A internet mudou a vida para melhor. É comum conhecer alguém pelas redes sociais. Pela web, dá para fazer perguntas essenciais e chegar ao primeiro encontro sabendo até quantos implantes alguém tem na boca – algo que facilita a intimidade. Mas, se há uma relação estável, a internet virou um perigo que exige seguir novos mandamentos.
1. Jamais
vasculharás os e-mails do próximo – É um princípio fundamental. Há quem prefira os e-mails para seduzir, namorar e trair. Acham que estão mais seguros. Soube de um marido que bisbilhotou os e-mails da mulher, com quem estava casado havia 20 anos. Ela “conversava” diariamente com um mecânico. Roído de angústia, passou dias observando o sujeito cheio de graxa e acabou levando o carro para “consertar”, só para conhecer o rival. Era um musculoso. Ele, flácido e barrigudinho, se corroeu de ciúmes. Chamou os filhos, a mulher. Todos discutiram, ela chorou. Nunca encontrara o mecânico pessoalmente. Rompeu com ele via e-mail. Tudo terminou em perdão e uns dias num resort de Santa Catarina. O alívio durou pouco. Ele descobriu que ela agora fala com um boliviano, morador de Mato Grosso do Sul. Trocam confidências e papos românticos. Ela gosta de namorar pela internet, essa é a questão. O marido quer “esquecer”o assunto, mas tem acessos de ciúmes cada vez que ela abre o laptop. Intimamente a chama de “tarada”. Quanto tempo durará esse casamento? A pessoa que se revela no e-mail pode ser muito diferente da que pensamos que ela é.
2. Fugirás da tentação de olhar o facebook – É pior que verificar e-mails. No Face, no WhatsApp ou nas redes sociais parecidas, as pessoas são mais descaradas que em e-mails. Dão cantadas até em desconhecidos. Sei de um casal gay, em que um viu no Face que o outro esquecera aberto, recheado de traições. Só que este também andava arrepiado com o que via no Face do parceiro, pois descobrira sua senha. Era infidelidade para todo lado! As mentiras acabaram. A relação também. Agora voltaram. Juram que a relação será aberta, não monogâmica. Prometem jamais olhar o Face alheio. Até quando?
3. Não sonharás com aplicativos românticos – Muita gente se conhece por aplicativos, que estabelecem relações rápidas. Algumas rapidíssimas. É impressionante o número de mulheres casadas que entram em aplicativos para conhecer alguém e lustrar a cabeça dos maridos. Pela foto, você já sabe: se o silicone estiver em primeiro plano, ela não pensa em amor eterno. Se o sujeito mostra os músculos do peito e a sunga, também. Se algum expõe o traseiro, he-he, menos ainda! Fiz uma pesquisa, passei a semana entrando em todo tipo de aplicativo. Aprendi depressa: se alguém fala que só quer amizade, desista. Não rolou. Se marca encontro de cara, pode comparecer sem cuecas, que a pressa é grande. Quem entra em aplicativo quer sexo. Em todo caso, se você for um Romeu ou uma Julieta com esperança em sentimentos, tente. Pode dar sorte. A loiruda de peitos à mostra pode se transformar no amor de sua vida.
4. Fugirás dos celulares – Uma das mais terríveis invenções para quem quer pular a cerca é a foto por celular. Ou vídeo. Você anuncia uma viagem para uma convenção da empresa. Sua mulher recebe sua foto em Búzios com uma gostosona seminua. Presente de alguma alma bondosa que, por coincidência, estava lá e você nem viu. A vida íntima não existe mais. Mesmo no hotel, aquela que você pensa ser seu novo grande amor pode filmar tudo, até sua performance. Depois exigir uma grana rápida – que você dará, se não tiver um AVC com o susto. Antes de transar, verifique se há um celular por perto. No caso de dúvida, jogue o dela (ou dele) no vaso sanitário. Lembre: em público, há sempre algum amigo fofoqueiro da vizinha da prima da avó de alguém por perto, disposto a detoná-lo.
5. Respeitarás o instagram – Sua história fica gravada em imagens no Instagram. Você garante que fulana foi só uma amiga distante. Sua nova mulher entra no seu histórico, vê as fotos – e começa o rolo. Você diz que é uma moça tímida, e ele descobre aquela foto de fio dental com o traseiro em primeiro plano. Não há fachada que resista ao Instagram! A foto de hoje pode ser seu arrependimento futuro. Melhor eternizar momentos lindos com crianças, cãezinhos, gatinhos!
Tenha em mente: isso é só o começo. Cada dia surge um novo aplicativo, um novo programa. Use esses mandamentos como base para calcular os próximos riscos. É melhor se cuidar!
Todos nós sabemos, ainda mais hoje em dia, que assim como a internet e a tecnologia podem nos trazer benefícios, também podem nos trazer desvantagens e problemas. Conheço histórias de fim de casamentos, namoros e relacionamentos por causa de redes sociais. Atualmente é um perigo você ter uma vida em alguma rede social, não há mais privacidade e respeito, o pior disso tudo é que com o tempo, tudo isso vai piorar.
ResponderExcluirUm dos defeitos das pessoas atualmente é estarem mais preocupadas em mostrar do que ser, querem causar inveja e desejo nos outros, para que assim tenha uma boa imagem e seja bem falada. Em redes como o facebook as pessoas apenas contam vantagem, coisas boas que acontecem e vendo assim parece tudo um mar de rosas, ninguém conta derrota ou infelicidade, isso se vê com bastante frequência. Esse modo de agir é no mínimo ridículo, parece que vem em primeiro lugar querer sempre mostrar-se.
Pessoas se afastam, relacionamentos acabam, acontecem brigas e muito mais, apenas pelo motivo de que ninguém consegue cuidar da sua própria vida e vive-la sem a obrigação de agradar aos outros. Se isso acontecesse, não haveria nada disso e estaríamos gastando nosso tempo com assuntos importantes e que podem mudar nossas vidas.
É triste ver que talvez essa geração esteja perdida, somos capazes de mudar tudo, mas não nesse ritmo e com essas atitudes tomando conta.
Se a cada dia criarem mais aplicativos e mais redes, é claro que a vontade de querer impressionar apenas mais vai crescer e cada vez mais atrapalhar nosso dia a dia, e infelizmente sim, vamos estar perdidos, pois não existirá pessoas realmente interessadas em assuntos inteligentes, será o começo de uma geração burra e sem cultura.
Mariana Beatriz 802