sexta-feira, 27 de junho de 2014

Te Contei, não ? - Teoria do Medalhão - Machado de Assis

O conto, Teoria do Medalho, de Machado de Assis, traz uma anlise do comportamento de alguns membros da sociedade. Descreve-os de maneira extremamente clara, precisa, com um humor recatado, ironizando-os usando como pano de fundo uma conversa "inocente" como a de um pai com um filho.
Este conto, um dos mais deliciosos libelos do escritor contra a mediocridade intelectual e social, satrico por excelncia, lembrando a ironia filosfica dos relatos curtos de Voltaire. Praticamente sem ao, seu ncleo temtico gira em torno de uma exposio de idias cnicas, atravs do dilogo entre pai e filho.

Teoria do Medalho desenvolve com muita ironia as mesmas questes levantadas pelo conto O Espelho. O narrador cede seu espao reproduo das falas das duas nicas personagens: pai e filho. O tom terrivelmente irnico da fala do pai revela, obviamente, a denncia feita pelo autor por trs do conto em relao a uma sociedade burguesa medocre e arrogante, que prega o sucesso a qualquer preo, mesmo custa do empobrecimento da vida interior e das relaes humanas.



O dilogo familiar acontece numa noite s onze horas, aps um jantar comemorativo dos 21 anos do filho. Quando pai e filho ficam a ss na sala, este aconselha o filho a se tornar um Medalho, ou seja, um homem que ao chegar velhice, tenha adquirido respeito e fama na sociedade do Rio de Janeiro do sculo XIX. Para tanto, ser necessrio que ele mude seus hbitos e costumes e passe a viver sob uma mscara, anulando os seus gostos pessoais e suas atitudes. E nisso disserta sobre a necessidade do filho de sempre manter-se neutro, usar e abusar de palavras sem sentido, conhecer pouco, ter vocabulrio limitado etc. Ao final, uma bela ironia machadiana sobre como encontram-se os valores da sociedade de sua poca. Portanto, o medalho, tipo criado pelo autor neste conto, se caracteriza por aparentar ser o que no . Caracteriza-se, sobretudo, por ter, como nos medalhes, uma face oculta e sem atrativos, voltada apenas para o corpo do dono, e outra, vistosa, virada para o exterior, para ser vista e admirada, respeitada.
Teoria do medalho um dos contos que mostra Machado de Assis como um crtico afiado da sociedade brasileira no que ela tem de mais profundo: a mediocridade condecorada, a troca de favores como motor bsico das relaes sociais, a hipocrisia, tudo aquilo que perduraria para alm da troca de regime. O conto uma lio a todo homem que almeja ter prestgio, ser reconhecido pela sociedade e que elimina qualquer expresso da subjetividade em nome da absoro ao senso comum, opinio da maioria.
O conto no tem um narrador. De um lado, a presena de um pai que quer projetar seus ideais frustrados de sucesso no jovem filho; de outro lado, o filho que se sujeita a aceitar passivamente as imposies do pai, anulando-se.

Os papis sociais no conto machadiano, pertencem, num primeiro momento, a um grupo restrito: pai e filho. As personagens no possuem nomes e so, portanto, caracterizadas somente pela posio que ocupam no grupo familiar. Num segundo momento, no decorrer da narrativa, h a construo de um terceiro papel social, este pertencente a um grupo mais amplo: o Medalho.
No dilogo estabelecido no conto, h a presena das formas de tratamento. O pai dirige-se ao filho sempre utilizando a 2 pessoa pronominal: tu, te, contigo, teu etc.; o filho, por sua vez, utiliza-se a 3 pessoa, com valor de 2 pessoa: vosmec, lhe, o senhor etc. No primeiro caso, a presena da 2 pessoa d um valor de proximidade ao discurso (ou tentativa de), dando um maior sentimento de intimidade. No segundo caso, o uso da 3 pessoa, mostra uma aceitao do discurso paterno, como se no houvesse outro meio de discusso. a aceitao pacfica do papel social que cabe ao filho no final do sculo XIX.
Leia o conto na ntegra:
A TEORIA DO MEDALHO
- Ests com sono?
- No, senhor.
- Nem eu; conversemos um pouco. Abre a janela. Que horas so?
- Onze.
- Saiu o ltimo conviva do nosso modesto jantar. Com que, meu peralta, chegaste aos teus vinte e um anos. H vinte e um anos, no dia 5 de agosto de 1854, vinhas tu luz, um pirralho de nada, e ests homem, longos bigodes, alguns namoros...
- Papai...
- No te ponhas com denguices, e falemos como dois amigos srios. Fecha aquela porta; vou dizer-te coisas importantes. Senta-te e conversemos. Vinte e um anos, algumas aplices, um diploma, podes entrar no parlamento, na magistratura, na imprensa, na lavoura, na indstria, no comrcio, nas letras ou nas artes. H infinitas carreiras diante de ti. Vinte e um anos, meu rapaz, formam apenas a primeira slaba do nosso destino. Os mesmos Pitt e Napoleo, apesar de precoces, no foram tudo aos vinte e um anos. Mas qualquer que seja a profisso da tua escolha, o meu desejo que te faas grande e ilustre, ou pelo menos notvel, que te levantes acima da obscuridade comum. A vida, Janjo, uma enorme loteria; os prmios so poucos, os malogrados inmeros, e com os suspiros de uma gerao que se amassam as esperanas de outra. Isto a vida; no h planger, nem imprecar, mas aceitar as coisas integralmente, com seus nus e percalos, glrias e desdouros, e ir por diante.
- Sim, senhor.
- Entretanto, assim como de boa economia guardar um po para a velhice, assim tambm de boa prtica social acautelar um ofcio para a hiptese de que os outros falhem, ou no indenizem suficientemente o esforo da nossa ambio. isto o que te aconselho hoje, dia da tua maioridade.
- Creia que lhe agradeo; mas que ofcio, no me dir?
- Nenhum me parece mais til e cabido que o de medalho. Ser medalho foi o sonho da minha mocidade; faltaram-me, porm, as instrues de um pai, e acabo como vs, sem outra consolao e relevo moral, alm das esperanas que deposito em ti. Ouve-me bem, meu querido filho, ouve-me e entende. s moo, tens naturalmente o ardor, a exuberncia, os improvisos da idade; no os rejeites, mas modera-os de modo que aos quarenta e cinco anos possas entrar francamente no regime do aprumo e do compasso. O sbio que disse: "a gravidade um mistrio do corpo", definiu a compostura do medalho. No confundas essa gravidade com aquela outra que, embora resida no aspecto, um puro reflexo ou emanao do esprito; essa do corpo, to-somente do corpo, um sinal da natureza ou um jeito da vida. Quanto idade de quarenta e cinco anos...
- verdade, por que quarenta e cinco anos?
- No , como podes supor, um limite arbitrrio, filho do puro capricho; a data normal do fenmeno. Geralmente, o verdadeiro medalho comea a manifestar-se entre os quarenta e cinco e cinqenta anos, conquanto alguns exemplos se dem entre os cinqenta e cinco e os sessenta; mas estes so raros. H-os tambm de quarenta anos, e outros mais precoces, de trinta e cinco e de trinta; no so, todavia, vulgares. No falo dos de vinte e cinco anos: esse madrugar privilgio do gnio.
- Entendo.
- Venhamos ao principal. Uma vez entrado na carreira, deves pr todo o cuidado nas idias que houveres de nutrir para uso alheio e prprio. O melhor ser no as ter absolutamente; coisa que entenders bem, imaginando, por exemplo, um ator defraudado do uso de um brao. Ele pode, por um milagre de artifcio, dissimular o defeito aos olhos da platia; mas era muito melhor dispor dos dois. O mesmo se d com as idias; pode-se, com violncia, abaf-las, escond-las at morte; mas nem essa habilidade comum, nem to constante esforo conviria ao exerccio da vida.
- Mas quem lhe diz que eu...
- Tu, meu filho, se me no engano, pareces dotado da perfeita inpia mental, conveniente ao uso deste nobre ofcio. No me refiro tanto fidelidade com que repetes numa sala as opinies ouvidas numa esquina, e vice-versa, porque esse fato, posto indique certa carncia de idias, ainda assim pode no passar de uma traio da memria. No; refiro-me ao gesto correto e perfilado com que usas expender francamente as tuas simpatias ou antipatias acerca do corte de um colete, das dimenses de um chapu, do ranger ou calar das botas novas. Eis a um sintoma eloqente, eis a uma esperana, No entanto, podendo acontecer que, com a idade, venhas a ser afligido de algumas idias prprias, urge aparelhar fortemente o esprito. As idias so de sua natureza espontneas e sbitas; por mais que as sofreemos, elas irrompem e precipitam-se. Da a certeza com que o vulgo, cujo faro extremamente delicado, distingue o medalho completo do medalho incompleto.
- Creio que assim seja; mas um tal obstculo invencvel.
- No ; h um meio; lanar mo de um regime debilitante, ler compndios de retrica, ouvir certos discursos, etc. O voltarete, o domin e o whist so remdios aprovados. O whist tem at a rara vantagem de acostumar ao silncio, que a forma mais acentuada da circunspeco. No digo o mesmo da natao, da equitao e da ginstica, embora elas faam repousar o crebro; mas por isso mesmo que o fazem repousar, restituem-lhe as foras e a atividade perdidas. O bilhar excelente.
- Como assim, se tambm um exerccio corporal?
- No digo que no, mas h coisas em que a observao desmente a teoria. Se te aconselho excepcionalmente o bilhar porque as estatsticas mais escrupulosas mostram que trs quartas partes dos habituados do taco partilham as opinies do mesmo taco. O passeio nas ruas, mormente nas de recreio e parada, utilssimo, com a condio de no andares desacompanhado, porque a solido oficina de idias, e o esprito deixado a si mesmo, embora no meio da multido, pode adquirir uma tal ou qual atividade.
- Mas se eu no tiver mo um amigo apto e disposto a ir comigo?
- No faz mal; tens o valente recurso de mesclar-te aos pasmatrios, em que toda a poeira da solido se dissipa. As livrarias, ou por causa da atmosfera do lugar, ou por qualquer outra, razo que me escapa, no so propcias ao nosso fim; e, no obstante, h grande convenincia em entrar por elas, de quando em quando, no digo s ocultas, mas s escncaras. Podes resolver a dificuldade de um modo simples: vai ali falar do boato do dia, da anedota da semana, de um contrabando, de uma calnia, de um cometa, de qualquer coisa, quando no prefiras interrogar diretamente os leitores habituais das belas crnicas de Mazade; 75 por cento desses estimveis cavalheiros repetir-te-o as mesmas opinies, e uma tal monotonia grandemente saudvel. Com este regime, durante oito, dez, dezoito meses - suponhamos dois anos, - reduzes o intelecto, por mais prdigo que seja, sobriedade, disciplina, ao equilbrio comum. No trato do vocabulrio, porque ele est subentendido no uso das idias; h de ser naturalmente simples, tbio, apoucado, sem notas vermelhas, sem cores de clarim... - Isto o diabo! No poder adornar o estilo, de quando em quando...
- Podes; podes empregar umas quantas figuras expressivas, a hidra de Lerna, por exemplo, a cabea de Medusa, o tonel das Danaides, as asas de caro, e outras, que romnticos, clssicos e realistas empregam sem desar, quando precisam delas. Sentenas latinas, ditos histricos, versos clebres, brocardos jurdicos, mximas, de bom aviso traz-los contigo para os discursos de sobremesa, de felicitao, ou de agradecimento. Caveant consules um excelente fecho de artigo poltico; o mesmo direi do Si vis pacem para bellum. Alguns costumam renovar o sabor de uma citao intercalando-a numa frase nova, original e bela, mas no te aconselho esse artifcio: seria desnaturar-lhe as graas vetustas. Melhor do que tudo isso, porm, que afinal no passa de mero adorno, so as frases feitas, as locues convencionais, as frmulas consagradas pelos anos, incrustadas na memria individual e pblica. Essas frmulas tm a vantagem de no obrigar os outros a um esforo intil. No as relaciono agora, mas f-lo-ei por escrito. De resto, o mesmo ofcio te ir ensinando os elementos dessa arte difcil de pensar o pensado. Quanto utilidade de um tal sistema, basta figurar uma hiptese. Faz-se uma lei, executa-se, no produz efeito, subsiste o mal. Eis a uma questo que pode aguar as curiosidades vadias, dar ensejo a um inqurito pedantesco, a uma coleta fastidiosa de documentos e observaes, anlise das causas provveis, causas certas, causas possveis, um estudo infinito das aptides do sujeito reformado, da natureza do mal, da manipulao do remdio, das circunstncias da aplicao; matria, enfim, para todo um andaime de palavras, conceitos, e desvarios. Tu poupas aos teus semelhantes todo esse imenso aranzel, tu dizes simplesmente: Antes das leis, reformemos os costumes! - E esta frase sinttica, transparente, lmpida, tirada ao peclio comum, resolve mais depressa o problema, entra pelos espritos como um jorro sbito de sol.
- Vejo por a que vosmec condena toda e qualquer aplicao de processos modernos.
- Entendamo-nos. Condeno a aplicao, louvo a denominao. O mesmo direi de toda a recente terminologia cientfica; deves decor-la. Conquanto o rasgo peculiar do medalho seja uma certa atitude de deus Trmino, e as cincias sejam obra do movimento humano, como tens de ser medalho mais tarde, convm tomar as armas do teu tempo. E de duas uma: - ou elas estaro usadas e divulgadas daqui a trinta anos, ou conservar-se-o novas; no primeiro caso, pertencem-te de foro prprio; no segundo, podes ter a coquetice de as trazer, para mostrar que tambm s pintor. De outiva, com o tempo, irs sabendo a que leis, casos e fenmenos responde toda essa terminologia; porque o mtodo de interrogar os prprios mestres e oficiais da cincia, nos seus livros, estudos e memrias, alm de tedioso e cansativo, traz o perigo de inocular idias novas, e radicalmente falso. Acresce que no dia em que viesses a assenhorear-te do esprito daquelas leis e frmulas, serias provavelmente levado a empreg-las com um tal ou qual comedimento, como a costureira esperta e afreguesada, - que, segundo um poeta clssico, Quanto mais pano tem, mais poupa o corte, Menos monte alardeia de retalhos; e este fenmeno, tratando-se de um medalho, que no seria cientfico.
- Upa! que a profisso difcil!
- E ainda no chegamos ao cabo.
- Vamos a ele.
- No te falei ainda dos benefcios da publicidade. A publicidade uma dona loureira e senhoril, que tu deves requestar fora de pequenos mimos, confeitos, almofadinhas, coisas midas, que antes exprimem a constncia do afeto do que o atrevimento e a ambio. Que D. Quixote solicite os favores dela mediante, aes hericas ou custosas, um sestro prprio desse ilustre luntico. O verdadeiro medalho tem outra poltica. Longe de inventar um Tratado cientfico da criao dos carneiros, compra um carneiro e d-o aos amigos sob a forma de um jantar, cuja notcia no pode ser indiferente aos seus concidados. Uma notcia traz outra; cinco, dez, vinte vezes pe o teu nome ante os olhos do mundo. Comisses ou deputaes para felicitar um agraciado, um benemrito, um forasteiro, tm singulares merecimentos, e assim as irmandades e associaes diversas, sejam mitolgicas, cinegticas ou coreogrficas. Os sucessos de certa ordem, embora de pouca monta, podem ser trazidos a lume, contanto que ponham em relevo a tua pessoa. Explico-me. Se cares de um carro, sem outro dano, alm do susto, til mand-lo dizer aos quatro ventos, no pelo fato em si, que insignificante, mas pelo efeito de recordar um nome caro s afeies gerais. Percebeste?
- Percebi.
- Essa publicidade constante, barata, fcil, de todos os dias; mas h outra. Qualquer que seja a teoria das artes, fora de dvida que o sentimento da famlia, a amizade pessoal e a estima pblica instigam reproduo das feies de um homem amado ou benemrito. Nada obsta a que sejas objeto de uma tal distino, principalmente se a sagacidade dos amigos no achar em ti repugnncia. Em semelhante caso, no s as regras da mais vulgar polidez mandam aceitar o retrato ou o busto, como seria desazado impedir que os amigos o expusessem em qualquer casa pblica. Dessa maneira o nome fica ligado pessoa; os que houverem lido o teu recente discurso (suponhamos) na sesso inaugural da Unio dos Cabeleireiros, reconhecero na compostura das feies o autor dessa obra grave, em que a "alavanca do progresso" e o "suor do trabalho" vencem as "fauces hiantes" da misria. No caso de que uma comisso te leve a casa o retrato, deves agradecer-lhe o obsquio com um discurso cheio de gratido e um copo d'gua: uso antigo, razovel e honesto. Convidars ento os melhores amigos, os parentes, e, se for possvel, uma ou duas pessoas de representao. Mais. Se esse dia um dia de glria ou regozijo, no vejo que possas, decentemente, recusar um lugar mesa aos reporters dos jornais. Em todo o caso, se as obrigaes desses cidados os retiverem noutra parte, podes ajud-los de certa maneira, redigindo tu mesmo a notcia da festa; e, dado que por um tal ou qual escrpulo, alis desculpvel, no queiras com a prpria mo anexar ao teu nome os qualificativos dignos dele, incumbe a notcia a algum amigo ou parente.
- Digo-lhe que o que vosmec me ensina no nada fcil.
- Nem eu te digo outra coisa. difcil, come tempo, muito tempo, leva anos, pacincia, trabalho, e felizes os que chegam a entrar na terra prometida! Os que l no penetram, engole-os a obscuridade. Mas os que triunfam! E tu triunfars, cr-me. Vers cair as muralhas de Jeric ao som das trompas sagradas. S ento poders dizer que ests fixado. Comea nesse dia a tua fase de ornamento indispensvel, de figura obrigada, de rtulo. Acabou-se a necessidade de farejar ocasies, comisses, irmandades; elas viro ter contigo, com o seu ar pesado e cru de substantivos desadjetivados, e tu sers o adjetivo dessas oraes opacas, o odorfero das flores, o anilado dos cus, o prestimoso dos cidados, o noticioso e suculento dos relatrios. E ser isso o principal, porque o adjetivo a alma do idioma, a sua poro idealista e metafsica. O substantivo a realidade nua e crua, o naturalismo do vocabulrio.
- E parece-lhe que todo esse ofcio apenas um sobressalente para os deficits da vida?
- Decerto; no fica excluda nenhuma outra atividade.
- Nem poltica?
- Nem poltica. Toda a questo no infringir as regras e obrigaes capitais. Podes pertencer a qualquer partido, liberal ou conservador, republicano ou ultramontano, com a clusula nica de no ligar nenhuma idia especial a esses vocbulos, e reconhecer-lhe somente a utilidade do scibboleth bblico.
- Se for ao parlamento, posso ocupar a tribuna?
- Podes e deves; um modo de convocar a ateno pblica. Quanto matria dos discursos, tens escolha: - ou os negcios midos, ou a metafsica poltica, mas prefere a metafsica. Os negcios midos, fora confess-lo, no desdizem daquela chateza de bom-tom, prpria de um medalho acabado; mas, se puderes, adota a metafsica; - mais fcil e mais atraente. Supe que desejas saber por que motivo a 7 companhia de infantaria foi transferida de Uruguaiana para Canguu; sers ouvido to-somente pelo ministro da guerra, que te explicar em dez minutos as razes desse ato. No assim a metafsica. Um discurso de metafsica poltica apaixona naturalmente os partidos e o pblico, chama os apartes e as respostas. E depois no obriga a pensar e descobrir. Nesse ramo dos conhecimentos humanos tudo est achado, formulado, rotulado, encaixotado; s prover os alforjes da memria. Em todo caso, no transcendas nunca os limites de uma invejvel vulgaridade.
- Farei o que puder. Nenhuma imaginao?
- Nenhuma; antes faze correr o boato de que um tal dom nfimo.
- Nenhuma filosofia?
- Entendamo-nos: no papel e na lngua alguma, na realidade nada. "Filosofia da histria", por exemplo, uma locuo que deves empregar com freqncia, mas probo-te que chegues a outras concluses que no sejam as j achadas por outros. Foge a tudo que possa cheirar a reflexo, originalidade, etc., etc.
- Tambm ao riso?
- Como ao riso?
- Ficar srio, muito srio...
- Conforme. Tens um gnio folgazo, prazenteiro, no hs de sofre-lo nem elimin-lo; podes brincar e rir alguma vez. Medalho no quer dizer melanclico. Um grave pode ter seus momentos de expanso alegre. Somente, - e este ponto melindroso...
- Diga...
- Somente no deves empregar a ironia, esse movimento ao canto da boca, cheio de mistrios, inventado por algum grego da decadncia, contrado por Luciano, transmitido a Swift e Voltaire, feio prpria dos cpticos e desabusados. No. Usa antes a chalaa, a nossa boa chalaa amiga, gorducha, redonda, franca, sem biocos, nem vus, que se mete pela cara dos outros, estala como uma palmada, faz pular o sangue nas veias, e arrebentar de riso os suspensrios. Usa a chalaa. Que isto?
- Meia-noite.
- Meia-noite? Entras nos teus vinte e dois anos, meu peralta; ests definitivamente maior. Vamos dormir, que tarde. Rumina bem o que te disse, meu filho. Guardadas as propores, a conversa desta noite vale o Prncipe de Machiavelli. Vamos dormir.

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