quinta-feira, 25 de junho de 2015

Te Contei, não ? - Sindicalistas protestam contra José Serra

Protesto foi contra um projeto de lei do senador sobre a Petrobras.


Serra quer desobrigar a estatal de ser a operadora única do pré-sal.

Um grupo de cerca 40 sindicalistas da CUT, ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT), causou tumulto na abertura da Brasil Offshore, maior conferência de petróleo e gás do país, em Macaé (RJ). Eles protestavam contra um projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que desobriga a Petrobras de atuar como operadora única do pré-sal.

Os manifestantes invadiram o palco onde foi montada a mesa de autoridades para a abertura da feira e exibiram faixas e cartazes de protesto. Usando nariz de palhaço, o grupo apitava durante os pronunciamentos. Não houve feridos e ninguém foi detido, segundo a Polícia Militar.
Policiais precisaram intervir para que o senador José Serra não fosse agredido e, na saída, o escoltaram até a porta dos fundos do Centro de Exposição de Macaé, onde ocorre o evento.
Em Declaração enviada ao G1, o senador afirma que não houve confusão. "Fiz minha apresentação completa, sem qualquer interrupção ou tumulto. Falei uns cinquenta minutos. Analisei a situação da Petrobras, com números e fatos e mostrei que meu projeto de lei é bom para fortalecer a empresa e o setor de petróleo no Brasil. No começo e no final, um pequeno grupo de dez ou quinze manifestantes se manifestou de forma legítima, como é legítima toda manifestação popular em um país democrático. O fato é que todos eles me ouviram em silêncio e creio que aprenderam mais sobre o assunto em debate", finalizou.
A Brasil Offshore começou na manhã desta terça-feira (23). A abertura foi comandada pelo prefeito de Macaé, Aloízio Junior, por José Serra e pelo gerente geral da Unidade Operacional da Bacia de Campos (UO-BC) Marcelo Batalha.

Projeto de José Serra
Segundo a assessoria do senador, o projeto que foi alvo de protesto passou pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) e agora está na fila para votação no plenário do Senado.
O texto propõe que seja retirada da Petrobras a exigência de ela ser operadora exclusiva dos campos de petróleo no pré-sal. Essa seria uma forma de fortalecer a empresa no cenário atual de crise. De acordo com o senador, a Petrobras não tem condições de, atualmente, atender à exigência de participação mínima de 30% nos grupos de exploração e produção do pré-sal.
De acordo com os manifestantes, esse modelo faria com que o percentual para os estados produtores seja maior, diminuindo assim a soberania da Petrobras, já que a participação dela cairia. O modelo atual está vigente desde 2010.

Brasil Offshore
A organização do evento se posicionou sobre o ocorrido, dizendo que "um grupo de manifestantes ligados a uma central sindical se manifestou contrário à fala do senador José Serra. Foi concedido a eles um microfone, para que pudessem se posicionar, mas eles não quiseram, se recusaram".
A 8ª edição da Brasil Offshore – Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás é a 3ª maior do mundo e a 1ª do Brasil. Segundo a organização, a expectativa é de que o evento gere cerca de R$ 1 bilhão em negócios. Esse valor representa um aumento de 13% em relação a 2013.
Para que o tráfego de Macaé não sofra consequências do aumento de carros devido ao número de visitantes, foi criado um esquema especial de trânsito no entorno do Centro de Convenções de Macaé. O esquema garante acessibilidade aos visitantes. Além disso, há apoio operacional de 30 agentes de trânsito espelhados pela cidade, mais 30 estarão mobilizados exclusivamente para a Brasil Offshore.
Para apoio, as equipes contam com quatro viaturas, duas motos e um caminhão reboque. Outros dispositivos, como painéis luminosos, também estão sendo utilizados, inclusive no Centro de Convenções.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário