quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Crônica do Dia - Obrigado, professor

Professor, queremos te agradecer neste dia especialmente reservado para você. Agradecer pelas lições aprendidas, pelas broncas necessárias e pelos sermões insistentes

O DIA


Rio - Professor, queremos te agradecer neste dia especialmente reservado para você. Agradecer pelas lições aprendidas, pelas broncas necessárias e pelos sermões insistentes. Queremos te agradecer por ajudar a construir pessoas. Anton Makarenko, grande educador ucraniano, disse que “ser professor é exigir ao máximo e respeitar ao máximo, tudo ao mesmo tempo”.

Essa frase me faz lembrar da cena do filme ‘Desafiando gigantes’ em que um professor de Educação Física faz com que um rapaz atravesse um campo de futebol carregando um colega nas costas tendo somente os pés e as mãos no chão. A princípio, o professor desafiou o aluno a andar 50 metros, mas vendou seus olhos e, através de incentivos, fez com que ele atravessasse todo o campo. Ao tirar a venda do aluno para mostrar-lhe o que tinha realizado, o técnico mostrou que o rapaz era muito mais capaz do que ele próprio pensava ser.

Acredito ser essa a essência do papel do docente: fazer com que o aluno descubra que é muito mais capaz do que pensa que é. É esse sentimento de capacidade que vai leva-lo a acreditar em si mesmo e enfrentar os desafios. Por isso, neste Dia dos Professores, quero, em nome de todas as crianças e jovens, agradecer a todos os mestres. 
Obrigado por entrar todo dia na sala de aula. Mais obrigado ainda por tirar os alunos de lá para aproximá-los do mundo. Obrigado por dizer o que os alunos devem aprender. Mais obrigado ainda por instigar crianças e jovens para que explorem a realidade e reconstruam os conceitos de forma significativa. Obrigado por dar boas notas. Mais obrigado ainda por se preocupar com os que tiram notas baixas e levá-los a aprender o que deixaram para trás. Obrigado por suportar os bagunceiros. Mais obrigado ainda por tentar mudar de postura diante deles, revendo valores e assumindo o seu papel nessa relação. Obrigado por ser assíduo e pontual.

Mais obrigado ainda por fazer valer a pena cada instante que passa com os estudantes. Obrigado por cumprir o programa. Mais obrigado ainda por não deixar de desenvolver competências essenciais para que eles sobrevivam. Obrigado por dar aulas. Mais obrigado ainda por se disponibilizar por inteiro.

Obrigado por não desistir. Mais obrigado ainda por tentar se superar todos os dias em busca de como fazer cada vez melhor o seu trabalho. 

Júlio Furtado é professor e escritor

9 comentários:

  1. É bem interessante o que o texto cita porque nos mostra o papel do professor, o que ele suporta e enfrenta para nos ensinar.
    O professor geralmente é visto como um carrasco, uma pessoa que só deseja que não passemos de ano, no entanto, acima de tudo o professor na verdade é aquela pessoa que quer te fazer uma pessoa para suportar o mundo que mais tarde você vai enfrentar. Acima de tudo ele é um amigo. Aquele que se esforça para sempre estar pronto para te dar aula, que suporta a conversa na sala de aula, um lutador que apesar das diversas dificuldades se esforça em nos ajudar.
    Além disso no final do mês eles recebem uma pequena quantia em relação o que realmente deveriam ganhar.
    O professor aqui no Brasil realmente deveria receber mais, porque devido ao seu esforço, mesmo com a sala lotada de gente ele por fim nos ensina, e nos faz ser uma pessoa melhor.
    Eu queria pedir também obrigado por todos professores que me ajudaram, me fizeram ser uma pessoa melhor e por ter me ajudado a desenvolver conhecimento necessário e Obrigado por não te desistido.

    ResponderExcluir
  2. Nós podemos descrever o professor de várias maneiras mas eu prefiro chama-lo de “amigo”. Por que será? Porque o professor é uma pessoa importante na vida de uma criança e ainda tem quem respeite isso. Todos os professores querem ajudar o aluno, independente de suas dúvidas ou acontecimentos, devemos sempre contar com eles, eu sempre darei valor ao meu professor, eles sempre conseguem me explicar de uma forma ao mesmo tempo em que eu entendo e sendo amigável, alguns são bravos, legais, maneiros, mas tudo tem o seu tempo. Posso dizer isso do meu professor Henrique de literatura, ele é muito bacana, muito gente boa e sabe nos divertir e é muito rígido, mas nós gostamos dele não só pelo caso e ele ser legal mas pelo o que tem a nos ensinar, nos fazer compreender não só a matéria mas também a vida e como devemos segui-la, os caminhos certos ou os caminhos errados, depende de nós se queremos aprender ou não, porque nós decidimos nosso futuro .

    ResponderExcluir
  3. Nós podemos descrever o professor de várias maneiras mas eu prefiro chama-lo de “amigo”. Por que será? Porque o professor é uma pessoa importante na vida de uma criança e ainda tem quem respeite isso. Todos os professores querem ajudar o aluno, independente de suas dúvidas ou acontecimentos, devemos sempre contar com eles, eu sempre darei valor ao meu professor, eles sempre conseguem me explicar de uma forma ao mesmo tempo em que eu entendo e sendo amigável, alguns são bravos, legais, maneiros, mas tudo tem o seu tempo. Posso dizer isso do meu professor Henrique de literatura, ele é muito bacana, muito gente boa e sabe nos divertir e é muito rígido, mas nós gostamos dele não só pelo caso e ele ser legal mas pelo o que tem a nos ensinar, nos fazer compreender não só a matéria mas também a vida e como devemos segui-la, os caminhos certos ou os caminhos errados, depende de nós se queremos aprender ou não, porque nós decidimos nosso futuro .
    Ana Carolina Gomes-802

    ResponderExcluir
  4. Um texto como esse é muito significativo, porque os professores têm de ter o máximo de reconhecimento. Desconheço de uma profissão que ajude tanto as pessoas como essa, e vemos que muitos dos professores a exercem por amor à ela e aos estudantes, que recebem conhecimento, cultura ,respeito, etc. Porque injustamente essa não é uma profissão muito assalariada, eles não ganham muito bem, mas mesmo assim as fazem com amor. Uma das profissões mais importantes, mas não é tão reconhecida e respeitada, infelizmente. Parabéns ao todos os professores, que vão até as escolas todos os dias, que nos ensinam tudo e mais um pouco, que nos ensinam a viver como cidadãos, e principalmente que nos aturam, aturam as nossas bagunças, nossos falatórios, e ajudam a gente, um grande OBRIGADA a todos os professores desse mundo, que podem não dar aula pra mim, mas dão pra outras pessoas. ‘’ A primeira fase do saber, é amar os nossos professores.’’ ‘’ Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.’’ Parabéns professores!!!

    Rebeca Mendes – 802.

    ResponderExcluir
  5. Não podemos negar, que atualmente muitos pensam em um professor como alguém que os obrigam a aprender algo desnecessário para a vida. Essa mentalidade precisa mudar, pois um professor dedica seu tempo a nos transformar em pessoas melhores na vida e a decidir nosso futuro. Será mesmo que essa pessoa não tem importância na nossa vida?
    Para falar a verdade, as brigas, avaliações difíceis e exigências são para o nosso bem. E realmente um professor tem que ser forte, para aguentar nossas bagunças, para nos ajudar quando temos dificuldades, nos incentivar. Uma pessoa assim merece respeito e de alguma forma, os estudantes devem demostrar o quanto a força de vontade de seu educador é fundamental.
    Como chegaríamos em algum lugar na vida, sem alguém que nos ensinasse como chegar? Professor, admiro sua profissão, obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  6. Professor, uma autoridade, porem amiga. Acho que é assim que melhor se enquadram os professores. Apesar de atitudes desrespeitosas, as vezes que alguns te respondem, nós idolatramos a ti. Vocês são muito importantes na nossa vida, pois, quem iria nos ensinar? Quem nos ajudaria em nossas duvidas? Apesar de todas as broncas e deveres que vocês passam vocês se importam com a gente, nem que seja um pouco. Então acho que todos nos gostaríamos de agradecer por vocês nos tornarem pessoas melhores.

    Rafael Barcelos
    802

    ResponderExcluir
  7. Sei que cheguei um pouco atrasada, mas não deixaria de falar do meu professor que me ensinou várias coisas, mas não apenas matéria, mas como viver nesse mundo que a cada dia que passa precisamos de dicas de pessoas experientes para conseguirmos "sobreviver" nesse mundo.
    Esse ano me aproximei mais dele, mesmo com alguns problemas que tivemos continuo o elogiando, pelos ensinamentos, por ele ser um ótimo professor, por querer me ajudar a entender análise sintática, mesmo sendo chato haha.
    Muitos falam que professor são chatos, que vivem gritando dentro de sala de aula, que. Ao deixam os alunos fazerem nada, mas na verdade eles não são assim, são pessoas que querem te ajudar, são pessoas legais, amigas, engraçadas.
    "Se você der um peixe a um homem faminto, vai alimentá-lo por um dia. Se o ensinar a pescar, vai alimentá-lo toda a vida."
    Liz — Ativo — 802

    ResponderExcluir
  8. O professor desempenha um papel muito importante nas nossas vidas e nos nossos conhecimentos. Ao trabalhar em sala de aula com seus alunos, tem o interesse de que permitam pensar de vários lados, estão ali para nos ensinar e nos estimular a visão do mundo de hoje em dia. Se não tivéssemos o professor seriamos pessoas sem opinião, sem interesse, sem saber se comunicar de uma forma correta e principalmente não teríamos o conhecimento.
    Uma pena que uma profissão tão importante como esta seja tão pouco valorizada no nosso país, se alguém é advogado, médico, engenheiro é porque um dia teve um professor que o ajudou a conquistar este título.
    Obrigada professor por não desistir, apesar das circunstancias, e por favor não desista nunca, pois o mundo precisa muito de vocês, e se depender de mim sempre lutarei para uma maior valorização de todos os professores.
    Amanda de Oliveira Almeida, 802, Ativo.

    ResponderExcluir
  9. O papel de um professor é um dos mais importantes que uma pessoa pode exercer,ser um mentor,um mentor que vai te preparar para lidar com situações difíceis que virão em breve da sua vida,primeiramente um choque,depois uma percepção,ou melhor reflexão,de tudo que lhe foi ensinado.
    Agora é a hora de exerce-lo,pois quando você menos espera algo ruim acontece,e você deve usar aquele ensinamento,daquela pessoa muito experiente,que te ajudava em qualquer circunstância.
    O professor que não te prepara,deve ser demitidopois não cumpriu com o combinado,com o que era proposto.
    Gustavo Salvini Dolor-801

    ResponderExcluir