domingo, 6 de julho de 2014

Te Contei, não ? - A "Alma brasileira" e a herança da escravidão

A "Alma brasileira"
e a herança da escravidão

A Formação da "Alma brasileira"

Na edificação da nação brasileira há dois componentes básicos: o material (econômico) e o cultural (de cunho psicológico, espiritual e humano). A contribuição do negro se dá nos dois aspectos, durante e após o período da escravidão. Do ponto de vista material, o negro transforma a paisagem natural com o seu trabalho. Tudo, enfim, estava para ser construído: estradas, pontes, igrejas, hospitais, prédios, plantações etc. O braço escravo, praticamente fez de tudo.

Hoje o Brasil é um país industrializado. Esse tipo de desenvolvimento só foi possível graças ao ciclo do café que permitiu um grande acúmulo de dinheiro (capital) nas mãos dos fazendeiros paulistas. E o ciclo do café, que antecedeu à abolição, foi construído nas costas do trabalhador escravo.
Além de firmar os alicerces da economia brasileira, o negro deu o contorno àquilo que denominamos"alma brasileira". É certo que o negro não riscou esse desenho cultural sozinho. De uma certa forma, todos os grupos étnicos que para aqui vieram ou que aqui estavam, como no caso dos índios, tiveram o seu papel na formação cultural.
Contudo, a cultura brasileira; brasileira isto é: a forma de nós brasileiros sermos, pensarmos e reagirmos diante das coisas é imensamente negra. Não se trata apenas da música, mas damusicalidade e o ritmo que todos nós temos; negros, brancos, mestiços, amarelos etc... Não me refiro só à comida mas ao tipo de paladar que é característico ao brasileiro. Trata-se dareligiosidade do nosso povo. Da alegria e euforia das pessoas que acontece não apenas durante o carnaval, mas que ocorre sempre que há um pretexto em qualquer lugar. Da habilidade manual e capacidade de aprendizado sempre acompanhada de uma criatividade que espanta os estrangeiros. 
Aqui, muitas pessoas, aparentemente brancas, têm uma tetravó escrava. Isto é fato em virtude dos senhores terem usado as escravas sexualmente durante os três séculos e meio em que a escravidão durou. Logo é desnecessário mais explicações sobre o imenso número de crianças que nasciam de pai branco e mãe escrava. Aleijadinho (o famoso escultor das cidades mineiras) eMachado de Assis (o grande escritor e fundador da Academia Brasileira de Letras) foram mestiços; sendo que o primeiro era filho de mãe escrava. Porém a mestiçagem não percebida a olho nu é muito maior do que muita gente pensa.
No sangue, nós sabemos que o Brasil é bem negro. Quanto à nossa cabeça, isto é, a forma de nós brasileiros sermos e pensarmos, como já foi dito, não é diferente. Esses dois aspectos do legado da escravidão, fazem a alquimia racial bem urdida que somos e que torna este país um imenso porto onde a Europa e África se contracenam na ciranda real do cotidiano.
Infelizmente, o legado não se restringe apenas à parte econômica e cultural. Apesar da imensa contribuição deixada pelos antigos escravos e pelos seus descendentes, os negros são duramentediscriminados e impedidos de terem as mesmas oportunidades que os demais grupos raciais.
Essa é a outra faceta do legado da escravidão: a discriminação racial contra o negro brasileiro. Uma discriminação que tem mil-caras porque ninguém a assume de frente. Ela vem sempredissimulada. Os próprios negros ou mestiços, que são discriminados, não gostam de enfrentá-la. É como uma via de duas mãos: em um sentido temos o branco discriminando o negro, as vezes até sem perceber e, em outro sentido temos o próprio negro com a discriminação dentro de si mesmo. É a primeira mão que provoca o equívoco da segunda. O que acaba acontecendo é que, muitas vezes o negro assume os estereótipos falsos lançados contra ele; tais como: incapacidade, falta de força de vontade ou ainda de que ele não é bonito; e vai por aí a fora. A verdade é que há pessoas capazes e incapazes; feias e bonitas em todas as raças. E, se prestarmos bem a atenção, vamos perceber que o conceito de beleza varia de pessoa para pessoa. Da mesma forma, aquelas pessoas que são consideradas incapazes, são, na maioria das vezes capazes de executar diversas tarefas que não conseguimos fazer. No fundo, essas afirmações são desculpas para quem quer discriminar. Depois do 13 de maio de 1888, a, até então, população escrava foi entregue a sua própria sorte. Isso significa que não foram dadas aos negros as mesmas oportunidades no trabalho, na educação, na política e nos demais setores.
Pelo contrário, diversos artifícios foram colocados no caminho do negro para que ele não pudesse prosperar como os demais grupos étnicos, como os italianos, árabes, espanhóis, japoneses e alemães. É bom observar que todos esses grupos vieram para cá nos últimos cem anos, ao passo que os negros já estavam por aqui há quase meio milênio.

Fonte: São Paulo - Secretaria da Educação
Grupo de Trabalho para assuntos Afro-brasileiros
SALVE 13 DE MAIO?
Hélio Santos
Professor PUCCamp e Pesquisador GEIN-USP

5 comentários:

  1. O artigo mostra a importância do negro principalmente na época da escravidão citando assim a época do ciclo cafeeiro, e quanto o negro contribuiu para isso.
    Vemos que o negro foi tão importante para o Brasil porque se não fosse pela mão de obra dele, o Brasil não conseguiria se industrializar, e a modernização de nosso país foi consequência da mão de obra escrava.
    Mesmo que muitas pessoas digam que os negros africanos não tiveram nenhuma importância para nós esse argumento é errado, porque eles mesmo sendo desvalorizados, chicoteados eles conseguiram manter sua cultura viva, tendo assim uma grande importância para nós.

    ResponderExcluir
  2. Quando falamos sobre negros é realmente desagradável que o primeiro assunto que vem a mente é o preconceito, porque se formos analisar a nossa historia veremos que todos somos negros. Como pode ver no texto acima, os africanos escravizados que vieram trabalhar no país construíram a nação no qual moramos. Mas, o que já estou farta é que num país traçado por diversos povos, como os negros, portugueses, os nativos, japoneses, alemães, etc., uma nação tão diversificada, contem um dos maiores índices de a preconceito no mundo!!!! Todos nós somos mestiços mistura de algo, e é isso que meche com minha cabeça. Nós somos mais negros do que europeus mais mesmo assim temos o racismo, e ainda tem dois tipos que andam de mãos dadas dependendo de um ao outro. Os próprios negros ou mestiços são discriminados pelos brancos, não sendo aceitos na sociedade, porém eu diria que a pior é o próprio preconceito que o negro possui de si mesmo. Porque sempre existiu preconceito a grande diferença, é que hoje com a tecnologia, a rapidez de informações e a mídia ocorre uma distorção do racismo. Eu torço para que isso acabe, pois todos nós somos um povo mestiço, novo que deveria utilizar essa diversidade para o melhor, possuir orgulho de ser brasileiro e diferente, porem atualmente ser brasileira tem me dado vergonha. Então desejo que o mundo abra os olhos e que perceba que somos todos humanos, só temos uma bagagem cultural diferente.
    Katelyn Ashley Nunes Nelson - 802

    ResponderExcluir
  3. Precisamos agradecer muito os negros, porque graças a eles somos o que somos hoje. Durante muito tempo a nossa economia dependeu deles, de sua força e capacidade, enquanto nos ajudavam estavam sofrendo na mão da escravidão.
    Formaram a nossa cultura, junto com outros povos é claro mas é graças a eles que a cultura é muito diversificada. O nosso modo alegre de viver de ver as coisas é influência do modo de ser e de pensar do africano. Devemos muito a eles, porém, infelizmente há pessoas que não pensam assim e ainda nos dias de hoje tem racismo. O Brasil é um país que não podia ter preconceito ,pois, todos nos temos sangue negro. Essa discriminação os atrapalha muito porque não tem boas oportunidades de trabalho e devemos pensar na contribuição deles na hora que não dermos emprego ou estudo a eles pois formaram- nos, somos assim alegres.
    São tão discriminados que se perdem nos pensamentos e acham que é verdade quando alguém os diz que são feios e incapazes.
    Nós brasileiros somos um povo de muita capacidade, porque o que mais nos caracteriza é a diversidade de cultura, dança, pensamento, religião. Os africanos junto com os europeus fizeram o Brasil ser o que é e a eles devemos agradecer.
    Julia Tavares 802

    ResponderExcluir
  4. Quando qualquer pessoa olha pra um negro vê ele como um objeto, uma coisa sem valor mais, o que as pessoas não pensam é que sem eles não teríamos as culturas, tudo que temos hoje veio de cultura africana como exemplo as danças. Pelo que eu acho, sem eles não seríamos nada, eles que tem a (força) mão de obra, sempre trabalham com coisas pesadas e recebem salário mínimo. O governo brasileiro precisa ter uma preocupação maior pela educação do povo, para que eles recebam capacitação e assim possam aspirar a melhores salários.
    Hugo 702

    ResponderExcluir
  5. Desde os tempos primordiais brasileiros, o negro era o que fazia o trabalho árduo que movia o país. Ele carregou nas costas o Brasil e hoje carregamos seu sangue em nossas veias.
    Todo brasileiro tem alma negra, mesmo que a cor da pele não mostre. E se houver preconceito, é como ofender a si mesmo, quando acontece é mascarado, pois não querem aparecer.
    A postagem explica exatamente o que temos no sangue, nos costumes e mais. A discriminação acompanha a vida do negro batalhador, e dos que deixaram marcas em nossas vidas. Com todos os nossos ritmos, costumes, agradeço por ter a ''Alma Brasileira''


    alessandra, 701

    ResponderExcluir