quinta-feira, 29 de maio de 2014

Analisando Manuel Bandeira - O Bicho




O poema de Manuel Bandeira foi escrito nos anos 40 onde passou por uma avanço no capitalismo que era quem tinha dinheiro estava bem socialmente "tinha tudo" e quem vivia na margem social não tinha nada.
 Mesmo que esse texto tenha sido escrito a tanto tempo ainda temos essas tristezas nos dias de hoje. Em que você pode encontrar onde tem grande quantidade de lixo, esse "bicho" e mas reconhecido como mendigo pois não tem condições favoráveis e muitas das vezes não tem o que comer.
    O bicho foi escrito dois dia após do natal então demonstra que esse mendigo estava a procura de restos da comemoração, Isso demonstra a desigualdade social que temos em nosso país, e como a felicidade de um pode ser também a tristeza de outro.Felicidade porque em uma pessoa tem uma qualidade de vida boa e uma boa comida e tristeza porque tem seres humanos que vivem da sobra de outros.
     No poema podemos ver que essa pessoa está com muito fome pois vive com um bicho com isso parece que estão falando de um ser irracional, que não pensa, e ainda é considerado um ser a baixo do cão, do gato e do rato  pois com diz o poema ele  "Não examinava nem cheirava", "Engolia com voracidade", e esse três animais cheiram antes de comer.
        No ultimo verso podemos ver  que com a expressão"o bicho, meus deus, era um homem".É de surpresa pois não acreditam que um ser consegue viver em condições tão ruins, a ponto de pegar comida em aterro sanitario onde se pode comer lixo toxico, comida estragada pegando uma intoxicação alimentar e muitas outras doenças.
          O escritor Manuel Bandeira tem uma visão da sociedade em uma realidade imensa pois faz de um poema  o dia a dia de muitos anos.
     
     Juan /  Turma 801 / 2014



















Nenhum comentário:

Postar um comentário