quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Te Contei, não ? - Caso Stuart: militares serão convocados para depor

Autor(es): Chico Otávio e Juliana Dal Piva
O Globo - 24/09/2013
 
 
 


Hildegard Angel pedirá revogação da anistia de cabo envolvido no sequestro do irmão

A Comissão Estadual da Verdade (CEV-Rio) anunciou ontem que até o fim do ano irá chamar os agentes envolvidos no desaparecimento do dirigente do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) Stuart Angel Jones. O objetivo é convocar os militares para um depoimento público. Na edição de domingo, O GLOBO revelou o nome de parte da cadeia de comando que trabalhou no Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica (Cisa) na prisão de Stuart.
— Gostaria de ressaltar a importância dessa pesquisa do GLOBO. Vamos agora sistematizar o que foi divulgado com informações complementares que possuímos. A intenção é chamar os agentes para um depoimento público, já que, provavelmente, eles também estão envolvidos em outros crimes. Queremos levantar toda a cadeia de comando do Cisa — afirmou Nadine Borges, membro da CEV-Rio
A irmã de Stuart, a jornalista Hildegard Angel, afirmou que enviará uma carta à Comissão de Anistia pedindo ao grupo que investigue e revogue o benefício concedido ao cabo reformado Luciano José Marinho de Melo. De acordo com documentos obtidos pelo GLOBO e depoimento de ex-presos políticos, ele faria parte da equipe quando Stuart foi capturado.
— Essa situação vai na contramão da verdade histórica dos fatos. É uma empáfia, uma ousadia — criticou Hildegard.
A jornalista disse que ainda falta descobrir onde está o corpo de Stuart. Para ela, as revelações são mais uma contribuição para a CEV-Rio e para o Ministério Público Federal, que também investiga o caso:
— É um trabalho que me comove muito e escreve a História do país. Vamos ver agora se conseguimos localizar o corpo do meu irmão. Esse é um desafio que está lançado. Foi em nome desse desafio que a minha mãe morreu.
Procurada, a Comissão de Anistia não se pronunciou sobre o caso até a conclusão desta edição. O GLOBO também pediu acesso ao processo que concedeu anistia ao cabo Melo, mas o pedido foi negado.
 
 
Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário