domingo, 14 de dezembro de 2014

Te Contei, não ? - Livros digitais chegam às escolas

Rio – Cada vez mais presentes nos lares brasileiros, os livros digitais se preparam para chegar aos bancos das escolas. Ainda que o conteúdo digital não seja usado em larga escala na Educação Básica, as editoras do segmento investem para concorrer neste mercado, que cresce a passos largos no país. Segundo pesquisa anual encomendada pela Câmara Brasileira do Livro, o setor de e-books cresceu nada menos do que 225% entre 2012 e 2013.




A FTD, uma das maiores editoras de didáticos do país, possui um departamento com 50 pessoas para atuar na produção de conteúdos digitais, envolvendo e-books, plataformas de ensino, aplicativos, jogos, entre outros produtos. Segundo Fernando Moraes, gerente de Inovações e Novas Mídias da editora, a empresa oferece um conteúdo digital que vai além da simples reprodução do impresso.

“O livro educacional digital é enriquecido com um conhecimento que vai desde os pontos mais simples, como a possibilidade de ampliar uma imagem, até o uso de imagens georeferenciadas e tridimensionais, animações, vídeos, jogos e infográficos animados”, explica. Já a SM possui versões digitais para 16 de suas 19 coleções didáticas.

Uma sinalização de que os e-books terão uma inserção maior no ensino público foi a decisão do Ministério da Educação de distribuir livros digitais para escolas públicas a partir do ano que vem, por meio do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNDL). O governo é o maior comprador das editoras e, em 2013, foi responsável pela aquisição de 76,5% dos livros didáticos vendidos no país. Para as edições que serão entregues em 2015, o gasto foi de R$ 1,1 bilhão.

“Esse foi um enorme passo. Os editais do programa sempre foram elaborados para a publicação impressa. O fato de eles terem aberto a possibilidade de receber livros digitais mostra para onde estamos indo”, afirma Susanna Florissi, coordenadora da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro.

A distribuição de conteúdo digital é apenas um passo para a adoção dessa tecnologia nas escolas públicas, que dependem de grandes obstáculos como a compra de equipamentos e a capacitação de professores, por exemplo. Mas é o suficiente para despertar o mercado.

Um comentário:

  1. É um caminho sem volta. Os benefícios que a tecnologia nos traz também são imensos na área educacional. Gosto muito de folhear um livro, mas também estou me deliciando com as facilitações dos livros digitais. Desde que ganhei um kindle de presente, vi que é muito prático comprar, transportar, fazer leitura, consultas de vocabulário e muito mais. Agora temos que acompanhar as inovações!
    Marlene Murakami

    ResponderExcluir