domingo, 13 de julho de 2014

Personalidades - Mussum

Mussum, forévis Mussum
Um dos mais carismáticos personagens da história do humor no Brasil era vítima e agente do preconceito. Suas frases e tiradas – mesmo as racistas – ainda resistem na internet

BRUNO FERRARI

TRADIÇÃO O ator Antônio Carlos Bernardes Gomes, imortalizado como Mussum. Ele explorava um humor criado  no século XIX (Foto: Anibal Philot / Agência O Globo)
TRADIÇÃO




"Crioulo, negão, fumê, grande pássaro, morcegão, fuscão preto, azulão, cromado, fumaça, galega azul, Kunta Kintê, urubu sem asa, Tia Anastácia e Veio Zuza.” Chamar um negro por algum desses termos hoje não é apenas ofensivo – pode levar o autor para a cadeia por crime de injúria racial. Há pouco mais de duas décadas, milhões de brasileiros gargalhavam todas as vezes que os trapalhões Didi, Dedé ou Zacarias usavam precisamente esses nomes para escarnecer de Mussum, um dos mais lembrados personagens do humor brasileiro. Sem se abater, Mussum respondia, com seu linguajar característico: “É a sua mãezis!”.

A história de Mussum, personagem de Os Trapalhões interpretado pelo carioca Antônio Carlos Bernardes Gomes, morto em 1994, é contada em detalhes na biografia Mussum Forévis – Samba, mé e Trapalhões, recém-lançada. O livro, escrito pelo jornalista Juliano Barreto, traz passagens que mostram como o humor popular e a sociedade daquela época eram mais tolerantes ao racismo. No filme O incrível monstro trapalhão, de 1980, Dedé, Mussum e Zacarias estão numa oficina. Dedé se agacha embaixo do carro e pergunta: “O macaco está aqui?”. Mussum responde: “Tô! Mas macaco é a tua mãezis!”. No programa dominical, Didi abusava dos apelidos, chamava Mussum de “ó grande pássaro” ou simplesmente “negão”. “Negão é teu passadis”, respondia Mussum.

Fora da TV, Gomes também sofria com o racismo. Certa vez, uma fã o abordou na rua, pôs a filha no colo dele e disse: “Não se preocupe. Pode abraçar que ele não solta tinta”. Os homens costumavam tratá-lo como o personagem de Os Trapalhões. Era xingado de “negão” e tomava tapas na cabeça e nas costas na rua. “As piadas dos Trapalhões retratavam o cotidiano dos próprios atores naquela época”, diz Barreto. Só que Mussum não ficava quieto ao ouvir os insultos. “Ele respondia, xingava no mesmo tom.” Sempre que Didi o ofendia com algum apelido racista, Mumu da Mangueira, como gostava de ser chamado, retrucava com “cabecinha”, “paraíba” ou “estrogonofe de carne-seca” (termos ofensivos para nordestinos, como Aragão). No documentário O mundo mágico dos Trapalhões, de 1981, Renato Aragão, o Didi, é questionado sobre as acusações de grupos que consideravam o humor de Os Trapalhões racista. Aragão se defende e diz que era uma brincadeira inocente. “Todo mundo tem um amigo que chama de negão, crioulo”, afirma. “Os Trapalhões é o único programa da TV brasileira que tem um negro como protagonista.”


OS TRAPALHÕES


É difícil encontrar no mundo um programa de humor que tenha feito tanto sucesso quanto Os Trapalhões. Foram 30 anos na TV aberta, entre os anos 1970 e 1990. No auge do sucesso, o grupo dominava 80% da audiência do domingo à tarde. Uma das teorias mais aceitas para a popularidade do programa é que seus protagonistas representavam com bom humor e leveza o caos ético e estético em que o Brasil estava nas décadas de 1970 e 1980. Havia o nordestino, o desempregado malandro, o negro e o afeminado. Eles se autossabotavam em situações do cotidiano: no bar, no mercado, na oficina mecânica etc. Passadas duas décadas, a sociedade brasileira não tolera mais o tipo de humor que Os Trapalhões faziam. Mesmo assim, pessoas de todas as idades, mesmo jovens que nasceram após a morte do humorista Gomes, continuam a venerá-lo. Vídeos no YouTube com programas e filmes de Os Trapalhões somam milhões de visualizações e curtidas.

Num contexto histórico, Os Trapalhões estão longe de ser os precursores do humor que joga com o preconceito. No livro, Barreto lembra que retratar o negro como ignorante, com dificuldades em falar de maneira correta, era uma tradição do humor antes da televisão. No início do século XIX, uma das diversões mais populares de teatros e circos nos Estados Unidos eram as apresentações dos atores cômicos brancos que pintavam o rosto com tinta preta para imitar os trejeitos dos escravos,  conhecidos como blackfaces. Eles dançavam de forma aparvalhada e falavam “a língua dos negros”. Mesmo o linguajar de Mussum, com expressões como “cacildis” e “só no forévis”, data de peças cômicas do início do século XX no Brasil. Se Os Trapalhões não inventaram, foram talvez uma das últimas trupes de humor que puderam explorar abertamente o preconceito da sociedade. Depois, ainda foram ao ar quadros que flertavam com o preconceito racial no humorístico Casseta & planeta, mas de forma mais sutil. Um dos quadros mais relembrados é o “Chocolate cumprimenta”, uma paródia da novela de época Chocolate com pimenta, exibida pela TV Globo em 2003. Nela, o humorista Hélio de la Peña aparecia vestido com roupas de época e cumprimentava transeuntes com o bordão “Prazer, Chocolate”.


Dificilmente um quadro como “Chocolate cumprimenta” passaria incólume a protestos dos grupos defensores de minorias atuais. O tipo de humor politicamente incorreto de Os Trapalhões, hoje, encontra lugar apenas em comunidades da internet. “O politicamente correto tomou proporções ridículas”, diz Andre Carrico, pesquisador de humor popular e autor da tese de doutorado Os Trapalhões no reino da academia: revista, rádio e circo na poética trapalhônica. “A nova geração de humoristas quer ser genial no texto, mas esquece a atuação. Mussum era uma figura cômica por si só. As pessoas não se ofendiam porque era autêntico”, diz.


Muitos humoristas contemporâneos não disfarçam sua admiração por Mussum e costumam se queixar de que a  “patrulha do politicamente correto” tem feito mal à produção artística. O comediante Marcelo Marrom, que atua no espetáculo de teatro Comédia em preto e branco e no programa Altas horas, da TV Globo, conta que Mussum teve um papel fundamental em sua formação. “Eu não tinha referências negras na televisão naquela época. Eles sempre eram porteiros ou filhos de empregada na TV”, diz. Marrom afirma que os apelidos com que Didi se referia a Mussum no domingo à tarde viravam motivo de brincadeira de seus amigos brancos na segunda-feira de manhã. Diz que sempre soube levar na brincadeira. “Fazia como o Mussum: xingava de volta.” Hoje, em seus shows, Marrom brinca com piadas sobre negros. “Sou um dos poucos que se arriscam a isso”, diz.
Outro humorista que se inspirou em  Mussum foi Márvio Lúcio, o Carioca, do programa Pânico na Band. Um dos maiores imitadores da televisão brasileira, Carioca diz que reparava nos trejeitos e na interpretação de Gomes para compor o personagem Mussum. “O humor é assim. Alguém tem sempre de perder para ficar engraçado”, diz. Carioca reclama da “patrulha” e diz que o preconceito está embutido na cabeça das pessoas. “Daqui a pouco estaremos pior que no tempo da ditadura. Não me tornei alcoólatra assistindo ao Mussum beber. O papel do humorista é fazer rir, e não servir de exemplo.”


A mudança de valores que fez o humor de Mussum envelhecer atinge também outros setores da produção artística. Recentemente, um comercial que trazia o cantor Compadre Washington dizendo “Ordinária” para uma mulher foi retirado do ar, depois de receber reclamações de grupos feministas que atentavam para a forma ofensiva de se dirigir à mulher. “Ordinária” é uma expressão que fazia sucesso na década de 1990, com o grupo É o Tchan!. É de imaginar a dificuldade que bandas como Raimundos ou Mamonas Assassinas teriam nos dias de hoje para fazer galhofa com mulheres ou nordestinos em suas canções.

Num mundo ideal, o humor, como arte, não deveria sofrer nenhum tipo de censura. Por isso, a vigilância sobre termos ofensivos incomoda os humoristas. Mas grupos que defendem a igualdade de direitos para mulheres, negros e gays afirmam que a sociedade ganha quando deixa de achar graça de piadas que ataquem grupos sociais. “As pessoas não veem o racismo ou a homofobia como um atentado à dignidade das pessoas”, diz Adilson José Moreira, professor de Direito na Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Ele  apresentou no ano passado uma tese de doutorado na Universidade Harvard afirmando que existe no Brasil um “racismo recreativo”.  “Acham que é engraçado, que posso chegar para qualquer pessoa e chamá-la de macaco, que isso não teria intenção de violência.”

A organização feminista Think Olga, que liderou a campanha “Chega de Fiu Fiu”, foi acusada de exagero ao condenar o hábito brasileiro de lançar um assobio para chamar a atenção de uma mulher. Gerou uma discussão sobre as origens e as consequências da agressão às mulheres. “A sociedade saiu mais consciente”, diz a socióloga Bárbara Castro, uma das fundadoras da campanha. Também não se pode cair na armadilha de analisar um período histórico sob a lupa do pensamento atual. Mussum é fruto da sociedade em que o ator e músico Gomes se criou. Como ele mesmo dizia num de seus bordões: “Negão é teu passadis”.

2 comentários:

  1. O Racismo na TV
    Como mostrado na postagem,o racismo foi visto novamente no meio da sociedade brasileira, mas numa influencia bem popular,a televisão,mostrando que a televisão pode influenciar o seu telespectador a ter atitudes racistas ou criticar a pessoa que está falando algo de certo modo,racista.
    E foi isso que aconteceu com o ator Antônio Carlos Bernardes Gomes, que sofreu muito racismo quando interpretou Mussum no seriado "Os trapalhões", principalmente dos apelidos que o mesmo dava para os negros. Isso causou certa polêmica, pois esse apelidos começaram a ser utilizados na sociedade brasileira como uma ofensa aos negros atualmente e isso é um absurdo, porque o humor é uma coisa que deve ser controlada e nunca passar dos limites.
    Os casos de racismo no Brasil tem aumentado bastante nos dias de hoje,e a sociedade deve reagir a esse tipo de coisa, porque, da maneira que estamos agindo, a situação só vai de mal a pior,por isso devamos mudar a situação do país.

    ResponderExcluir
  2. O racismo dentre os famosos
    E perceptível que o racismo alcança diversos locais do Brasil e do mundo, e à partir dessa reportagem vemos que ele também está presente na televisão, um meio onde as pessoas passam o tempo praticamente todos os dias da semana, e algumas acabam por faze atos racistas com alguns famosos.
    O ator tema da reportagem é o Mussum, o homem que fez vários brasileiros caírem na risada com sua personalidade caricata, ele foi um marco na cultura popular do pais, mas já sofreu inúmeras atitudes racistas.
    Com isso é possível perceber que no Brasil, o preconceito é muito grande, pois atinge todas as pessoas da sociedade. Mesmo após as leis contra o racismo, ele segue presente diante de nós.

    Rafael Negreiros 901

    ResponderExcluir