segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Te Contei, não ? - Inconfidência Mineira

No século XVIII, o Brasil ficou marcado pela descoberta e a exploração de suas minas de ouro. Encontradas principalmente nas regiões de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, o ouro despertou o interesse dos colonizadores portugueses. Afinal de contas, o encontro de metais preciosos foi uma das mais antigas ambições que os portugueses tiveram assim que chegaram por aqui.
Com a descoberta do ouro, o governo português tratou de criar uma série de impostos que garantiam a obtenção de lucros junto à atividade mineradora. Com o passar dos anos, o esgotamento das minas passou a diminuir bastante as toneladas de ouro que eram enviadas para Portugal. Isso se explica até pelo fato de que o ouro é um bem natural não renovável e com a constante exploração foi perdendo força.
Na medida em que percebeu a diminuição da quantidade de ouro recolhido, o governo português decidiu aumentar a cobrança de impostos feita nas minas. A fiscalização nas cidades mineiras aumentou e um polêmico imposto chamado de derrama passou a ser cobrado. A derrama era um tipo de cobrança em que Portugal recuperava os impostos atrasados, com a tomada de outros bens dos mineradores que estavam em dívida com o governo português.
Esse tipo de cobrança gerou muita insatisfação e acabou sendo um dos motivos pelos quais alguns mineradores, intelectuais e proprietários de terra de Minas Gerais, lá pelos fins da década de 1780, se reuniram para criticar e elaborar um plano pelo fim da colonização portuguesa. Essas reuniões deram força ao planejamento de uma revolta, que ficou conhecida em nossa história como Inconfidência Mineira.
Os chamados inconfidentes acreditavam ser possível lutar pela independência de Minas Gerais e implantar um governo de característica um tanto mais justa e democrática. Apesar de não serem visivelmente contra a escravidão, os inconfidentes lutavam pela modernização da economia local, a criação de universidades e a separação entre a Igreja e o Estado. Além disso, traçaram um plano de rebelião que aconteceria assim que a derrama fosse cobrada na cidade de Vila Rica. Os inconfidentes acreditavam que se a revolta acontecesse no momento da cobrança, o apoio da população aconteceria naturalmente.
Apesar de todo o planejamento, a revolta acabou não acontecendo. Um envolvido na revolta, chamado Joaquim Silvério dos Reis, preferiu entregar o plano em troca do perdão de suas dívidas. Desse modo, as autoridades portuguesas prenderam grande parte dos envolvidos e os processaram pelo crime de traição. No ano de 1791, as investigações foram encerradas e os acusados tiveram suas penas decretadas. Entre os condenados, somente o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi condenado à morte.
Alguns historiadores dizem que Tiradentes foi o único punido, pois era o envolvido na revolta que tinha a condição financeira mais humilde. Tiradentes era militar e dentista, duas profissões que garantiam uma vida modesta, mas não muito confortável. No fim das contas, principalmente a partir do século XX, esse inconfidente foi transformado em herói nacional. Sua condenação à forca e ao esquartejamento virou símbolo de luta pela independência do Brasil. Contudo, lá naquela época, a defesa da independência de toda nação estava longe de acontecer.
Dessa forma, percebemos que a Inconfidência Mineira foi fruto do autoritarismo e da violência que eram empregados por Portugal no século XVIII. Contudo, por outro lado, não podemos dizer que os inconfidentes tinham um grande plano de independência para a nação brasileira. Os revoltosos de Minas pensavam apenas em sua região, mas acabaram sendo transformados em heróis nacionais.

Por Rainer Gonçalves Sousa
Colaborador Escola Kids
Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG

6 comentários:

  1. Inconfidência Mineira

    Você já se perguntou por quê Minas Gerais tem esse nome?Tudo porque lá,mais exatamente no século XVIII,foi descoberto muito ouro,e assim começou as explorações de minas.Além de Mato Grosso e Goiás,Minas Gerais despertou a vontade dos portugueses colonizadores de pegar o ouro,uma de suas antigas ambições aqui.
    Para variar,o governo criou muitos impostos,e bem altos,para não perder o lucro do ouro.Mas foi passando o tempo,e já que ouro não é renovável,foram se esgotando e diminuindo a quantidade mandada à Portugal,até ter muito pouco.
    Quando eles perceberam que a quantidade de ouro ia abaixando,o governo aumentou ainda mais os impostos,com um chamado derrama,que se a pessoa não pagasse o imposto,iriam tomar todos os bens até completar esse valor.Além de uma fiscalização mais rígida.
    Isso deixou muitos mineradores,donos de terras e intelectuais ficarem insatisfeitos com o sistema de Minas Gerais.No fim de 1780,os mesmos bolaram planos para acabar com isso de colonização portuguesa,essa revolta foi chamada de Inconfidência Mineira.
    Esses revoltados,sonhavam com um lugar mais justo e democrático,e esses eram os inconfidentes.Porém não pareciam contra a escravidão,mas mesmo assim era por outro bem muito grande: A modernização da economia,criação de universidades e separar igreja de estado.Traçaram uma rebelião em Vila Rica,assim que a derrama fosse cobrada,assim o povo apoiaria eles.
    Mesmo planejando tudo,a revolta não aconteceu,por causa de um "Judas" chamado Joaquim Silvério dos Reis,entregou o plano para as autoridades,como suborno em suas dívidas.Em 1791,os acusados tiveram umdestino ruim,mais o pior foi de Joaquim José da Silva,ou Tiradentes,que foi morto.

    ResponderExcluir
  2. Inconfidência Mineira
    A Inconfidência Mineira, também referida como Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de natureza separatista ocorrida na então capitania de Minas Gerais, no Estado do Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português. Foi abortada pela Coroa portuguesa em 1789.
    Desde meados do século XVIII fazia-se sentir o declínio da produção aurífera nas Minas Gerais. Por essa razão, na segunda metade desse século, a Coroa portuguesa intensificou o controle fiscal sobre a sua colônia na América do Sul, proibindo, em 1785, as atividades fabris e artesanais na Colônia e taxando severamente os produtos vindos da Metrópole.
    Desde 1783 fora nomeado para governador da capitania de Minas Gerais D. Luís da Cunha Meneses, reputado pela sua arbitrariedade e violência. Sem compreender a real razão do declínio da produção aurífera - o esgotamento das jazidas de aluvião - e atribuindo o fato ao "descaminho" (contrabando), a Coroa instituiu a cobrança da "derrama" na região, uma taxação compulsória em que a população de homens-bons deveria completar o que faltasse da cota imposta por lei de 100 arrobas de ouro (1.500 kg) anuais quando esta não era atingida.
    A Inconfidência Mineira transformou-se em símbolo máximo de resistência para os mineiros, a exemplo da Guerra dos Farrapos para os gaúchos, e da Revolução Constitucionalista de 1932 para os paulistas. A Bandeira idealizada pelos inconfidentes foi adotada por Minas Gerais.
    Milena Mayumi - 801

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a Inconfidência Mineira bem interessante,porque teve lados bons e lados ruins,um dos lados ruins era que os inconfidentes não queriam saber nada do resto do Brasil,só a região de Minas e que eram a favor da escravidão,então eles não eram aqueles heróis que lutaram pela independencia do Brasil,eles só lutaram por Minas e o lado bom é que eles tentaram lutar contra a tirania de Portugal que cobrava dividas absurdas ao povo e se não pagassem tomavam tudo que tinham(que não era muito) então os inconfidentes eram um meio termo.
    Tudo isso começou com Portugal que não aceitaram que o oura estava acabando e acharam que estavam sendo roubados,eu achei sem razão,porque invés de aumentar as taxas e tirar casas e coisas de pessoas eu simplesmente ia mandar alguém para ver se era verdade.
    As vezes eu acho que os inconfidentes eram iguais a Portugal,queriam poder e riquezas,pense bem,se eles conseguissem a independência da região de Minas eles se tornariam lideres desse novo pais e teriam poder e muitas riquezas,só não sei qual tipo de lider.Seriam iguais a Portugal ou diferentes?
    Acho que a inconfidência mineira foi muito importante para o Brasil,mas foi bom terem fracassado,pois ajudou na independencia de todo o Brasil.
    E naquela época surgiram varios artistas importantes para o Brasil,dois deles são Mestre Ataíde e Aleijadinho.

    João Victor / 801

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente a inconfidência mineira ocorreu, porque um grupo de pessoas revoltadas com a cobrança da derrama, que era uma cobrança que Portugal conseguia os impostos atrasados e também e tentavam pegar bens de mineradores que estavam devendo ao governo português.

    A derrama aconteceu devido a descoberta do ouro na região das minas gerais e que mais tarde o ouro foi acabando e o governo português foi cobrando mais caro ainda os impostos, e que quando “acabou” o ouro o governo português impôs a derrama.

    A inconfidência mineira foi simplesmente um movimento, mas, ou menos cinco pessoas que lutaram pela independência e um governo mais justo e democrático em Minas Gerais e também tentavam modernizar, melhorar a cidade.

    Em minha opinião esse movimento, agora chamado de inconfidência mineira foi um movimento muito justo, porque eles queriam um governo que não cobrassem impostos tão caros, um governo que apoiasse mais a população local e os mineradores, por isso eles queriam a independência do estado.

    Podemos concluir que foi um movimento buscando a sua independência, do estado e do país, porque os portugueses estavam em todo o território brasileiro.

    O movimento também é muito conhecido devido a morte de um personagem que hoje em dia é conhecido nacionalmente, que foi a morte do Tiradentes.






    De:Lucas Neiva.

    802.

    ResponderExcluir
  5. No século XVIII com a constante exploração bandeirante no Brasil, durante uma expedição acharam ouro. Desde a época do descobrimento essa sempre foi a maior ambição de Portugal, metais preciosos. Loa noticia se espalhou, ate que chegou ao rei de Portugal, como as terras eram dele, o que estava nela também e assim foram implantadas leis sobre exploração aurífera no Brasil.
    Com o passar do tempo a quantidade de ouro foi diminuindo (pois ele é um material não renovável) e com isso o rei de Portugal aumentou os impostos para 100 arrobas (1500 quilos) pois ele achava que estava sendo roubado.Também existiam as casas de fundição ,onde o proprietário deveria levar seus metais para transforma-lo em barra e colocar o selo real , assim quem fosse pego com ouro circulando sem o selo seria mandado para o rei com pena de morte.
    Depois de certo tempo o rei cansou de esperar por impostos atrasados assim, anunciou a derrama que seria a cobrança de todos os impostos juntos e se a pessoa não tivesse condições de pagar o rei iria pegar todos os seus pertences, incluindo a moradia.
    Assim alguns pensadores se juntaram para questionar o poder de Portugal sobre eles, o líder deles era Tiradentes e os integrantes eram: Tomas Antonio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Inácio de Alvarenga, o padre Rolim entre outros representantes da elite mineira. O nome do seu grupo era os inconfidentes, eles tinham objetivo de transformar Minas Gerais (MG) em um país independente. Sobre a escravidão eles não tinham planos definitivos.Estava planejado exporem suas ideias quando o rei começasse a executar a derrama mas,um dos integrantes contou tudo para o rei em troca do perdão por suas dívidas.
    Todos os inconfidentes foram mandados para África menos Tiradentes e o delator, que saiu impune, já Joaquim José da Silva Xavier tiveram seu corpo esquartejado e cada pedaço preso em uma estaca de madeira e exposto em uma praça pública. Hoje ele é um herói nacional e representa a perseverança do povo brasileiro.


    Enrico R. Meirelles 802


    ResponderExcluir
  6. A Inconfidência Mineira
    A Inconfidência Mineira tem este nome porque foi um movimento organizado pelo povo de Minas Gerais, que se encontrava descontente com a situação de cobrança de impostos abusivos e da opressão do governo português.
    Antes disso, é importante esclarecer que o ouro brasileiro que havia chegado em grandes quantidades aos cofres portugueses, começava a diminuir. O Estado de Minas Gerais passava por uma decadência econômica, já que, as jazidas de ouro estavam se esgotando, e com isso, os mineiros ficavam cada vez mais pobres. Tal fato não importava à Coroa Portuguesa, pois, como visava o lucro, continuou a impor aos mineiros, pesados impostos, além do quinto, que já não satisfazia a Corte, achando que, a queda na produção do ouro, estava ocorrendo devido ao contrabando e a fraude.
    Diante de tais fatos, a Coroa Portuguesa como forma de punir a ter de volta o direito a cobrança do quinto, instituiu que Minas Gerais, teria que pagar cem arrobas de ouro por ano para a Coroa, caso isso não ocorresse, seria cobrada a Derrama, que é um imposto extra, que seria tirado da população até ser completado as cem arrobas.
    De uma forma ou de outra, a Coroa Portuguesa queria ter o seu imposto, mas devido as dificuldades, principalmente os altos preços dos produtos necessários à produção da mineração, não se conseguia chegar às cem arrobas cobradas. Essa cobrança era arbitrária e executada com extrema violência pelas autoridades portuguesas no Brasil, gerando o aumento da revolta da população contra a situação de dominação e exploração.
    O alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) junto com demais pessoas, planejaram transformar o Brasil, numa república independente da América do Sul, e passaram a se reunir para criticar e elaborar um plano para dar um fim a colonização portuguesa, lutar pela independência e implantar um governo mais justo e democrático, a chamada Inconfidência Mineira.
    No entanto, esta conspiração teve destino diferente, a mesma foi comunicada por Joaquim Silvério dos Reis, um dos inconfidentes, para as autoridades portuguesas, no entanto, somente o alferes, Joaquim José da Silva Xavier, foi condenado à morte, tendo sido o único que assumiu a responsabilidade do movimento.
    O movimento chamado Inconfidência Mineira, na verdade, foi um movimento voltado para o Estado de Minas Gerais, e não para o Brasil, como se pensavam, mesmo assim, Tiradentes, ficou conhecido como mártir da independência, um herói nacional.
    Renan de Queda Caçula 801

    ResponderExcluir