quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Artigo de Opinião - Marinheiros em alto mar - Gabriel Martins Pires Figueiredo


         Marinheiros em alto mar


Na época das Grandes Navegações, os marinheiros e grandes navegadores tinham como objetivo encontrar novas terras onde houvessem metais preciosos, principalmente ouro e prata.
Tais marinheiros se surpreendiam com a presença de seres inicialmente desconhecidos dos navegantes. Com diferentes costumes e hábitos. Percebiam que estes homens viviam afastados da civilização e os consideravam como seres incapazes de pensar, facilitando para serem "moldados" a sua religião, nao se importando com seus valores.
Esta realidade valorizava o acúmulo de metais preciosos representando a riqueza do rei. A falta de informação e o desconhecimento desses territórios também contribuíram para a exploração perversa desses marinheiros sobre os nativos.
Entendo que o homem desde o tempo da colonização é um exemplo muito explícito de que sempre era capaz de ir mais a frente pelo dinheiro e pelo poder que o fizesse chegar na frente antes dos outros. Até hoje percebemos que a corrida desenfreada pelo bem material continua causando conflitos entre humanos, o caso é antigo e até então ninguém conseguiu parar essa corrida chamada ganância que traz mal ao ser humano que sem saber acaba se destruindo por dentro e desprezando os valores éticos de quem está a sua volta.
Assim, na maioria das descobertas, o homem não foi considerado em seu ambiente, provocando conflitos e guerras ao longo da história da humanidade. Respeitar a presença da diversidade étnica cultural, social passa a ser um fator determinante para novos tempos, deixando de lado o desprezo pelo aquilo que é o outro. Realizar ações que de fato busquem o homem é uma necessidade do mundo moderno desenvolvendo capacidades e habilidades de olhar o humano como maior sensibilidade.

Gabriel Martins Pires Figueiredo
Turma 702 / Ativo / 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário