sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Te Contei, não ? - Aleijadnho

    







Há um capítulo em branco na História do Brasil, e esse capítulo é o que se refere à Maçonaria, presente em todos os momentos decisivos e importantes de nossa pátria. Em torno da excepcional contribuição da Maçonaria para a formação de nossa nacionalidade, é inadmissível qualquer dúvida. De nenhum importante acontecimento histórico do Brasil, os maçons estiveram ausentes. Da maioria deles, foram os elementos da Maçonaria os promotores. Não há como honestamente negar que o Fico, A Proclamação da Independência, a Libertação dos escravos, A Proclamação da República, os maiores eventos de nossa pátria foram fatos organizados dentro de suas lojas. Antes de tudo isso, já na Inconfidência Mineira, a Maçonaria empreendia luta renhida em favor da libertação de nossa pátria. Todos os conjurados, sem exceção, pertenciam à Maçonaria: Tiradentes, Thomas Antonio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto, e até mesmo o Judas, o traidor Joaquim Silvério dos Reis, infelizmente também pertencia à ordem.

Há que se ressaltar também a grande contribuição de um maçon ilustre Francisco Antonio Lisboa, o Aleijadinho. Este grande gênio da humanidade. Maçom do grau 18, Aleijadinho, autor de obras sacras, fez questão de secretamente homenagear a Maçonaria em suas esculturas. Ao bom observador e conhecedor da maçonaria, não passará despercebido, ao conhecer a obra do grande mestre, detalhes, pequenos que sejam que lembram a instituição maçônica. Os três anjinhos formando um triangulo, o triangulo maçônico, tornaram-se sua marca registrada.

A própria bandeira do estado de Minas Gerais foi inspirada na Maçonaria: o triangulo no centro da bandeira mineira é o mesmo do delta luminoso, o Olho da Sabedoria.

A independência do Brasil foi proclamada em 22 de agosto de 1822, no Grande Oriente do Brasil. O grito de independência foi mera confirmação. Ninguém ignora também que o Brasil já estava praticamente desligado de Portugal, desde 9 de janeiro de 1822, o dia do Fico. E o Fico foi um grande empreendimento Maçônico, dirigido por José Joaquim da Rocha, que com um grupo de maçons patriotas, fundou o Clube da Resistência, o verdadeiro organizador dos episódios de que resultou a ficada.

A libertação dos escravos no Brasil foi, não há como negar, uma iniciativa de maçons, um empreendimento da Maçonaria. A Maçonaria, cumprindo sua elevada missão de lutar pela reivindicação dos direitos do homem, de batalhar pela liberdade, apanágio sagrado do Homem, empenhou-se sem desfalecimento, sem temor, indefessamente pela emancipação dos escravos.
Para confirmar estes fatos basta verificar a predominância extraordinária de maçons entre os líderes abolicionistas. Dentre muitos destacaram-se Visconde de Rio Branco, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Eusébio de Queiroz, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa, Cristiano Otoni, Castro Alves, e muitos outros.

A proclamação da República, não há dúvidas de que também foi um notável empreendimento maçônico. O primeiro Ministério da República, sem exceção de um só ministro, foi constituído de maçons. Mera casualidade? Não. Ele foi organizado por Quintino Bocaiúva, que havia sido grão-mestre.

Assim foi e tem sido a atuação da Maçonaria com relação ao Brasil, sempre apoiando e lutando para a concretização dos ideais mais nobres da pátria, comprometendo-se em favor da liberdade e condenando as injustiças.

Fonte:
l Sociedades Secretas - A. Tenório de Albuquerque

4 comentários:

  1. Erick De Souza Cordeiro4 de março de 2013 às 14:33

    O Plano Contra Portugal

    Em 1800 Portugal descobriu o ouro no Brasil então a mineração se tornou a fonte de renda para os portugueses , mais a coroa muito esperta criou uma série de impostos só que nada é infinito na vida então o ouro teve uma decadência o que aumentou a raridade do ouro e logo após isso um imposto chamado derrama entrou em ativa que era a cobrança de impostos atrasados caso a pessoa não pagasse, todos os bens da pessoa seriam tomados pela coroa incluindo casa.
    Com o Passar do tempo esse imposto se tornou odiado pela população da colônia incluindo os mineradores que tinham vários impostos injustos em relação a exploração do ouro então um grupo de amigos decidiram criar um motim que se chamou a Inconfidência Mineira.
    A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira todos que estavam envolvidos desejam a independência de Minas Gerais apenas e não do país todo e também desejavam melhorar a forma que a coroa governava só que eles não eram santos eles eram a favor da escravidão o que muda a nossa forma de pensar pois antes a gente olhava para essa revolução e pensava nossa eles fizeram algo incrível realmente mais eles não eram totalmente bons

    Érick De Souza Cordeiro
    802 - Ativo
    8º Ano

    ResponderExcluir
  2. Inconfidência Mineira
    A inconfidência mineira significou a luta do povo brasileiro pelo liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais em 1789. Nessa época o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro.
    Neste período existia grandes extrações de ouro principalmente em Minas Gerais. O brasileiro que encontrasse ouro deveria pagar 25% do ouro encontrado para a coroa portuguesa. Se alguém fosse pego com ouro sem ter pago os impostos, eles sofreriam graves consequências.
    Com a grande exploração do ouro, o ouro começou a diminuir nas minas. Mesmo assim os impostos não diminuíram, pois o rei não acreditava que o ouro estava acabando e sim que ele estava sendo roubado. Nesta época Portugal criou a Derrama. A Derrama era uma lei que dizia que cada região de explore cão de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro por ano para a metrópole. Quando não conseguiam completar o valor devido, os soldados da coroa, invadiam as casas para retirarem os pertences até completar o valor. Tudo isso causou muitas revoltas no povo, eles queriam pagar menos impostos e ter mais participações na vida política do país. Alguns povos começaram a busca ar uma solução definitiva para o problema: A conquista da independência do Brasil.
    Os inconfidentes era um grupo liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, também chamado de Tiradentes. A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar um sistemá de governo republicano em nosso país, o grupo não possuía nenhuma posição sobre a escravidão. Os inconfidentes chegaram até a definir uma nova bandeira para o Brasil. Os inconfidentes haviam marcado uma data para o movimento ser executado, porém um dos inconfidentes (Joaquim Silvério dos Reis), relatou o movimento para as autoridades portuguesas, em troca de perdão por suas vividas. Com esse feito todos inconfidentes foram presos e levados para a capital, e acusados de crimes de infidelidade ao rei. Alguns inconfidentes foram mandados para a África, porém Tiradentes ao assumir a lideranças do movime não foi condenações a forcá em praça pública.
    Apesar do fracasso, podemos considerar a inconfidência mineira uma coisa boa, pois os brasileiros se esforçaram para realizar o que acreditavam.








    Aluna: Nathalia Rodrigues DDutra Maciel
    Ano: 8o ano.

    ResponderExcluir
  3. Inconfidência Mineira
    No século 18, foi encontrado muito ouro no Brasil, as minas foram muito exploradas, principalmente na região de Minas gerais, Goiás, e Mato Grosso. Quando os portugueses tiveram aqui, encontraram metais valiosos, esse foi um de seus interesses pelo Brasil.
    Quando Portugal descobriu o ouro logo tratou de colocar impostos para quem praticava a atividade mineradora. Assim era uma garantia de sempre ganhar com isso.
    O governo de Portugal começou a perceber que diminuiu a quantidade de ouro recolhida nas minas, isso queria dizer que seria menos imposto para eles. Então para não perder dinheiro o governo criou impostos fixos, aumentou suas cobranças e a fiscalização das cidades mineiras para o ouro não ser roubado ficou maior e mais rígida.
    Portugal pensou que estava tendo contrabando de ouro na região de Minas, pois a quantidade de imposto diminuiu, mas a verdade é que o ouro é um bem natural, não renovável e como a exploração foi tão grande, ele foi acabando.
    Os impostos aumentaram muito e os senhores que recolhiam o ouro ás vezes não conseguiam pagar eles, assim eles foram acumulando dívidas. Até que o governo de Portugal resolveu cobrar essas dívidas atrasadas e quem não pudesse pagar teria seus bens tomados, o nome desse novo imposto é derrama.
    Com essas cobranças e outros fatores, os mineradores ficaram muito insatisfeitos, o que fez com que alguns deles se reunissem e criassem alguns planos para que ocorresse o fim da colonização portuguesa. Houve também fatores externos para esse grupo existir com:
    . As ideias iluministas
    .Independência dos Estados Unidos.
    Também havia fatores internos além dos altos impostos como:
    .Controle das atividades econômicas. Era proibido produzir roupas, alimentos, e ferramentas na região das minas.
    .Fiscalização da atividade mineradora pra evitar contrabando.
    .Dividas das pessoas da elite com a coroa portuguesa.
    Esse grupo de mineradores intelectuais que se reuniram, criou uma revolta com todos esses fatores contra a colonização de Portugal no Brasil. Essa revolta é chamada de Independência Mineira.
    Os inconfidentes lutavam para que Minas Gerais virasse um país independente e não o Brasil todo. Eles queriam que Minas tivesse um governo mais justo, apesar de ainda quererem escravos trabalhando. Queriam a modernização da economia local e a criação de universidades para que os jovens não precisassem ir para Europa para estudar, e a separação entre igreja e estado.
    Os inconfidentes foram muito espertos e fizeram um plano para que a revolta acontecesse no dia em que a derrama fosse cobrada em Vila Rica, assim o povo ficaria enfurecido e naturalmente iriam participar da revolta.
    No final a Inconfidência Mineira não aconteceu. Um inconfidente Joaquim Silvério dos Reis trocou o plano pelo pagamento de suas dívidas. Assim o governo de Portugal soube do plano e cortou a derrama assim a revolta teria menos força.

    Joana – Turma 801

    ResponderExcluir
  4. A inconfidência mineira foi um fato importante para a história do Brasil. Ela demonstrou a luta do povo brasileiro para a independência do Brasil , o povo brasileiro não suportava mais os impostos do ouro e a exploração do governo português diante dos brasileiros que trabalhavam nas minas de ouro. Ela ocorreu em 1789 , em pleno ciclo do ouro encontrado pelos bandeirantes paulistas. Com o governo português implantando diversas maneiras de roubar o ouro brasileiro com os impostos super altos que não avia como escapar, a população brasileira se enfurecia com esse tipo de exploração como exemplo o chamado quinto onde de todo o ouro ilegal que adquirisse nas minar deveria pagar como imposto 20% da quantia acumulada
    , ela seria derretida e transformada em barras nas casa de fundição e adquirir um selo que tornaria legal podendo circular sem perigo na colônia. Quem fosse encontrado com o ouro ilegal poderia ser enviado a força para a África como degredado. Criado após um tempo onde o ouro estava já estava entrando em decadência nas minas Portugal inventou a derrama onde cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro(1500 quilos) por ano para a metrópole. Quando a região não conseguia cumprir estas exigências , soldados da coroa entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido.
    Com toda essa exploração ao povo brasileiro em geral estavam revoltados com tudo isso e principalmente , nos fazendeiros rurais e donos de minas que queriam pagar menos impostos e ter mais participação na vida política do país. Então a partir disso a elite brasileira formada por intelectuais , fazendeiros , militares e donos de minas adquiriram idéias do iluminismo Europeu e decidiram conquistar a independência do Brasil.
    Então aparecem os inconfidentes liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier , conhecido popularmente o tira-dentes , era formado pelos poetas Tonas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa , o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim , entre outros representantes da elite mineira. A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Sobre a questão da escravidão , o grupo não possuía uma posição definida. Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triângulo vermelho num fundo branco , com a inscrição em latim: Libertas Quae Tomen(liberdade ainda que tardia).
    Os inconfidentes haviam marcado movimento na data em que a derrama seria. executada , assim poderiam contar com a ajuda da população enfurecida, mas um inconfidente endividado avisou ao rei em troca de que o perdoassem de suas dívidas . Todos os inconfidentes foram presos e degredados e o tira-dentes que foi determinado chefe do movimento foi enforcado em praça pública e esquartejado.


    Gabriel Martins - 802

    ResponderExcluir