quinta-feira, 29 de maio de 2014

Analisando Manuel Bandeira - Arte de amar



 Arte de amar:


Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.

As almas são incomunicáveis.

Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

Porque os corpos se entendem, mas as almas não.




O poema "Arte de Amar" foi feito por Manuel Bandeira e compõe a obra Belo Belo que foi publicada em 1948. Manuel Bandeira nasceu em 1886 e morreu em 1968; foi um grande poeta brasileiro, além de ser professor de Literatura, crítico literário e crítico de arte. 
Inicialmente Bandeira gostava de música e poesia, em 1904 aos 18 anos Manuel descobriu que estava com tuberculose (A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado "bacilo de Koch". É uma doença contagiosa, quer dizer, que passa de uma pessoa para outra. É uma doença que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges), e a partir daí começou a se interessar por poesias. 
Os temas mais comuns de sua obra são, entre outros, a paixão pela vida, a morte, o amor e o erotismo, a solidão, o cotidiano e a infância.
No primeiro verso onde o sujeito lírico diz que: “Se queres sentir a felicidade de amar, esqueça a tua alma.” No verso seguinte fala que “a alma é que estraga o amor.” Nesse intervalo podemos falar que, baseando nestes versos, temos que renunciar as nossas vontades para sentirmos a alegria de amar. Os versos que estão depois falam sobre o amor carinhoso, compassivo; esse amor foi feito por Cristo, santos, entre outros. Com estes fatores citados anteriormente podemos dizer que a alma só encontra aceitação e deleite em Deus, e não em outra alma. Diz, também, que a satisfação da alma não pode ocorrer com outro ser terreno. O sétimo verso é baseado por um pequeno erotismo, pois os corpos só se entenderão com outros corpos. Isso demonstra que o eu lírico pensa que o amor não é algo tão extraordinário e que é apenas um sentimento erótico; ele chega até ser pessimista em relação o amor.
Para finalizar é necessário frisar que “A arte de amar” é um poema reflexivo onde as rimas são praticamente inexistem. Ele se aproxima bastante de um texto em prosa, porém não perde seu modo poético através dos versos. É um poema escrito por Manuel Bandeira em seu melhor estilo.

Ana Carolina Pereira Ribeiro / Turma 801 / 2014

Um comentário:

  1. OBRIGADO ANA CAROLINA, VOCE PERCEBEU MUITAS COISAS QUE EU NEM PENSARIA, ME AJUDOU MUITO :D o caps lock saiu sem querer

    ResponderExcluir