terça-feira, 21 de abril de 2015

Crônicas do Dia - Gastar para economizar - Leda Nagle

Trocar antigos eletrodomésticos, lâmpadas, aparelhos de ar... tudo isso ajuda a abaixar as contas

O DIA


Rio - A palavra de ordem, neste momento, é economizar. Mas vou logo avisando: não é tarefa fácil. Requer atenção, dedicação e muito trabalho. Estou falando da luta diária para baixar as contas da casa e, ao mesmo tempo, não perder qualidade de vida, nem acesso ao conforto. Nem ter um infarto ao abrir o envelope da conta de luz. Na verdade, nos últimos anos descobrimos o conforto e nossas contas ficaram muito mais caras do que gostaríamos e até mesmo do que podemos pagar sem sofrimento. Eu sei, falar é fácil, o difícil é realizar.

Na verdade, economizar significa mudar hábitos e manias, e esta é, com certeza, a dificuldade maior. Durante esta semana conversei, no ‘Sem Censura’ (programa que faço na TV Brasil, toda tarde), com técnicos de energia e água, para descobrir o que fazer e para entender como e onde estamos errando mais e como reverter o susto que as contas mensais estão causando. A princípio, economizar é para quem tem dinheiro disponível porque para diminuir custos é preciso gastar um bom dinheiro, trocando equipamentos domésticos de mais de dez anos de uso por outros novos mais econômicos, com selo Procel, com consumo de letra A, dados pelo Inmetro. Sabe aquelas lâmpadas eletrônicas que descobrimos no apagão dos anos 2000? Foram superadas.

Agora, o que tem melhor custo/benefício são as de Led, bem mais caras que as outras, mas muito mais econômicas. Algumas descobertas me surpreenderam e acho que podem ajudar você também: o monitor do computador gasta uma enormidade se ficar ligado sempre, portanto desligue ou configure-o para desligar automaticamente quando você deixar de usar. Sabe aquelas luzes vermelhinhas do microondas, do forno elétrico, da TV que você quase não usa? É o tal do stand by e também deve ser desligado. Não falei que dá trabalho? Sabe o ar modelo Split? Gasta menos que o de janela. Tem um tipo de Split que gasta menos ainda: o inverter. O problema é a instalação destes aparelhos. É mais cara que o aparelho. Eu não disse que é preciso gastar para economizar?

Em relação à água, a Cedae dá várias dicas, desde a captação das águas das chuvas até a instalação de pequenos redutores do consumo nas torneiras (para sair menos água em cada utilização) ou diminuir a saída de água no registro geral. Ou colocar um balde debaixo do seu chuveiro que vai guardar a água que cai enquanto você espera a água chegar à temperatura ideal. Depois você pode usar esta água limpinha para molhar suas plantas ou lavar áreas e quintais, por exemplo. Resumo da ópera: arranjamos mais um trabalho pro nosso dia a dia. Tomara que ajude a diminuir o preço da conta. Eu vou tentar. E você?

E-mail: comcerteza@odia.com.br

10 comentários:

  1. Acho isso uma boa Idea, pois eletro domésticos antigos gastam mais energia pois na época não havia a tecnologia necessária para a redução de energia usada continua abaicahando .
    Antes eram usadas lâmpadas fluorescentes que gastam mais e duram menos e acabam relativamente rápido comparando a com as de LAD que duram bem mais .
    Outro exemplo são as tele visões pois as de tubos gastam mai s e são piores que uma de 4 k além disso necessitam de mais energia para funcionar.
    Gabriel Dietrich Lima
    701

    ResponderExcluir
  2. A matéria comenta que neste momento de crise de energia, onde as contas subiram muito. O importante é economizar. Mas alerta que para isso, temos que gastar bastante para começar realmente economizar. Eu acho que estes gastos deveriam ser planejados e feitos aos poucos.
    As lâmpadas antigas que geravam muito calor para iluminar devem ser substituídas pelas frias de LED. As mais modernas atualmente, mas que custam muito mais caro. Como são várias lâmpadas numa residência, o ideal seria trocar aos poucos por ambientes, para não ficar muito caro.
    Outra situação seriam os eletrodomésticos antigos que não eram controlados pelo INMETRO. O ideal seria substituir por novos com selo A. Eu penso que além de tentar substituir os ar condicionados antigos por “Splits”, também poderíamos voltar a utilizar os ventiladores ou circuladores de ar. Até porque além de gastar menos, já não estamos no verão. E o ar não fica seco e com fungos no filtro como os de ar condicionados, onde algumas vezes geram até problemas respiratórios.
    Campanha em todas as escolas para evitar banhos demorados também seria legal.
    Assim poderíamos fazer economia, sem gastar muito inicialmente.

    por Rafael C. Lima (701)

    ResponderExcluir
  3. Ironia no racionamento
    O texto,que apresenta varias sugestões parra economizar o consumo de água e de energia que tem um alto custo em produtos e outros serviços, apesar de reduzir o valor na conta de energia, se chama:”gastar para economizar”, pois ara economizar na conta de luz é preciso gastar muito em outros serviços.Mas será que esse é o único jeito?
    Evidentemente não é, economizar nos dias de hoje é muito importante sim, mas não é preciso gastar milhões em aparelhos e instalações que custam os olhos da cara, é possível sim economizar sem gastar tanto.
    Soluções caseiras e inteligentes podem fazer toda a diferença na hora de pagar as contas,por exemplo, talvez não seja preciso trocar todos os ar condicionados da casa,é possível, por exemplo, trocar apenas um e abrir as janelas, isso pode ser o suficiente, e em dias de calor ligar os ar condicionados.
    Hoje em dia, por fim, é possível concluir que o importante no final é cada um do seu jeito dar sua contribuição e economizar, para que esses recursos como a água e a energia durem por mais tempo.

    Sofia Guedes e Silva
    Turma:701

    ResponderExcluir
  4. Gastar para economizar

    Esse texto fala sobre uma coisa que esta acontecendo com agente a falta de água divido a não saber economizar e a falta de eletricidade que produzimos com a água (nas uzinas hidrelétricas).
    Para as taxas de economia aumentarem o governo almenta o valor da água e da eletricidade para gastarmos menos e isso fez com que varias pessoas trocassem seus aparelhos elétricos por aparelhos mais econômicos .
    Conclusão, estamos em uma crise de água e eletricidade e temos que economizar para que não fiquemos sem água e eletricidade e a melhor forma e comprando aparelhos que nos trarão economia.

    De: Vitor Almeida

    ResponderExcluir
  5. Eu acho isso uma ótima ideia! Mesmo você gastando mais, esse resultado vem depois na conta de luz, que somando um tempinho da o preço ou até mais do aparelho. Hoje em dia é muito importante a economia de água também, pois, a água (na maioria das vezes) que produz a eletricidade através das usinas hidrelétricas, então se não tivermos água na teremos energia.
    Uma lâmpada de led, pode custar em torno de R$100,00, mas ela dura um bom tempo te dando ate o dobro de dinheiro em economia. Por exemplo, se eu coloco na minha casa, 10 lâmpadas de led eu gastaria em torno de R$1.000,00 assim em 10 meses talvez eu consiga ate esse valor de “volta” na economia da conta de luz.
    É bem melhor mudar, pois um aparelho antigo, gasta mais, requer mais manutenção e pode estragar mais rápido do que um novo. Tive a experiência de visitar na cidade de Porto-Alegre o museu da PUC onde existe a casa inteligente onde comparamos o gasto de um aparelho antigo e um mais desenvolvido de categoria A.
    Então antes de fazer uma manutenção em algo pense, isso vai recompensar na minha conta ou vai aumentar? Porque não comprar um aparelho mais barato que a manutenção, e que ainda vai diminuir seus gastos na conta de luz?
    ISADORA MORA C REGIANINI 701

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo, pois seria bom se colocassem um desconto em eletrodomésticos mais moderno se o cliente dasse um eletrodoméstico velho mas que ainda está quando era antes de ser usado, pois isso faria a vida das pessoas melhor, já que os velhos gastam muita energia.
    Spyros Claudio Anapniotis
    702

    ResponderExcluir
  7. Economizar

    Gostei dessas dicas que o texto deu , estou até precisando de algumas . Com tudo que está acontecendo no Brasil , todos estamos sentindo a crise econômica.
    É visível o aumento dos custos dos produtos como a energia , comida , combustíveis , viagens , serviços , etc .
    Gastar para economizar é gastar ( envestir em um objeto caro , ou seja numa tecnologia avançada ) ao invés de ter um gasto alto por um objeto obsoleto . Mas para isso é preciso de dinheiro para comprar o objeto de qualidade ( nem todo mundo têm o dinheiro suficiente para isso ) .
    Espero que essa crise acabe logo , pois isso me da angústia .

    702

    ResponderExcluir
  8. Trocar os eletrodomésticos que consumem muita energia para os que consomem pouca é uma ótima ideia. A população também tem que ter consciência de que não podemos gastar energia elétrica e água em excesso . O preço das duas está absurdamente caro, e as reservas de água estão em um estado de emergência, principalmente por não ter chovido por longo período. Então devemos ter o cuidado de aprender a usar tudo que vem da natureza para continuarmos com o conforto que elas nos trazem.
    Lia Cadinelli Ramos-701

    ResponderExcluir
  9. A reportagem ‘’Gastar para economizar’’é muito interessante porque ela me fez pensar como é preciso gastar para economizar. No mundo de hoje tão evoluído e tão caro, como as pessoas que não tem condições para pagar esses novos recursos de economia vão fazer para diminuir os seus gastos?
    É certo que diante da situação que vivemos atualmente é preciso economizar, mas para essas pessoas que não tem condição de mudar todos os seus aparelhos de uma só vez isso deve ser feito aos poucos e enquanto isso devem buscar outras alternativas para poupar energia e dinheiro, como por exemplo mudar alguns hábitos de sua rotina.
    Gastar mais dinheiro comprando novos eletrodomésticos mais caros, econômicos e com maior durabilidade vale à pena porque você a princípio vai gastar mais, porem a longo prazo sua economia será grande.
    Pedro Peres Barros 702

    ResponderExcluir

  10. Gastar para economizar

    Hoje em dia as pessoas estão descontroladas com os gastos e consumos excessivo. deveriam ter um pouco mais de controle para pode economizar e assim preserva nosso planeta para o futuro, afinal água entre outros recursos podem acabar.
    Devido ao avanço tecnológico e também alguma facilidades na classe baixa , muitas pessoas antes que nunca tiveram televisão , geladeiras, computador, eletro domésticos ao todo, hoje possuem fazendo o consumo de energia e de água aumentar. Entretanto esqueceram de instruir a todos a forma de como devemos fazer o uso moderado e adequado desses produtos ou escolher o que consume menos energia.
    Será que vale a pena gastar para economizar? Com todo a tecnologia ficando cada dia mais avançada todos os aparelhos que consome energia e água estão sendo adaptados a um meio que polpa o grande consumo, e que certa vez diminui as contas. Porem para podermos economizar é preciso gastar uma grande quantia. É necessário trocar todos os aparelho velhos, por uns modernos mais avançados. Sendo assim devemos comparar e ver o que vale mais a pena. Fazer o uso moderado, ou trocar os aparelhos por mais modernos?
    Dessa forma, ideais como as citadas no texto ajuda a quem quer poupar o bolso. todos devem mudar seus hábitos, não é fácil mas vale tentar. Economizar não serve somente para poupar o bolso mas sim para poupar o planeta.


    Aluna: Júlia Campos
    Turma: 702

    ResponderExcluir