O folclore está fortemente ligado a várias ciências que dele carecem para melhor interpretação dos factos, devido ao seu caráter dinâmico, psicológico e social. Podemos citar por exemplo:
- A história: que se auxilia do conhecimento popular, pois sem este seria apenas um amontoado de factos áridos, enumeração de dados sem significado;
- A geografia: também não dispensa o folclore, pois factores físicos, climáticos e linguísticos também influenciam na formação de um facto folclórico. Além do que o artesanato, a culinária e o vestuário dependem directamente dos factores geográficos da região;
- A sociologia: o facto folclórico é estritamente social, pois está definido como maneira de pensar, sentir, agir e reagir de um povo;
- A psicologia: não prescinde do conhecimento folclórico para melhor interpretação do comportamento humano, além de interpretar fenômenos mitológicos, lendários e simbólicos;
- A religião: também recorre ao folclore para vincular em seus adeptos, a necessidade da fé, da ética e da moral;
- A pedagogia: que tem o objetivo de fazer a criança compreender melhor a sua comunidade, sendo que, o estudo do folclore contém preciosos ensinamentos de inestimável valor para a educação do povo.
- A música, literatura artes plásticas: é indiscutível a influência do folclore nas artes, é ele que lhes dá o caráter nacionalista, sem o qual elas não sobreviveriam.
- A educação física: também recorre às danças folclóricas, brincadeiras e jogos que proporcionam à criança agilidade, resistência, senso de responsabilidade, iniciativa e socialização.
Com o avanço da ciência e da tecnologia, as tradições passaram a ser consideradas frutos da ignorância popular. Entretanto, o estudo do folclore é fundamental para caracterizar a formação cultural de um povo e do seu passado, além de detectar a cultura popular vigente, pois o facto folclórico é influenciado pela sua época.
No século XIX, o povo houve uma crescente consciência de que a cultura popular poderia desaparecer devido ao modo de vida urbana, e a pesquisa folclórica tomou novos rumos e espalhou-se pela Europa. O folclore passa então a ser usado como principal elemento nas obras artísticas, despertando o sentimento nacionalista dos povos.
Em todos os países bem desenvolvidos, existe a preocupação com a cultura popular, e por isso nas universidades, o folclore foi colocado nos currículos de diversos cursos, entre os quais literatura, antropologia, animação sociocultural e turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário