sábado, 18 de abril de 2015

Te Contei, não? - Os 12 trabalhos de Hércules para formar um homem

Os 12 trabalhos de Hércules para formar um homem

A história não está aqui para ser contada que Hércules, o filho de Zeus, era invencível. 
Apesar de sua força descomunal, quando ela a utilizava de forma errada, ela era mais prejudicial para ele do que ela poderia ajudá-lo.
Primeiramente essa história não se trata sobre um brutamontes que vencia a tudo sobre com a força, isso é falso, é o que se pensa de primeira, porém ainda sim é falso.
Ele é um indivíduo com força sobrenatural, mas toda vez que ele usa a força bruta, ele fracassa. 
Para poder realizar esses trabalhos, ele conta com 3 potências, a deusa Atena, deusa da sabedoria, o deus Hermes, que ensina os caminhos, que ensina os meios de encontrar solução na sua vida, e a terceira é Eros, que ensina a fazer tudo com paixão, se entregar completamente.
Hércules, é bruto, mas ele acaba sendo educado a vencer sua brutalidade, e é o caminho do herói. Se tornar o melhor possível.


Hercules nasce de Zeus e Alcmena (aquela que atrai as medida, a reflexão, bom senso, alc em grego é um prefixo, que significa aquela que atrai). 

Hércules, não nasce Hércules, ele nasce Alcides

Alcides foi o nome dele antes, e significa aquele que atrai as ideias, a essência ( sim... isso é um nome ridículo, mas os gregos eram cheios dessas coisas, de dar nomes significativos e tal, no nascimento, os nomes eram dados pelos oráculos, e meio que eles acreditavam que isso tinha a ver com a personalidade da pessoa) .
O nome não batia muito com ele.
A deus Hera, esposa de Zeus, ficou com ciúmes de Zeus (mulheres são assim ne? Competitivas pra porra... tipo ela podia ter os machos dela, mas o cara não podia... porque ai era traição ne? kkkk)
Hera odiava Hércules.
Ela mandou uma serpentes pra matar Hércules quando ele era criança, e Hércules sufocou elas e as matou.
Hercules era um filha da puta, ele queria mostrar que era o fortão, que era fodão, era prepotente. 
O pai humano dele, que se chamava Anfitrião ( percebam que ele tomou um baita chifre na história, e mesmo assim continuo lá, era o típico bonzinho, criando um filho que nem era dele) colocou Hércules com os melhores mestres pra poder educá-lo, e um desses era o poeta Lino. O poeta lhe ensinou a ilíada. 
Porém um dia, o professor se zangou com Hércules e deu um tabefe nele, e Hércules bateu no professor, e matando ele.
Anfitrião o levou para ser pastor no campo, porque ele viu que Hércules era perigoso para o convívio com os outros.
Hércules então matou um leão que estava pelas redondezas, que assombrava por lá. 
O rei de lá mandou chamar ele, e pensou que “partidão” ele era, o rei tinha 50 filhas, e embebedou Hércules, e botou as filhas pra fuder com ele ( pais entregando suas filhas pros caras fodões... já tinha isso nessa época ). 
Hércules casou-se com uma delas, Mégara, e ele era um homem furioso (por que será? Cobranças dessa mulher kkkkk, chatices... falta de sexo... essas coisas kkkk), num ataque de loucura ele matou a esposa e os 3 filhos.
Ele foi para o oráculo de Delfos, para ser julgado.
O oráculo mudou seu nome pare Héracles( no latim Hércules), que significa: o que vai em direção ao herói ( hiroas em grego= sagrado, que busca a ética, a verdade, a dignidade).
e ai mandou ele ir falar com o rei Euristeu (que significa em grego aquele que te faz encontrar) e realizar 12 tarefas, que o rei iria lhe passar.
Euristeu queria matar Hércules. E por isso colocava provas muito difíceis.

1° tarefa- O leão ne Nemeia:
esse leão possuía pele impenetrável.
Hercules faz uma clava, e leva flechas, luta contra o leão, dá flechadas, dá uma cacetada no leão, e não adianta nada... Esse leão filha da puta não morria.
O deus Hermes, chega até ele e lhe diz:” esse leão nunca poderá ser derrotado pela violência, é só sufocando o leão que você vencerá”. 
Então Hércules sufoca o leão e o mata.
Mas o rei pediu uma prova de que ele tinha matado o leão, pediu que ele levasse a pele,
então Hermes diz pra ele que a única coisa que pode cortar a pele do leão são as garras do próprio leão, ele faz isso e pega a pele. E leva pro rei.

o que quer dizer isso? 
O leão que tem que ser sufocado, porque não adianta bater no leão.
o leão é o princípio civilizatório, é o leão em nós. É o leão que habita todos nós, ou você o sufoca ou não há civilização.
Na primeira etapa da educação ética é a educação da violência, que é o que Hércules não sabia fazer. A verdade é que a violência não se elimina, está no nosso instinto, ela tem que ser dominada, sufocada.

[2° tarefa - a hidra que tinha 9 cabeças
ela vivia no pântano, e quanto mais se cortassem as cabeças dela, nasciam cada vez mais.
Hércules as cortava e cresciam mais. 
Atena lhe diz então:” é no fogo da coragem que hás de vencer as cabeças, e as cabeças tem que ser vencidas todas de uma vez...”
Hermes lhe disse:” é preciso queimar aquela que foi cortada, se não ela renascerá, tem que cortá-las todas de uma vez só, não adianta ficar querendo aos poucos”.
Mas havia uma cabeça que era imortal, e Hermes lhe disse:” essa cabeça você terá que vigiar eternamente, dela você nunca se livrará, cave um buraco, e coloque-a dentro, e bote essa pedra em cima”.

o que significa tudo isso?
As 9 cabeças, são os 9 vícios capitais nas tradições antigas.
Por que elas renascem?
Porque o vício é assim mesmo, quanto mais você segura, mas o adia, mais forte ele fica. Por exemplo, pra emagrecer, na segunda você faz dieta, até a sexta e no domingo você ataca a geladeira, quanto mais tenta segurar, mais ele explode, o vício é como uma mola, você aperta, mas um momento a força é tão grande que ele salta.
o vício é o primeiro a ser dominado, ele não é mortal, é imortal, é preciso sempre vigiar.
A arte de vigiar e controlar os vícios, ou você corta de vez ou não o vence , por exemplo o cara fala: ahhhh hoje eu fumo só 3 cigarros, amanhã 2, e vou diminuindo, isso não funciona.
Corte os de uma vez só.



3° trabalho- enfrentar o javali de Erimanto .
o javali é o animal que destrói tudo, ele destrói pelo simples prazer de destruir ( lembra muito as mulheres né? Bagunçar com um cara, pelo simples prazer de saber que tem alguém sofrendo por elas, que ela faz falta na vida de alguém) .
Hércules ficou por anos atrás dele, e não o achava... 
Então Atena falou pra ele que :”animais assim só poderiam ser caçados em campos nevado, pois lá eles atolam e tem dificuldade de correr. E assim Hércules consegue encontrar o javali e o matar.

o que significa esses campos nevados?
Exatamente colocar limites, dificuldades. 
Você só educa o indivíduos sem limites, lhe colocando dificuldades, limites.
Percebemos isso nos livros do N.A e nos textos do Silvio né?

4° tarefa- a Corça de Cerineia- 
Essa corça animal sagrado, consagrada a deusa caçadora.
Hércules tinha que caçá-la, captura-la e leva-la para Euristeu sem ferí-la. 
Essa corça tinha chifres de ouro e pés de bronze, pés de bronze significava velocidade, ser inalcançável , chifres de ouro significava sabedoria antigamente.
Hércules não conseguia pegar ela, porque ela era muito rápida.
Então Hermes lhe diz :” é só na delicadeza que você poderá alcançar essa corça” .
A corça é um animal muito delicado, ela corre a 90 km por hora até durante 30 min, ela corre nessa velocidade sem quebrar um único galho por onde passa, ela era o oposto de Hércules, ela é a antibrutalidade. 
Hércules parou então e ficou lá, e ela depois de um tempo a corça encostou perto dele , e ele levou-a para o rei e depois a levou de volta para floresta.

O que se pode tirar dai?
Na vida pelo máximo de agilidade que possamos ter, nunca devemos atropelar os outros, o que se ganha sacrificando a vida de alguém não é ganho, é perda.
De que vale ficar rico, se é roubando dinheiro de alguém?
Vi muito cara na vida fazendo isso, derrubando “amigos” pra conseguir uma menina que no final bagunça com ele...


5° tarefa- os estábulos do rei Aúgias
Aúgias era um rei ganancioso terrível, ele tinha terras muito férteis, mas ele queria mais. 
Suas terras davam 2 colheitas por ano, mas ele queria que suas terras dessem 3 colheitas por ano.
Então ele colocou mais esterco do que deveria e adeusa Deméter decidiu castiga-lo, e queimou as suas terras. 
E ele ficou com esterco acumulado a anos.
Euristeu disse que Hércules deveria tirar todo aquele esterco em um único dia.
Atena e Hermes disseram:” que é desviando um curso muitas vezes natural, que nós chegamos a uma nova realidade”.
Então Hércules se tocou, e desviou o curso de rio que passava lá perto, e o novo curso do rio passou pelas estrebarias, e o rio varreu todo o esterco de lá.

qual o significado disso?
Limpar o esterco em um só dia, se não ele fica acumulados por anos...
Se se quer desfazer merda, tem que se agir com vontade e determinação, adiar coisas não adianta, foque-se em mudar por completo, aos poucos não funciona.
Ah eu quero ter sucesso, eu vou mudando isso, se tiver dando certo , eu mudo isso...
Não é assim que funciona. 
Decisão significa cortar tudo que impede...


6° tarefa os pássaros do lago Estínfalo –
Eram pássaros antropófagos, com bicos de bronze, pés de bronze e penas de bronze, e eles atiravam as suas penas como se fossem flechas, matando as pessoas.
Bronze é símbolo da guerra.
Hércules vai matá-los e eles se espalhavam e então Hércules não conseguia destruí-los.
Atena lhe deu chocalhos de ouro, e quando Hércules os tocou, fez um barulho ensurdecedor que estourou os tímpanos das aves, matando-as.

o que são esses chocalhos de Atena?
é aquela campainha que toca dentro da nossa cabeça, dizendo que está tudo errado, que é preciso mudar de rumo na vida, ai ou se obedece o instinto ou se quebra a cara.
É o aviso da sabedoria, da intuição de que está na hora de cumprir o destino , que a gente tá numa errada.
sempre se quer ouvir a lógica, e ai se faz besteira. É preciso ouvir também o instinto.


7° Tarefa- O touro de Creta-
Um touro que afligia uma região chamada Creta... ‘-‘ não se tem o que falar sobre isso. Hércules tinha que derrotar ele.

O que esse touro representa?
Ele representa a sexualidade desvairada, Hércules tinha que prender esse animal que não se deixava domar, e o touro acabou morto, porque o destino da sexualidade desvairada é esse.
Como nos mostra N.A E o Silvio, a sexualidade do homem é a arma mais poderosa da mulher contra esse mesmo homem, ela usa sexo como barganha pra controlar o homem, a libido do próprio homem o destrói, libido essa que é muito maior no homem do que na mulher, por isso ela usa como arma.
É preciso controlar essa sexualidade. N.A nos fala isso em seus livros.

8° tarefa - as éguas de Diomedes – 
essas éguas era serem antropófagos, que devoravam os homens da região.

O que essas éguas representam?
elas representam novamente a sexualidade desvairada. As éguas que devoravam homens, o deixar ser devorado.
O não entregar o coração a qualquer um. É justamente o que essa história vai mostrar.
Coisa que já nos disseram também N.A e Silvio.
O saber escolher, dentre os males o menor kkkkkk. 

[9° tarefa -o sinto de Hipólita – 
Hipólita era a rainha amazonas ( as antigas feminazis kkkk).
Dar o sinto antigamente, era a mesma coisa que alianças hoje, significava eu te pertenço.
Hipólita tinha que lhe entregar espontaneamente o sinto para Hércules.
Atena disse:” que ele deveria correr o risco de mostrar quem era de fato, e deveria correr o risco dela querer ele ou não, que ele não fingir”.

O que podemos tirar dai?
Alguns podem dizer : “ Ahhhh mas Hércules era bombado... Ele iria conseguir ela de qualquer forma”, coisa que pouco importa aqui, já que a questão não é essa, a questão aqui é não fingir pra conseguir uma coisa, porque uma hora ou outra a máscara cai...
Ser homem também significa isso, se ela quiser bem, se não quiser... que se foda. 

[10 ° tarefa- os bois de Gerião – 
eram bois de pelo de ouro. 
Hércules iria longe para buscá-los, eles eram guardados por Gerião, que era muito avarento. Hércules conseguiu vencê-lo, porém apareceu o gigante Anteu e o desafiou pelos bois.
Anteu tirava a força da terra, e toda vez que Hércules o derrubava, ele voltava com força redobrada.
Atena lhe disse então:” que ele no ar ele não teria força”.
Hércules o tirou do chão e ele morreu sufocado.

o que isso significa?
Essa história nos fala sobre a falta de espiritualidade, o fato de ser materialista, não ver nada além do que se tem.
Esse é o erro de muita gente.
Devemos focar no material? Sim, claro, mas devemos ir além disso.
Porque se perdermos o material, o que vamos fazer? Nos matar? O caso de homens que perdem dinheiro ou mulheres e se matam, porque só focam nisso, são puramente materialistas.

11° tarefa -os pomos de ouro
Era uma fruta que Hércules deveria buscar. A fruta que dava imortalidade.

O que significa?
simboliza descoberta da fecundidade dentro de cada um de nós, que não se trata só de ter filhos. 
também se trata de ser alguém, fazer algo na terra de importante, deixar frutos.
E com tudo isso a nossa existência é perpetuada

12° tarefa- a captura de Cérbero – 
Cérbero era um cachorro de 3 cabeças, era aquele que julgava, Hércules devia capturá-lo.

o que isso significa?
significa a captura da morte, como diria Sócrates: “ quem não sabe morrer,não presta pra viver...”.
viva... sem medo de morrer...

http://central-bufalo.blogspot.com.br/2013/07/os-12-trabalhos-de-hercules-para-formar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário