quinta-feira, 16 de abril de 2015

Charges


17 comentários:

  1. Eu entendi que a dengue que a dengue está se reproduzindo mais rápido com nossas ações e causando mais mortes o mais rápido o possível, então a gente tem que cuidar de nós e avisar os outros sobre esse acontecimento e que ainda vai acontecer, então não se deve ficar parado e começar a agir, tirar toda a água suja da chuva, porque essa água mundo está muito sujo fazendo com que a dengue se reproduza dela e fazendo a gente sofrer com todos esses sintomas como a dor de cabeça, febre alta, etc...Então vamos limpar,limpar até que deixe este mundo sujo limpinho, livre das doenças, dos 99% das bactérias.A dengue não pode exterminar a gente do nosso mundo, esse inseto maligno que trouxe muitas pessoas a doença e a morte.

    Spyros Claudio Anapniotis
    702

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a opinião de autor dessa charge, pois ele fala sobre e terceirização do trabalho e também do mosquito de dengues duas coisas que podem calçar problema na vida dos cidadãos brasileiros. Nessa charge, além disso, entendi que ele estivesse falando duas coisas a mais, são elas a taxa de vida em nossos pais e também o atendimento hospitalar.
    Gabriel Dietrich Lima
    701

    ResponderExcluir
  3. Os brasileiros que precisam do SUS, passam por diversos transtornos , pois não são bem assistidos, e ficam a mercê dos enfermeiros que toda hora lhe aplica remédio e injeções.A pessoa quando chega donte no SUS, deveria fazer uma triagem para ver o que ele tem,pois assim os médicos não perderiam o tempo e o tratamento seria mais rápido.
    ALUNA:Fernanda Campos Nascimento
    SÉRIE:702

    ResponderExcluir
  4. A charge retrata que o povo brasileiro precisa de uma saúde melhor, pois os hospitais não há médico suficientes, espaço para colocar as pessoas doentes e remédios suficientes para todos.
    Nos hospitais as pessoas doentes ficam esperando por dois ou três dias as vezes até mais, depois de tanto tempo esperando são finalmente atendidos, porém não há remédios para cuidar do pacientes. Então a o paciente fica no hospital esperando pelo medicamento ou até mesmo por uma cirurgia. Na maioria das vezes as pessoas acabam morrendo de tanto esperar.
    Portanto, o Governo deveria investir com o dinheiro dos nossos impostos numa saúde melhor, para que temos remédios e médicos para cuidar da nossa nação.

    Anna Victoria Nunes Nelson 702

    ResponderExcluir
  5. O que me chamou mais atenção nesta charge foi a questão da saúde , a charge representa um senhor de idade que precisa de cuidados médicos , mas , por conta da saúde no Brasil , ele de tanto tempo esperando por alguma ajuda , já até desistiu de viver , sabe que não vai mais suportar viver , e a charge aparece o mosquito da dengue , e esse senhor o questiona se ele é a morte , o mosquito causador de doenças fala que ele é terceirizada .
    O Brasil precisa investir na saúde , pois sem ela não estaríamos aqui hoje , essa charge mostra que o país deve melhorar nessa questão.
    Luiza Abreu - 701

    ResponderExcluir
  6. A epidemia de dengue tem afetado o cotidiano de vários habitantes das áreas mais prejudicadas , o autor “brinca” de forma estratégica com a palavra terceirizada (em que há contratação de terceiros para a realização de trabalhos não relacionados com a atividade principal da empresa)para chamar atenção do autor de forma humorada .
    A dengue tem feito um grande estrago em todas as regiões do Brasil e ela vem trazendo mais estrago se não for impedida, por isso conscientização é um fator importante nessa batalha contra a dengue para que mais nenhuma morte ocorra por esse motivo.
    A conscientização começa com ajuda dos habitantes dessas áreas afetadas, as pequenas mudanças ajudam muito nessa batalha , como a doença não tem vacina deixa mais difícil nos prevenir da dengue.
    Na minha opinião projetos devem ser feitos para ajudar na divulgação da doença por todo brasil de forma grande e rápida, e para toda população.

    Juliana Camargo-701

    ResponderExcluir
  7. A dengue no Brasil cresceu bastante principalmente no estado de São Paulo . Os casos aumentaram cerca de 5,2 % comparando ao mesmo período do ano passado .
    No estado com o aumento das chuvas e do acumulo de lixo jagados em terrenos vazios podem acabar se tornando mais fáceis as chances dos mosquitos se reproduzirem .
    Existem campanhas para previnir a doença . Em algumas cidades agentes de saúde vão as casas para veem se há algum tipo de foco . Normalmente eles estão em baldes , lixeiras , e acredito que isso ajude bastante no combate a doença .
    Porém , muitas vezes estes agentes não conseguem visitar as casas , porque estão vazias , ou pelo medo dos moradores de quem não sejam agentes de saúde , e sim assaltantes .
    Outra questão importante seria que a população realmente faça sua parte , cada um cuidando de suas coisas , de suas casas . Precisa ser um trabalho de todos . A prevenção evitaria muito sofrimento .
    A situação dos hospitais não está agradável . São pessoas passando mal , dormindo no chão , e com falta de medicamentos .


    Rafaela Braz - 702
    Data : 26/ 04 /2015

    ResponderExcluir

  8. O autor da charge brinca com as palavras fazendo dois questionamentos, o número de mortes causadas pela dengue e a infraestrutura dos hospitais para atender os pacientes, a lei da terceirização.
    O primeiro e o grande número de mortes causadas pela dengue que está causando um grande transtorno para todos os estados do país, principalmente nos estados pobres onde a infraestrutura de hospitais e postos públicos é péssima e também pelo armazenamento de água parada. E isso faz o observador a pensar “Porque as pessoas armazenam água parada?”, “Porque o Governo brasileiro não melhora a saúde pública”. Infelizmente as pessoas estão optando por armazenar água pois houve uma diminuição significativa do nível de água nos rios do país. Já a infraestrutura da saúde e um reflexo da corrupção brasileira, pois dinheiro que deveria estar sendo investido na necessidade pública está indo para mão dos governantes.
    Penso que tudo bem armazenar água em casa, mas com os devidos cuidados, como por exemplo tampar os recipientes, clarificar a água, com essas atitudes que vão diminuir o risco de morte da dengue no país.
    Já a infraestrutura dos postos de saúde penso que os governantes deveriam entrar com medidas drásticas para a melhoria do serviço de saúde do país.
    Já na fala do mosquito “Eu sou terceirizada” mostra uma indireta sobre a lei terceirização. Essa lei aprova que uma empresa pode contratar devidos funcionários de outras empresas sem vínculo trabalhista para tratar de determinadas funções. Ou seja o mosquito transmissor foi “contratado” para fazer o papel da Morte.

    ResponderExcluir
  9. Essa charge do idoso em uma cama de hospital retrata as péssimas condições de saúde dos brasileiros que dependem dos hospitais públicos.
    O criador da charge ainda aproveita para citar a terceirização, que sabemos ser outro problema que preocupa atualmente a população brasileira, pelo risco de diminuição dos direitos dos trabalhadores.
    Fernanda Fernandes Lontra - Turma 701

    ResponderExcluir
  10. As condições dos hospitais no Brasil são horríveis, essa charge pode representar muitas coisas se interpretada de um jeito por uma pessoa e de outro por outra.
    Uma das coisas que essa charge pode representar é que a epidemia da dengue vem crescendo no Brasil e causando muitas mortes em todo o Brasil, também pode ser interpretada de um jeito a dengue se espalha rapidamente pelo nosso país atacando até os hospitais, isso é algo que não podemos aceitar, devemos nos prevenir da dengue não deixando nenhum tipo de líquido parado ou qualquer outro caso que promova a dengue
    A dengue é algo muito ruim que existe em nosso país mas que pode ser prevenida pela população com algumas prevenções que todos deveriam fazer.

    Luiz Cauet Castilla Ruy Blum
    701

    ResponderExcluir
  11. Eu não são brasileiro mas pelo que eu entendi dessa charge eu vou fazer meu comentário: Quando eu vi a charge e eu interpretei como eu consegui, eu entendi que a dengue e uma doença muito seria aqui no brasil, eu não sabia sobre a dengue quando eu estava na Argentina e com os estudo com ciências e outras disciplinas, eu entendi porque o dengue está muito presente no Brasil.
    Uma das medidas básicas para parar a dengue e não deixar água parada,lavar os tanques usados para armazenar água etc... Se não agimos agora a dengue vai virar uma doença fatal no país todo.

    Matias Browne 702

    ResponderExcluir
  12. Essa charge, com pouquíssimas palavras, fala muito sobre a situação que a maioria dos moradores de áreas de risco, está enfrentando. De um tempo para cá, muitas pessoas vem fazendo campanhas para combater a dengue, que é transmitida por esse mosquitinho que parece ser tão indefeso, que te faz passar por uma turbulência danada.
    Eu nunca tive dengue, e quem teve disse que você se sente um nada! Com muita dor no corpo!
    Veja bem, você que já teve dengue, só que foi devidamente bem atendido em um hospital particular, se sentindo mal, agora, imagina se você estivesse se sentindo um nada e ainda precisasse de atendimento nesses hospitais públicos, que estão em situação precária.
    Vamos agora ver se esse governo melhora de dois jeitos! Combatendo a dengue e melhorando esses hospitais.
    ISADORA MOTA C REGIANINI 701

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião este artigo é triste pois as pessoas de um modo geral ainda preferem estar expostas, a ficarem doentes e até a morte do que fazerem a sua parte em relação a prevenção do mosquito transmissor da dengue. Um pensamento de que não vai acontecer parece ser comum.
    Deveríamos ter condições de vida melhores, mais qualidade como: esgoto tratado para todos, ruas asfaltadas, terrenos abandonados limpos etc, mas infelizmente não é assim. Porém, esperar apenas pelo governo, pelas autoridades só tem permitido mais casos. A divulgação pela imprensa tem sido feita, tv, jornais, internet, e escolas e hoje em dia mesmo pessoas de condição financeira mais simples, tem o mínimo de informação. Se cada um fizer um pouco estes números poderiam ser no mínimo menos assustadores. E ainda não aconteceria como estamos vendo o aumento enorme de casos, hospitais lotados pessoas sofrendo e sendo pior a cada dia. Os agentes fazem visitas mas muitos terrenos, casas, estão desocupadas ou não permitem a visita. Se não mudarem, se não mudarmos nossa rotina infelizmente o controle pode ser perdido e ser tarde para todos nós.

    Aluna: Isabela M G Braz
    Turma - 702
    Data 28/04/2015

    ResponderExcluir
  14. Terceirização da saúde

    A charge está ironizando a terceirização dos serviços na área de saúde. Terceirizar é a transferência de certas atividades do tomador de serviço para serem exercidas por empresas distintas.
    De acordo com nossa constituição a saúde é direito social fundamental do cidadão e de responsabilidade do Estado. O governo ao terceirizar esses serviços transfere para a esfera privado o que é de sua responsabilidade.
    Todo cidadão paga imposto para ter a prestação dos serviços públicos de qualidade, é o que ele espera da administração pública.
    A ironia da charge retrata uma das principais reclamações feita pela população: as péssimas condições da saúde brasileira, em parte isso ocorre pelo fato dos serviços serem terceirizados.
    Em outras áreas a terceirização pode ajudar, no entanto na saúde causa mais problemas. Ao repassar a verba para as empresas privadas, sem um acompanhamento, não se tem a garantia da valorização do profissional, bem como do serviço a ser prestado. A realidade tem nos mostrado isso , hospitais com carência de médicos, leitos, medicamentos, equipamentos enfim tudo que é necessário para um bom atendimento.
    Como bem fala o Dr. Ari Wajsfeld presidente do sindicato dos médicos do ABC paulista "As contratações de terceirizados violam a regra do concurso público e precarizam as relações de trabalho, onde a saúde pública é entregue a entidades privadas, burlando frontalmente o princípio do concurso público lesando a saúde pública."
    De acordo com o médico sindicalista precisamos de vontade política, coragem e inteligência para mudar essa situação Promover concursos públicos com remuneração justas, melhorar as condições de trabalho para que a população seja atendida com respeito e carinho que merece.


    Aluna: Júlia Campos
    Turma: 702



    ResponderExcluir
  15. Cheguei a conclusão que, a charge ironiza as condições precárias nas áreas da saúde brasileira.
    Infelizmente o governo brasileiro pouco se mobiliza e finge que nada está acontecendo. Isso me deixa muito enfurecido pois para os políticos é assim "Eu não estou sofrendo, porque deveria me preocupar?"
    A realidade é que os postos de saúde pública são terríveis, não servem para nada, não tem os medicamentos necessários, tem poucas macas e são poucos os enfermeiros experientes.
    Na charge, o homem na maca diz " cadê a morte?" Pois provavelmente deve estar cansado de ser mal atendido, ficar na lista de espera por meses se o caso for uma necessidade de implante e não quer mais continuar nas condições precárias do hospital, ou melhor, da prisão, prefere morrer.

    Pablo Caliel Viana Matos - 702

    ResponderExcluir
  16. A charge retrata um acontecimento do nosso dia a dia, pessoas morrendo pela falta de médicos, enfermeiros, remédios e o que mais prejudica a falta de espaço nos hospitais.
    As pessoas levam geralmente de um dia a dois ou três dias (talvez até mais) só para serem atendidas. O pior é esperar tudo isso e chegar na hora de ser atendida faltar remédios para aliviar sua dor. Nos casos que precisam de uma cirurgia urgente a gravidade é maior: eles acabam morrendo de tanto esperar por causa de médicos que não "querem" trabalhar.
    O que mais mata o povo brasileiro não é as doenças, é a falta de saúde do País. Nossos doentes não fazem as cirurgias necessárias (pela falta de médicos, aparelhos, medicamentos) e acabam morrendo.

    Mateus Nogueira 702.

    ResponderExcluir
  17. Nos tempos de hoje estão surgindo várias doenças que antigamente não eram muito conhecidas como a dengue. Como na charge, intendo que está havendo problemas em todos os setores da saúde,como a falta de médicos,higiene, atendimento de má qualidade, entre outros tantos. Hoje mesmo assisti a uma reportagem sobre pacientes esperando por atendimento nos corredores dos hospitais, em macas, sem nenhum cuidado. Coitados!! Entram para serem atendidos por uma doença e saem de lá com outras mais pelas condições dos hospitais e postos de saúde.
    Vejo muitos casos de pessoas procurarem atendimento esperançosos e sendo mandados novamente para casa do mesmo jeito. Como ainda vemos propagandas políticas dizendo que o Brasil está mudando para melhor.
    Tinha de haver maior investimento na saúde para os mais necessitados, porque hoje estou falando sobre o personagem da charge, mas amanhã pode ser eu ou você!!

    Rebeca Barros Buys-702

    ResponderExcluir