segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vale a pena assistir > Os segredos da Inconfidência

4 comentários:

  1. O brasil no século 18 ocorreu a descoberta do ouro e também começou a exploração do ouro que se concetrava principalmente em Goias, Mato grosso e Minas gerais e com isso despertou o interesse dos grandes que logo após começaram a lucrar com essa atividade.
    O governo Portugues começou a criar impostos que garatiam o lcuro
    Com o passar do tempo o ouro foi acabando, pois ele é um recurso finito , o rei decidio impor o aumento da cobrança, assim qualquer quantidade de ouro que retirassem, deveriam pagar um preço fixo e isso ficou conhecido popularmnete de DERRAMA.
    Essa cobrança gerou muitas ideias contrarias a do governo, decidiram então se reunir para criticar e elaborar um plano pelo fim da colonização portuguesa. Essa revolta ficou conhecida como INCONFIDENCIA MINEIRA.

    ResponderExcluir
  2. A Inconfidência Mineira
    A Inconfidência Mineira tem este nome porque foi um movimento organizado pelo povo de Minas Gerais, que se encontrava descontente com a situação de cobrança de impostos abusivos e da opressão do governo português.
    Antes disso, é importante esclarecer que o ouro brasileiro que havia chegado em grandes quantidades aos cofres portugueses, começava a diminuir. O Estado de Minas Gerais passava por uma decadência econômica, já que, as jazidas de ouro estavam se esgotando, e com isso, os mineiros ficavam cada vez mais pobres. Tal fato não importava à Coroa Portuguesa, pois, como visava o lucro, continuou a impor aos mineiros, pesados impostos, além do quinto, que já não satisfazia a Corte, achando que, a queda na produção do ouro, estava ocorrendo devido ao contrabando e a fraude.
    Diante de tais fatos, a Coroa Portuguesa como forma de punir a ter de volta o direito a cobrança do quinto, instituiu que Minas Gerais, teria que pagar cem arrobas de ouro por ano para a Coroa, caso isso não ocorresse, seria cobrada a Derrama, que é um imposto extra, que seria tirado da população até ser completado as cem arrobas.
    De uma forma ou de outra, a Coroa Portuguesa queria ter o seu imposto, mas devido as dificuldades, principalmente os altos preços dos produtos necessários à produção da mineração, não se conseguia chegar às cem arrobas cobradas. Essa cobrança era arbitrária e executada com extrema violência pelas autoridades portuguesas no Brasil, gerando o aumento da revolta da população contra a situação de dominação e exploração.
    O alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) junto com demais pessoas, planejaram transformar o Brasil, numa república independente da América do Sul, e passaram a se reunir para criticar e elaborar um plano para dar um fim a colonização portuguesa, lutar pela independência e implantar um governo mais justo e democrático, a chamada Inconfidência Mineira.
    No entanto, esta conspiração teve destino diferente, a mesma foi comunicada por Joaquim Silvério dos Reis, um dos inconfidentes, para as autoridades portuguesas, no entanto, somente o alferes, Joaquim José da Silva Xavier, foi condenado à morte, tendo sido o único que assumiu a responsabilidade do movimento.
    O movimento chamado Inconfidência Mineira, na verdade, foi um movimento voltado para o Estado de Minas Gerais, e não para o Brasil, como se pensavam, mesmo assim, Tiradentes, ficou conhecido como mártir da independência, um herói nacional.

    Renan / 801

    ResponderExcluir
  3. A inconfidência mineira

    No Brasil colônia, especificamente na região de Minas Gerais, havia muito ouro, mas, a produção estava em queda. A coroa portuguesa pensava que a população estava roubando o ouro, então, criou a derrama onde cobrava 100 arrobas por ano (equivalente a 1.500 quilos por ano).
    Enquanto crescia a injustiça na américa portuguesa, no resto da América outras antigas colônias pediam independência. Os inconfidentes vendo isso, queriam a independência de Minas Gerais (mas, não o resto, queriam apenas Minas Gerais).
    Com os inconfidentes reunidos, o Governador das minas queria impedir os inconfidentes e com a denúncia de um inconfidente traidor em troca de perdão, os inconfidentes foram acusados pelo crime de falta de fidelidade ao rei com pena de morte ou degredado à África. Apenas, Tiradentes foi o único que chegou a assumir toda a responsabilidade dos inconfidentes. Ele foi esquartejado em uma prisão na cidadedo Rio de Janeiro e teve seu corpo espalhado em uma estrada do Rio de Janeiro, mas, seu pensamento continuou.
    A inconfidência foi um dos primeiros passos para a proclamação da república. Era a luta do povo pela liberdade e contra o domínio do governo de Portugal sobre a colônia.
    Apesar do caráter separatista, a inconfidência não tinha como objetivo acabar com a escravidão africana no Brasil.


    Macaé, 3 de março de 2013.

    Lucas Marins Vasconcelos da Cunha

    ResponderExcluir
  4. No século XVIII, o Brasil ficou marcado pela descoberta e a exploração de suas minas de ouro. Encontradas nas regiões de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, o ouro despertou o interesse dos colonizadores portugueses.
    Com a descoberta do ouro, o governo português tratou de criar uma série de impostos que garantiam a obtenção de lucros junto à atividade mineradora. Com o passar dos anos, o esgotamento das minas passou a diminuir bastante as toneladas de ouro que eram enviadas para Portugal. O ouro é um bem natural não renovável e com a constante exploração foi perdendo força.
    Quando perceberam a diminuição da quantidade de ouro recolhido, o governo português decidiu aumentar a cobrança de impostos feita nas minas. A fiscalização nas cidades mineiras aumentou e a derrama passou a ser cobrada. A derrama era um tipo de cobrança imposto em que Portugal recuperava os impostos atrasados, com a tomada de outros bens dos mineradores que estavam em dívida com o governo português.
    Essa cobrança gerou muitos problemas e acabou sendo um dos motivos pelos quais alguns mineradores, intelectuais e proprietários de terra em Minas , na década de 1780, se reuniram para elaborar um plano pelo fim da colonização portuguesa. Essas reuniões deram força ao planejamento de uma revolta, que ficou conhecida como Inconfidência Mineira.
    Os inconfidentes acreditavam em lutar pela independência de Minas Gerais e implantar um mais justo e democrático. Apesar de não serem visivelmente contra a escravidão, os inconfidentes lutavam pela modernização da economia local, a criação de universidades e a separação entre a Igreja e o Estado. Também um plano de rebelião que aconteceria assim que a derrama fosse cobrada. Os inconfidentes acreditavam que se a revolta acontecesse, o apoio da população aconteceria naturalmente.
    Apesar de todo o planejamento, a revolta acabou não acontecendo. Um inconfidente envolvido na revolta, chamado Joaquim Silvério dos Reis, preferiu entregar o plano em troca do perdão de suas dívidas. Então, as autoridades portuguesas prenderam grande parte dos envolvidos e os processaram pelo crime de traição.Em 1791, as investigações foram encerradas e os acusados tiveram suas penas decretadas. Entre os condenados, somente o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi condenado à morte.
    Alguns historiadores dizem que Tiradentes foi o único punido, pois era o envolvido na revolta que tinha a condição financeira mais humilde. Tiradentes era militar e dentista. A partir do século XX, esse inconfidente foi transformado em herói nacional. Sua condenação à forca e ao esquartejamento virou símbolo de luta pela independência do Brasil.
    Não podemos dizer que os inconfidentes tinham um grande plano independência para a nação brasileira. Os inconfidentes pensavam apenas em sua região, mas acabaram sendo transformados em heróis nacionais.
    Matheus Azevedo / 802

    ResponderExcluir