quinta-feira, 29 de maio de 2014

Analisando Manuel Bandeira - Porquinho - da - índia



Porquinho-da-índia.

Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração eu tinha
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos, mais limpinhos,
Ele não se importava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
- O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.



Manuel Bandeira procurou o tema de sua infância para incluir neste seu poema. Em minha concepção, ele quis demonstrar o afeto por meio de desejos típicos de uma criança. De acordo com os meus conhecimentos e depois de muita leitura sobre interpretações deste poema, esse afeto descrito por Manuel faz relação com as limitações impostas pela vida. Percebe-se isso quando vê-se que nemtodas as suas vontades eram despertadas no Porquinho-da-índia também. E com isso, surgem sentimentos de frustação no eu-lírico do poema. Sabe-se que toda criança quer que aceitem e concordem com seus desejos, mas ao ler e interpretar este poema, percebesse-se que a vida não é bem assim.
      Em seu último verso, o autor associa sua infância com as situações amorosas da vida adulta vivenciadas.

Bruna Leite / Turma 801 / 2014 



Nenhum comentário:

Postar um comentário