terça-feira, 13 de novembro de 2012

Te Contei, não ? - No caminho da aprovação



As provas finais estão chegando e, para algumas crianças, essa é a última chance de recuperar as notas e passar de ano. Se esse é o caso do seu filho, pode ser hora de ter uma conversa franca com ele e adotar estratégias de estudo adequadas ao perfil do pequeno. Ele é agitado? Tem baixa autoestima? Não consegue se concentrar? Cada criança precisa de uma atitude personalizada.
- Os pais devem falar com cada filho de forma única, sem pré-julgamentos, rótulos ou comparações. A ideia é reforçar o quanto eles são inteligentes e capazes, mas que precisam se comprometer com o objetivo de passar de ano - explica a psicopedagoga Heloisa Yoshida, diretora da consultoria Sistêmica.
Um dica, nesse momento, é pedir à criança que escreva em um papel qual é o seu objetivo neste fim de ano letivo. Em outro, ela deve listar o que precisa fazer para alcançar a meta: ver menos TV? Aprender determinada matéria de matemática? As anotações devem ficar guardadas com o estudante.
Objetivo traçado, algumas mudanças serão necessárias. Durante as próximas semanas, a agenda do pequeno precisa ser tranquila. Se ele faz capoeira, natação, inglês, informática, sessões de fonoaudiologia, vai ter que deixar algumas atividades de lado para ter mais tempo para estudar. Mantenha apenas um ou dois cursos extracurriculares. Para escolher, peça a opinião do seu filho.
- A criança precisa ter calma. Muitas vezes, a nota ruim é reflexo de um excesso de compromissos, o que deixa o estudante estressado - diz .
O momento do estudo em casa também deve ser transferido para a sala - onde os pais possam observar a criança. Jogos e computadores devem ficar fora de alcance.
- E tudo precisa terminar cedo para que a criança tenha de nove a 11 horas de sono. Dormir bem é fundamental para o bom desempenho durante o dia - orienta a especialista em medicina do sono Angela Beatriz Lana.
Para ativar a memória
Cumpridas todas as dicas para aprender a matéria, outra etapa importante não pode ser esquecida no projeto “passar de ano”: a das atividades físicas. Elas ajudam a fixar o conteúdo, facilitando a memorização na hora das temidas provas finais. Valem todos os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, esportes com bola, lutas, natação, entre outros.
- O horário do exercício deve ser adequado a cada criança. O importante é que o momento do dia de maior disposição (antes ou depois da prática, dependendo do caso) seja usado para os deveres de casa - lembra a psicopedagoga Lidiane Souza, que não aconselha deixar a criança estudar até altas horas da noite.
Exercícios regulares também melhoram o sono - o que está diretamente relacionado com a qualidade do processo que acontece no cérebro toda vez que aprendemos uma nova informação.
- A fase do sono REM (aquela em que sonhamos) é essencial para a consolidação da memória - afirma a especialista em medicina do sono Angela Beatriz Lana.
ENTREVISTA
- Quais são os nutrientes mais importantes para o desenvolvimento neurológico saudável e o aprendizado?
Valmir Martins, gastroenterologista pediatra - Principalmente entre os 7 e os 12 anos, as crianças precisam de porções adequadas de ferro, carboidratos (massas) e proteínas (carnes) para o desenvolvimento do cérebro. As massas geram energia para abastecer o órgão, que é responsável por 40% do gasto calórico diário em crianças.
- O que é melhor comer no dia da prova? E o que evitar?
Valmir Martins - No dia da prova, o ideal é evitar alimentos de difícil digestão, como carnes vermelhas e frituras. Se o teste for à tarde, é importante almoçar aproximadamente duas horas antes do início da avaliação. Prefira sucos, queijos brancos e pães integrais para o café da manhã.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/saiba-como-ajudar-seu-filho-organizar-os-estudos-para-as-provas-finais-passar-de-ano-na-escola-6692117.html#ixzz2C9E4Axcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário