sexta-feira, 27 de março de 2015

Crônicas do Dia - A arte de enganar - Frei Betto

Eufemismo é a arte de dizer uma coisa e acreditar que o público escuta ou lê outra. Jeitinho de escamotear significados

O DIA


Rio - Em seu livro ‘Pernas pro ar’ (L&PM), Eduardo Galeano recorda que, na era vitoriana, era proibido mencionar “calças” na presença de uma jovem. Hoje em dia, diz ele, não cai bem utilizar certas expressões perante a opinião pública: “O capitalismo exibe o nome artístico de economia de mercado; imperialismo se chama globalização; suas vítimas se chamam países em via de desenvolvimento; oportunismo se chama pragmatismo; despedir sem indenização nem explicação se chama flexibilização laboral”, etc. 
A lista é longa. Acrescento os inúmeros preconceitos que carregamos: negro é chamado de afrodescendente (embora ninguém nunca tenha dito que sou iberodescendente ou eurodescendente); ladrão é sonegador; lobista é consultor; fracasso é crise; especulação é derivativo; latifúndio é agronegócio; desmatamento é investimento rural; lavanderia de dinheiro escuso é paraíso fiscal; acumulação privada de riqueza é democracia; socialização de bens é ditadura; governar a favor da maioria é populismo; tortura é constrangimento ilegal; invasão é intervenção; peste é pandemia; magricela é anoréxica. 
Nessa crise política e econômica que o Brasil atravessa, aumento de conta de luz virou realinhamento dos preços de energia; recessão, retração; sonegação, evasão fiscal; cortes e aumento de impostos, ajuste fiscal ou reversão de ações anticíclicas...

Eufemismo é a arte de dizer uma coisa e acreditar que o público escuta ou lê outra. É um jeitinho de escamotear significados. De tentar encobrir verdades e realidades.

Posso admitir que pertenço à terceira idade, embora esteja na cara: sou velho. Ora, poderia dizer que sou seminovo! Como carros em revendedoras de veículos. Todos velhos! Mas o adjetivo seminovo os torna mais vendáveis.

Em São Paulo há notório racionamento de água. O governador Alckmin não gosta da expressão, embora lhe tenha escapado da boca. Prefere “contenção hídrica”. No dia 20 de janeiro, houve apagão em 11 estados e no Distrito Federal. O Planalto veio a público tentar negar o óbvio e falou em “desligamento técnico”.

Coitadas das palavras! Parafraseando Lampedusa, são distorcidas para que a realidade, escamoteada, permaneça como está. Não conseguem, contudo, escapar da luta de classes: pobre é ladrão, rico é corrupto. Pobre é puta, rica é modelo. Pobre é viciado, rico é dependente químico.

Em suma, eufemismo é um truque semântico para tentar amenizar os fatos.

Frei Betto é autor do romance policial ‘Hotel Brasil’

8 comentários:

  1. Esse texto me deixou com a boca aberta. Como que o governo ou sei lá quem pode levantar-se em frente do Brasil e falar isto. Não têm vergonha? Porque que falar isso é melhor do que a verdade? O povo brasileiro sabe o que que está acontecendo, não precisa adoçar as palavras que sabemos que são feitas de limão. Acho que só falar a verdade faria o Brasil melhor, para que estejam atentos, e também, para que podemos ter ideia da nossa situação.
    Porque querem esconder a verdade da gente? Para nos proteger da verdade cruel? Não. Para o benefício deles, para controlar o povo, para controlar as manifestações, e para controlar o dinheiro. Mas eu acho que eles não sabem, que nós já temos alguma ideia do que está acontecendo.
    Amei como ele falou que palavras diferentes são usadas para pobres e ricos. Nunca percebi isto até que ele falou, mas é a pura verdade. Porque? Os ricos pagam para não falar nada? É a mente da pessoa mesmo que pensa que pobre é ladrão e rico é apenas corrupto? Eu não sei, mas tenho interesse de aprender mais sobre esse 'porquê?'.
    Frei Betto têm olhos que veem atrás das mentiras. Muitas pessoas (como eu) nem iriam perceber pelo ou menos (ênfases em pelo ou menos) uma coisa que ele disse neste texto. Será que é por causa da idade dele? Será que é só porque ele é assim mesmo? Ou ele é um realista? Gostaria de saber.
    Em conclusão, acho que jornais e o governo tem que começar a ser honestos com a gente, não importa as consequências.

    Mariana Garcia
    801

    ResponderExcluir
  2. As pessoas hoje em dia, tendem a usar certos "termos" no lugar de algumas palavras mais pesadas. Eu acho que eles podiam falar tudo ao pé da letra ao invés de ficar 'escondendo' certas verdades. A maioria da população brasileira sabe da verdade, então eu me pergunto, pra que tentar esconder o que já foi exposto?
    Na mídia, desde (eu acho que) sempre, repórteres, por exemplo, não podem usar palavras como 'esse bandido' ou 'esse bando de canalhas', então, eles precisam 'modificar' algumas palavras para poder dizer o que eles estão querendo, sem que se pareça grosseiro ou meio (digamos de uma forma genérica) feio, mal educado.
    Isso que ele falou sobre ricos e pobres, é verdade sim. E acontece hoje em dia, eles falam das pessoas pobres de um modo grosseiro é cruel apenas por que elas fazem uma coisa errada. Mas, e se uma pessoa rica fizer a mesma coisa que a pobre fez? O que, ou melhor quais palavras eles utilizarão para falar dela? Pelo que está escrito no texto não será bandido será? Eles vão usar palavras mais leves, mais suaves. Por que? Eu, por mim não sei. Mas não acho isso certo. Acho que pessoas podiam falar logo a verdade de uma vez por todas ao invés de ficar brincando com as palavras a fim de encontrar uma que não seja tão chocante, mas que demonstre literalmente o mesmo sentido que a outra.
    Como o autor colocou no texto, também temos a questão dos negros, na mídia, hoje em dia, não se pode usar o termo 'negro' ou 'preto' por que dizem que é racismo, mas olha só, eles podem usar o termo 'branco' ou aquele certo terminho que é meio que muito usado pela sociedade 'branco azedo'. Mas, isso não é racismo? Como assim? Na mídia eles não falam 'ah o luso descendente...' Por que será? Se chamar de negro ou preto é racismo, por que chamar de branco, amarelo, branco azedo, não é racismo também?


    Mariana Vita~8º ano 802

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus! Como isso é possível? Como nosso país chegou a esse ponto? As palavras influenciam até no modo de falar de problemas, as desculpas estão cada vez mais comuns, as pessoas estão cada vez com mais dificuldades com água, luz, e tudo mais. O preconceito está muito presente em tudo, na forma de falar, agir e até na forma de pensar. As formas de se referir a um pobre é totalmente diferente da de se referir a um rico, pobre é burro, rico tem dificuldade, pobre é doente, rico é especial, pobre é pobre, rico é rico e só por isso temos que tratar os “tipos” de pessoas de forma diferente, é isso que todos querem. Ah Brasil, se não tivesse essa barreira que impede misturar as pessoas seria tão mais fácil, tão mais justo, mas não é possível que isso aconteça, as pessoas não permitem, o governo não quer. O governo não quer mais pessoas inteligentes, não quer mais pessoas cultas, quer pessoas que não têm conhecimento de tanta coisa, para cobrar mais impostos altos, para a corrupção ficar cada vez mais frequente em nosso país.
    Enfim, acredito que o Brasil ainda possa mudar, que as pessoas fiquem mais atentas, que tudo fique no mesmo “nível” social, que tudo fique melhor.

    Lara Gomes Faria- 801

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei muito surpreso ao saber que nem os reservatórios que ficavam cheios de água cristalina, em São Paulo e Rio de Janeiro, estão conseguindo ter a aprovação do departamento de saneamento.
    Como estou em 2015 a copa já passou, mas quase nada mudou. Não sei como é que os outros países não desistiram da copa quando viram o estado do nosso país. E o pior é que depois da copa só piorou tudo, e os responsáveis somos nós.
    Se você visse uma gravação da copa na Inglaterra, e comparasse com a do Brasil, você iria ficar de surpreso ao ver que na Inglaterra não há lixo nos estádios, e no Brasil tem mais lixo no chão dos estádios do que na lixeira.
    E ainda dizem que São Paulo está com muitos rios sem uso, mas se você visse os rios iria saber a causa. Os rios estão muito sujos por causa do lixo, animais mortos e objetos sem utilidade jogados em seu leito. Precisamos cuidar dos nossos rios não apenas para os estrangeiros, mas para nós mesmos.
    Se cada um jogar seu lixo na lixeira e este for reciclado, nossos rios serão salvos da destruição, e poderemos ter água limpa e mais saúde. Sem esquecer a importância dos moradores não desperdiçarem água.


    Theofilo Roberto B. Nascimento - 701

    ResponderExcluir
  5. Isso não é crime ?

    De acordo com o comentário e o significado de eufemismo notamos que o governo vem suavizando as palavras que eles usam. Mas porque desta suavização? Eles têm medo que saibamos a verdade? Pra que amenizar as palavras se no fundo tem o mesmo significado?
    Porque Preto é ladrão, mas branco e corrupto? Qual é a diferença entre os dois? Ladrão é quem rouba e corrupto é o que rouba de forma sofisticada? Porque nos jornais sobre a operação lava jato ao invés de anunciarem que mais um ladrão foi preso falam que foi encontrado mais um corrupto durante a investigação? Porque quando um pobre com a cor mais escura é preso eles falam que mais um ladrão foi encontrado roubando algo?
    Porque os ricos são privilegiados na mídia? Se agora é crime qualquer atitude de mau gosto com índios e africanos em um lugar onde não pode qualquer tipo de atitude racista pode preconceito?
    Imagine se você fosse negro e estivesse entrando em um estabelecimento você gostaria de ter um segurança te seguindo somente pela sua cor e aparência? Em minha opinião a pior forma de que os negros já sofreram e ainda sofrem, é o preconceito. Eu acho que essa é a que mais nos marca, que deixa um vazio no coração e para piorar, temos que conviver com ela. Leva-la aonde formos e olhar para nós mesmos todos os dias e pensar que sempre será assim e que os outros nunca mudarão suas atitudes.
    Uma coisa que minha mãe disse, que quando meu irmão nasceu ela estava passeando na praça com ele no carrinho e uma moça interrompeu e disse:
    _ Que lindo esse bebe que estas tomando conta, ele é lindo!
    Para quem não sabe minha mãe é negra e meu irmão quando nasceu era completamente branco, devido ao fato do nosso pai ser branco. Tem como esquecer uma coisa dessas?
    Victoria Leite
    Turma :802





    ResponderExcluir
  6. As vezes até usamos uma palavra para substituir a outra, porém com o mesmo significado. Agora, mudar os significados só, por exemplo, por causa da classe social??? ("Pobre é puta, rica é modelo) Assim não dá. Algumas pessoas mudam o valor semântico para amenizar a situação; como vimos no exemplo: "pobre é ladrão; rico é corrupto", (?????) isso não tem nem um pouco de nexo! Até parece que mudou a semântica. Infelizmente, mesmo sem terem o menor sentido, a sociedade usa essas afirmativas achando que está "fugindo" um pouco da realidade, enganando, assim, a ela mesma! Mas a burrice é tão grande que a gente finge que não vê o que está passando, e aí decide de certa forma mentir, e ainda por cima para nós mesmos. Devemos parar de tentar "diminuir" o problema, e, sim, tentar acabar com ele de uma vez, "cortar o mau pela raiz", pois dessa forma acabaremos com a mentira e também melhoraremos nosso país! 
    Jade Tavares- 801

    ResponderExcluir
  7. Arte de enganar.....
    Eu acho que enganar as pessoas está bem de vez em quando, por exemplo, uma pessoa não pode ficar "mentindo" a outra toda a hora para fugir de uma situação. Eu sei que muitas pessoas quando entram em uma discussão ficam estressadas e tentam mentir para fugir dela.
    Mentir de vez em quando está bem, porque se você estiver com um amigo, por exemplo, e você não tem nada para fazer lá e quer ir na sua casa aí você pensa o que dizer para ele. Quando você sabe o que falar você engana ele com alguma mentira, como:
    -Minha barriga está doendo muito
    Ou
    -Cara desculpa mas acabei de lembrar que tenho um compromisso
    Etc...

    Matias Browne
    702

    ResponderExcluir
  8. Para mim isso é um crime!
    Desde pequenos somos ensinados que mentir é feio.Mas agora temos pessoas nos enganando e iludindo o povo.
    Mas não é só isso!Também acontece essa "distorção" das palavras quanto as classes sociais.Por exemplo,se um rico e um pobre forem pegos com drogas,o rico será dependente químico e o pobre será viciado ou até drogado.
    Isso também é uma forma de preconceito com as classes mais baixas,fazendo assim com que seja usada com as classes mais altas as palavras distorcidas ou seja fazendo com que elas sejam menos depreciativas!
    O rico sempre será mais privilegiado que o pobre.Além disso ser uma grande mentira,acaba sendo levado para outros setores como a política.No meio disso tudo,apagão é desligamento técnico,lavagem de dinheiro é corrupção e assim vai...
    Em minha conclusão,cabem as pessoas respeitarem as classes a ao povo de não falarem mentira em simples palavras que podem ser usadas quanto para o rico,tanto para o pobre,ou devo dizer para os mais necessitados?

    -MARIANA LEONEL 701

    ResponderExcluir