quarta-feira, 18 de março de 2015

Personalidades - Bárbara Pereira Alencar

A heroína Bárbara Pereira de Alencar
foi, sem dúvida, o maior símbolo da mulher cratense. Guerreira, idealista, líder da revolução de 1817 no Cariri, Bárbara de Alencar terminou sendo presa em nome dos seus ideais libertários. Apesar da sua importância no contexto histórico do Ceará, restaram poucas lembranças da heroína. Até a casa onde ela morou, no Crato, localizada na Praça da Sé e, segundo os historiadores, primeira construção de cal e pedra da cidade, foi demolida. Em seu lugar foi erguido o prédio da Secretaria da Fazenda do Estado. No Sítio Pau Seco, hoje Município de Juazeiro do Norte, restam somente os escombros da velha casa de campo, onde ela e os filhos planejaram e sonharam com os ideais republicanos.


Porém, no Sítio Caiçara, Município de Exu (PE), onde ela nasceu, a família restaurou e transformou a velha casa num museu particular. Decorridos 170 anos de sua morte, a família tenta restaurar a sua memória. A heroína morreu no Sítio Touro, Estado do Piauí, em 1832. Pediu um enterro simples, dentro de uma rede, assim como eram sepultados seus escravos que, segundo afirmou, foram os amigos leais. O que “Dona Bárbara” tentou apagar , está sendo restaurada hoje.

A primeira providência para perpetuar a memória da líder revolucionária foi a criação do Centro Cultural Bárbara de Alencar (CCBA), que tem como objetivos principais: Perpetuar os ideais, os feitos e a memória de Bárbara de Alencar; difundir os valores da cultura nordestina através de obras no âmbito das ciências sociais e eventos culturais de caráter educativo; desenvolver projetos e atividades de pesquisa visando o desenvolvimento cultural no Nordeste brasileiro; difundir através de publicações (livros, periódicos, jornais etc) conhecimentos e informações considerados relevantes na consolidação dos objetivos do CCBA; realizar parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, com o objetivo de publicar e efetivar materialmente todos os objetivos do CCBA.

Esta semana, chegou ao Crato o pesquisador Jaime Alencar, que está coordenando o I Encontro da Família Alencar, a ser realizado no Crato, nos dias 16 e 17 de julho, no Pasárgada Hotel. Durante o encontro serão proferidas palestras, exposições, shows artísticos e locais onde Bárbara de Alencar e seus filhos e irmãos abriram os caminhos para a independência do Brasil. De acordo com a programação serão visitados os municípios de Jardim e Exu, bem como o Sítio Pau Seco, onde restam as ruínas da Casa Grande de Bárbara de Alencar. O Centro Cultural Bárbara de Alencar está reivindicando junto a Prefeitura de Juazeiro a área onde está localizada a casa, com objetivo de instalar um museu em homenagem à heroína.

SEPARATISTA — O Crato projetou-se no cenário político da colônia com as lutas pró-independência, quando representante da aristocracia agrária — principalmente a família Alencar — engajaram-se na Revolução Pernambucana de 1817 e envolveram a Vila Real do Crato e Jardim, no projeto revolucionário de 1817: Independência de Portugal e instituição de um sistema republicano de governo. Apesar da repressão sofrida, o espírito de luta desta elite local a faz proclamar antecipadamente a independência, em 1º de setembro. Igualmente ocorre em 1824, quando essa mesma elite liberal se engaja na Confederação do Equador, contrária a política absolutista de Dom Pedro I e favorável à idéia de uma República Separatista.

Antônio Vicelmo
sucursal Crato

10 comentários:

  1. Acho extremamente importante preservar o máximo possível o local onde viveu a mulher tida com "o maior símbolo da mulher cratense", alem de "guerreira" e "heroína". Portanto fico triste em saber que restaram poucas lembranças de Bárbara de Alencar e que a casa onde morou foi demolida sem levar em conta seus feitos e conquistas. Em meu ver o correto a fazer era transformar o ambiente ( de forma preservativa ) em uma fonte de aprendizagem, onde os atos exemplares dela seriam expostos e seguidos por outros.
    Porém, me alegra saber que a família tomou uma providencia e se esforçou para restaurar a velha casa onde ela nasceu, transformando-a em uma espécie de museu particular e mesmo após 170 anos da sua morte familiares fazem de tudo para ,aos poucos, "reformar" a sua memória.
    A criação do Centro Cultural Barbara de Alencar ( CCBA ), foi uma sensacional iniciativa na minha opinião, pois alem do objetivo principal ,que era perpetuar a memória da líder revolucionária, visavam também desenvolver culturalmente o Nordeste brasileiro, através de algo que facilmente consegue mudar por completo a vida de pessoas que se aprofundam nela, a literatura.
    O CCBA juntando-se com a Prefeitura de Juazeiro esta desenvolvendo a excelente idéia de reivindicar o local onde se localiza a casa e a transformar em uma homenagem a heroína Bárbara de Alencar, um museu disposto a educar utilizando como base os belos exemplos dela.

    Amanda Salgado, 901

    ResponderExcluir
  2. Está meio que escancarado que nosso país, o Brasil, se possui o alvo principal em outras coisas, nos importamos mais com futebol do que com a nossa história. Gastamos milhões com estádios de futebol e deixamos a nossa educação precária, colégios bons só os particulares e olhe lá, o governo não investe em educação, e se investe é no ensino médio, mas como a pessoa chegará até lá se a base está ruim? como é possível construir uma casa se a base é instável?
    Não fico surpresa de saber que mais uma parte de nossa história será apagada, mesmo tendo tantos títulos, Bárbara de Alencar, daqui a poucos anos, passará em branco na história do Brasil.
    Este lugar deve ser preservado, escolas devem visitar, conhecer mais da história dessa mulher que é considerada uma heroína.
    Nosso país deve mudar seus conceitos, enxergar e lutar pelo que realmente importa!


    Aluna: Ana Carolina Pereira Ribeiro
    Turma: 901

    ResponderExcluir
  3. O texto mostra um situação onde a prefeitura de Juazeiro mostra um interesse na preservação da historia da Barbara Pereira o que eu acho muito importante para a cultura do lugar. Ao contrario da prefeitura do Ceará que demoliu a casa onde ele morou desprezando a importância da mulher na formação cultural do estado, acho que em não apenas nesse caso, mas em todos as ocasiões onde se trata da preservação da história brasileira os governos envolvidos na situação devem colaborar para a manutenção dessa memória.
    Mas ainda com a ajuda da cidade de Juazeiro maior parte da elaboração dos projetos de preservação da trajetória de Barbara ficou por conta da família Alencar que tomou a inciativa da construção do museu para essa heroína, mostrando a ausência do interesse publico em manter a cultura brasileira. A família Alencar não apenas quis mostrar o percurso de Barbara P. mas também quis ampliar a visão das pessoas ao pensarem nessa mulher tão importante para o Brasil.
    Um ótimo projeto em minha opinião foi o CCBA (Centro Cultural Barbara de Alencar) pois alem de semear a história dessa guerreira mostra uma região do Brasil carregado de cultura levando grande parte da característica do povo brasileiro e além disso com intenções de mostrar as historias brasileiras em outros países o que eu acho um excelente iniciativa já que não se encontra muitas tentativas de espalhar a cultura brasileira.
    Enfim o desinteresse do governo em mostrar a história desse povo que tem tanto a contar que grita por um pedido de atenção querendo ser ouvido mas não consegue devido a uma parede entre o governo e seus cidadãos chamada descaso, então nessa situação esse povo fica desconhecido esperando pequenos milagres como a iniciativa da família Alencar para serem ouvidos.

    Aluno: Wenderson F. R.
    Turma: 901

    ResponderExcluir
  4. Bárbara Pereira Alencar foi sem dúvida, uma grande guerreira da revolução pernambucana, em 1817. Era republicana e participou ativamente dos movimentos militares, e isso é de se admirar vindo de uma mulher, até porque quem lutava nas revoluções eram sempre os homens.
    Outra coisa também impressionante que ocorreu com Bárbara, foi ter sido a primeira mulher levada à cadeia por seus ideais políticos. E sua morte logo depois chegou devido a fugas e perseguições políticas.
    Essa mulher, foi uma heroína, por lutar pelos seus direitos, coisas que temos visto na sociedade atualmente. O que podemos fazer é se assemelhar a ela, lutando por uma sociedade honesta, sem corrupção e não ter medo, mesmo que sejamos presos. Isso é o que faz a diferença, como ocorreram nos protestos contra a situação política atual, mesmo que não mude nada, apenas para ter uma consciência limpa e tentar mudar a situação política do país.
    Um fato que ocorreu que a meu ver foi louco, foi demolição da casa que ela morava, não deveria ser demolida e sim reformada. Passando a ser um lugar histórico para as pessoas visitarem e saberem mais sobre essa heroína que foi importante para aquela época, e que continua sendo até hoje.
    Porém, para compensar a perda de sua casa, fundaram o Centro Cultural Bárbara de Alencar que é interessante, pois perpetua as idéias, os feitos e as memórias dela e que relatam sua vida e de como ela foi importante para os nordestinos e outras pessoas.
    Gustavo Lengruber,901

    ResponderExcluir
  5. Bárbara Alencar, uma mulher de personalidade forte, guerreira, idealista e líder de revolução. Obviamente essa moça merece que suas memórias e alguns bens materiais fossem guardados e preservados. Uma pessoa importante que devia ter lembranças guardadas, tem a casa em que viveu destruída, um erro que na maioria das vezes é cometido no Brasil, assim como aconteceu com ela, Machado de Assis não teve sua casa preservada, dois brasileiros que foram e são muito importantes para a sociedade atual, influências. Porém na Inglaterra a casa que William Shakespeare viveu esta preservada e se tornou um museu, Shakespeare influenciou o mundo todo e é muito importante guardar sua memórias, pois principalmente influenciara os ingleses e souberam derem seu devido valor preservando. Isso deveria ser feito aqui no Brasil, porque, Bárbara foi realmente importante.
    Mas, ainda há esperança que os brasileiros valorizem seus feitos, já que restauraram a casa em que nasceu e tornou-se um museu particular, houve a restauração de sua lembrança.
    Era uma mulher de pensamentos simplistas, fora enterrada assim como seus escravos, seus amigos, o que na época era difícil, pois a maioria das pessoas os viam apenas como objeto, e ela via como eles são, pessoas como todas as outras.
    A CCBA foi criada como função de mostrar ao povo seus ideias, feitos, difundir os valores da cultura nordestina, desenvolver projetos e introduzir ao público sua importância.
    Foi líder da revolução pró-independência, e ajudou na confederação do Equador.
    A maioria das pessoas da família Alencar é famosa, importante, José (o escritor) tinha tudo para ser também e honrou a herança que passava de geração.
    Julia Tavares 901

    ResponderExcluir
  6. Realmente, Bárbara de Alencar foi mesmo o maior símbolo de mulher cratense, uma mulher guerreira, heroína, idealista, que foi líder da revolução de 1817.
    É mesmo uma pena que existam tão poucas lembranças dela, e que sua casa tenha sido simplesmente demolida sem levar nada em conta. Eu acho bastante importante nós preservarmos e cuidarmos desses lugares que hoje vem a ser até patrimônios históricos. Eu gostei muito da criação do Centro Cultural Bárbara de Alencar (CCBA), por que é um modo de nos fazer lembrar dela é tudo o que ela fez, além de nos permitir aprender mais sobre ela e sua vida.
    Bárbara Pereira de Alencar, como podemos ver, era uma mulher bem simples, pediu para ser enterrada da mesma forma que os seus escravos, que eram seus amigos, em uma rede. Praticamente toda a população via os escravos como uma coisa que você pode comprar e vender e fazer o que você quiser com, mas Barbara não. Bárbara enxergava os escravos como pessoas, como seres humanos, o que eles realmente são.

    Mariana Vita~802

    ResponderExcluir
  7. "...restam as ruínas da Casa Grande de Barbara de Alencar..." Depois que li isso, fiquei um pouco triste. É desanimador saber que não preservamos a casa de alguém que foi tão importante para nossa história, uma verdadeira guerreira, heroína. Tudo bem, óbvio que a casa não ficaria em perfeito estado até os dias de hoje por ter sido construída há muito tempo, mas o que custa o governo ter o mínimo de cuidado e de preocupação em preserva-la antes que a mesma ficasse em um estado ruim? Invertemos os valores e só nos importamos com coisas fúteis, e desvalorizamos coisas que compõem nossa cultura, como essa casa, que, se estivesse em bom estado, seria muito visitada e do interesse de todos. Infelizmente, nem todos têm essa visão! Espero que o nosso bendito governo olhe com esses olhos e tome providências para que isso não aconteça novamente com outras casas de pessoas que mudaram e daquelas que mudarão a história do país. Lamentável!
    Jade Tavares, 801

    ResponderExcluir
  8. O Brasil teve muitos guerreiros que lutaram por sua pátria, um deles foi Bárbara de Alencar. Uma mulher que foi um símbolo de uma revolução e de todas as mulheres cratenses , além de ser a avó do patrono da literatura brasileira, José de Alencar.
    Esta heroína fez tanto pela a independência, porém hoje é mal reconhecida, memórias sobre ela foram esquecidas e suas histórias não receberam a importância certa. Mas, agora depois de um século de sua morte vemos que ainda há o que fazer para que Bárbara não se perca no tempo. Depois de ter suas propriedades demolidas , membros da família Alencar de hoje tomaram atitudes para que sua memória não fosse ainda esquecida e que tudo o que Bárbara significou não ficasse enterrada com ela. O CCBA ou Centro Cultural Bárbara de Alencar foi uma dessas atitudes , e tem como objetivos mostrar e ensinar sobre os feitos e vida de Bárbara, ensinar a cultura nordestina onde ela nasceu, etc.
    Bárbara de Alencar foi uma das pessoas mais importante na formação do Brasil, lutou incansavelmente para mudar o que não achava correto e passou sobre as barreira que a limitavam por ser uma mulher a consegui realmente mudar a história, e então merece diversas homenagens e reconhecimento pois, como a postagem diz, é “ sem dúvida uma guerreira”.

    Alessandra G, 801

    ResponderExcluir
  9. Bárbara de Alencar foi uma grande guerreira, heroína que lutou pelo o que conseguiu conquistar, até presa já foi. Estão querendo apagar a história dela e também tudo que estava em volta, casa, sitio, etc. Esses lugares poderiam ser transformados em museus ou algo para ajudar as pessoas a entender melhor sobre a família Alencar, todo seu conhecimento e o de parentes sendo distribuído as pessoas do povo. Essas histórias nunca poderão ser apagadas de nossas vidas, de nossa cultura, pois ajuda a fortalecer o patrimônio de nosso país, sem contar que traz benefícios a praticamente todos que quiserem saber algo a mais sobre aquilo, como era aquela família, o que faziam.
    Infelizmente tudo no Brasil acontece assim, teu seu auge, seu pico, para depois apagarem para sempre tudo o que restou. Pelo menos no caso da família, mais precisamente de Bárbara de Alencar, ainda sobraram vários fatos, muitas histórias ainda, sobrou o CCBA, que até hoje ajuda no desenvolvimento cultural do Nordeste. Muitas pessoas tem a sorte de conhecer esse lugar e nem se dão conta do quão importante ele foi e ainda é.
    Bárbara de Alencar lutou sem parar, para conseguir o que queria, para si e para sua própria família, foi uma pessoa muito boa, que só queria o bem, a educação, era uma das sábias dessa família de sábios. Infelizmente foi presa lutando por seus ideais libertários, e acabou perdendo um pouco de sua vida presa, o que não era justo para uma pessoa tão inteligente quanto ela, uma pessoa tão culta. Esse é o país que vivemos.

    Victor Melo Ismério

    ResponderExcluir
  10. Christian Almeida Miranda
    801 Ativo

    Triste saber que a casa onde a heroína e guerreira Bárbara de Alencar nasceu, viveu e foi criada foi demolida, pois eu esperava que nosso país conservasse coisas boas que poderiam nos ensinar e nos mostrar a história por trás desse país país e ainda mais essa casa onde morou essa mulher poxa, eles não devem ter cérebro porque são cada casos.

    ResponderExcluir