sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Crônica do Dia - O que é Demissao ?

é cuidar da carreira em outra empresa e descobrir que seus amigos do trabalho não eram tão amigos assim.


No início de maio, o São Paulo Futebol Clube dispensou o técnico Oswaldo de Oliveira. Convidados a opinar sobre os potenciais substitutos, os conselheiros do clube elaboraram uma lista de 30 técnicos renomados. E nela não constava o nome do técnico do Cruzeiro, Wanderlei Luxemburgo. Numa entrevista ao UOL, o diretor de futebol do São Paulo, o senhor Carlos Augusto Barros e Silva, explicava por quê: “Há rejeição a ele no clube. Acho ruim essa cultura dos técnicos de trocar de emprego durante a vigência de seus contratos”. Traduzindo: em 2002, Luxemburgo havia pedido demissão do Palmeiras, apesar do prestígio de que gozava no clube e de um bom ambiente de trabalho. Mais adiante, na mesma entrevista, o senhor Carlos Augusto comentava a importância que qualquer técnico brasileiro daria a um possível convite para dirigir o São Paulo: “Da lista de 30 nomes, 20 estão empregados e aceitariam deixar seus clubes para vir para cá”. Ou seja, nas próprias palavras do senhor diretor, a “ cultura” de romper contratos em vigência não seria empecilho para contratar um técnico que estivesse regularmente empregado em outro clube, mas seria visto como “ruim “ caso um técnico resolvesse deixar o São Paulo pelo mesmo motivo. Isso é típico do futebol? Ao contrário. O senhor diretor estava verbalizando uma opinião corrente no mercado de trabalho: ainda existem empresas que reagem emocionalmente quando seus bons funcionários pedem demissão.
Se você está bem empregado e, de repente, recebe um convite melhor, certamente começará a pensar: “Como a empresa reagirá? Qual será o efeito de médio prazo em minha carreira? E, caso você nunca tenha passado por uma situação dessas, acredite: um dia você passará. E as respostas, como você descobrirá (ou já descobriu, são:
Ø De cada dez “ amigos do peito” de sua ex-empresa, nove mandarão dizer que estão em reunião quando você telefonar. Quais nove, você só descobrirá depois de sair.
Ø Palavras que você nunca ouvira, como “ingrato” ou “mercenário”, passarão a acompanhar seu nome nas conversas de corredor. Caso você vá para uma empresa concorrente, o termo usado para defini-lo será “traidor”. Na melhor das hipóteses, seu nome deixará de ser mencionado, como se você nunca tivesse trabalhado ali.
Ø A maioria de suas realizações pessoais será atribuída a outros ou ao sistema. Suas falhas serão amplificadas. O que antes era mérito vira culpa.
Ø Empresas que solicitarem informações sobre você irão esbarrar nas reticências: “Não, ele era um funcionários até que razoável, mas…”
Ø Sua ex-empresa estará torcendo pelo seu fracasso. Ele será o melhor exemplo a ser usado internamente de que pedir demissão é um erro.

Vale chorar na saída, declarar amor eterno, tentar deixar as portas abertas? Bom, se fosse numa empresa profissional, manifestações sentimentais como essas não fariam nenhum sentido. Já para as empresas emocionais, declarações do tipo “Eu adoraria ficar, mas tenho de ir” soam irremediavelmente falsas, quando não ofensivas. Logo, o melhor, sempre, é sair bem quietinho. Mas há uma última dica, a mais importante: nunca, em circunstância nenhuma, fale mal de sua ex-empresa. Às vezes, o mercado de  trabalho pode até emudecer, mas jamais ficará surdo.


  Max Gehringer

Nenhum comentário:

Postar um comentário