sábado, 8 de dezembro de 2012

Te Contei, não ? - Cenas da infância sul - africana

Cenas da infância sul-africana

Por Fernando Rossetti
De Johannesburgo

Quem tem mais de 4 anos na África do Sul nasceu em um país onde tudo era dividido pela cor da pessoa. Por exemplo: havia escola só para alunos brancos e escola só para negros.
As maiores cidades eram habitadas só pelos brancos.
Em volta das cidades ainda existem grandes favelas, onde moram os negros. Havia também bairros de pessoas “amarelas” e de pessoas mulatas (mistura de branco com negro).
As crianças de cada cor eram proibidas de brincar umas com as outras. Como a vida inteira elas ficavam separadas, acabavam sendo preconceituosas sobre as crianças de outras cores.
Preconceito é uma opinião ou idéia que a pessoa tem sem conhecer como as coisas são de verdade.
Isso tudo que acontecia na África do Sul se chamava “apartheid”. Era um conjunto de leis que impedia as pessoas de diferentes cores de se misturarem durante mais de 40 anos.
Desde 1990, a África do Sul começou a mudar essas leis. Esse ano, pela primeira vez, foi eleito um presidente negro, chamado Nelson Mandela.
Agora, as crianças brancas começam a ficar amigas das crianças negras. Elas já podem ir à mesma escola, usar o mesmo clube, atravessar a mesma ponte (até isso era dividido).
Mas ainda é muito difícil encontrar crianças brancas e negras fazendo coisas juntas.
O problema é que os brancos são mais ricos que os negros. A pobreza dos negros torna o lugar onde eles vivem muito violento, parece algumas favelas do Brasil.
Com o fim do apartheid, há esperança de que as diferenças acabem e que a próxima geração de crianças possa viver em um país onde todos sejam amigos, independente da cor da pele.

Publicado no jornal Folha de S. Paulo, Folhinha, 28/10/1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário