sábado, 7 de setembro de 2013

Resenhando - Terra Papagalli



Ficção
ISBN: 9788579620881
Lançamento: 21/02/2000
Formato: 14 x 21
Peso: 280 gramas
192 páginas

Décimo mandamento para bem-viver na Terra dos Papagaios: "naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido". A sábia conclusão é de Cosme Fernandes, o Bacharel da Cananéia, um dos "degredados" que aqui chegaram nos primeiros anos do descobrimento, cuja vida é recriada com saboroso humor nessa paródia, escrita por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta - Terra Papagalli.

Cosme Fernandes tem muito o que contar sobre suas experiências em terras brasileiras. Ele logo aprendeu que nesta terra é preciso dar presentes sem parcimônia, fazer alarde de qualquer dificuldade, pois aqui vale mais o colorido do frasco que o próprio remédio, que na terra de Santa Cruz não há quem não troque honradez por honraria. Com mordaz ironia, Pimenta e Torero recontam episódios da nossa história, inventam outros tantos, construindo uma narrativa deliciosamente irreverente e crítica.
José Roberto Torero é paulista. Considerado um dos grandes talentos da nova ficção brasileira, é autor do best-seller O Chalaça (prêmio Jabuti em 1995) e de Xadrez, truco e outra guerras (Coleção Plenos Pecados), entre outros. Foi um dos roteiristas do curta-metragem Uma história de futebol, indicado ao Oscar em 2001, e que se tornou livro infanto-juvenil em 2002, conquistando o prêmio de Altamente Recomendável pela FNLIJ. Em parceria com o escritor Marcus Aurelius Pimenta, escreveu Terra Papagalli e Os vermes. Torcedor dos Santos, durante seis anos escreveu uma coluna sobre futebol na Folha de S. Paulo.
Marcus Aurelius Pimenta nasceu no Brás, na cidade de São Paulo em 1962. Jornalista e roteirista, escreveu peças de teatro e documentários. Como co-autor, escreveu Terra Papagalli, Os Vermes, Futebol é bom pra cachorro e as peças Omelete e Romeu e Julieta: segunda parte. Atualmente integra, também, a equipe de roteiristas do quadro Retrato Falado, do Fantástico.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário