sexta-feira, 24 de abril de 2015

Te Contei, não ? - A avó do Barbudo

Bárbara Pereira de Alencar foi uma revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador. Mãe de José Martiniano Pereira de Alencar, Tristão Gonçalves e Carlos José dos Santos também revolucionários. Avó do escritor José de Alencar.


A heroína nasceu na Fazenda Caiçara, propriedade de seu avô, Leonel Alencar Rego. Adolescente, Bárbara mudou-se para a Vila Real do Crato e casou-se com o comerciante português José Gonçalves dos Santos.
Bárbara de Alencar esteve presa numa das celas da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e foi considerada, localmente, a primeira prisioneira política do Brasil.
Ela morreu em 1832, após peregrinações, devido às perseguições políticas na cidade piauiense de Fronteiras, e foi enterrada em Campos Sales, no Cariri Oeste.
Em maio de 1817, o diácono Martiniano de Alencar, após a missa, proclamou a independência e a República do Brasil, na porta de Igreja de Nossa Senhora da Penha, cinco anos antes de Dom Pedro e 72 anos antes do Marechal Deodoro da Fonseca.
Morreu depois de várias peregrinações em fuga da perseguição política em 1832 na cidade piauiense de Fronteiras, mas foi sepultada em Campos Sales, no Ceará. Seu túmulo está em processo de tombamento.
em 2012 fez 180 anos da morte dela teve o seu reconhecimento oficial como "heroína". Bárbara de Alencar recebeu título de Cidadã Cratense "in memoriam".
*11/02/1760 - †18/08/1832
Bárbara de Alencar (1/2) - De Lá Pra Cá - 29/08/10
http://www.youtube.com/watch?v=Q0Ai1yLHeQQ
Bárbara de Alencar (2/2) - De Lá Pra Cá - 29/08/10
http://www.youtube.com/watch?v=T5DVAT0ecKg

Participam do programa o escritor Gilmar Chaves, professor e doutor em História Denis Bernardes, o procurador geral do Estado de Pernambuco Tadeu de Alencar e o compositor Ednardo, com a bela composição: Passeio Público.

Passeio Público
Música e Letra de Ednardo sobre Bárbara de Alencar a heroína da Confederação do Equador. Este movimento político revolucionário com caráter de emancipação republicana contra a monarquia de D. Pedro I, aconteceu em vários estados nordestinos entre os quais Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Bahia, por volta de 1817 a 1824.

Vídeo produzido com imagens da rede mundial de computadores, bem como música e pesquisas ali efetuadas. A finalidade: além de dar conhecimento ao público desta bela melodia do compositor cearense Ednardo, é a de resgatar um pouco da nossa história, não só ‘alencarina’ mas também nacional.
Passeio Público À Bárbara de Alencar

12 comentários:

  1. Bárbara de Alencar, que carregou em suas veias, o espírito e a coragem de criticar e opinar aquilo que não concordava, foi mãe de três filhos que participaram junto a ela de revoluções, que nunca teve a despreocupação de dar-lhes a educação, onde teve a honra de trazer para o nome de sua família o saber, de que sim, fazer o que acreditava e concordava.
    “Foi mulher, mãe que quis participar da política de sua época”, como muitas e outras mulheres, Bárbara foi diferente, não virou as costas para a sua nação, mas virou de ante dela, e não se curvou, mas sim lutou para mudar a realidade, encarou e não parou por nada, pois como percebemos depois que ela foi presa em calabouço, maltratada, judiada e impossibilitada de ver seus filhos, a pior tortura que se pode cometer para uma mãe, e depois de anos, libertada, não desiste de lutar, participa da Confederação do Equador, realmente uma mulher de muita opinião.
    Um marco desafiador e corajoso, quando a bandeira da coroa portuguesa do paço municipal, no Cariri é abaixada e hasteada por uma de cor branca que é a sonhada e depois conquistada bandeira da república, por Bárbara e seu filho. O que iria acontecer com eles, definitivamente em minha opinião, não era o importante, mas o único fato é que eles sabiam que ali estavam fazendo história pelo o que acreditavam.
    Laura Lyssa Carvalho de Sousa- 801.

    ResponderExcluir
  2. Bárbara (avó de José de Alencar) e seus filhos, Tristão Gonçalves de Alencar Araripe e José Martiniano de Alencar lutaram na Revolução Pernambucana, que também foi conhecida como a Revolução dos Padres que foi causada pela crise econômica na região com a corte portuguesa no Brasil. Foram levados para a Bahia para serem recolhidos à prisão, onde foram cruelmente tratados. Ela foi presa em um calabouço sendo maltratada e impedida de ver seus filhos
    Depois de três anos foi libertada e passou a liderar uma segunda revolta, a Confederação do Equador (foi um movimento político e revolucionário), causando o fim da monarquia. O movimento teve esse nome por ter sido feito próximo a Linha do Equador.
    Realmente ela foi uma grande heroína, por ter lutado pelo ideal de liberdade, por ter enfrentado e aguentado todo esse conflito e muito sofrimento.
    Maria Gabriela Naves-801

    ResponderExcluir
  3. Eu acho impressionante como o nome Alencar é cheio de histórias. Não só por parte do escritor, mas porque vários membros de sua família foram reconhecidos pela história, como sua própria avó que foi destacada na postagem.
    Ao ver o nome Alencar, muitos vão se lembrar de José de Alencar, mas estudando sua genealogia, vemos que tem muito mais. É surpreendente ver tantos destaques em uma só família. Um exemplo foi sua avó Barbara de Alencar. Ela não foi escritora, artista, etc, ela foi uma participante na Revolução Pernambucana, um momento histórico para Pernambuco e para o Brasil. Ela foi presa, mas sua história não foi esquecida.
    Outro exemplo é de seu filho, José Pereira Martiniano de Alencar. Um diácono, que após uma missa em 1817, proclamou a independência da República do Brasil. Como descrito na postagem, ato realizado cinco anos antes de Dom Pedro, e 72 antes do Marechal Deodoro. Assim como sua mãe, morreu em peregrinações, e também, como vários outros, teve o nome lembrado, e até talvez homenageado, como o de sua mãe.
    Para finalizar, fiquei grato em ler a postagem e perceber que a família é muito mais do que eu podia imaginar.

    Davi Amaral Pereira
    802

    ResponderExcluir
  4. A avó de José de Alencar, mesmo sendo mulher, fez mais que muitos homens de hoje em dia. Ela superou não apenas a desvantagem física na batalha, superou o preconceito com a mulher, que era vista como "objeto reprodutor'', conseguiu se tornar líder de uma revolução.
    Barbara de Alencar se tornou uma grande mulher, que superando um enorme preconceito da época, que hoje em dia ainda existe, mas na época era muito maior. A mulher na sociedade conseguir alguma importância já era difícil, imagina então se tornar líder de não apenas uma, mas duas revoluções, acabando presa por causa de seu impeto por justiça, uma grande heroína.
    E o pior é que, 180 anos após sua morte, ela foi reconhecida uma heroína, um pouco atrasado, mas antes tarde do que nunca.
    Com o grande currículo desta incrível mulher, fica difícil decidir, mesmo com tanta fama de José de Alencar, quem foi o mais importante da família Alencar.
    Artur Lopes 801

    ResponderExcluir
  5. Bárbara Pereira de Alencar foi uma mulher forte o essencial em nossa história. Penso sobre tudo que ela passou e tudo o que fez. Foi julgada de infame cabeça, presa, tratada de uma maneira cruel, e mesmo com todas essas coisas, conseguiu dar a volta por cima.
    Fez parte da Revolução Pernambucana, ocorrido por conta da crise econômica, insatisfação do povo com a corte e outros assuntos relacionados. Participou também da Confederação do Equador, ocorrida por conta do descontentamento com a corte e a influência portuguesa na política brasileira. Ou seja, essa mulher foi um grande marco na nossa história.
    Penso as vezes, como seria o nosso presente se ela não fosse tão envolvida, afinal, ela influenciou nosso país de uma maneira inimaginável.

    Luisa Heinle Kühner 802

    ResponderExcluir
  6. Bárbara Alencar, avó de José de Alencar, era uma mulher e tanto. Foi líder de duas importantes revoluções na história brasileira. A Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador. Foi presa e adjetivada de "infame cabeça" junto com vários outros presos e foi levada pra Fortaleza, depois Recife e até que finalmente foram para as prisões da Bahia, onde não foram tratados muito bem. Por conta da participação dela nessas revoluções, ela ficou em calabouços, foi maltratada e a proibiram de ver os filhos.
    Foi libertada após 3 anos e após sua liberdade, liderou também a Confederação do Equador, que foi uma revolta contra a monarquia. Nesta revolta Bárbara de Alencar perdeu dois filhos e o único que sobreviveu foi José Martiniano, que se tornou pai de José de Alencar mais adiante.

    Lara Gomes - 801

    ResponderExcluir
  7. Percebemos que a família de José de Alencar é bem 'polêmica', principalmente na parte da política, poucas pessoas conhecem essa história que acontece antes de seu nascimento.
    A família veio de Portugal, com o sobrenome de Alenquer, que com o tempo mudou para Alencar. A família veio para o Nordeste do Brasil, que na época começou a atrair centenas de pessoas por conta da exploração principalmente no interior. Fundaram fazendas no Ceará e Pernambuco, seus parentes distantes, os primeiros a chegarem ao Brasil, lutaram pela Independência, pela República e fizeram parte de Revoluções, como a de Pernambuco, que sua avó, Bárbara de Alencar foi líder.
    Desde então a família Alencar fazia parte da política brasileira, o que fez José de Alencar também se candidatar a muitos cargos desse tipo e mais tarde, se desentender diversas vezes com D. Pedro segundo.
    Mariana Beatriz 802

    ResponderExcluir
  8. Nos podemos percebe nesse texto como a família de Alencar era importante e influente na época, sua avó por exemplo que nasceu na fazenda de seu avo e ainda jovem se mudou para a Vila Real do Catro, participou de revoluções e chegou a ser presa, acho que ela deveria ser bem corajosa pois enfrentar a republica e algo que qualquer mulher faria, principalmente naquela época. Acho que a família já devia ter isso no sangue pois a maioria morreu fazendo parte da historia ou lutando por ela, Alencar como politico também não deu mole para D. Pedro || que também não ia com a cara de Alencar e ai surgiu o apelido de o inimigo do rei. Outra coisa que se destaca e que a cada geração um parente de Alencar luta por algo diferente e assim por diante, ate chegar em Alencar que confiante vivia peitando o Rei. Sua avó, Barbara de Alencar perdeu dois filhos de uma vez durante uma rebelião e o único que sobrou foi o pai de Jose de Alencar. Em 2012, depois de 180 anos que a avó de Jose de Alencar ganhou o título de heroína, e depois ainda ganhou uma musica feita por Ednardo, chamada Passeio Público, também contra o governo de D. Pedro|a musica teve a finalidade de dar conhecimento da nossa historia e a historia Alencariana. A família de Alencar veio para o Brasil quando os irmãos Alenquer resolveram imigrar para o Brasil e assim se instalaram aqui. Barbara de Alencar também foi considerada localmente, a primeira prisioneira politica do Brasil. Muitos parentes de Jose de Alencar foram mortos devido a perseguição mas olhando por outro lado eles pelo menos morreram por uma boa causa. Muitas pessoas podem ser contra Jose de Alencar e sua família por talvez serem racistas e escravocratas mas eles não veem com os olhos de Alencar pois se ele viveu em uma época dessas ele tem tendencia a ser como os outros, mas não e por isso que ele deixa de ser muito importante em nosso pais.

    Anna Carolina M. 802

    ResponderExcluir
  9. Toda a avó em toda a história da humanidade sempre teve uma história boba para contar para seus netinhos, mas nem todos os netinhos tiveram a sorte de ter uma avó como Barbara de Alencar. Ela sim foi uma mulher que lutou por todos os seus direitos até a hora em que deu seu ultimo suspiro.
    Sempre quando pensamos em antigamente, nós imaginamos uma mulher que a única coisa em que ela realmente tem que fazer é cuidar da casa e seguir as regras de seu marido, porém com Bárbara de Alencar foi diferente, ela foi uma das poucas mulheres que realmente fizeram parte e a total diferença na nossa história política. Tudo bem que podemos levar em conta que ela também já foi presa e tudo mais.
    Barbara de Alencar é avó de um famoso escritor chamado José de Alencar, ou, como muitos conhecem, o inimigo do rei. Mas nós podemos pensar que tudo o que ele pensava podia ser uma coisa genética, onde já vinha da família esse espírito de fazer a diferença na sociedade. Quem dera eu ter uma avó que já participou de revoluções e coisas do gênero. Seria sempre uma historinha nova para contar no dia em que estivesse com ela.
    É interessante como podemos ver que dentro de uma sociedade sempre tem suas exceções, como a figura da avó de Alencar, que foi realmente uma honra ter ela dentro da história do nosso querido Brasil.

    Anna Carolina Maia - 801

    ResponderExcluir
  10. José de Alencar teve uma família muito importante para aquela época. Nela, a maioria participou da revolta pela Revolução de 1817, em que a sua avó era a líder.
    Imagina como não deve ser difícil assumir a responsabilidade pela liderança de um movimento por uma causa social, desagradando pessoas poderosas e pondo em risco sua vida e de seus familiares. Mais complicado ainda é se esse líder for uma mulher, especialmente numa época em que as mulheres não tinham vários direitos que possuem hoje em dia, como o de votar.
    Naquela época a mulher era praticamente insignificante, foi com extrema coragem que Bárbara se arriscou a fazer isso tudo. Hoje em dia uma mulher teria muito mais facilidade para fazer tal coisa, por todos os direitos conquistados.
    Pessoas como Barbara Pereira de Alencar deveriam ser mais lembradas nos dias atuais, principalmente nas escolas, pois realmente estão marcadas na história.

    Thales Borges - 802

    ResponderExcluir
  11. Pelo que se parece não foi à toa que José de Alencar resolveu ser diferente de todos e revolucionar. Como não fazer tudo o que fez se desde pequeno tinha exemplo de pessoas muito perto dele lutando por justiça e revolucionando o Brasil, entre essas pessoas vamos ter Bárbara Pereira de Alencar, sua avó.
    Mesmo poucos a conhecendo, foi um ícone muito importante da história cearense, sendo também peça principal de dois movimentos pernambucanos muito importantes, entre eles estão a Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador. Quem diria que uma mulher( que naquela época era tão submetida ao homem) iria deixar tantos monarcas de cabelo branco.
    Algo muito interessante sobre ela, foi que seu principal alvo de desafetos foi Dom Pedro I, que logo teria um filho ( Dom Pedro II) o principal alvo de desafetos de seu neto e escritor José de Alencar.
    Todos que escolhem ir contra o governo ou pessoas de poder muito grande sempre acabam sofrendo consequências terríveis, e isso também aconteceu com Bárbara de Alencar. No próprio texto mostra que foi a primeira prisioneira politica do Brasil e que sofreu muitas perseguições politicas, agora pense numa época de Brasil ainda pertencente a Portugal aonde a pessoa não podia nem se expressar, o que você acha que aconteceria com uma pessoa que reclamasse do governo ou da forma de organização do “país”? Provavelmente apanharia até a morte ou seria poupada de algo que muito amasse, e foi isso que aconteceu.
    Ao acharem ela e prenderem, foi maltratada e não pode ver a família, depois de ser liberta ainda lutou para acabar com a monarquia. Nessa luta dois de seus filhos morreram, ou seja, na guerra botou a sua visão patriota na frente da sua própria família.
    Acabou morrendo em 1832 e agora depois de tanta coisa que fez quase ninguém se lembra dela mundialmente( ela está começando a ser só uma lembrança do povo cearense), hoje em dia recebe algumas honras, mas seu próprio tumulo esta em processo de tombamento( isso mostra a falta de preocupação de preservação histórica no Brasil), morreu e não viu sua pátria sendo republica, pelo menos o nome de sua família ainda será lembrada por muito tempo a partir de histórias e em forma de inspiração, pois mesmo sendo presa e torturada nunca desistiu de seus ideais.
    Essa foi Bárbara Pereira de Alencar, uma heroína que se vale a pena lembrar.
    Eduarda Raposo-801

    ResponderExcluir
  12. Christian Almeida Miranda
    801 ativo

    Essa mulher incrível sem medo algum com o nome de Bárbara, foi avô de um homem que recebeu o nome de patrono da literatura brasileira, então já podemos ver a linhagem dessa familia. Ela também teve três filho, o pai de alencar, José Martiniano de alencar, Tristão Gonçalves e Alencar Araripe, que por acaso lutaram junto de sua mãe na Revolucao Pernambucana, todos ele foram presos porém Bárbara ficou em outra cela sem ver seus filhos. Após ser liberta organizou e liderou outra revolta a Confederacao do Equador, colocando um fim na monarquia.Após ter se envolvido em tantas batalhas e revoluções e ter recebido o nome de heroína e guerreira ela morreu e ficou marcada na história.

    ResponderExcluir