicas é muito grande , muitas vezes quem prefere não beber ou não exagerar é taxado de careta pelos amigos que já o fazem , isso acontece da mesma maneira com as drogas. A educação deve vir de casa , é dever dos pais conversar sobre o assunto e preparar o filho , porém se o costume da bebida vem de casa , fica tudo mais complicado. O uso da bebida alcoólica frequente pode acabar em vício , portanto ,é um tipo de droga . Já foi esclarecido em diversas pesquisas que a bebida alcoólica causa mal em adultos , imagina em crianças? é dever dos pais , tomar conta desse fato , não por ser careta e sim pelo bem do filho.

    ResponderExcluir
  5. Álcool para Adolescentes ?

    Acredito, assim como muitos que o álcool é um tipo de droga. Uma droga legalizada, mas completamente perigosa. Alguns Psicólogos podem até afirmar que uma pequena dose de álcool não fará mal ao homem que o beber, Porém, não existe apenas uma opinião profissional no mundo, assim como afirma o estudo postado no site a seguir :

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI780798-EI298,00-Alcool+faz+mal+mesmo+em+pequenas+doses+diz+estudo.html

    Álcool faz mal até mesmo em pequenas doses, e sim, acho que na juventude é pior ainda. pois como foi dito na postagem acima, o jovem tem tendências elevadas a entrar em uma vida de dependência alcóolatra na fase adulta ou até mesmo cair na vida do crime ou ter relações sexuais antecipadamente e que com certeza destruirão sua vida escolar.
    É também importante constar que a índices que indicam que pais alcoólatras tem grandes tendências a abandonar os filhos ou a espanca-los por motivo nenhum. que com certeza os levarão ao mesmo caminho, beber e destruir sua vida. Pode ser exagerado o comentário mas é sempre importante relatar, isto é real, mas tem também a possibilidade do álcool apenas ir destruindo a sua saúde. Então eu concordo sim com esta postagem, o álcool é e sempre será, uma arma!




    Matheus Rangel / Turma 901
    Colégio Ativo
    Professor: José Henrique

    ResponderExcluir
  6. Considero errado os pais darem álcool aos seus filhos, pois, pode resultar em diversas coisas que não são boas nem para a criança que bebe nem aos pais, como por exemplo, a criança pode se tornar viciada e ir para as ruas e beber ilegalmente e sem contar que tem uma possibilidade de entrar para o mundo das drogas, entrar em brigas por estar bêbado, pode resultar em morte, coma alcoólico, entre outros. Pessoas maiores de 18 anos podem beber livremente sabendo as consequências, é o corpo delas, elas sabem o que pode acontecer. Se ela quiser fumar, que fume, ela sabe as consequências, ela sabe que aquilo não vai ser bom para ela. Resumindo, pessoas maiores de 18 anos tem um certa noção do que esta por vir, e menores muitas vezes não.

    Rafael Barcelos
    802

    ResponderExcluir

  7. O alcoolismo na adolescência
    As bebidas alcoólicas estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, inclusive no dos adolescentes, o que é errado, pois o correto é começar a consumir esse tipo de bebida aos 18 anos, fazer isso cedo é péssimo para o desenvolvimento do jovem.
    O consumo intenso de álcool por adolescentes podem fazê-los crescer de uma forma agressiva, além do fato deles correrem o risco de se envolverem em diversas coisas ilegais, além do mais, ao estar bêbado a pessoa não sabe o que faz.
    Os pais deviam educar melhor os filhos e não deixa-los sair a noite constantemente, já que não vão ficar cientes do que o filho fez. Com relação ao fato dos pais deixarem o filho provar junto a eles a bebida alcoólica, isso é o certo a se fazer, mas provar pouco, até porque é melhor o jovem provar junto de seus familiares do que fazer isso com os amigos, numa festa por exemplo.
    O álcool pode ser liberado, mas não deixa de ser uma droga que muda o comportamento das pessoas, por isso deve-se ter um certo cuidado com relação à isso.

    Rafael Negreiros 901

    ResponderExcluir
  8. Katelyn Nelson – 802
    Ativo
    Atualmente é muito comum a presença de bebida alcoólica dentro das casas, porque além de ser legalizada tornou-se um costume. Quando somos menores nossos pais sempre nos avisam sobre o que é certo e errado, o que é apropriado para nossa idade entre outros, porém quando os pais oferecem a bebida alcoólica para seus filhos dentro de casa eles possuem, em minha opinião, uma boa intenção, acham que se o filho experimentar em casa com sua presença terão um controle a respeito do assunto. Porém como sabemos nem sempre é isso que acontece, achando que agora são livres, os adolescentes bebem e ficam vulneráveis a doenças sexualmente transmissíveis, violência entre outros porque o álcool vai alterar seu metabolismo, além disso fica mais fácil no futuro a criança desenvolver o vício pela bebida.
    Eu pessoalmente considero errado o ato de crianças beberem cerveja, vinho, whisky e etc., acho que quando o filho tiver 17/18 anos se ele tiver a vontade de experimentar e acabar por continuar a beber, ele deveria assumir sua responsabilidade. Porque se foi ele que bebeu, também foi ele que fez algo errado e não mamãe e papai, mais é isso que as vezes anima o povo de fazer algo "ilegal", o ato da impunidade.
    Então eu não sou a favor, mais também entendo os pais que realizam o ato, pois como sempre eles só estão tentando fazer o melhor para nós, e como são humanos as vezes erram.

    ResponderExcluir
  9. A bebida na adolescência pode trazer a muitas consequência principalmente porque a pessoa fica inconsciente e podem fazer coisas como usar drogas e fazer sexo sem consciência. E quando isso já vem de dentro de suas casas se torna bem pior a situação , pois os pais já estão deixando e não tem aquela coisa de "não vou fazer isso porque meus pais não deixam". E quando isso vem de casa se torna uma coisa normal como se fosse lícita a um menor.
    Isso tambem acontece muito em festas onde pessoas vão se divertir "ficar" com alguem mais já não conseguem mais fazer isso sem a bebida.
    E mesmo a pessoa não querendo beber seus amigos ficam insistindo e acaba-se bebendo desde então a pessoa gosta e começa a beber sempre. A bebida na adolescência não é só por influência da familia e também depende muito da pessoa e do que acha certo ou errado, e as vezes mesmo achando errado a pessoa já esta no vício e faz sem pensar e o que é certo ou errado já nao tem nenhuma importancia.

    Suzana Barbosa - 802
    Ativo

    ResponderExcluir
  10. Muito se fala que o exemplo começa dentro de casa, concordo com esta frase, pois as atitudes dos pais muito influenciam no comportamento de seus filhos. Se tratando deste assunto de tamanha importância que é o uso do álcool precocemente com jovens e adolescentes, muitas pesquisas mostram as consequências desastrosas, como por exemplo, maior incidência em se tornarem violentos, agressivos, causadores de acidentes e viciados.
    O álcool, não faz bem para adultos e muito menos para menores. Quando penso em estatísticas de mortes causadas por bebidas no trânsito, e violência com crianças e mulheres por embriagues dentro de seus próprios lares, penso que o exemplo e a informação devem tomar conta o mais cedo possível da mente dos adolescentes e também das crianças, para que assim elas próprias no futuro decidam por não fazer uso de bebidas alcoólicas. Mas se a sua decisão quando permitido por lei, ou seja, a partir dos 18 anos for em fazer uso do álcool que este use com responsabilidade pois assim teremos um futuro com mais saúde para o usuário e segurança para todos.
    Amanda de Oliveira Almeida, 802, Ativo.

    ResponderExcluir
  11. Todos sabemos dos malefícios que o álcool pode trazer. Isso é mostrado na mídia, nas escolas e notícias. Esse tipo de bebida pode causar vício, acabar com a vida de alguém, afetar sua relação social e até causar morte.
    Mesmo sabendo disso tudo, as pessoas insistem em consumir a bebida alcoólica, seja para se distrair, se divertir entre outros motivos. Os adultos já possuem uma consciência das consequências que esse tipo de hábito pode trazer, e ainda assim, oferecem para crianças e adolescentes.
    O dever dos pais é cuidar de seus filhos, os instruindo da melhor maneira. Oferecer álcool não é saudável,e não traz nenhum benefício. O adolescente irá ver o consumo dessa bebida como algo normal, uma vez que foram os próprios pais que ofereceram.
    E ai começa o hábito aos poucos, beber uma vez ou outra, casualmente , em festas e em grupos. Isso vai se tornando uma rotina, podendo fazer com que o adolescente vire alcoólatra.
    Para evitar essa situação, o melhor é retardar esse contato, fazendo com que o jovem experimente cada vez mais tarde esse tipo de bebida.
    Para isso, precisamos instruir os jovens, e também os pais. Os responsáveis precisam ensinar seus filhos que o consumo alcoólico na juventude pode ser algo extremamente prejudicial, podendo acarretar danos e consequências irreparáveis.

    Amanda Monteiro - 801, Ativo.

    ResponderExcluir
  12. Não concordo com essas atitudes dos pais ao darem álcool para os seus filhos ates de completarem 18 anos, observo por aí muitos pais dando cerveja, vinho, até whisk para os seus filhos que tem em torno de 7, 10, 12 anos, acho uma completa irresponsabilidade desses país, pois quando o filho crescer ele vão beber e não vão ligar, vão ficar bêbados, drogados, vão se misturar com má influências, e o engraçado é que os pais se perguntam como seus filhos ficaram assim, eles não param para pensar que quem fez isso com eles foram eles mesmos, eles foram as pessoas que os influenciaram, pais sem juízo, alguns pais muitos novos, mal sabem cuidar de uma criança, a educação vem de casa.

    ResponderExcluir
  13. O alcoolismo e os adolescentes
    Cada vez mais adolescentes na faixa etária de 12 à 16 anos estão consumindo álcool, principalmente por causa da influência dos pais,pois os pais estão liberando muitas coisas atualmente, e uma delas é a bebida mesmo que a criança seja menor de idade.
    Atualmente, os jovens tem controlado seus pais, mas deveria estar sendo ao contrário, por causa principalmente da rebeldia dos jovens e o mimo dos pais,permitindo que os mesmos façam coisas que pais exemplares nunca iriam deixar que fizessem,e isso é prejudicial para o crescimento psicológico do(a) menino(a).A prevenção desses casos não vem do jovem mas sim de seus responsáveis,porque se os pais se responsabilizarem pelas atitudes do filho,esses problemas alcoólicos serão resolvidos.
    Conclui-se que,o problema de alcoolismo na adolescência é uma coisa que deve ser prevenida o mais cedo possível pelos pais e pelo próprio jovem para que esse problema não prejudique a vida futura do jovem no futuro.

    ResponderExcluir
  14. Não concordo com essas atitudes dos pais ao darem álcool para os seus filhos ates de completarem 18 anos, observo por aí muitos pais dando cerveja, vinho, até whisk para os seus filhos que tem em torno de 7, 10, 12 anos, acho uma completa irresponsabilidade desses país, pois quando o filho crescer ele vão beber e não vão ligar, vão ficar bêbados, drogados, vão se misturar com má influências, e o engraçado é que os pais se perguntam como seus filhos ficaram assim, eles não param para pensar que quem fez isso com eles foram eles mesmos, eles foram as pessoas que os influenciaram, pais sem juízo, alguns pais muitos novos, mal sabem cuidar de uma criança, a educação vem de casa.

    ResponderExcluir