quarta-feira, 2 de julho de 2014

Te contei, não ? - Iracema, a virgem dos lábios de mel

Iracema é um romance publicado em 1865. Forma com “O Guarani” e “Ubirajara”, a trilogia indianista de José de Alencar.
     Esse romance conta, de forma poética, o amor quase impossível entre um branco, Martim Soares Moreno, pela bela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel explica poeticamente as origens da terra natal do autor, o Ceará.
     Iracema é uma "Lenda do Ceará". Segundo críticos e historiadores, um poema em prosa, romance histórico-indianista.
    A valorização da cor local, do típico, do exótico inscreve-se na intenção nacionalista de embelezar a terra natal por meio de metáforas e comparações que ampliam as imagens de um Nordeste paradisíaco, primitivo. É o Nordeste das praias e das serras, dos rios.
     A relação do casal serviria de alegoria para a formação da nação brasileira. Iracema representaria a natureza virgem e a inocência, enquanto o colonizador Martim representa a cultura europeia.  Da junção dos dois surgirá a nação brasileira, representada alegoricamente, por Moacir, filho do casal.

7 comentários:

  1. Iracema
    A história literária de José de Alencar foi marcada por vários tipos de livros,entre eles os livros indianistas,que focam a vida dos índios brasileiros e dão lugar de destaque a eles. Entre suas obras indianistas estão: O Guarani, Ubirajara e Iracema.
    Para quem nunca leu Iracema,não vai perceber os segredos que existem dentro dessa obra impressionante.A obra é uma critica completa à exploração do índio e suas consequências,um exemplo disso são os nomes dos personagens e como são representados na obra,como Iracema,que mudando as sílabas se torna a palavra América,que representa a forma pura do continente americano,ou seja,antes da vinda do europeu para o Brasil.Martin, o europeu que veio para cá e que fez Iracema sucumbir ao seu amor,representa os europeus que vieram para cá e que tiraram a pureza do Brasil,representada pela virgindade de Iracema,que até o momento,não havia sido tirada. Seu filho,chamado Moacir,ou Filho da Dor,é representante direto da nação brasileira,que foi formada pela junção dos americanos e dos europeus que aqui vieram.
    Por isso, Iracema merece ser considerado um dos mais críticos e um dos mais interessantes livros de José de Alencar,por causa de sua incrível crítica que só pode ser vista se o leitor prestar atenção na obra.

    De; Guilherme Oliveira de Lima- 901

    ResponderExcluir
  2. O romance Iracema, de uma forma inteligente e quase poética, conta a história de amor de Martim e da índia virgem dos lábios de mel. Uma narrativa extraordinária que une ficção a um relato real e isso, a meu ver, é uma das coisas boas que deixam as obras mais interessantes e chamam a atenção do leitor, devido aos acontecimentos que poderiam ser possíveis ao estar interligados.
    Outra coisa que José de Alencar deixa para nós, nesse livro, é a rebeldia das mulheres acontecendo já em Iracema. Nele, a personagem principal ao invés de obedecer seu pai, se casando com um homem escolhido por ele, ela se apaixona por Martim, um guerreiro branco que tinha se perdido de seus companheiros pitiguaras.
    Há muitas maneiras de analisar essa obra, uma delas é a ação, que narra todo o enredo da história e seu acontecimento histórico, entre 1603 à 1604, a sedução, onde mesmo ela sendo prometida para outra pessoa, dá o vinho de tupã para Martim e naquela noite ela torna-se sua esposa, e o tempo, onde ocorre em um universo que interliga a realidade e a imaginação.
    Uma coisa que deixa bem claro que é um romance, é a morte dela no final do livro e a demonstração de amor de Martim pelo filho ao levá-lo consigo para sua terra natal, para cuidar dele até um dia retornar para a terra de sua amada.
    Gustavo Lengruber,901

    ResponderExcluir
  3. A obra Iracema faz parte de uma trilogia alencariana que envolve três romances indianistas Ubijara,Guarani e Iracema.
    A obra para explicar origens da terra natal de José de Alencar, o Ceará,por isso Iracema é considerado “a lenda do ceará”,lábios de mel foi uma expressão usada por Alencar para caracterizar Iracema sua personagem principal,que se apaixona por Martin um português,mas esse amor não é aceito pela comunidade em que Iracema mora então depois de um tempo Iracema tem um filho com o português.
    A estória envolve todo aquela contexto histórico da época de 1500,onde ocorreu o primeiro contato entre índios e portugueses,o qual gerou um ar de novidade,estranheza,esse fato gerou a submissão e o extermínio de milhões de indígenas na época.Esse primeirto contato poderia ser um encontro de culturas,mas na verdade ocorreu uma imposição de culturas onde o portugueses impuseram sua cultura na cultura indígena.
    A própria vida da personagem Iracema é feita a partir da natureza, de comparações com elementos da fauna e da flora, em geral brasileira e mais especificamente do Ceará.
    O filho de Martin com Iracema,Moacir representa o sofrimento e um valor simbólico na história colonizadora do Brasil,o mesmo representa o nascimento do primeiro brasileiro a partir de uma miscigenação,no caso,índio x português.
    Como toda obra indianista o índio é idealizado,como é o caso de Iracema,representada como uma heroína.Iracema já foi considerado um poema.
    O nome Iracema vem de um anagrama que significa América podemos observar a partir das letras de seu nome,pode-se estabelecer uma relação pois Iracema significa América e Martin a Europa então é como se fosse na vida real,a Europa foi na América fez o que queria e depois foi embora,um exemplo pode ser as cabanas cristãs criadas pelos europeus em nosso território.
    Gustavo Salvini-901

    ResponderExcluir
  4. Anteriormente, tive a oportunidade de ler a obra “Iracema” e também “O Guarani”, dois dos livros que formam a trilogia indianista de Alencar, escritas no século XIX . “Iracema”, em específico, é considerado um romance histórico-indianista, por apresentar algumas características de ambas as tendências.
    Ao ler esta postagem, notamos em alguns trechos a influência de um contexto nesta obra. Vemos, que o autor se inspirou em um cenário nordestino, cearense , e ao longo do livro fazia alegorias os local onde nasceu. Valorizava com suas palavras, as cores do ambiente, a natureza, o ar exótico, etc.
    Um aspecto que está extremamente nítido, é o forte nacionalismo. Descreve, explica e critica a história de nosso país através das personagens e de seus atos, de forma inteligente e estratégica. Nele a índia se apaixonada por Martin (um português) e juntos geram um filho, representando o primeiro brasileiro a surgir a partir da miscigenação.
    As características clássicas de um romance indianista estão inclusa na obra. A índia Iracema é descrita como a virgem do lábios de mel, uma bela e pura mulher da natureza, uma beldade. O português Martin, é aquele que representa a cultura européia, que abusou de nosso nativos e arrancou de nossas terras a riqueza que possuíam.
    Admiro muito a forma brilhante de encaixe de contexto, técnicas críticas e outros aspectos presentes nesse e em todos os outros livros de José de Alencar, um autor com idéias e perspectivas evoluídas que revolucionaram nossa literatura.

    ResponderExcluir
  5. Muitas pessoas devem ter lido este livro, mas poucas sabem interpreta-lo de forma correta.
    Acham que a obra trata-se de um romance tolo, sobre uma índia e um homem branco, mas não sabem que existe uma longa explicação por trás da história.
    Nesta publicação, fala que a Iracema é a natureza do Brasil e Martim a cultura europeia, e seu filho seria a nação brasileira.
    Acreditam também que José de Alencar quis fazer uma critica, mostrando Iracema (que se trocarem as letras forma a palavra América) significa a natureza virgem e inocente e quando chega o colonizador demostra claramente, o europeu utilizando a Iracema, ou os europeus acabando com suas colônias, extraindo todos os seus bens.
    Quando nasce o Moacir, o filho deles mostra a destruição o fruto de uma nação pura com uma nação bastante dominadora.
    Acredito que Alencar quis fazer uma critica aos europeus, por acabar com a “América”, retirar todos os seus bens e se aproveitar dos humanos habitados na época da colonização, mas ele mostra isso bastante escondido, apenas dando dicas.
    Giulia Mancini
    901

    ResponderExcluir
  6. Iracema é uma obra característica dos romances indianistas de José de Alencar. Neste tipo de trabalho o autor explora personagens relacionados com a cultura indígena, a terra e seus encantos.
    Nesta história ele faz um paralelo entre o romance de uma índia bela e virgem e um típico explorador europeu, relacionando com uma realidade desse período, de domínio do colonizador com os nativos indígenas. Aparece implicitamente à supremacia de quem tem direitos e poderes e aqueles que estão sendo submetidos aos desejos e caprichos dos dominadores. Faz uma crítica a como tudo ocorreu. Pode perceber-se a caracterização do Brasil, frágil e explorado em sua natureza rica através da índia Iracema e do poder e domínio representado por Martin.
    Há de se destacar a forma poética de descrição dos fatos e das características dos personagens, sendo necessária boa observação e interação dos fatos para perceber as críticas que ele fazia.
    Consegue transmitir através e Martin, a guerra, brutalidade, já que Martin vem de Marte, o deus romano da guerra e a mata inexplorada no início enquanto Iracema ainda era a mata virgem, o que muda após ser “explorada” por Martin, e o fruto do amor deles vem de tristeza e caos, ou seja, o Brasil após a exploração.
    Julia Tavares 901

    ResponderExcluir
  7. Iracema, também como outros romances indianistas (o Guarani e Ubirajara) é uma das mais famosas obras do nosso patrono da literatura brasileira José de Alencar, e essa obra, faz uma dura crítica a colonização da América, sendo Iracema, um anagrama de América, podemos deduzir, que ela era a América antes da colonização, virgem, então chega Martim, que vem de Marte, Deus romano da guerra, ou seja, destruição, e eles têm um filho, Moacir, que é como se fosse o filho da dor e sofrimento. Na minha opinião o livro quis dizer que antes, a América era uma América pura, virgem, e então chega o colonizador e destrói essa pureza.
    Porém, muito poucas pessoas sabem o que José quis dizer por trás dessa história, eles acham que é apenas um livro de romance aonde temos uma Índia que se apaixona por um colonizador.

    Mariana Vita~802

    ResponderExcluir