domingo, 12 de abril de 2015

Te Contei, não ? - O pulmão do mundo está ofegante

Rio - Aumento na mortalidade de árvores na Amazônia está afetando a capacidade da floresta de absorver gás carbônico (CO2) e limpar nosso ar. O gás armazenado pelo bioma na década de 1990 chegou a dois bilhões de toneladas por ano. De 2000 para cá, a capacidade se reduziu até chegar a um bilhão de toneladas de CO2 por ano: queda de 50% em pouco mais de 20 anos. O estudo, publicado na revista ‘Nature’, considerou áreas que não sofreram consequências diretas de atividades humanas. 


A Amazônia reduziu seu papel na assimilação de dióxido de carbono e isso pode implicar na sua perda como mitigadora global”, disse Luiz Aragão, pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, segundo o portal Ecodebate. Para o especialista, o Brasil terá que investir em alternativas como mudanças no uso da terra para mitigar suas emissões de CO2 sem depender apenas das florestas para isso. 
Ainda segundo ele, qualquer método para reduzir a emissão de carbono é bem-vindo. “É preciso combater as emissões por meios alternativos, principalmente diminuir o desmatamento e a degradação florestal, mudanças no uso da terra e redução do uso de combustíveis fósseis”. 
Vários fatores levaram à mortalidade das árvores. Um deles, diz o estudo, foi o excesso de carbono, elemento essencial para a fotossíntese, que gerou rápido crescimento das plantas e, consequentemente, morte precoce. Além disso, severas mudanças climáticas, como secas na região em 2005 e 2010, provocaram um déficit de água no solo.

“Seja por ‘intoxicação’ de CO2 ou por secas intensas, as árvores, mesmo aquelas em áreas protegidas, estão morrendo”, avisa Paulo Moutinho, diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. Além de menos árvores absorvendo carbono, diz o especialista, o processo de decomposição do material vegetal gera liberação de gás, de acordo com o Ecodebate. 
Segundo Moutinho, o desmatamento também contribuiu para a mortalidade de árvores remanescentes, graças ao aumento na temperatura com a remoção da vegetação nativa. “Sem a floresta, o calor aumenta e a evapotranspiração das árvores diminui, reduzindo a quantidade de vapor de água na atmosfera. Com mais CO2, mais seca e mais fogo, a mortalidade poderá aumentar ao longo do tempo e trazer sérios danos na capacidade da Amazônia funcionar com um ‘ar condicionado’ ou ‘regador’ da região”. 
Cortar emissões de outras fontes é um caminho. “A agricultura de baixo carbono certamente tem um papel fundamental. Mas de nada adianta uma agricultura sustentável se não houver um clima úmido e chuvoso propiciado pelas florestas nativas”, diz.

12 comentários:

  1. Acho muito importante as pessoas cuidarem do meio ambiente e das florestas, pois elas transformam o gás carbônico em gás oxigênio, para nós respirarmos e a camada de ozônio não fazer mais furos.
    Muitas companhias de madeira destroem nosso meio ambiente, retirando árvores que são importantes para nosso ar. Além de desmatar, também poluem a área onde cortam árvores, contaminando os rios próximos, causando doenças. Esses são alguns problemas que o desmatamento causa a sociedade.
    Por essas e outras razões as pessoas devem parar de desmatar tanto as florestas, pois isso diminui a capacidade do planeta de limpar o nosso ar. Além disso, é importante nós usarmos materiais recicláveis, como a sacola de supermercado, pois ajuda o meio ambiente. Resumindo nós devemos desmatar menos e preservar o meio ambiente.
    Pedro Frizzera Santos 702

    ResponderExcluir
  2. O desmatamento tem sido um dos problemas do mundo atual. No Brasil, o maior problema é a floresta amazônica, que é um grande “órgão” da natureza que sofre continuamente com o desmatamento. Esta situação causa grandes danos ao meio ambiente por conta das extinções dentro da fauna e flora amazônica.
    A Floresta Amazônica tem uma grande extensão territorial o que faz a fiscalização ser extremamente difícil. Além disso, o governo brasileiro coloca poucos fiscais atuando na região, o que não ajuda.
    O maior desafio é a extração ilegal de madeira que atinge grandes áreas e provoca ainda o desaparecimento de espécies nativas, ameaçando a sobrevivência da plantas, animais e insetos que só existem neste ambiente.
    Outro problema é o impacto sobre as populações indígenas que são obrigadas a sair de suas aldeias em busca de alimentos e proteção. Muitas tribos desapareceram e outras estão desaparecendo pela fome, doenças e conflitos com os empregados das madeireiras ilegais.
    Somente com a educação ambiental nas escolas e a prisão dos envolvidos poderemos melhorar este quadro. Hoje corremos o risco de perder a maior de nossas riquezas ambientais e sofrermos com a poluição e o desequilíbrio ambiental provocado pela morte lenta e continua da floresta amazônica e seus tesouros escondidos.
    Juliana Camargo Barretto - 701

    ResponderExcluir
  3. O Brasil está passando uma vergonha pelo fato do desmatamento na Floresta Amazônica, as árvores estão sumindo da nossa floresta.
    A população brasileira tem que se preocupar com o que está acontecendo, parando de desmatar, porque da qui a algum tempo não haverá nada nem ar para respirar.
    As árvores que são importantes para o nosso ar está sendo destruídas, além de acontecer isso, quando as árvores são cortadas acabam poluindo o ar e também os rios mais próximos.
    Vamos cuidar do nosso Brasil e não deixar que as zonas rurais e nossos animais se acabem por causa dos nossos descuido. Cuidando do meio ambiente vamos ter um ar limpo e uma floresta cheia de árvores verdes e lindas.
    - Jullya Almeida 702

    ResponderExcluir
  4. Acho que muita coisa que acontece com o meio ambiente e culpa nossa exemplo isso as arvores coisas tão importantes para nos, estão morrendo cada vês mais por nossas causas do homem que desmata , polui e outras coisas elem disso.
    Se as plantas não fazem o co2 virar oxigênio nosso ar vai piorar, piorar, piorar ate ficar em condições péssimas, pois isso o homem deve parar e pensar em seus atos.
    Gabriel Dietrich Lima
    701

    ResponderExcluir
  5. Várias fontes antropogênicas contribuem para as emissões de gases . As duas principais fontes são a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento de regiões tropicais como a Amazônia .
    No caso das florestas nas quais representam um importante estoque natural de carbono , o desmatamento e as queimadas estão contribuindo para o efeito estufa , uma vez que liberam o carbono armazenado na biomassa florestal para a atmosfera na forma de CO² .
    Na minha opinião poderiam explorar a Amazônia ,porém com desenvolvimento sustentável . Seria necessário mais interesse e investimento . Contudo como é uma enorme extensão de terra não conseguem fiscalizar todo o território.
    Esse problema vem acontecendo no mundo inteiro , de formas semelhantes , mas que afetam o meio ambiente como um todo , sendo que , em cada parte do mundo as atitudes , as providências ,são diferentes , mas ainda existe muito a ser feito ,e que seja logo, para o bem de todos nós .

    Aluna: Isabela M. G. Braz
    Turma : 702
    Data : 24-04-2015

    ResponderExcluir
  6. Arvores pedem por socorro
    O problema do desmatamento citado no texto já vem sido anunciado a muito tempo, mas a sociedade o vem ignorando, e hoje vai ter de correr ataras do prejuízo de qualquer jeito, antes que seja tarde demais
    O desmatamento é uma assunto muito serio, diferente do modo que tem sido tratado, e não implica somente na população dependente do campo, mas também em toda população, pois sem as arvores para que seja feita a fotossíntese o ar vem ficando cada vez mais poluído prejudicando toda a sociedade.
    Alem do problema da poluição do oxigênio, a outro problema provocado pelo desmatamento que foi ate citado no texto, são as drásticas mudanças climáticas, que podem derreter as geleiras e causar um aumento drástico no nível dos mares, inundando varias cidades.
    Outro problema que implica na diminuição das florestas, principalmente da floresta amazônica, é a instalação de madeireiras que destroem milhões de arvores, e o uso de vários campos como pastagem para os animais.
    Penso,por fim, que o desmatamento é um problema muito serio e precisa ser tratado com urgência, projetos para diminuir o desmatamento e proteger a floresta ajudam muito, mas não resolvem o problema completamente, é preciso que a população se mobilize de verdade, para sofrer depois.

    Sofia Guedes e Silva
    Turma:701

    ResponderExcluir
  7. o Brasil possui várias florestas com grandes biodiversidades,que além de nos trazerem turismos são muito bonitas.As árvores possuem um papel muito importante na natureza,elas são seres autotróficos,ou seja produzem seu próprio alimento,fazendo a fotossíntese.Na fotossíntese a planta retém o gás carbônico, e libera o gás oxigênio.Acontece que o número de árvores tem diminuído,por causa dos desmatamentos,se nós não agirmos agora ,depois vai ser tarde demais. Nós precisamos nos conscientizar,pensar mas na natureza,parar de desmatar,precisamos nos lembrar que sem essas árvores e plantas nós não sobreviveríamos.
    Thamyres Garcia 702

    ResponderExcluir
  8. Precisamos do ar para viver, Sem ele, a vida acaba e a humanidade desaparece. É um bem precioso e necessário.
    A Amazônia é o pulmão do mundo, nossa reserva de vida no planeta. A importância de um ecossistema é incalculável.
    Já passou da hora de se adotar ações efetivas de controle ambiental que contenham o acelerado desmatamento da Amazônia.
    Fernanda Fernandes Lontra - Turma 701.

    ResponderExcluir
  9. Problemas da natureza

    A floresta Amazônica é um dos ícones mais importantes do Brasil . Eu adoro ter contato com a natureza e penso que no futuro trabalharei com isso .
    Os problemas da floresta Amazônica já vêm acontecendo a tempo . Como esses problemas não afetam o dia-dia das pessoas , elas rejeitam , ignorando sua importância e pensam que rapidamente acabará . Mas não é assim que a natureza funciona , quando as pessoas sentirem em si os problemas , ai sim vão agir , mas será tarde de mais .
    Estamos ainda no progresso para o desmatamento , então podemos interromper isso e agir ( melhorando a fiscalização da floresta Amazônica , diminuir a emissão de gás carbôno , acabar com a venda ilegal de animais e etc ) , preservando o pulmão do mundo .

    702

    ResponderExcluir
  10. Uma floresta pede socorro! Uma das florestas mais ricas do planeta merece sobreviver. Nosso planeta está perdendo suas matas. A devastação da Amazônia foi o resultado da intensa ocupação de suas áreas e exploração comercial e de suas riquezas. Será que nossos governantes não vê que a Mata Atlântica pode desaparecer se não for bem cuidada e protegida? A mortalidade das arvores está ligada as faltas de chuvas e assim a sobrevivência de todos. Manter a floresta é importante também para o equilíbrio do clima geral do planeta, porque a umidade da Amazônia é carregada para longe.
    Luísa Soares França 701

    ResponderExcluir
  11. O texto fala sobre o desmatamento e quem está causando esses problemas somos nós mesmos, que queremos construir mais prédios, casas e para isso precisamos de espaço e, muitas vezes, esses espaços são as florestas.
    As árvores são importantes para todos nós, pois elas nos dão o gás para sobrevivermos e se continuarmos desmatando, só vai piorar a situação.
    As pessoas jogam lixos nos rios, contaminando os rios próximos e isso só vai causando muitos danos, como doenças.
    O maior problema é que ainda tem alguns povos morando nesses lugares e pode até ter alguns animais que já estão em extinção. Somos alertados sobre isso, mas o ser humano continua a destruir. Quando o homem perceber o que está fazendo, já vai ser tarde demais.
    Por Jean Paul C Pierre - 701

    ResponderExcluir
  12. A reportagem ‘’O pulmão do mundo está ofegante’’ é muito interessante porque fala da importância que é não poluir o meio ambiente e nem cortar árvores porque são elas que deixam o nosso ar limpo para podermos respirar.
    Quando se corta uma árvore devemos plantar mais duas no lugar que é para o nosso gás oxigênio limpo nunca acabar. Quando for usar madeira procure comprar madeiras próprias para o seu uso e de outras pessoas porque esse tipo de madeira já nasceu para ser cortada e vendida e ela não é retirada das matas.
    O mundo precisa de árvores para poder sobreviver porque se não tem árvore não tem papel, nem chuva, nem moveis de casa, nem lápis e nem seres vivos porque para ter isso tudo é necessário ter uma mata cheia de árvores para que o planeta Terra nunca acabe.

    Pedro Peres Barros 702

    ResponderExcluir