domingo, 19 de abril de 2015

Te Contei, não ? - Os Jogos Olímpicos e os 12 Trabalhos de Hércules.


As olimpíadas começaram bem antes de Cristo. Tão antes, que surgiram sérias dúvidas sobre a data do seu início. Por causa dessas dúvidas, surgiram algumas lendas e mitos.


A mais famosa tem Hércules como personagem principal. Hércules era filho do Deus supremo do Olimpo, o grande Zeus. Desde pequeno, Hércules ja mostrava que tinha muita força e muitos poderes, mas Hera (esposa de Zeus), era uma mulhermuito ciumenta e perversa, já havia tentado matá-lo quando era bebê. Hércules estrangulou as duas serpentes, que Hera havia colocado em seu berço. Hera não sossegou, quando Hércules ja era adulto, ela usou feitiços e conseguiu enlouquecê-lo. Fora de si, ele matou a mulher e seus filhos. Passado o encanto, Hércules viu o que fizera e ficou desesperado e decidiu procurar o Rei Euristeu. Hércules perguntou o que deveria fazer para pagar seus pecados. O rei disse-lhe que somente haveria um caminho e que Hércules deveria deixar o Olimpo para sempre. Conformado, Hércules sabia que ainda deveria executar 12 trabalhos para purificar seus pecados. Concordando, recebeu as tarefas que eram:
1 – Matar o terrível Leão de Neméia.
2 – Matar a terrível Hidra de Lerna, que tinha 9 cabeças.
3 – Capturar o javali de Erimanto.
4 – Capturar viva a corça de Cérnia, com chifres de ouro e pés de bronze.
5 – Matar os medonhos pássaros carnívoros do lago Estínfale.
6 – Limpar as cavalariças gigantescas do Rei Áugias, da Élida, que estavam mal cheirosas. Hércules teve que desviar o curso dos rios Alfeu e Peneu para limpá-las.
7 – Capturar o touro branco de Creta, animal incontrolável, que vinha devastando as colheitas da região.
8 – Capturar os cavalos carnívoros de Diomedes, rei da Trácia.
9 – Roubar o cinto mágico de Hipólita, rainha das Amazonas.
10 – Capturar os bois do gigante Gerião.
11 – Colher o pomo de ouro das Hespérides, que eram frutos mágicos e quem os comia tornava-se imortal.
12 – Descer ao inferno e raptar o seu guardião, o assustador cão Cérbero.
Hércules cumpriu tudo que lhe fora designado e como recompensa teve seus pecados perdoados, assim, Zeus chamou-o de volta ao Olimpo, concedendo-lhe o dom da imortabilidade. Desde então, Hércules deu origem aos Jogos Olímpios para homenagear Zeus.

Os antigos gregos passaram a disputá-los de 4 em 4 anos, em honra a todos os deuses. A história de Hércules e de suas proezas, pertence a Mitologia Grega.

A verdadeira história das olimpíadas é muito mais recente, tem apenas 2.500 anos (mais ou menos). Segundo se conta, durante muito tempo os jogos olímpicos deixaram de ser disputados. No ano de 884 a.C., uma peste começou a assolar a região da Élida. Desesperado, o Rei Ífito, foi consultar a sacerdotisa Pítia. Neste momento, é que a lenda se confunde com a história, pois Pítia disse-lhes que os deuses só fariam cessar a peste, se voltassem os jogos olímpicos. Com isso, os jogos voltaram e passaram-se a realizar-se de 4 em 4 anos regularmente.

Oficialmente, porém, contam-se a partir de 776 a.C., quando fora iniciado o registro dos nomes dos campeões. Naquele tempo, as olimpíadas eram muito diferente das atuais, pois duravam 5 dias e haviam provas para adultos e para efebos(adolescentes).

No primeiro dia, realizavam sacrifícios e a cerimônia de abertura. No segundo dia, as provas eram especiais para efebos, uma corrida em volta do estádio, lutas e pentatlo(corrida), lançamento de disco e dardo, salto em distância e luta. No terceio dia, as provas eram para adultos, mas consistia em 2 voltas em torno do estádio e lutas. No quarto dia, tinham provas equestres, pentatlo e corrida com armas. No quinto dia e último, faziam a cerimônia de encerramento, a proclamação dos heróis e novos sacrifícios.

Desde aquela época, os campeões de cada modalidade ja recebiam troféus de valor simbólico e outros prêmios que eram entregues, só que no lugar das medalhas de hoje, recebiam uma coroa feita com ramos de oliveira. Depois participavam de grandes festas e transformavam-se em heróis. Quase sempre, os campeões tinham regalias o resto da vida. Os gregos acreditavam que deviam a eles a extinção da peste, pois seus feitos acalmavam a ira dos deuses do Olimpo, mais uma vez a lenda se confundia com a história.

Em meados do século II a.C., a Grécia foi anexada pela Província da Macedônia, e os seus usos e costumes entraram em decadência. Nessa altura, os romanos com o império muito grande e poderoso ja dominavam o mundo. Quando eles começaram a incorporar a sua cultura e as tradições que os gregos vinham perdendo, os jogos mudaram muito. Infelizmente, não durou muito porque os dois povos tinham idéias bem diferentes a respeito do esporte.

Para os gregos, era a participação de qualquer pessoa com saúde e disposição, que poderia correr ou arremessar discos. Para os romanos, no entanto, o mais importante era o espetáculo ente si, o esporte valia mais como uma festa para assistir. Foi desse conceito que nasceu o circo romano. Uma espécie de estádio fechado. No circo eram realizadas lutas de gladiadores ou o sacrifício de cristãos e escravos, entregues ao apetite dos leões. Apesar de toda a crieldade, o povo se divertia muito com isso. E os jogos olímpicos, foram então esquecidos em Roma, pois não tinham nenhuma seriedade.

Desse jeito, os jogos não poderiam durar mesmo e lá por volta de 390 d.C., foram extintos por causa da conversão ao cristianismo do imperador Teodósio I, que resolveu acabar com todas as festas de origem pagã, entre elas, as olimpíadas. Os séculos se passaram e as olimpíadas voltaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário