domingo, 8 de setembro de 2013

Cronica do dia - Pedagogia da enganação

Os tempos mudaram, e nossos alunos exigem a verdade

O Dia
Rio - Lá pela década de 60, quando as provas de múltipla escolha invadiram de vez os vestibulares brasileiros, muitos colégios e cursinhos orientavam os alunos para ‘chutar’ aquelas questões a que, de fato, não sabiam responder. Sendo a prova elaborada com perguntas contendo cinco opções de resposta, haveria a possibilidade estatística de 20% a mais de acertos naqueles itens específicos.
É verdade que muitas provas eram mal elaboradas e, àquela época, orientava-se para que o ‘chute’ fosse dado na opção de volume maior de palavras.
Outros professores mais inteligentes procuravam aproveitar parte do conhecimento do aluno para informar-lhe que determinadas questões poderiam ser respondidas com rapidez quando o aluno percebia que a resposta não poderia conter determinada expressão matemática, por exemplo.
No entanto, o chamado ‘chute inteligente’ dependia sempre de algum conhecimento, com base na premissa de que quem erra menos acerta mais.
Tentar, hoje, incentivar um aluno a assim agir, mesmo que seja por causa da suposição de que as provas de um Enem são feitas dentro de alguma ideologia ou que podemos detectar o que o autor da questão deseja como resposta é enganar um aluno. Incentive-o a estudar bem e a fazer exercícios de fixação e tenha a honradez de dizer-lhe que a Teoria da Resposta ao Item (TRI) detecta estes ‘chutes’ e diminui a quantidade de pontos de uma questão.
Esta teoria trabalha com três características numa pergunta: a dificuldade/facilidade, o poder discriminativo e, finalmente, o mais complexo dessa estatística, que é a análise da probabilidade conforme o perfil de cada aluno. Vale dizer: se um estudante, em seu perfil, não foi capaz de responder a questões mais fáceis, como poderia ter acertado outras de nível de dificuldade maior?
Convenhamos, os tempos mudaram, e nossos alunos exigem a verdade. Esta é clara: estudo contínuo, em pouca quantidade, porém todo dia, complementados por exercícios. É imperdoável a pedagogia da ‘enganação’!

 Hamilton Werneck -  Pedagogo e escritor

Um comentário:

  1. muito legal este texto, e sabia que existem até aulas em vídeos no youtube por exemplo ensinado a ''chutar''
    André Cadinelli Ramos
    802

    ResponderExcluir