quinta-feira, 10 de julho de 2014

Editorial Jornal O Dia - 10/07/14 - 'Foi-se a Copa?', eis as prioridades

Editorial: 'Foi-se a Copa?', eis as prioridades

Cabe agir com justiça, reconhecendo que, sim, o Brasil sedia um Mundial excelente; é com essa maturidade que espera-se definir prioridades e conduzir até outubro

O DIA


Rio - A 24 de junho de 1978, quando o Brasil disputava — e ganhava — o terceiro lugar contra a Itália, num Mundial enquanto a Argentina triunfava em casa ao arrebatar a sua primeira taça, Carlos Drummond de Andrade publicava no ‘Jornal do Brasil’ o poema ‘Foi-se a Copa?’. Era uma curta, porém bela, reflexão sobre o estado de ressaca e de recomeço que agora se repete, de forma ainda mais violenta, com a humilhante e histórica derrota para os alemães. O poeta de Itabira escreveu: “Não faz mal. Adeus chutes e sistemas. A gente pode, afinal, cuidar de nossos problemas.” É muito pertinente que hoje se atente para eles.
Em 1978 o Brasil tinha outros problemas. Drummond se preocupava mais com a ditadura e conclamava o povo a “deixar de ser tonto” e a “chutar no alvo exato”. A “Copa da Liberdade” era o mais importante, a qual o brasileiro, “havendo tenacidade, ganhará, rijo, e de cheio”.
Mas também havia a inflação — se hoje ela não “perdura”, como em 1978, ela ameaça. É este o paralelo entre os dois Mundiais. O país está a 88 dias das eleições e precisa, nesse curto espaço de tempo, debater diversas questões. Algumas eclodiram por causa da Copa, como as antigas reivindicações com a Saúde e a Educação. Mas o eleitorado precisa fomentar debates sobre a estagnação da economia, os gargalos logísticos, a mobilidade urbana e a segurança.
É importante que nessa discussão se evite o maniqueísmo que por vezes brota em situações como essa. Até a derrota vexatória, tudo estava bem, sobravam otimismo e patriotismo. Agora há quem se enxergue na danação. Cabe agir com justiça, reconhecendo que, sim, o Brasil sedia um Mundial excelente; é com essa maturidade que espera-se definir prioridades e conduzir até outubro.

2 comentários:

  1. Gostei dessa charge ,pois mostra a falsidade que o governo quer passar para o mundo. Enquanto os estrangeiros vinham para o Brasil e tudo era festa, o pais continua com grande parte da população sem saúde, sem educação ,sem segurança...
    Todos acham que o Brasil é um máximo, um ótimo lugar para viver... Mas eu vejo o Macaé , se sairmos para a rua somos assaltados, temos que ter um plano de saúde, escola particular... Enfim, essa charge mostra a sociedade atual, esta tudo mascarado.
    Yan Zubaty-702

    ResponderExcluir
  2. Gosto dessa reportagem, pois mostra a todos os brasileiros e estrangeiros a realidade do Brasil. O país teve que gastar muito mesmo para fazer estádios e deixar o pais “bonito” para os estrangeiros terem uma boa impressão sobre o Brasil e espalhar que o Brasil e um ótimo país e etc...Não estou criticando o Brasil,mas o que os estrangeiros viram aqui não é o Brasil de verdade e eles só viram o lado bom,o lado escondido, como as periferias, não viram o estado decadente das nossas escolas públicas,não virão o estado dos hospitais públicos e etc...
    Logo após a derrota do Brasil para Alemanha parece que todos brasileiros acordaram, ficaram revoltados e começaram a criticar a copa, mas nem todos criticaram. Queria ver se o Brasil tivesse ganhado da Alemanha, aí sim nada disso aconteceria... Sobre a charge, a acho muito interessante, pois é como se mostrasse que toda a realidade do Brasil estivesse escondida, mostrando, no caso, algumas crianças pobres e um homem tirando o “casaco” delas, querendo mostrar que agora que a copa acabou,podem mostrar como é o Brasil de verdade.

    João Pedro Albuquerque Alencar
    Turma:701

    ResponderExcluir