quinta-feira, 19 de março de 2015

Te Contei, não ? - Professores Pardais e seus alunos contra a crise hídrica

Estudantes de instituições fluminenses criam projetos de sustentabilidade, como calhas PET, para reaproveitar a água de chuva e banheiros e gerar energia



MARIA LUISA BARROS
Rio - Ideias originais, materiais baratos e mentes brilhantes de pequenos cientistas estão ajudando cidades do interior do Rio a enfrentar a pior seca das últimas oito décadas na Região Sudeste. Diante da crise hídrica, estudantes dos municípios de Itaperuna, no Noroeste Fluminense; de Rio das Ostras, na Região dos Lagos; e da Zona Oeste da cidade desenvolveram projetos para racionar o uso da água, evitando o desperdício e gerando energia.

No ano passado, o estudante Thalles de Souza Oliveira, 10 anos, participou junto com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesi, em Itaperuna, da montagem de uma maquete que simula um sistema de reaproveitamento da água do chuveiro para a descarga do vaso sanitário. Contagiado pelo que aprendeu em sala de aula, Thalles motivou os pais a fazer o dever de casa do racionamento. Toda a família passou a adotar os novos hábitos incentivados pelo projeto.

Pequenas atitudes (como a utilização da água que sobra da máquina de lavar para lavagem de calçada, garagem, escadas, e também reparos em torneiras da casa que estavam pingando) renderam uma economia significativa na conta de água da família de Thalles. “Antes, a média era de R$ 200. Hoje, caiu para R$ 120”, contou a mãe Sirleia Oliveira.

A conscientização das crianças provocou mudanças também na Escola Sesi. A água liberada pelos aparelhos de ar-condicionado das salas são armazenadas em baldes e depois reaproveitadas para regar plantas e experimentos em sala. “As crianças se preocupam em poupar água no bebedouro, no banheiro e na casa delas. Foi uma sementinha plantada que provocou uma grande transformação”, diz a pedagoga Liliane Gama.

Na Zona Oeste do Rio, uma horta hidropônica feita por professores e alunos do Ciep Francisco Cavalcante Pontes de Miranda também tem dados muitos ‘frutos’, ou melhor, cestas de hortaliças para o consumo dos alunos e de suas famílias.




A 200 quilômetros dali, em Rio das Ostras, estudantes do 7º ano da Escola Municipal Inayá Moraes D'Couto apresentaram três propostas sutentáveis para a população. O primeiro, propôs o reúso da água da pia do banheiro na descarga. A ideia sugere às empresas a aplicação do projeto durante a construção do imóvel, para que os canos possam ficar dentro da parede.

“Qualquer um pode fazer. Custa R$ 18 e reduz a conta em 12% ao mês”, calcula a orientadora Natália Coqueiro. Ian Patrocínio e Fábio Paes levaram para a feira de Ciência, Tecnologia e inovação do Estado do Rio (FECTI) o projeto “A roda que gira e gera energia”. “Você ajuda o planeta reutilizando água da chuva, enquanto gera energia limpa”, diz Ian.
Horta escolar: sem terra e pouca água

Os dedos pequenos e ágeis para teclar mouses e joguinhos eletrônicos aos poucos vão descobrindo o prazer de colher verduras fresquinhas na horta escolar. No Ciep Francisco Cavalcante Pontes de Miranda, em Campo Grande, o professor de técnicas agrícolas Lúcio Teixeira conseguiu despertar em seus alunos, do 2º ao 6º anos do Ensino Fundamental, a conscientização ambiental e o gosto pela hidroponia. Uma técnica de plantio de hortaliças dentro de estufas e tubulações com água que dispensa a terra.

Professor Lúcio explica que com o uso de uma bombinha de aquário a água fica circulando pelos tubos e é reaproveitada na horta. Os alunos reutilizam a água da caixa d’água da escola quando ela é esvaziada para limpeza. “A economia de água é imensa. Só gasta o que a planta absorve. Esse é o futuro. Não tem agrotóxico e pode ser consumida sem lavar”, ensina o professor.

Ele conta que as aulas na horta são como prêmio. “Eles gostam muito e aprendem com prazer. Antes, a maioria não tinha hábito de comer verduras. Hoje, eles se alimentam na escola e ainda levam para casa”, orgulha-se o professor, que contagiou os colegas. “Vários amigos da escola já fizeram suas hortas em casa”, diz.

Prática sustentável: Ecotelhado diminui calor das salas

Utilização de lâmpadas led, que apagam assim que as salas de aula são liberadas, coleta da água da chuva para uso em banheiros, hortas e jardins e bordas de piscina que reduzem o calor. No Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, a aplicação das medidas a partir de materiais ecologicamente sustentáveis fez cair em 40% o consumo de energia. Lá, os alunos se encarregam da manutenção da vegetação que cobre o ‘ecotelhado’. As plantas diminuem a absorção de calor e reabsorvem a água da chuva. Em 2013, a Erich Heine recebeu certificação internacional como primeira escola sustentável da América Latina

12 comentários:

  1. Incrível a atitude das escolas, que em plena crise hídrica, estão mudando a cabeça das crianças para que elas não passem pelo que estamos passando, pois elas não são pelo que hoje é o grande problema do Brasil, a crise hídrica no sudeste.
    As crianças são o nosso futuro, e se conscientizarmos o nosso futuro, nossos problema irão sumir com o tempo pois todos saberão como se faz para não perdermos nosso bem mais precioso: a água. O que essas escolas estão fazendo todas deveriam fazer, pois a escola nos prepara para a vida, e se desde a escola já aprendermos a cuidar da água, quando estivermos prontos para a vida, já saberemos poupar água, oque aliviaria crise hídrica do pais num futuro próximo, pois assim, de geração em geração a poupança da água acabaria sendo um abito natural.

    ResponderExcluir
  2. Christian Almeida Miranda
    801 Ativo

    Na minha opinião, esses alunos (assim como os professores )são muito inteligentes por terem a consciência de preserva a água, porque muitas pessoas estão vendo oque esta acontecendo com a água, porém não fazem nada sobre isso já esses alunos não, eles fizeram algo a respeito, eles criaram projetos e hortas para ajudar as pessoas a economizarem, tanto a água como o dinheiro.
    Então mesmo eles fazendo coisas pequenas como o sistema de reaproveitamento da água ou as hortas escolares eles estão nos ajudando muito (mesmo as pessoas não percebendo) por exemplo: o sistema que reaproveita a água faz com que nós, as pessoas reutilize a água que desperdiçou, como quando nós deixamos a torneira ligada enquanto escovamos o dente ou com a descarga e esse reaproveitamento faz com que nós usássemos menos água por causa do reaproveitamento, isso sim que é sistema de reaproveitamento na minha opinião. Já a horta escolar nos ajuda com relação a umidade, porque ultimamente o clima esta muito seco e a horta foi um projeto inteligente porque ela vai trabalhar com todo o processo de umidade.
    E eu fiquei bem admirado, porque eu acho incrível e legal essas crianças se interessarem a respeito do assunto hídrico que esta ocorrendo ultimamente no Brasil, principalmente na região sudeste.

    ResponderExcluir
  3. A água já foi muita, mas nunca foi infinita. O gigante consumo sem consciência alguma foi feito, e hoje estamos sofrendo as consequências disso.
    Não podemos falar em "falta d'água", o problema na verdade é a má administração dos recursos hídricos. Por exemplo, o uso sem controle pelo agronegócio e pelas indústrias que é absurdamente maior do que o consumo doméstico, outros exemplos são a poluição e a devastação de importantes áreas de cursos d'água, como
    É bom saber que existem jovens descobrindo e inventando coisas importantes que irão nos ajudar com o uso econômico principalmente da nossa tão importante água, que se não for tratada com cuidado, poderá ser mais um em "extinção".

    Thales Borges - 802

    ResponderExcluir
  4. O sudeste brasileiro esta passando por varias crises, uma delas é a crise hídrica, que causa a diminuição de água nos reservatórios pelo longo período. Eu gostei muito das ideias citadas no texto pois elas economizam água, e não custam caro. Achei muito interessante a ideia do estudante Thalles de Oliveira, por que ela, além de economizar água diminui o valor da conta ate 20%.
    Eu também gostei muito da ideia do professor Lúcio Teixeira, de técnicas agrícolas, onde ele fala sobre um outro modo de planar hortaliças, onde eles reaproveitam água da caixa d`água das escola quando ela é esvaziada para a limpeza. Eu achei essa ideia muito interessante por que, alias de reaproveitar água, também incentiva as crianças da escola a comerem melhor.
    eu acho o povo brasileiro, um povo muito criativo pois eles tem umas ideias muito criativas. A crise hídrica mesmo, ela despertou o interesse em muitas pessoas, e a necessidade de economizar e reaproveitar água fez com que elas mudassem seus hábitos, ou que achassem um jeito de fazê-los economizando mais. Um exemplo de reutilização de água que eu gostei muito também, foi aquele em que as pessoas podem utilizar água da maquina de lavar para lavar calçadas, banheiros, entre vários outros lugares.
    Isso é muito importante porque precisamos de água para varias coisas, como para tomar banho, ou como fonte de consumo, e principalmente como fonte de energia, já que uma parte muito grande da energia brasileira vem de usinas hidrelétricas.
    Eu acho essas ideias muito importantes principalmente por que são coisas que qualquer um pode fazer e economiza uma grande quantidade de água, se todos o fizerem. Economizar água é uma coisa muito importante principalmente nesse momento de crise. É com essas crises que nos percebemos o quanto desperdiçamos água no nosso dia a dia.

    Mariana Vita~8° ano 802

    ResponderExcluir
  5. Incrível a atitude das escolas, que em plena crise hídrica, estão mudando a cabeça das crianças para que elas não passem pelo que estamos passando, pois elas não são pelo que hoje é o grande problema do Brasil, a crise hídrica no sudeste.
    As crianças são o nosso futuro, e se conscientizarmos o nosso futuro, nossos problema irão sumir com o tempo pois todos saberão como se faz para não perdermos nosso bem mais precioso: a água. O que essas escolas estão fazendo todas deveriam fazer, pois a escola nos prepara para a vida, e se desde a escola já aprendermos a cuidar da água, quando estivermos prontos para a vida, já saberemos poupar água, o que aliviaria crise hídrica do pais num futuro próximo, pois assim, de geração em geração a poupança da água acabaria sendo um habito natural.
    num futuro próximo, espero que essas atitudes não sendo matérias de destaque em jornais e reportagens de sites de informação, não por que eu quero o fim dessas atitudes, pelo contrario, eu quero isso porque será um habito tão natural das escolas que não será algo tão diferente assim para se tornar uma noticia.
    ( Confirmação se o comentário foi com o texto completo, se o texto estiver correto, favor mandar apenas o original, se o texto anterior estiver diferente, favor postar esse e remover essa observação, se possível)

    ResponderExcluir
  6. A falta d'água está cada vez mais aterrorizando as casas das famílias brasileiras, mas vejamos do outro lado. Ja parou para perceber que as únicas classes que sofrem esse tipo de crise são as mais pobres? Por exemplo, eu nunca ouvi falar que estava faltando água em casas de pessoas com grandes condições financeiras, porém, o que mais se vê, são pessoas pobres reclamando de falta de água em suas casas.
    Acho que indiferente da casa ser de pessoas ricas ou pobres, tem que haver a reutilização de água, tendo falta ou não. Pois o que você gasta de água em 30 minutos de banho ( no caso dos ricos ), os pobres reutilizam as águas das chuvas com diversos meios de reutilização da água, para passas um copo de água no corpo. Isso depende da consciência da pessoa para o que pode acontecer amanhã. Hoje você está rico, mas amanha, pode não estar mais e faltar água para você também.
    A idéia de reutilizar a água que vem da torneira para dar a descarga no vaso, para mim, foi a melhor, pois nós gastamos muitos litros de água somente em uma simples descarga, que só usa água para eliminar os resíduos deixados no vaso e para eliminar também o cheiro ruim no banheiro. Para isso, não precisamos de água totalmente limpa para isso, sendo assim, a água reutilizada da pia a melhor opção.
    Existem vários meios de salvar a nossa água, esses meios precisam de bastante criatividade, o que esse professores conseguiram desses alunos. Se todos praticassem a reutilização da água em vários aspectos, muitos dos que estão sem água hoje, não estariam nessa situação.


    Anna Carolina Maia - 801

    ResponderExcluir
  7. Estamos passando por mais um período difícil no Brasil, a crise hídrica. A água, como todos nós sabemos, é um importante recurso para a economia, serve para irrigar grandes e pequenas plantações, abastecer indústrias e gerar energia elétrica, sem falar no consumo humano, que de todos esses pontos, é o que mais gasta água no mundo.
    O Sudeste brasileiro é a região mais afetada, principalmente no estado de São Paulo, por estar concentrada uma grande parte da população, o consumo chega a ser bem maior em relação aos outros estados. O problema não é a falta desse recurso, sabe por quê? 20% de toda a água do nosso Planeta está concentrada apenas no Brasil. O problema é a má administração dos recursos hídricos.
    As ideias dadas pelas escolas que foram citadas no texto são ótimas. Vemos que o que é ensinado na escola, os alunos levam para casa e acabam ensinando á família. É importante saber desde sempre que a água é um recurso natural que pode acabar a qualquer momento, saber usá-la nos dias de hoje é essencial, pois em meio a tantos problemas, nossa geração acaba não se preocupando com isso.
    Usando materiais simples, fazendo uma horta tanto na escola quanto em casa, usando lâmpadas de led e com a mente limpa, assim como as crianças, nós também conseguiremos usar esse recurso de maneira correta e menos prejudicial. Diante de uma crise dessas, todas as escolas deveriam aplicar esse tipo de atividade, para que além dos alunos, suas famílias também, aprendessem a conservar o que nós mais precisamos para viver, a água.
    Mariana Beatriz 802

    ResponderExcluir
  8. Hoje em dia, por causa da falta de água, as escolas estão influenciando os alunos a terem ideias para ajudar o nosso planeta. O mais impressionante é que possuem apenas 10 entre 12 anos, tendo essas invenções incríveis e que podem acabar realmente nos ajudando.
    Se todos nós trabalharmos em grupo, vamos conseguir acabar com essa crise. E com todas aquelas regras que nós sempre ouvimos geralmente de nossas mães, como, não demorar muito no banho e entre outras, também vão ajudar se a gente cooperar.
    Concordo plenamente com os colégios passando esse alto estima para os estudantes, gostei muito também desse projeto que inventaram, acho que devemos seguir o exemplo deles e inventar algo que possamos gastar menos água e luz.

    Maria Gabriela Naves-801

    ResponderExcluir
  9. Temos que mudar!

    Achei estas ideias do reaproveitamento de água fantásticas, e acho que deveriam ser tomadas em todas as escolas, principalmente em escolas particulares porque uma pessoa que sempre teve tudo na vida não sabe o que é não ter nada, não saber valorizar o que ainda tem , porque, quando a água acabar nem pobre nem rico vão ter acesso a este liquido vital para nossa sobrevivência .
    Pelo menos uma vez por ano, um projeto assim deveria ser realizado, pois em um trabalho absorvemos mais informações do que somente ouvir o professor falar, temos que perceber que sem a água todo o mundo entrará em extinção e não tem um ser vivo que sobreviva sem ela!
    Um fato que me deixou surpresa ao ver um site (http://www.toprated.com.br/500-gramas-de-queijo-2500-litros-de-agua) é o seguinte: em 500gramas de queijo são gastos 2500 litros de água; um bife (300 g )= 4500 L ; um ovo =200 L . Tal informação que me leva a pensar se para um bife é necessário 4.500 l imagine o boi inteiro, ou a galinha que produz vários ovos de vez e etc... Por mais real que fosse, tratam a água durante este processo como algo sem valor. Esta semana, por exemplo, vi no Jornal Nacional uma empresa utilizando a mesma água todos os dias para lavar as carnes e etc. Através de seu próprio tanque de limpeza, onde eles tratavam a água com produtos apropriados para torna-la reutilizável, até mesmo para beber. Nesses momentos é que a humanidade deveria refletir e aprender a se tornar inteligente. Pois reafirmo eu, as pessoas só vão dar falta quando tudo se acabar por completo.
    A água do planeta esta acabando e se não tomarmos providencias para utiliza-la da maneira certa ela pode finalizar, chegando a um ponto crítico e irreversível, e isso é algo inevitável perante a forma a que estamos tratando. Como o famoso ditado diz: “Todo ao tem sua consequência”, Temos que mudar e imediatamente!

    Victoria Leite
    Turma :802



    ResponderExcluir
  10. Lucas Costa Bumaruf
    702 ATIVO
    Os estudantes de instituições Fluminenses fizeram com seus professores um projeto genial utilizando a água da chuva para gerar energia. Essa ideia que foi colocada em pratica na escola pode mudar o mundo. Toda escola deveria ensinar os alunos a terem mais cuidado ao gastar tanta agua, mostrando exemplos de como reaproveitar a agua em casa.
    Com o reaproveito da agua os estudantes fizeram energia e aguaram hortas. Sem o desperdício de agua no banho, tendo o cuidado de fechar bem as torneiras e reutilizar agua para aguar as plantas, são medidas de economizar o dinheiro e a agua. Todo Estado devia ter uma lei onde qualquer casa ou empresa que tivesse um consumo de agua muito grande levasse uma multa, pois hoje o problema de agua pode ser pequeno, mas será maior nas próximas gerações. O mundo pode melhorar se formos mais espertos, só e preciso que todo mundo faça sua parte reaproveitando coisas usadas e com novas utilidades. O MUNDO AGRADECE.

    ResponderExcluir
  11. Escolas economizando os recursos
    A iniciativa dessas escolas com certeza deve ser apoiada. Escolas no estado do Rio fazem diversas coisas para economizar a água, evitando o desperdício e economizando energia. Utilizam a água da máquina de lavar para lavar o carro, demoram menos no banho, consertam pias que estão pingando, essas pequenas ações fazem a diferença. Isso foi uma atitude interessante e importante para cuidarmos mais da água, ela está acabando e nós temos o dever de cuidar dela. A água é um recurso finito, ou seja, algum dia vai acabar. Os alunos não só economizam água em casa, mas como também na escola. Eles economizam também energia, utilizando lâmpadas de led e usando o ecotelhado, que deixa a sala mais fresca sem precisar usar o ar condicionado. Esse projeto faz pessoas perceberem que dá para salvar a água por mais tempo, faça a sua parte e receba a sua recompensa depois, o projeto que essas escolas fizeram deve ser adotado por mais escolas, mas instituições e mais pessoas. É um ótimo jeito de salvar o planeta.
    Lana Silva Shibasaki - 701

    ResponderExcluir
  12. A falta de água está sendo um problema muito grande no mundo todo, principalmente no Brasil, onde pessoas gastam muita água, lavando calçada, carros e outras coisas, que não tem necessidade.
    Muitas crianças estão tentando ajudar a resolver este grande problema: elas participam de projetos para economizar água e gerar energia ao mesmo tempo.
    Se todos começarem a fazer isso, esse problema poderá até acabar.
    As pessoas que gastam água sem necessidade, ainda não perceberam que eles precisam muito mudar, porque se isso não acontecer pode ser tarde demais.
    O mundo, pode ser melhorado, ,mas precisamos que as pessoas colaborem, como esses estudantes. Eles já deram a ideia e nós devemos complementar, reaproveitando a água, como eles estão fazendo.
    Na Inglaterra, eles enchem a pia da cozinha até o topo e lavam tudo o que foi usado nesta água, mas aqui no Brasil, por exemplo, cada prato é lavado separado e deixa a água descendo o tempo todo.
    O governo deveria criar um programa para que todos parassem de gastar ou mesmo criar uma lei para economizar.
    Todos poderiam pegar a água da chuva e limpá-la.
    E se a água acabar?
    Por Jean Paul C Pierre -701

    ResponderExcluir