quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Crônica do Dia - Os efeitos do uso diário de games - Jairo Bouer

Um novo estudo da universidade Dartmouth College, nos Estados Unidos, publicado na última semana no jornal inglês Daily Mail, sugere que jogos violentos no computador podem aumentar a chance de um jovem ter comportamentos de risco, como beber, fumar e fazer sexo sem proteção.

O trabalho avaliou 5 mil jovens durante quatro anos e  mostrou que os fãs desse tipo de jogo tiveram comportamento mais agressivo, se envolveram mais em brigas, fugiram mais de casa e até cometeram mais furtos. Os jovens tinham  entre 13 e 14 anos quando começaram a ser acompanhados. Quanto maior foi a frequência do uso dos games, maior o impacto.


Segundo o estudo, muitos jovens incorporam características dos personagens desses jogos. Por isso, têm mais dificuldade em lidar com os limites da vida real. Esses adolescentes buscam mais desafios e se expõem, propositalmente, a mais riscos, segundo a pesquisa. As mudanças de comportamento atingiram igualmente garotos e garotas.

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e da Universidade Yale, nos EUA, contradizem parte dessa tese. A Universidade de Oxford publicou no jornal médico Pediatrics, da última semana, uma pesquisa sobre jogos feita com 5 mil jovens ingleses de 10 a 15 anos. Ela concluiu que jogar menos de uma hora por dia, games violentos ou não, pode trazer benefícios, como ajuste social e maior sensação de satisfação com a vida. A pesquisa inglesa, diferentemente da americana, afirma que o eventual impacto que o uso excessivo desses jogos pode ter para os jovens é pequeno quando comparado a questões como estrutura familiar, relações na escola ou falta de recursos econômicos ou sociais. Hoje, três em cada quatro jovens britânicos usam jogos eletrônicos diariamente. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, na última semana, o presidente da Universidade Yale, Peter Salovey, disse que o uso moderado de tecnologia pode melhorar as interações sociais. Mas que, em excesso, afeta a capacidade do jovem em perceber emoções na expressão facial dos colegas. Todos esses estudos comprovam que a frequência faz diferença, como ocorre com a maior parte dos fatores que podem influenciar o comportamento.

Para terminar com mais uma notícia recente no campo das tecnologias, mães que delegam aos tablets a função de “cuidar” de seus bebês precisam ficar atentas. O Tech 21, estudo inglês feito com mais de 3.500 pais e também publicado no Daily Mail, mostrou que a primeira palavra que quase 10% das crianças falam não é  mais “mamãe”, e sim “tablet”. Que tal?

2 comentários:

  1. O texto é sobre o uso excessivo de eletrônicos, suas consequências e seus benefícios.
    Uma pesquisa afirmou que jovens de 12 a 14 anos que jogam jogos violentos diariamente podem acabar incorporando aspectos do personagem e acabam ficando mais agressivos e impacientes ao longo do tempo. Porém, outra pesquisa realizada diz que o uso moderado dessas tecnologias pode melhorar o comportamento social, mas que em excesso, tem suas consequências negativas.
    Ambas as pesquisas estão certas, pois no meu ponto de vista, uma pessoa viciada, que joga diariamente esses jogos, pode ficar mais violenta ao longo do tempo. Mas como diz a outra pesquisa, pode melhorar o comportamento social dos que jogam.
    Por isso podemos afirmar que devemos usar essa tecnologia moderadamente e de foram saudável, para que não interfira na nossa personalidade.

    Pablo Caliel Viana Matos.


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  2. Jogos violentos

    O texto fala sobre uma realidade que acontece na maior parte do mundo, a violência por causa de eletrônicos.
    Isso acontece com várias pessoas, como um menino que matou sua família inteira por causa dos jogos que o deixaram violento e os vários casos de matanças em escolas nos Estados Unidos, por jovens viciados em jogos de violência.
    Mais tem mais impacto com adolescentes de 14 a 17 anos que jogam jogos violentos que causa estresse e raiva por causa do conteúdo dos jogos que na maior parte das vezes são violentos, com palavrões ou conteúdo sexual.
    Outra coisa que faz com que os jovens sejam violentos é desrespeitar a classificação etária dos jogos.
    Conclusão: jogos violentos e aparelhos eletrônicos podem fazer com que jovens fiquem violentos e estressados.

    de: Vitor Almeida

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