terça-feira, 2 de setembro de 2014

Artigo de Opinião - A miséria está fora de moda - Arnaldo Jabor

A miséria armada está nos fazendo esquecer da miséria indefesa. Com a onda de violência, estamos perdendo a compaixão pelos pobres. E como ninguém sabe como resolver o drama da miséria, criamos um vago rancor contra ela, um certo tédio, porque ela não some, teima em reaparecer. Houve uma época em que a miséria nos tocava mais, ela era útil para nossa piedade, mesmo como tema para arte e literatura. A miséria sempre deu lucro. No Brasil, miséria é quase uma indústria. Quanto lucro uma igreja de charlatões tem com os dízimos? A miséria dá lucro político; falar na miséria denota preocupação humanitária, traz votos populistas. 


Antes, havia uma miséria “boa”, controlável. Tínhamos pena, desde que ela ficasse no seu lugar, ela aplacava nossa consciência. Nos sonhos “revolucionários” dos pequenos-burgueses, a miséria era nossa bandeira. Sofríamos com ela. A miséria dos outros era nosso problema existencial. Achávamos que nosso escândalo ajudava os pobres de alguma forma. Hoje, esvaiu-se a idéia de revolução, de socialismo possível. Isso gerou um desalento que aos poucos dá lugar a um cinismo quase feliz. O fim das ilusões de que éramos úteis gera quase um alívio. Antes, podíamos nos indignar; as esmolas faziam mais bem a nós do que a eles. A miséria tinha uma “função social”. Hoje está fora de moda, a miséria não é mais um hype , a miséria está “enchendo o saco, não chove nem molha”. A gente esqueceu dos morros da população trabalhadora, com operários, domésticas, faxineiros; ela só aparece violenta, nas revoltas da Febem, nos tiros de bandidos. No Rio, sofro mais com a visão da miséria. Em São Paulo é menos visível: suas favelas são longe do Centro ou se escondem sob montes de lixo debaixo de viadutos. No Rio, temos de criar uma pele de rinoceronte para não sentir pena. Existe coisa mais triste do que menininhos de 6 anos fazendo malabarismo com bolinhas de tênis na chuva? Os miseráveis nos desgostam porque são a prova de nosso fracasso. 

Sempre que os vejo, imagino como nos vêem. Assim como vemos a miséria, a miséria também nos vê. Nossa visão de mundo, as opiniões sobre o Brasil, a economia, a política, costumes, tudo é visto a partir de um olho de classe média ou de elite. Mas... e os outros pontos de vista? Como nos vê o menino que nasceu e logo foi posto junto aos canos de escapamento, cheirando fumaça para nos pedir esmola, como nos vêem os desvalidos? 

Vêem-nos pelos fundos, nos vêem de baixo, nos vêem através de uma névoa de medo e fascinação, nos vêem habitando um mundo que não é deles. Diante de uma vitrine ele vê tudo que ele não terá. Todas as ofertas o ignoram, nada daquilo pode ser dele. Na TV, o miserável não se vê na tela, como nós nos vemos na novela. Ele só aparece como exceção, como absurdo, em matérias sociais. Diante da propaganda, ele tem a pavorosa sensação de não existir. Nós evitamos vê-los; eles nos vêem o tempo todo. Os miseráveis são nossa caricatura e damos esmola na esperança de uma salvação, mas os miseráveis não são generosos e não nos perdoam. Apenas um vago “Deus lhe pague”... Os miseráveis nos obrigam a uma contemplação interior que não desejamos. Os miseráveis nos devolvem suja qualquer esperança que temos de beleza. O miserável não é nem oprimido como os escravos; na escravidão, eles faziam parte da produção, o chicote e o pelourinho lhes davam uma espécie de “lugar social”. Hoje, são apenas ignorados. 

De vez em quando, eles aparecem, em catástrofes — trens que descarrilham, barcos que afundam; vêmo-los como desastres naturais, como detritos de terremotos ou massacrados nos morros do Rio. 

Hoje a miséria se recusa a sumir, ela desmoraliza a globalização, a democracia e o PT. 

A miséria era o grande capital do governo Lula. O PT sempre teve ciúmes da miséria. Sempre que o FHC ou tucanos quiseram cuidar da miséria, o PT reagiu como um marido enganado. Mesmo o MST é um amante tolerado. Mas a miséria tem sido ingrata com o PT. Ela se recusa a comer do Fome Zero, ela desmoraliza a eficiência do Bolsa Família. A miséria não é dócil. A miséria se multiplica como amebas, ela não pára de crescer. 

O erro dos que desejam acabar com a miséria, como o PT, é achar que ela está do “lado de fora” de nossa vida, do “lado de fora” dos aparelhos do Estado, de nossa vida social. A miséria não é um objeto, um fenômeno a ser resolvido lá fora, nos morros, na periferia... A miséria é a ponta suja de nossa miséria maior. Nós fazemos parte dela, a miséria anda para trás, contamina as causas com as conseqüências, a miséria está até na maneira como a vemos, o Brasil está contaminado de misérias, a miséria polui a água do rio que já passou, sobe rio acima. Não existe um mundo limpo e outro sujo. Um infecta o outro. A burocracia é miséria, nossa corrupção é miséria, a estupidez brasileira é miséria. A miséria mental já invadiu a Câmara dos Deputados. A miséria moral acaba de roubar 30 bilhões dos miseráveis. A miséria obriga o governo a alianças miseráveis. A revolta dos severinos é uma vingança da miséria. 

A máquina está contaminada pelas misérias: a miséria moral, ideológica, a miséria corrupta. A miséria não está nas periferias e favelas; está no centro de nossa vida brasileira. Somos uns miseráveis cercados de miseráveis por todos os lados.

2 comentários:

  1. Um País De Miseráveis.

    Quando se fala em Brasil entre nós brasileiros , são essas coisas que sempre pensamos : Miséria , pobreza , corrupção , injustiça , racismo e impunidade , e esse tipo de pensamento vem a vir cada vez mais comum e normal , pois a sociedade está deixando de acreditar e sonhar com um país desse , que aparenta não possuir um futuro desejável e "esperado" pela toda população , ao longo do tempo formou-se dois tipos de sociedades : Os Pobres miseráveis que não entendem nada de política e economia e os : Ricos , Elite que dominam todo poder econômico brasileiro , e afim disso o governo sempre vai tentar conquistar aqueles que não " entendem " ou aqueles que são mais fáceis de se manipular , portanto , torna-se politicamente possível bem mais fácil de aquele tal candidato se eleger , mas o problema desse esquema em usar os pobres de vitima é algo comum , principalmente garantir o seu voto em nome dos trabalhadores e ser um político populista, igualmente à Getúlio Vargas.
    Portanto a classe dos " miseráveis " vem se tornando uma forma de ganhar votos e uma forma de manter a economia a favor dos ricos , de acordo com a teoria capitalista funciona-se assim : Utilizando os pobres para se tornar mais grande , prestigiado e rico , exatamente oque ocorre nessa bela pátria , pois é assim que é , e sempre será ! Trata-se de um país rumo a perdição e ao caos total , por isso está havendo uma enorme migração de brasileiros para o exterior , e continuará ! Essa situação humilhante do pobre é extrema e inigualável , o governo não consegue enxergar isso , eles não entendem que continuar roubando e extraindo a dinheirada do petróleo , não vai adiantar NADA !! Vai levar esse país a falência , e provavelmente se continuar desse jeito não haverá uma boa conclusão , algo que vem sido pertubante foi o estudo que fazemos sobre outros países Europeus , Norte Americanos , Oceânicos e Asiáticos , é pura tortura , ver países que eram bem mais pobres , que não tinha esperanças , sem nada , se tornaram poderosíssimos e superpotências , um bom exemplo seria o Japão , que perdeu a guerra e sofreu vários problemas impostos sobre os EUA e que conseguiu se re-erquer e hoje é um dos mais ricos países , é claro não se pode comparar nenhum país com outro , mas o Japão é 22,5 vezes MENOR que o Brasil e eles são totalmente bem industrializados , disciplinados , ricos etc , como seria isso possível ? Faz lógica ? É bem óbvio , e está claro que esse país tem um problema chamado a lei da impunidade aonde você faz oque bem quiser que nada vai lhe parar ou prender , e isso vem se seguindo faz anos e séculos , e não será em pleno 2014 que isso vai acabar , trata-se de um país de miseráveis , todos somos , dos ricos até os mais pobres e isso não terá fim , é um ciclo infinito.


    ( Se minha conclusão não ficou clara entenda : É um país bastante rico , porém investir em petróleo , minérios , não irá mudar , oque se precisa é investir ! Investir em tudo ! Seria Lucro investir em qualquer coisa nesse país já que nada vem sendo investido , apenas Shopping Centers nas zonas mais caras mas isso é de favorecimento Minímo aos ricos , e os Hospitais ? Escolas ? Saneamento Básico ? São problemas antigos e que antes já foram criticados , e vai continuar sendo , por isso não querendo lavar as mãos eu diria que é um país perdido e não há mais oque se fazer , talvez um dia haverá esperança , porém oque eu penso seria isso um país acabado e tomado por corrupção )

    - Érick De Souza - 901

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o autor quando ele diz que a miséria não gera mais compaixão,ou seja, preocupação com os que possuem menos que nós e,por tanto,não nos leva a um movimento para combatê-la.Assim,as pessoas acabam culpando os mais pobres pelos problemas sociais.
    -Julia Pereira Vicente- 702

    ResponderExcluir