sábado, 13 de junho de 2015

Crônica do Dia - A miopia da juventude - sem metáforas - Jairo Bourer

Há hoje um verdadeiro exército de jovens instruídos que, cada vez mais, enfrenta dificuldades de enxergar com clareza imagens que estão distantes. Uma nova pesquisa mostra que a incidência de miopia aumentou de forma importante nas últimas décadas. Hoje, ela é duas vezes mais comum entre pessoas de 25 a 29 anos do que entre as de 55 a 59 anos. Ela afeta, também, duas vezes mais os universitários do que aqueles que abandonaram a escola.


Os principais vilões, segundo os especialistas, seriam as longas horas de estudo, o excesso do uso de computadores e o menor tempo passado ao ar livre (com consequente exposição reduzida à luz natural). O trabalho da Universidade King’s College, de Londres, avaliou mais de 60 mil pessoas de 1990 a 2013. Os resultados estão na revista médica Ophthalmology e foram revelados pelo jornal inglês Daily Mail.

A miopia é o problema visual mais comum nos dias de hoje. Em geral, ela se manifesta na infância ou na adolescência e pode ser corrigida com a ajuda de óculos, lentes de contato ou cirurgias a laser. Graus mais elevados estão relacionados a problemas oftalmológicos graves, como descolamento, deterioração da retina e alguns tipos de glaucoma. Essas patologias podem provocar a perda da visão.

Em quem enxerga normalmente, as imagens se formam na retina. No míope, as luzes convergem num ponto antes da retina, o que faz com que as imagens de objetos mais distantes pareçam borradas. 

Na primeira metade do século XX, as pessoas, de maneira geral, eram menos educadas. A população que hoje está na faixa dos 20 a 30 anos, em média, passou muito mais tempo em aulas, no computador e lendo do que aqueles que estão na faixa dos 50 a 60 anos.

Mais estudos precisam ser feitos para se afirmar, com certeza, que excesso de estudo, uso pesado do computador e menor exposição à luz solar sejam a causa dessa onda de miopia no mundo ocidental. Genética e dieta materna são fatores que podem ter um peso nessa situação. Já se sabia há algum tempo que há uma epidemia de miopia na Ásia Oriental. Por lá, em alguns países, oito em cada dez pessoas têm algum grau de dificuldade para enxergar de longe. Agora, países da Europa, os Estados Unidos e a Austrália enfrentam também um aumento de casos.

É importante ter atenção redobrada com os adolescentes, que passam cada vez mais tempo na escola, ficam horas na frente de telas eletrônicas e saem muito pouco na rua. Talvez o horizonte para eles, no futuro, seja ainda mais limitado do que para as gerações atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário