A Ditadura Militar é um período político do Brasil em que os militares governaram o país. Essa época vai do ano de 1964 até o ano de 1985. Esse período ficou caracterizado pela ausência de democracia, anulação dos direitos constitucionais, censura, perseguição política e todos aqueles que não eram a favor do regime militar eram repreendidos
A voz da intelectualidade se calou.
O bom debate foi proibido, projetos suspensos, ideais engavetadas. O giz que traçava as linhas do pensamento não rabiscou mais o quadro negro. Negro também ficou o dia.
Com o regime militar que se instalou em 1964 e reinou por longos anos, professores e intelectuais brasileiros também foram presos, ameaçados e impedidos de difundir o conhecimento e de promover o que era uma promessa de transformação.
Alguns foram presos, espancados torturados física e psicologicamente, outros morreram dentro dos porões da ditadura. Alguns foram exilados, outros se auto exilaram. Alguns preferiram viver na clandestinidade lutando para derrubar o regime militar instaurado em 1964.
Universidades foram invadidas por tropas e pela policia. Equipamentos foram apreendidos e danificados. Fichários provas de alunos, históricos escolares foram destruídos e vandalizados.
A censura na rádio e na TV começou a se mostrar em todo o território nacional.
(texto: Angélica Russo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário