domingo, 8 de março de 2015

Crônicas do Dia - Má educação e celular - Walcyr Carrasco



Uma conhecida convidou os quatro netos pré-adolescentes para lanchar. Queria passar um tempo com eles, como fazem as avós. Sentaram-se numa lanchonete. Pediram sanduíches e refrigerantes. Daí, os quatro sacaram os celulares. Ficaram todo o tempo trocando mensagens com amigos, rindo e se divertindo. Com cara de mamão murcho, a avó esperou alguma oportunidade de bater papo. Não houve. Agora, ela já prometeu:


– Desisti. Não saio mais com meus netos.

Cada vez mais as pessoas “abandonam” os outros para viver num mundo de relações via celular. Às vezes de maneira assustadora. Vou muito para o Rio de Janeiro, sem carro. No meu trajeto, costumo escolher a Avenida Niemeyer, cuja vista é linda. Mas é cheia de curvas. Durante o trajeto, preciso me acalmar e recitar o mantra “om... ommmm” quando os motoristas atendem seus celulares. Dá medo, com o abismo pela frente! A falta de educação é dos dois lados. Quem liga, se não é atendido, continua tocando sem parar. O motorista muitas vezes atende e diz que não dá para falar. A pessoa do outro lado nem liga e continua o assunto. Alguns atores que eu conheço estão detonando suas carreiras. Ficam no WhatsApp até o momento de gravar. Atuar exige concentração, “entrar” no personagem. Se a pessoa “conversa” por mensagens até o momento exato de interpretar, fará pior. Está com a cabeça em outro lugar.

A praga atingiu até o setor de serviços. Dia destes estava no caixa de uma livraria. A mocinha passava meus livros e revistas com displicência enquanto falava ao celular. De repente, se confundiu. Teve de passar tudo de novo. Desligou. Voltou ao trabalho, mas aí o celular tocou e... a fila atrás de mim só aumentava. O máximo que ouvi da parte dela foi:

– Desculpa.

Tocou de novo, atendeu, tentando colocar meus livros numa sacolinha com uma única mão.

Em certos almoços, mesmo de negócios, é impossível tratar do assunto que importa. O interlocutor escolhe o prato com a orelha no celular. Quando desliga, abre para verificar e-mails. Responde. Pacientemente espero. Iniciamos o papo que motivou o almoço. O celular toca novamente. Dá vontade de levantar da mesa e ir embora. Não posso, seria falta de educação. Mas não é pior ficar como espectador enquanto a pessoa resolve suas coisas pelo celular, sem dar continuidade na conversa?

Também adoro um celular. Tenho amigos no exterior e trocamos mensagens diariamente. Mas faço isso quando estou sozinho. Há também soluções rápidas, pessoais e profissionais onde ele ajuda e muito! Mas hummm.... do ponto de vista profissional, nem sei se é tão bom assim. Celular não tem hora. Invade sem pedir permissão. É uma decisão difícil não atender o telefonema de um chefe ou de alguém importante no trabalho. Ou seja, a gente trabalha 24 horas direto! Há também quem chame durante uma reunião de trabalho importante. E, como contei no caso do carro, continuam chamando mesmo sem ser atendidas, até tornar o papo profissional impossível. Finalmente, ouço.

– Dá licença, vou atender e encerrar logo esse assunto.

Faço cara de paisagem enquanto a pessoa discute algo que nada tem a ver comigo. Penso: seria melhor, muito melhor, não ter marcado reunião nenhuma. Mais fácil seria, sim, me impor através do celular, porque através dele entro na sala de alguém quando quero, sem marcar hora. O aparelhinho invade até situações íntimas. Se fosse só comigo, estaria traumatizado por me sentir pouco interessante. Mas sei de casos onde, entre um beijo e outro, um dos parceiros atende o celular. Para tudo, sai do clima. Quando termina a ligação, é preciso de um tempo para retomar. Mas aí, pode tocar novamente e... enfim, até nos momentos mais eróticos, o aparelhinho atrapalha.

Ainda sou daquele tempo de ter conversas francas e profundas, de olhar nos olhos. Hoje é quase impossível aprofundar-se nos olhos de alguém. Estão fixados na tela de seu modelo de última geração. Conheço algumas raras pessoas que se recusam (ainda!) a ter celular. Cada vez mais, se rendem. A vida ficou impossível sem ele. Eu descobri uma estratégia que sempre funciona, se quero realmente falar com alguém. Convido para jantar, por exemplo. Ela saca o celular. Pego o meu e envio uma mensagem para ela mesma, em frente a mim. Não falha. Seja quem for, acha divertidíssimo. E assim continuamos até o cafezinho. Sem palavras, mas trocando incríveis mensagens pelo celular. Todo mundo acha divertidíssimo.

23 comentários:

  1. Bem, eu também acho que o celular toma muito tempo em nossas vidas. Pra qualquer lugar que você olhe hoje em dia, você vê uma pessoa com os olhos vidrados no celular.
    Claro que o celular é importante, para não perder compromissos, para conversar com os amigos e várias outras coisas, mas tudo em excesso faz mal né. As pessoas gastam a maior parte do seu tempo no celular, um tempo que elas podiam estar aproveitando para ler um livro, sair com os amigos, ou até interagir com a família.
    Convidar uma pessoa pra sair ou ir pra uma reunião e chegar lá e a pessoa ficar no celular i tempo todo enquanto você olha pra ela com uma linda cara de paisagem é muito chato e acho que todos concordam com isso.
    Redes sócias como facebook, WhatsApp, Twitter, entre outros nos tiram a concentração. Eu gostei muito do exemplo que o autor deu dos atores, pois é uma verdade que não ocorre apenas conosco ou com eles, mas sim com todo mundo. Hoje em dia apenas uma pequena parte da população não tem, ou não qer ter celular, ou se tem não fica o tempo todo olhando para sua tela.
    Esse tal 'vício' alcançou não apenas mas principalmente os jovens e adolescentes, que o tempo todo ficam trocando mensagens, tirando fotos, checando seus facebooks etc.
    Isso até está virando um problema sério por que adolescentes e crianças, ficam até na hora das aulas, quando deviam estar prestando atenção, estão no celular. No recreio da escola, enquanto poderiam estar interagindo com os colegas, ou conversando, eles preferem estar ouvindo música, ou brincando nos celulares.'em casa, nos restaurantes, passeios e em todo o lugar.

    Mariana Vita~8º ano|802

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia, a coisa mais comum que vemos são pessoas nas ruas sempre grudadas em seus celulares, seja digitando ou atendendo uma ligação.
    Não se pode mais ter um almoço, um jantar, um encontro e até um momento íntimo, pois o celular não nos dá sossego, hora nenhuma.
    Mas como curar essa febre se o celular faz parte do nosso dia a dia, da nossa vida, do nosso trabalho... Acabou virando necessidade! Apesar de ter desvantagens, há benefícios também.
    Mas muitas vezes essa 'vida social' atrapalha relacionamentos e relações familiares, como no caso citado. Enquanto muita gente está diante daquela pequena tela, esquece da vida real e do que está acontecendo lá fora. Perdemos a noção do tempo. Por isso que se diz que, não há hora para o celular. Realmente não há. Para quem já adquiriu o vício em whatsapp e redes sociais, é capaz de ficar até de madrugada online.
    Nós esquecemos de nos relacionarmos com pessoas à nossa volta, através de diálogos realmente inteligentes, agora parece que só sabemos digitar, usando gírias, falando sobre fofoca e assuntos irrelevantes.

    Mariana Beatriz 802

    ResponderExcluir
  3. Os celulares tem atrapalhado muito as vidas em conjunto hoje em dia. Muitas pessoas, como relatado no texto, deixam de viver suas vidas para viver dentro daquele aparelhinho que faz um milhão de coisas.
    Não posso negar que sou viciada, mas ás vezes nós temos que ter um limite, saber quando usar ou não. Ao enviar menssagens a maioria das pessoas usam siglas como, vc (você) , cm (como), kra (cara)... e muitas outras, que são ultilizadas para escrever mais rápido, e isso acaba implicando diretamente no desenvolvimento da escrita da pessoa.
    De acordo com as estatisticas indicadas pelo último Enem, muitas pessoas ao invés de escreverem em redações e textos a palavra completa, acabaram escrevendo sua sigla.
    Conclui que é necessario o uso dos telefones celulares, pois são muito úteis, mas devemos saber quando e onde usar. Na hora das refeições e reuniões, desligue! Lembre-se também, que pode atrapalhar sua relação! Desligue seu celular, e olhe o mundo ao seu redor!
    ISADORA MOTA CORTAT REGIANINI 7º- 701
    17/03/2015

    ResponderExcluir
  4. O aparelho celular ajudou muito na comunicação entre pessoas. Porém acho que tudo tem um certo limite, por exemplo no meio do expediente de trabalho e na escola não é o lugar nem hora ideal de usar o celular, podemos pensar que muitas situações como essas, podem acontecer pois está havendo um aumento significativo das redes sociais, e o número de usuários está aumentando cada vez mais.
    Penso que quando estamos em família, em um restaurante, penso que aquele é o momento ideal para ter um diálogo que não acontece no dia-dia, podendo ser por motivo de trabalho.
    Em uma confraternização entre amigos muitos estão utilizando o celular, no momento que era para todos estarem conversando e interagindo. O uso do celular pode até se tornar um vício.
    Apesar do aparelho celular ser algo útil e fácil de carregar. Ele tem suas desvantagens, e pode até influenciar na vida pessoal de uma pessoa

    Hiroshi Alves Uchikado 702

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com o autor,ninguem deve atender o celular em ocasiões importantes,eles devem deixar no mudo ou no desligado,as pessoas sabem disso,mas eles deixam o celular ligado para que em ocasiões de tédio,ele saíam para atender o celular e continuam com o celular ligado.Eu já fiz isso algumas vezes,mas agora que sei que é errado,eu pararei,e olharei nos olhos das pessoas para falar,e não ignora-las com a distração e a diversão no telefone,porque isso também prejudica a vida,da briga.Quando eu envelhecer,eu já to até decidindo se eu devo usar o telefone só por meia hora e mais nada,mais disso só se for muito importante,devia ter uma lei para não usar telefone infinitamente,porque também dar muita dor de cabeça é problema da visão e o mundo não é responsável por isso,a gente é que é.Talvez eu mostre tecnologia para meus filhos só com 9 ou 10 anos para eles não começarem usar muito,a tecnologia é o pior veneno para todo tipo de pessoa,se já começou é impossível parar,igual cigarro,cerveja e algumas drogas que deixa a gente bêbado até perder tudo,até a própria família,então é melhor nem ver essas coisas.

    Spyros Claudio Anapniotis
    702

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia os celulares são muito famosos e por essa ração que quase todas as pessoas usam Celular, e muitas vezes acontece que as pessoas prestam mais atenção aos seu celulares do que a própria família.
    Também nós corremos o risco de bater com outro caro na hora de dirigir (no meu caso meu pai ou mãe) porque a pessoa que dirigi o carro da frente usa o telefone quando dirigi o que pode distrair a pessoa que dirigi e fazer uma "demolição" de carros só por usar o telefone.
    E por isso que eu acho que usar o telefone em hora de família pu em hora de prestar atenção.

    Matias Browne
    702

    ResponderExcluir
  7. Má educação e celular
    O celular dominou as pessoas de hoje em dia, é muito difícil viver sem ele, certamente ele afeta na nossa vida social e na interação com as outras pessoas. Ter um celular é muito bom pois ele te mantem por dentro das notícias, ele permite que você acesse redes sociais que também fazem você passar mais tempo no celular. O vício no celular é horrível, pois você afasta as pessoas de você e se desliga da realidade. O celular tem muitas coisas boas e muitas coisas ruins como: você pode manter contato com gente que está longe de você, você pode pesquisar coisas que você tem dúvida, você pode mandar e-mails mais facilmente, você pode mandar fotos e vídeos. No celular tem também coisas ruins como: Ele pode ser usado em excesso e levar ao vício, fazer com que você não interaja com as pessoas, fazer com que você se desligue da realidade, que você pare de focar nas coisas importantes da vida, ele pode fazer você ficar com preguiça de fazer as coisas e isso leva ao ganho de peso e á doenças prejudiciais á saúde. Falar enquanto dirige pode provocar acidentes, ficar muito tempo no trabalho, escola reuniões mexendo no celular é ruim para você e vai começar a fazer parte da sua rotina o que vai ser ruim para a sua vida. Praticamente todo mundo tem celular, crianças, adultos, adolescentes, idosos, e dependendo do jeito que a pessoa utiliza o celular pode até afetar as pessoas ao seu redor, excluir alguém, não conversar muito com a pessoa pessoalmente.As pessoas que se viciam podem se recuperar, basta querer ,gente que faz isso não percebe o quanto isso prejudica a vida, eles não saem muito de casa, esquecem das tarefas diárias, muitas coisas mudam depois que as pessoas deixam ser viciadas.Eu concordo com o seu ponto sobre o celular e espero que as pessoas tomem uma atitude sobre isso.

    Lana Silva - 701

    ResponderExcluir
  8. Má educação e celular
    O celular dominou as pessoas de hoje em dia, é muito difícil viver sem ele, certamente ele afeta na nossa vida social e na interação com as outras pessoas. Ter um celular é muito bom pois ele te mantem por dentro das notícias, ele permite que você acesse redes sociais que também fazem você passar mais tempo no celular. O vício no celular é horrível, pois você afasta as pessoas de você e se desliga da realidade. O celular tem muitas coisas boas e muitas coisas ruins como: você pode manter contato com gente que está longe de você, você pode pesquisar coisas que você tem dúvida, você pode mandar e-mails mais facilmente, você pode mandar fotos e vídeos. No celular tem também coisas ruins como: Ele pode ser usado em excesso e levar ao vício, fazer com que você não interaja com as pessoas, fazer com que você se desligue da realidade, que você pare de focar nas coisas importantes da vida, ele pode fazer você ficar com preguiça de fazer as coisas e isso leva ao ganho de peso e á doenças prejudiciais á saúde. Falar enquanto dirige pode provocar acidentes, ficar muito tempo no trabalho, escola reuniões mexendo no celular é ruim para você e vai começar a fazer parte da sua rotina o que vai ser ruim para a sua vida. Praticamente todo mundo tem celular, crianças, adultos, adolescentes, idosos, e dependendo do jeito que a pessoa utiliza o celular pode até afetar as pessoas ao seu redor, excluir alguém, não conversar muito com a pessoa pessoalmente.As pessoas que se viciam podem se recuperar, basta querer ,gente que faz isso não percebe o quanto isso prejudica a vida, eles não saem muito de casa, esquecem das tarefas diárias, muitas coisas mudam depois que as pessoas deixam ser viciadas.Eu concordo com o seu ponto sobre o celular e espero que as pessoas tomem uma atitude sobre isso.

    Lana Silva - 701

    ResponderExcluir
  9. Realmente, o uso do celular tem ultrapassado dos limites; você não vê mais quase nenhuma pessoa que não tenha este aparelho, e onde você estiver, não importa onde for, sempre terá alguém se comunicando com outro alguém através do celular. Claro, tem suas vantagens, ótimas vantagens, pois com o celular você pode se comunicar com parentes e amigos distantes, você pode ouvir música, entre vários outros fatores, inclusive pode te ajudar no trabalho, dependendo qual for, mas todas essas vantagens acabaram se tornando um mal caminho para a humanidade. Por conta deste aparelho, pessoas perdem amigos, parentes, pois em vez de valorizar o momento atual que está vivendo, prefere conferir os grupos do WhatsApp, curtir umas fotos no Instagram, postar fotos no SnapChat, e acaba se esquecendo de que enquanto ela procura momentos, ela está perdendo um naquele exato momento. Isso tirando acidentes tanto de carro como vários outros por conta do celular, porque ou você està atendendo uma chamada ou tentando mandar um email para sua prima que està vindo passar um tempo na sua cidade. O pior disso tudo, é o uso inadequado de crianças e adolecentes. Nesta idade, claro que queremos diversão e ficar com nosssos amigos, mas novamente, o aparelho comanda nossa mente e diz que devemos ficar online 100% de nosso tempo, sempre checando mensagens e fotos daquela pessoa. E esse uso acaba interferindo na escola e em nosso tempo de estudo, que acaba nos prejudicando muito, já que não conseguinhos dividir nossa atenção em duas coisas ao mesmo tempo; a matéria e o celular. Então, como este aparelho começa a interferir em 100% de nosso tempo, em provas de Enem, por exemplo, várias provas estavam escritas vc (abreviação de você), cm (com), smp (sempre), então sim, o celular acaba se tornando um fardo em nossas vidas se não aprendermos a usa-lo.

    Bárbara Muniz - 802

    ResponderExcluir
  10. Problemas com Celular
    As crianças e adolescentes de hoje em dia usam bastante o celular e quando olham para aquela “tela” esquecem-se do que acontece ao redor delas por conta disso as pessoas se aborrecem.
    Cada ano os desenvolvedores do celular fazem aplicativos para distraírem utilizadores como Facebook, Messenger, etc. alguns problemas são falar no celular enquanto dirigem e isso pode causar acidente, o sinal do celular não pega em qualquer lugar e isso faz você não receber ou fazer ligações, com a facilidade e velocidade que as informações chegam a cada pessoa elas preferem não interagir socialmente. E muitas pessoas acabam se viciando em usar porque tem medo de ficarem dias ou semanas sem responder mensagens e usar aplicativos.
    Por esses e outros motivos o celular causa problemas na vida social das pessoas porque elas acabam sem interagir pessoalmente com as outras e se distraindo causando tristeza aos outros em volta ou acidentes muitos de carro.
    Pedro Frizzera Santos 702

    ResponderExcluir
  11. O problema vem de casa

    Também acho o telefone uma ferramenta muito útil mas só quem sabe separar trabalho de lazer pode usa-lo, pois se não, o telefone pode se tornar também uma ferramenta usada para destruir as famílias. Muitos filhos ao mesmo tempo que conversam com os pais escondem o telefone em casacos e falam com seus amigos sem prestar atenção no que os pais pedem , então ao fazer, faz errado, o que provoca brigas entre toda a família .
    Eu odeio quando estou falando com alguém e a pessoa responde mensagens do whatsapp ao mesmo tempo, não sinto vontade de levantar e sair andando, tenho vontade de pegar seu aparelho e joga-lo na parede mas como eu teria que pagar, fica só no pensamento.
    Apesar da maioria de pessoas que mais usam o celular são os jovens , os pais de hoje em dia não dão um bom exemplo , já que vivem com o celular na mão só esperando uma mensagem , o que vemos e o que fazemos , é como aquele velho ditado 'macaco vê macaco faz ".
    O que devemos aprender com tudo isso é que os momentos em família deveriam ser melhores do que os minutos que passamos com este ''aparelhinho ". O momento em que estamos reunidos em família são momentos sagrados que devemos aproveitar , muitas crianças de hoje em dia não tem pais e gostariam de ter, então devemos curti-los o máximo possível enquanto a tempo.


    Victoria Leite
    Turma :802



    ResponderExcluir
  12. Não concordo inteiramente com o autor. Existem pessoas que são controladas com o celular, que usam-o, e no almoço, ou jantar, seja lá o que for, o guarda para ter uma conversa na vida real. No texto, o autor fala como se fosse culpa do dispositivo, mas não é. A culpa é do usuário, que não sabe controlar seu tempo.
    Celulares eletrônicos passaram de um privilégio para uma necessidade. Alunos, por exemplo, precisam comunicar com os pais enquanto estão na escola, com os colegas enquanto estão em casa para pegar dever, livros, páginas informação e lembretes do que tem que fazer, e agora, passam dever pela internet ou pesquisa, que precisará dele, mas tudo com moderação, senão nada será feito, e estaremos apenas gastando tempo que podemos estar usando para fazer coisas importantes, como trabalho e tarefa.
    Mas, interação social também é extremamente importante. Precisamos estar ligados a vida real de alguma forma, para saber coisas como o que que está havendo no seu próprio país, ou coisas menores, mas possivelmente tanto quanto importantes, como foi o seu dia. Pode te fazer muito bem, uma pergunta tão simples.
    Acho que se você conseguir balançar essas duas coisas bem, você poderá ter uma vida saudável e divertida ao mesmo tempo, e isto é uma coisa muito importante para o dia a dia de seres humanos.

    Mariana Garcia
    801

    ResponderExcluir
  13. Lucas Costa Bumaruf
    702 ATIVO
    O celular está hipnotizando muitas pessoas e deixando a sociedade dependente dele. No mundo a vários tipos de lojas de aplicativos, celulares e notebooks, espalhadas em todos os lugares. Tudo vai mudando e evoluindo....e como a sociedade mudou, pois agora só se sai de casa com o celular na mão ou no bolso, parece fazer parte do corpo humano. As pessoas passam horas e horas conversando, por isso, hoje considero o celular um vicio.
    Hoje em dia ninguém se encontra para sair de noite e comer com os amigos, sem usar o celular para conversar durante o encontro. Até na escola onde o uso é proibido, os alunos levam o celular. Todo mundo que usa o celular (aproximadamente 99,9% da população) esquece do mundo, o que está acontecendo, se está chovendo ou se está na hora de dormir, e se você perguntar para alguém com o celular na mão, ela te responderá sem olhar para você.
    Hoje já foram criados vários tipos de brincadeiras, e uma delas é assim: os amigos se reúnem para jantar em um restaurante e a seguinte regra é, não tocar no celular ate terminar o jantar. Se ninguém encostar no celular, cada um paga sua conta, mas caso contrario, o que tocar deverá pagar a conta de todo mundo. Essa é uma maneira criativa de se divertir com os amigos sem precisar do celular!

    ResponderExcluir
  14. O celular é uma forma de ajuda para as pessoas,mas acho que realmente precisa de um limite, sou viciada sim e amo usar siglas,mas sei que isso é uma péssima coisa,pois quando vamos fazer algum texto,redação etc nos atrapalhamos por causa das malditas siglas,então tento controlar, mas para quem já é viciado é difícil. Celular tem suas qualidades e seus defeitos.Defeitos pois a pessoa fica muito viciada e dependente dele não sabemos fazer nada sem na ajuda dele. O celular pode causar problemas em sua vida,audição e visualização e algumas das vezes sem ter concerto por isso devemos evitar mesmo sendo difícil.

    ALUNA:Fernanda Campos Nascimento.
    TURMA:702 Manhã

    ResponderExcluir
  15. O celular e uma ótima forma de conhecer ou se comunicar com outros, mas sem excesso, pois tudo em excesso faz mal. O vicio, por exemplo, o vicio ele pode te prejudicar na sua carreira profissional, por usa-lo toda hora.
    Ele também pode atrapalhar a aula, pois de hora em hora ele pode vibrar ou fazer sons que perturbam a sala ou atrapalha a explicação do professor em sala de aula.
    Gabriel Dietrich Lima
    701

    ResponderExcluir
  16. O telefone hoje em dia o aparelho celular evoluiu muito , antigamente quem tinha o telefone com certeza era de uma família rica , todavia agora muitas pessoas tem um celular , ou as vezes dois ou três.
    Admito sou viciada por esse aparelho , ele é um amigo , mas sei que nos estudos não vai me ajudar , por isso sei impor os meus limites , mas infelizmente existem pessoas que não sabem por um limite , minha tia é um exemplo , geralmente gosto de ir falar com ela , mas antes de puxar alguma conversa tenho que verificar se ela está com o telefone , porquê se ela estiver com ele , sei que não vou poder nem falar um “oi” pois toda a sua atenção estará naquele aparelho.
    O telefone foi criado para ajudar na comunicação , e ajuda , mas como nada perfeito , o telefone possui suas imperfeições , tais como desenvolvimento de doenças psicológicas , dar somente atenção a ele e principalmente se esquecer da vida, muitas pessoas acham que são dependentes dele , mas não somos , eu pelo menos não sou dependente do celular.
    Espero que um dia as pessoas que pensam que sem o celular não viveríamos , acordem para a realidade.
    Luiza Abreu - 701

    ResponderExcluir
  17. O celular e uma tecnologia que vem avançando a cada ano, mas o celular tem seu lado bom e ruim.
    Com o celular você pode fazer tudo, se tiver com fome você usa o celular para fazer um pedido, você pode conversar com uma pessoa que esta longe, entre outras coisas.
    O celular e tão bom que as pessoa ficam viciadas muito rápido, isso acaba virando um defeito do celular, mas devemos ter o nosso limite
    Além disso, o celular pode ser prejudicial a saúde, pois nos forçamos a vista quando estamos mexendo nele e o celular pode gerar radiação. Existem estudos que indicam o surgimento de tumores cancerígenos se exposto por muito tempo.
    Então temos que dosar o uso para também não sermos mal educados e sofrermos com doenças futuras.
    Por Rafael C. Lima 701

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Na crônica “Má educação e celular” de Walcyr Carrasco, o autor retrata uma situação onde as pessoas saem para interagir e não acontece, porque em vez de conversarem uma com as outras, ficaram usando o celular.
    A avó queria passar um tempo junto com os netos. Convidou-os para irem a uma lanchonete esperando curtir o momento com eles. Ela ficou decepcionada com a atitude deles que ficaram conversando e rindo com os amigos no celular, ignorando-a.
    O comportamento dos netos é cada vez mais frequente entre as pessoas. Elas estão trocando a conversa pessoal pela virtual, influenciados pelo uso inconveniente do celular.
    O celular surge para facilitar a comunicação das pessoas no mundo atual. Antes quando uma pessoa viajava era difícil se ter notícias de como ela estava, com o celular fica mais fácil acompanhá-la. O celular aproxima as pessoas distantes ao mesmo tempo em que atualiza as informações.
    Em casos de emergências é uma boa opção, de forma rápida podemos pedir ajuda.
    Entretanto as pessoas não estão sabendo usar o celular. Se por um lado ele facilita a comunicação, essa mesma facilidade acaba diminuindo o convívio presencial. Cada vez mais as pessoas conversam pelo celular, mesmo quando estão diante uma das outras.
    A avó ao chamar os netos para passear tentou criar um clima de intimidade entre eles, no entanto o vício pela conversa através do celular foi mais importante do que a presença dela. Com isso corremos o risco de que as pessoas deixem de se aproximar e só se falem por meio de aparelhos eletrônicos.
    O problema não está no celular e sim no modo em que ele é utilizado. Alguns estão tão dependentes que em qualquer lugar ou situação não sabem recusar uma chamada e sentem necessidade de parar o que está fazendo para atender o celular, prejudicando a atenção seja no trabalho, no lazer, nos encontros, na escola, enfim sem noção de como e quando usá-lo, tornando-se deselegantes e deseducadas.


    Aluna:Júlia Campos
    Turma:702



    ResponderExcluir
  20. Hoje em dia é quase impossível viver sem usar o celular, tudo é muito rápido, as informações, as necessidades de respostas, de serem e sermos atendidos. Portanto, muitas vezes nos sentimos exigidos a viver da mesma forma.
    Como este artigo diz, é constrangedor quando uma pessoa busca uma informação, um atendimento e o outro está no celular e nos ignora. Quando vamos ao cinema, ao teatro e alguém o atende o celular, é realmente desconfortável. Quando pessoas se ignoram, mesmo estando “juntas”. Quando o celular invade nossa vida e passa a ser o mais importante, urgente e especial do que o nosso momento presente. As pessoas trabalham 24h por dia, perdem horas em família, dirigem e colocam suas vidas e a dos outros em perigo.
    A questão não é viver sem o recurso do celular. A diferença está em ainda saber usar com limites ou nos esforçarmos para não sermos “sem noção”. Estes recursos deveriam ser usados para nos ajudar e, na verdade, estamos perdendo nossa saúde, a forma de nos relacionar, de interagirmos sem tecnologia com as pessoas e até o mínimo de educação. Infelizmente, estas atitudes e comportamentos têm sido considerados por muitos como normal e ter um uso consciente desta tecnologia passou a ser uma exceção.

    Aluna: Rafaela M G Braz
    Turma – 702
    Data: 28/04/2015

    ResponderExcluir
  21. De fato a modernidade de hoje está fazendo as pessoas se tornarem tecnológicas,
    provavelmente uma em um milhão de pessoas não tem celular.
    Os aparelhos tecnológicos viraram um vício para a humanidade: elas usam para conversar no WhatsApp, Facebook, Twitter... o que anda nos prejudicando de diversas formas como batidas de carros e brigas de casais, que levam a separação. Olha só o que um "aparelhinho" pode causar.
    Primos, tias, avós, até mesmo pais, todos os familiares que estão longe e querem ou precisam conversar, utilizam o telefone para isso. Apesar de ser utilizado para jogar, ver filmes, acessar a internet, etc, a principal função do celular, na minha opinião, é para conversar, seja por voz ou por vídeo, com pessoas distantes. Eu sei que não é um grande número de pessoas que concordam comigo, provavelmente pessoas que nasceram antes de 2000 devem concordar com isso.
    Acredito que o problema não está no celular e sim como as pessoas o utilizam. Devemos usá-lo na hora certa, por exemplo, "a casa está pegando fogo, vamos chamar o bombeiro" ou "Fulano sofreu um acidente, vamos chamar a polícia e os médicos"...
    O celular gera um vício incontrolável para algumas pessoas que podem ficar até com depressão por causa dele. Assim devemos usar o celular quando realmente precisamos dele e não usá-lo para tudo como as pessoas de hoje em dia estão fazendo.

    Mateus Nogueira 702.

    ResponderExcluir
  22. Hoje em dia nós temos facilidade para tudo,os nossos celulares são com nossa vidas em apenas uma ''caixinha'',atualmente o celular é uma coisa muito comum,todos os lados que você olha tem alguém mexendo.Quem se acostuma não consegue mais viver sem,é como se fosse uma dependência ou simplesmente uma vontade de checar se não há algo de novo.O celular é uma tipo de vício ,ele não é ruim até começar a atrapalhar a vida da pessoa.Ele é um tipo de tecnologia muito boa,mas isso não quer dizer que devemos esquecer das coisa por causa dele.O meu telefone me ajuda e me diverti muito,além disso com ele eu posso me comunicar facilmente com quem está longe.Em alguns casos ele te deixa perto dos que estão longe, e longe dos que estão perto.

    Thamyres Garcia 702

    ResponderExcluir
  23. O celular é um ótimo aparelho e cada dia está evoluindo mais.
    Todos querem ter este aparelho, pois ele ajuda em muitas ocasiões importantes.
    Com o celular, você pode conhecer e comunicar-se com outras pessoas, receber notícias, mas também pode fazer mal e você pode se tornar um viciado com o seu uso.
    Quando está passando uma mensagem, a pessoa pode esquecer como escrever a palavra correta e começa a colocar “vc” no lugar de você.
    Com todas essas operadoras de celulares e alguns preços altos e baixos, muitas pessoas economizam e compram os seus celulares.
    Acontece que, muitas vezes, os avós, os pais ou os amigos querem brincar ou conversar com a criança e ela está sempre no celular fazendo alguma coisa. Pode também atrapalhar na sala de aula ou em algum tipo de reunião de trabalho, por exemplo, fazendo aqueles sons ou quando alguém te liga. Algumas pessoas sabem quando é hora de usar e ou não.
    O celular foi uma grande invenção.
    Por Jean Paul C Pierre - 701

    ResponderExcluir