quinta-feira, 2 de abril de 2015

Te Contei, não ? - Pais de alunos estão entre os principais autores de bullying contra professores na internet, diz estudo




Pesquisa feita por sindicato do Reino Unido revela que quantidade de docentes alvo de agressão saltou de 21% para 60% em um ano

POR O GLOBO

RIO— O bullying, personagem tão conhecido no ambiente escolar, não está mais restrito aos alunos. De acordo com um estudo do sindicato dos professores do Reino Unido, NASUWT, os educadores também estão sendo alvo de abuso, que é cometido, principalmente, nas redes sociais pelos pais dos estudantes. Segundo a pesquisa, 60% dos mestres relataram ter sofrido comentários agressivos na internet, escritos por alunos e também pelos responsáveis, enquanto que em um estudo do mesmo tipo, feito em 2104, a proporção era de 21%.


O estudo submeteu 1500 professores a um questionário e identificou que os pais utilizam o Facebook para ofender os profissionais. Entre as publicações na internet, os professores são alvo de posts racistas, sexistas e até mesmo ameaças. Além de serem ridicularizados, os educadores também são alvo de acusações falsas de pedofilia, por exemplo.

O sindicato ainda chama atenção para o fato de que as escolas não têm tomado providências com medo de que os pais tenham reações ainda piores. Uma professora relata que chegou a pedir uma posição da instituição, mas obteve como resposta do diretor que a escola não gostaria de se envolver porque poderia “levar a reputação do colégio à ruína”. O quadro preocupante pode explicar a dificuldade encontrada pelas escolas para recrutar novos profissionais.

O aumento no índice de cyberbullying sofrido pelos docentes está relacionado justamente ao maior envolvimento dos pais nesses abusos. Na pesquisa de 2014, 27% dos professores haviam sido alvo de comentários abusivos por parte dos responsáveis pelos estudantes, enquanto que nos resultados deste ano, a quantidade saltou para 40%. Em relação ao número de ameaças, o dado passou de 7% na pesquisa de 2014, para 15% neste ano.

Entre os casos identificados pelo sindicatos, então professores que tiveram vídeos e fotos postados nas redes à revelia (33%), como uma professora que teve a imagem publicada no Facebook por um aluno e foi alvo de comentários como “vadia”. Outra profissional relatou ter sido perseguida durante nove meses por um aluno que a enviava mensagens com conteúdo sexual e criou no Facebook uma conta falsa em seu nome.

Há ainda o caso de uma docente que foi chamada de “lixo” e de “puta” pelos pais de uma aluna que a acusavam de tentar matar a estudante por não permitir que ela usasse seu inalador em sala. De acordo com a professora, a acusação era falsa. O sindicato relatou ainda que à outra professora foram destinados comentários como: “Espero que ela tenha câncer”.

PUBLICIDADE


— É preocupante observar que o abuso contra professores tenha crescido tanto neste ano. E igualmente preocupante é que parece que principalmente os pais são autores desse tipo de coisa — afirmou a secretária geral do NASUWT, Chris Keates que pediu que o poder público encare a questão e exigiu que as escolas usem de todas os métodos disponíveis para coibir os abusos.

De acordo com a secretária geral do sindicato, muitos professores afirmam suspeitar que estão sendo alvo de agressões na rede, “mas evitam olhar por medo de depois não conseguirem andar pela escola novamente e encarar seus agressores.”

A pesquisa conclui que a maioria dos abusos são cometidos por alunos da educação secundária— que compreende alunos do segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio— principalmente no Facebook, mas também em outras redes como o Snapchat e o Instagram.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/pais-de-alunos-estao-entre-os-principais-autores-de-bullying-contra-professores-na-internet-diz-estudo-15763166#ixzz3WBKZt3aF

11 comentários:

  1. Isso é algo impressionante, os pais cometerem esses erros é completamente inaceitável, eles deveriam dar um exemplo bom a seus filhos não um exemplo que machuca outras pessoas e faz coisas erradas.
    Na minha opinião, essa ocasião pode acontecer por uma criança que somente fica brincando na sala de aula e acha que a professora é chata, explica mal, não compreende os alunos, essa criança quando voltar para casa pode falar aos pais que aquela professora o maltratou, que o exclui, que xinga os alunos, entre outros. Os pais dessa criança irão achar que o que o filho está dizendo é verdade, e podem começar a desrespeitar essa professora algo que eles não deveriam fazer.
    Se o caso for este uma solução adequada seria entrar em contato com outros pais para confirmar se o que o filho está dizendo é verdade e se for, contatar a escola mas não "fazer justiça com as próprias mãos".

    Luiz Cauet Castilla Ruy Blum
    701

    ResponderExcluir
  2. Realmente ridículo, os pais já passando maus exemplos aos filhos,como querer da educação ao seu filho se você mesmo não tem,ai ainda faz bullying é inaceitável, crianças provavelmente devem mentir sobre professores, e os pais como acreditam nos seus filhos acham e que é verdade e desrespeitam os professores,mal sabendo que os professores não são culpados.Isso só foi um exemplo, não é só por isso que os professores sofrem bullying tem mas motivos,um dos é de eles tentarem explicar um assunto para a criança e a criança não prestar atenção e dizer que eles não sabem explicar então acho que isso é uma coisa ridícula ainda mas para seus filhos,ja crescem no mal caminho,então antes de fazerem besteiras com professores pensem um pouco e tente descobrir as coisas antes de culpar.
    ALUNA:Fernanda Campos Nascimento
    turma:702 manhã

    ResponderExcluir
  3. Exemplos de hoje em dia

    O texto revela um realidade realmente despressível, como os própios pais, que deveriam dar os maiores exemplos para as crianças, são os causadores desse mau tão despressível.
    Alunos que azem bullying entre si já é uma atitude horrivel, se fazem isso para os professores é pior ainda, agora pais que fazem isso é algo de uma crueldade com esses professores realmente impressionante.
    Penso que alguns alunos podem fazer isso pois não sabem da proporção e das consequências que uma atitude dessas pode causar, mas pais são perfeitamente capazes de ver isso, mas preferem não ver.
    Esse atitude pode ser causada por uma expansão do real acontecimento dentro da sala de aula, causada pelos filhos que podem ver com outros olhos o que realmente acontece, levando isso para os pais, que acabam tomando essas atitudes.
    Já sofri bullying e sinceramente não desejo isso para ninguém, e penso que com um exemplo desses não é possível haver mudança positiva de atitude de ninguém,bullying seja com quem for é inadimicível.

    Sofia Guedes e Silva
    Turma 701

    ResponderExcluir
  4. O texto mostra algo realmente inacreditável , os pais fazendo bullying com a professora pela rede social , patético , né? Pois os pais tem que dar o máximo de educação possível para os filhos (a) .
    Na minha opinião , a criança tem todo o direito de reclamar que a professora é chata , xinga , não sabe explicar , exclui , entre outros .
    Mas os pais não tem direito nenhum de fazer bullying com a professora.
    Eles tem direito de reclamar com a diretora (o) , e fazer justiça civilizadamente , conversando com a professora , e pedindo para mudar de comportamento .


    Catarina Herejk Chequetto
    Turma:701
    Colégio Ativo

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião esse pais não têm noção do que estam fazendo,eles não percebem que seus atos terão consequências.Uma delas é que talvez não haverá tantos professores como atualmente, pois pessoas não vão querer se tornar educadores,para não serem vitimas de bullying,acusações falsa,etc...
    Uma coisa que me deixou extremamente chocada foi o fato das escolas não se mobilizarem para defender ou ajudar esse professores, o motivo delas não quererem se manifestar é para não perderem o aluno,para que ele não pare de estudar lá.Eu acho que esses pais estam cometendo uma crueldade contra os nossos educadores,porque eles não percebem, que sem os professores ele não seriam o que são hoje,não saberiam o que sabem.

    Thamyres Garcia 702

    ResponderExcluir
  6. O ato desses pais é inaceitável, pois qual é o exemplo que estão dando aos seus filho. Se continuarem fazendo essas barbaridades com os professores ninguém mas vai querer se formar para dar aula e não existira educadores.
    Mas há uma coisa que é ridículo é que as escolas não defende os professores contra os pais. Porém se o pai matriculou o seu filho na escola deveria aceitar a maneira que dão a aula. Mas as escolas tem medo de se manifestar contra os pais, pois se fizerem isso vão ter um risco de perder o aluno.
    Esses pais que fazem isso não pensam que se não fossem por eles os seus filhos não saberiam nada e até mesmo eles não teriam o trabalho que tem hoje.

    Anna Victoria Nunes Nelson 702

    ResponderExcluir

  7. Agressões aos professores

    De acordo com um estudo feito pelo sindicato dos professores do Reino Unido, Nasuwt, os pais são os principais responsáveis por comentários agressivos que são feitos aos professores. Já não basta o que eles passam com os alunos em sala de aula, têm de lidar com ameaças, perseguições e comentários agressivos feito na internet pelos responsáveis dos alunos.
    As atitudes agressivas tomadas pelos pais estão mais frequentes, a pesquisa mostrou que o percentual aumentou em um ano de 21% para 60%. As principais agressões são do tipo: racista, sexistas, ameaças, e até falsas acusações. Chegando a postar vídeos e fotos falsos, querendo destruir a imagem dos profissionais da educação.
    Segundo o sindicato, os professores buscam a ajuda da direção, porém ela não toma providências com medo de que os pais tenham atitudes ainda piores, e também, preocupada com a reputação do estabelecimento de ensino. Diante desses fatos as escolas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais.
    Assustada com o resultado da pesquisa, a secretária do sindicato propõe que o governo esteja frente a frente desta situação, e que as escolas busquem medidas para refrear essas ações.
    O universo escolar neste contexto está se tornando um mundo de pura violência. Pais agredindo professores, quando deveriam ser amigáveis. Os professores, como qualquer pessoa, não merecem sofrer esse tipo de agressão, ainda mais pelos pais que também são responsáveis pela educação dos filhos.

    Aluna: Júlia Campos
    Turma: 702




    ResponderExcluir
  8. Fiquei surpreendido com oque li, sempre achei que nas escolas os causadores de bullying eram os mais jovens, porém o texto me provou estar errado.
    Acho ridículo o fato dos pais também serem causadores do bullying, claro que não justifica o fato dos mais jovens também bulinarem, mais acho que por serem pais e terem adquirido um pouco mais de experiência, deveriam parar e pensarem em seus atos, pois são pais e devem sempre tentar mostrar o melhor exemplo possível.
    O que mais me surpreende é que mesmo as escolas sabendo dos acontecimentos, não buscam uma solução, e simplesmente ignoram os atos pois não querem "perder o aluno" ( perder dinheiro). Acho injusto algumas pessoas falarem do comportamento inadequado da nossa geração, pois uma vez que tanto as escolas quanto os pais não tomam atitudes, o que lhes dá o direito de reclamar ? Estão tão errados quanto os que cometeram o ato. Graças a deus que no mundo existem pessoas responsáveis e que acreditam no que está certo, e não são movidos pela pressão social, estão sempre se mobilizando em busca de um futuro melhor.

    Pablo Caliel Viana Matos - 702

    ResponderExcluir
  9. E cada vez mais comum ouvir falar em casos de bullyng em escolas pelo Brasil e pelo mundo com crianças onde uma e agressor e outra a vítima. Os pais devem se preocupar em combater o bullying e não o contrário. No caso se acham que seu filho está sofrendo com essa pratica, deveria ter a atitude de conversar com a escola e com os educadores e apurar a verdade e saber identificar e intervir, ao invés de usar a internet para postar uma violência verbal. Pais e profissionais devem supervisionar qualquer forma de violência e quem se sentir ameaçado, tanto crianças, professores, educadores, devem sim denunciar. Esses pais, que ao invés de combater. praticam o bulliyng tem que ter consciência das consequências de suas ações. Na minha opinião esses pais são pessoas totalmente desiquilibradas.
    Luísa Soares França 701

    ResponderExcluir
  10. Inacreditável como as pessoas de hoje em dia estão agindo. É absurdo os pais discriminarem os professores dessa forma, como se eles fossem culpados pelo desinteresse e mal comportamento de seus alunos. Os pais agindo dessa forma influenciam os seus filhos a fazerem bullying com os professores, e com todos os outros, seus colegas e desconhecidos.
    Têm alunos que brincam nas salas de aula, e só porque a professora ou o professor chamam a atenção deles, começam a falar que os professores são chatos, que xingam ou excluem eles. Com isso falam para os pais que repassam esses comentários na rede social, na página dos professores e assim começa o bullying.
    Eles deveriam conversar com os professores junto com o diretor ou a diretora, tentando achar uma solução para esse caso, sem prejudicar a escola, o professor, o aluno e os próprios pais do alunos. Uma solução sem brigas, sem prejuízo à nenhum deles.

    Mateus Nogueira 702.

    ResponderExcluir
  11. Eu achei a reportagem dos pais que fazem bullying com os professores horrível, porque eles que deveriam ensinar aos filhos a respeitar as pessoas e não fazer bullying com os amigos e muito menos com os professores, dão esse mau exemplo. Bullying é uma coisa muito ruim, pois a pessoa que está sofrendo normalmente sai magoada ou machucada.
    Uma pessoa que pratica o bullying precisa de ajuda porque ela pode estar de mal com a vida e desconta isso em outras pessoas que não têm nada a ver com os problemas dela.
    Existem dois tipos de bullying: por agressão física ou verbal. Na verbal o agressor inventa apelidos de acordo com as características da outra pessoa, por exemplo quatro olhos, gorducho,dente de trilho entre outros. E a física é quando o praticante agride a pessoa fisicamente com socos e chutes. Qualquer que seja o tipo isso não deveria acontecer.
    O bullying demonstra um total desrespeito às pessoas como ser humano e profissional. Faz com que as pessoas se sintam inúteis, humilhadas e até mesmo ameaçadas. Portanto isso tem que ser encarado de uma forma mais séria para que finalmente acabe.

    Pedro Peres Barros 702

    ResponderExcluir