segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Você sabia ? - Por que João Pessoa se chama João Pessoa ?

              

   
                                                                                                                                João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque foi um político paraibano, nasceu em 24 de janeiro de 1878 na cidade de Umbuzeiro (nome dado a partir de uma planta típica daquele território o umbuzeiro) na Paraíba, cidade também onde ele teve seus primeiros estudos.
  Filho de Maria de Lucena Pessoa que era irmã de um ex-presidente da república, Epitácio Pessoa e também filho de Cândido Clementino Cavalcanti de Albuquerque. Em 1889 foi morar com sua tia paterna chamada Feliciana Cavalcanti de Albuquerque Paes Barreto e seu tio que era capitão do exército na cidade de Guarabira (localizada a 98 km de João Pessoa, a capital do estado da Paraíba). E em 1894 com a transferência de seu tio para o Rio de Janeiro se mudou para a capital federal, depois de alguns meses se mudou novamente para a Bahia. Em 1894, volta para Paraíba e ingressa no vigésimo sétimo Batalhão da Infantaria. Em seguida muda-se para Recife onde se graduou como bacharel (é aquele que é formado na graduação) em direito na faculdade de Direito do recife.
  Casa-se com Maria Luiza de Souza Leão Gonçalves, que era filha de um ex-governador Sigismundo Antônio Gonçalves. Em 1905 foi eleito Ministro Civil do Superior Tribunal Militar que depois se aposentou para ser candidato a Presidente da Paraíba. Não quis dar seu apoio a Júlio Prestes, e mais tarde João Pessoa se juntou a Getúlio Vargas para as eleições de 1 de março de 1930.
  Nesse mesmo ano João Pessoa quando ainda era ministro da Paraíba é assassinado por João Duarte Dantas (era seu adversário a presidência do estado da Paraíba) no centro do Recife precisamente na Confeitaria Glória.
  No seu governo que durou de 1928 até 1930 fez uma reforma na estrutura político administrativo do estado, criou uma tributação do comércio realizado no estado entre o interior da Paraíba e o porto do Recife, essa medida dele favoreceu no saneamento financeiro do estado que até então o estado estava com dificuldades financeiras.
  O corpo dele foi transportado de linha férrea para a capital paraibana (João Pessoa) seu esquife foi exposto para as pessoas na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. Em 1997 as cinzas de João Pessoa e sua esposa foram colocadas em um mausoléu entre o palácio do Governo e a Faculdade de Direito da Universidade federal da Paraíba.
Nisso a capital do estado da Paraíba, João Pessoa foi denominado assim em memória a João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.

Contribuição dada pelo aluno  Lucas Rocha Neiva.
                 Turma  702 / Ativo 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário