domingo, 7 de abril de 2013

Tá na Hora do Poeta - Coca Cola - Décio Pignatari



COCA-COLA


B E B A        C O C A C O L A
B A B E      C O L A
B E B A    C O C A
B A B E   C O L A   C A C O
C A C O
C O L A
C L O A C A


(Décio Pignatari)


CONCRETISMO - Foi a mais importante corrente de vanguarda (movimentos de caráter agressivo e experimental que rompiam os padrões da arte tradicional) da nossa literatura e influenciou poetas, artistas plásticos e músicos.
Esse movimento começou em 1956 e foi liderado por três poetas: Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos.
Duas revistas ajudaram a divulgar as idéias concretistas: “Noigandres” (criada pelos poetas citados acima) e a revista “Inovação”.
Os poetas concretos pregavam: o fim da poesia intimista e o desaparecimento do eu-lírico (acreditavam que a poesia é fruto de um trabalho mental e de esforço que implica em refazer o texto várias vezes até que ele atinja a sua forma mais adequada; e não, fruto de sentimentos e emoções), a linguagem geométrica e visual, pregavam o fim do verso e da sintaxe tradicional.
Brincavam com as formas, cores, decomposição e montagem das palavras. Para conseguir tais efeitos, recorreram ao Futurismo (destruição da sintaxe, verbos no infinitivo, abolição de adjetivos e advérbios, abolição dos sinais de
pontuação, estes seriam substituídos pelos sinais matemáticos e musicais, etc) e ao Cubismo (ilogismo, humor, linguagem nominal, etc) e deram continuidade a certas experiências formais usadas por Murilo Mendes, Drummond e João Cabral de Melo Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário