sábado, 27 de setembro de 2014

Crônica do Dia - Elevador de serviço e banheiro de empregada - Walcyr Carrasco

Todo mundo adora dizer que o Brasil é um país sem preconceito. Enquanto, nos Estados Unidos, a luta contra o preconceito racial tomou proporções épicas, aqui sempre se disse que não existia esse tipo de coisa, ou, talvez, só muito pouco. Seria caso de rir, não fosse sério. Se você for afrodescendente, já deve saber como é. Entrar num prédio de classe média alta é uma aventura. Em geral, indicam a entrada de serviço. Porque, aí, se acumulam dois preconceitos: um contra a cor da pele, o outro contra a pobreza. O preconceito contra os pobres também é tremendo. Ninguém manda um médico subir pelo elevador de serviço, mas o encanador sim. Ambos não prestarão um serviço? Pela lógica, deveriam ser tratados de maneira igual.

Há alguns anos estive na África, pós-apartheid. Ahn? Quem disse mesmo que acabou? Fiquei num hotel fantástico. No conjunto, havia outros hotéis, de categorias diferentes. Em todos, sentados às mesas, brancos ou orientais. Servindo, negros. O contrário não vi, em nenhuma situação. Aqui é igual. A gente vai a um restaurante, muitos garçons são de ascendência africana. Raramente se vê um afro sentado à mesa. Sempre tive minha desconfiança do sistema de cotas na universidade. Acreditava que o importante era dar boa formação na escola fundamental e média e tornar os alunos de escolas públicas tão competitivos quanto os das particulares. Também acho que um sistema em que o candidato declara a que grupo pertence dá margem a fraudes. Mas hoje, pensando bem, tem outro jeito? Apesar de tudo, ainda não vejo solução melhor que as cotas.

A gente vai a bancos, a empresas e, nos cargos de direção, majoritariamente, vemos brancos. Nas empresas orientais, os próprios orientais. Em São Paulo, há a Universidade Zumbi dos Palmares, mantida com dificuldade, que oferece vagas a afrodescendentes e já conseguiu a cooperação de bancos, como o Bradesco, para oferecer vagas a seus formandos. É uma forma de integração. Mas quantas existem?

O preconceito está arraigado na forma de pensar nacional. Vejam a planta de boa parte dos apartamentos atuais. Até mesmo os menores têm o maldito banheiro de empregada. (Que é negra ou pobre – ou os dois.) Já discuti com um amigo a inutilidade desse banheiro.

– Mas é útil – ele respondeu, surpreso.

– Só me explique: por que a empregada ou a faxineira não podem usar o banheiro dos patrões? É como se tivessem uma doença contagiosa, que contamina.

Mas as pessoas continuam preferindo apartamentos com banheiro de empregada, não? Crianças e adolescentes de colégios caros costumam hostilizar colegas bolsistas, até os de classe média, que não podem se vestir como eles e manter o mesmo padrão de vida. E se irritam se o menos rico tenta disfarçar. Um dia destes, uma garota que conheço comentou, irritada, ao falar de uma colega.

– Ela tenta fingir, mas sei que é pobrinha. Não é como nós.

Ser pobre é pecado?

No mesmo colégio, outra aluna, de classe média, faz questão de descer do carro materno duas quadras antes, por se tratar de um modelo comum, não de um importado de luxo, como das outras colegas. O pior é que, quando alguém é tratado de forma diferente, seja pelo biotipo, seja pela situação financeira, acaba achando que tem mesmo algo errado. Sente-se inferior. E isso vale também para quem tem comportamento diferente: gays, lésbicas e até mesmo – é de pasmar – quem gosta de estudar, não vai muito a baladas, recusa a vida social. Sei por mim mesmo. Todas as semanas sou pressionado a comparecer a eventos, como se fosse errado simplesmente querer ficar comigo mesmo. Judeus também vivem constatando a tal “falta de preconceito”. Basta algo que envolva os judeus – da construção de um metrô abortada num bairro de predominância judaica a um acirramento nas questões de Israel –, o preconceito explode. Como se cada judeu fosse culpado pelos fatos cotidianos ou pelas decisões de Israel. Basta olhar a internet. O preconceito solta fogo como um dragão.

No livro A metamorfose, de Franz Kafka, o personagem principal transforma-se numa barata. Excluído, em seu quarto, caminha para o final. Quando acontece, e a família é informada de que se livraram da barata, a vida segue normalmente.

É assim que o preconceito funciona no Brasil. A maioria finge que nada acontece, mas mantém um comportamento semelhante ao daquela família: querem se ver livres, distantes, daquele estranho que, julgam, deve ser excluído de sua forma de viver.

24 comentários:

  1. Também morei na África, e lá não tinha nenhum preconceito contra negros, não como no Brasil. Lá, tinha pouco contra pobres, que quando nos aproximaram, nós nos afastaram. Não pode culpar agente, muito pobre lá rouba. Minha amiga, não se afastou uma vez, e saíram correndo com a bolsa dela. Claro, que não podemos dizer o mesmo pra todos os pobres de rua, mas era bem provável que isso aconteceria. No Brasil, não devia ter nenhum preconceito contra negros. Porquê!? Eles são igual agente! Me fala uma coisa que é diferente entre os brancos e os negros a não ser a aparência? Nada. Não têm justificativa. Isso é crime. Está na hora de levar-lo a sério.
    Mariana Garcia
    701

    ResponderExcluir
  2. “Acho uma bobeira essa discriminação racial. Em minha opinião não existe raças, mas somente uma, que é a raça humana. Esse assunto sobre cores é bobeira, todos precisam ter direitos iguais. Acho que aqui no Brasil não existe essa coisa de racismo.” Todos falam a mesma coisa, mas agem da maneira contrária, temos o exemplo que a mídia divulgou alguns meses atrás, do jogador de futebol que foi chamado de macaco durante o jogo. Muitas pessoas não percebem que são raciais, que tudo que acontece de mal com o negro é normal, é o que devia acontecer, pois a “raça” negra é mal educada, suja, pobre, feia, perigosa.... Acho que as pessoas deveriam estudar mais sobre o assunto antes de julgar. O homem mais rico ou o homem mais pobre têm o mesmo poder, mas a sociedade que não da essa oportunidade a todos.
    Laura Lyssa Carvalho de Sousa-701.

    ResponderExcluir
  3. Afinal, por que existe o racismo? Por que existe essa descriminação entre pobres e negros? Ah, porque eles são inferiores a nós! Ah, porque eles não tem valor! Esses comentários são bobagens pois todos, bem, nem todos sabemos que não há diferença entre nós porque do mesmo jeito que o branco sente dor, o negro também, do jeito que o branco fica feliz, o negro também, e do mesmo jeito que o branco tem problemas o negro também.
    Eu tive uma amiga que era muito preconceituosa, todas às vezes que eu ia em sua casa, ela desrespeitava a empregada dizendo para não entrar em seu quarto porque achava que ia, por ser negra, roubar alguma coisa de valor. A partir do dia que minha amiga começou a falar mais alto com ela, eu nunca mais voltei lá. Isso me fez muito bem porque com a convivência eu poderia fazer o mesmo.
    Outra questão que me chama atenção, é a do banheiro. Por que banheiro tem que ser um para branco e um para negro? As pessoas não se ligam, mas quando esses brancos racistas e preconceituosos usam banheiro público, negros também usaram e eles não reclamam. Agora, por que que quando é banheiro de casa eles reclamam? Por que tem que haver banheiro de empregada? Por que essa distinção?
    Assim, acredito que não deveríamos nos importar com a aparência, e sim com os valores, princípios, moral que cada um traz dentro de si.

    Olivia Macedo- 702

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Brasil, dizer que o nosso país não é preconceituoso é algo muito popular, no entanto, o que eu leio e assisto diz o contrário pois pouco se faz para combater esse péssimo comportamento. Por outro lado vejo outros países lutando contra essa atitude, como nos Estados Unidos.
    Ainda que coisas boas tenham acontecido como o fim do apartheid, infelizmente os negros e pobres continuam sofrendo para ter seus direitos respeitados, como os brancos, por exemplo acesso a boas oportunidades de trabalho, escolas, e saúde.
    A discriminação no Brasil também ocorre com gays, lésbicas, judeus, muçulmanos, e outras minorias. Mas tenho visto algumas mudanças, como os direitos legais dessas classes de comportamento diminuindo as diferenças preconceituosas.
    Concluo que o preconceituoso é uma pessoa falsa, não assume o que faz e nem o que falsa. Na prática, procura manter distância das pessoas diferentes, e dos menos afortunados.

    ResponderExcluir
  5. Aqui no Brasil, dizer que o nosso país não é preconceituoso é algo muito popular, no entanto o que eu leio e assisto diz o contrário, pois pouco se faz para combater esse péssimo comportamento. Por outro lado vejo outros países lutando contra essa atitude, como nos Estados Unidos.
    Ainda que coisas boas tenham acontecido como o fim do apartheid, infelizmente os negros e pobres continuam sofrendo para ter seus direitos respeitados, como os brancos, por exemplo acesso a boas oportunidades de trabalho.
    A discriminação no Brasil também ocorre com gays, lésbicas, judeus, muçulmanos, e outras minorias. Mas tenho visto algumas mudanças, como os direitos legais dessas classes de comportamento diminuindo as diferenças preconceituosas.
    Concluo que o preconceituoso é uma pessoa falsa, não assume o que faz e nem o que fala. Na prática, procura manter distância das pessoas diferentes, e dos menos afortunados.

    Davi Amaral Pereira-702

    ResponderExcluir
  6. É realmente horrível ouvir essas coisas, de pessoas se considerando superiores, debochando da outra pessoa, só por ter uma condição financeira mais baixa. Essas pessoas acham que elas escolheram ser daquela maneira, que não lutam para melhorar, mas as vezes, mesmo tendo tudo para ter sucesso, essas pessoas não tem as mesmas oportunidades que os branco tem de ter uma boa vida, só por causa da cor de sua pele.
    Eu concordo que pessoas de todas as cores de pele deveriam ter os mesmos direitos em tudo. O fato que discordo disso é ter "cotas" para negros, por exemplo. Se o negro tem a mesma capacidade de aprender e usar sua inteligência, tendo uma média de nota menor para um negro passar por uma prova significa dizer que ele é menos inteligente que os outros. Não estou dizendo que negros não devem ter privilégios em escolas e outras instituições, pois devemos voltar a ter respeito com os outros, mas de outra maneira, ainda tendo respeito mas não privilégios que significam inferioridade.

    Maria Clara R. Da Gama- 702

    ResponderExcluir
  7. Brasileiros, racistas? Essa é uma ótima pergunta, pois aqui no Brasil, a maioria das pessoas fingem não ser racistas, mas no dia a dia percebe-se quem é e quem não é, por exemplo, o caso do banheiro da empregada é uma forma comum de racismo, pois, muitas pessoas ao comprar suas casas ou apartamentos procuram saber se possuem um banheiro de empregada, por que? Só porque a pessoa é pobre e ou negra ela tem doença?
    Eu espero que daqui a algum tempo as pessoas acordem, que esqueçam de lado esse tal do racismo, pois isso só serve para inferiorizar os outros e magoar, além disso não tem motivo. Somente pessoas ignorantes e burras são racistas, pois consideram a cor da pele e a riqueza para saber se é ou não uma boa pessoa, não esperam pra conhecer, somente julgam antes de pensar, isso é muita burrice.
    Pra que elevador de serviço? Para os negros e pobres? Eles não podem usar o social?
    O único motivo para o racismo, para o preconceito acontecerem é o fato de que as pessoas não se colocam no lugar das outras, imagino que se quem fez uma "brincadeirinha" com um negro não iria gostar de estar no lugar dele.

    Victor Melo Ismério-702

    ResponderExcluir
  8. Isso, infelizmente, é o que acontece no Brasil, país que se diz desenvolvido e sem preconceito é cercado de acontecimentos como esse por toda parte.
    No exemplo citado e em muitos outros, o encanador e outros trabalhadores com menos valorização, são tratados com menor respeito em relação aos que são bem sucedidos, como médicos, advogados, arquitetos, que são os profissionais mais disputados e mais bem remunerados do mercado.
    Com esse preconceito todo e com essa grande divisão social no Brasil, as crianças de famílias que não possuem uma boa condição financeira não tem a chance de entrar para uma boa escola e ter um bom emprego no futuro e acabam tendo como única opção trabalhos públicos e menos remunerados.
    Por causa da corrupção do governo brasileiro, que deveria usar o dinheiro do povo para acabar com a desigualdade, os políticos acabam usando em vantagem própria, o que agrava a situação.
    Afinal, todos os trabalhos são importantes para a população e todos deveriam ser bem assalariados, assim a desigualdade, e muitos outros problemas urbanos iriam diminuir.

    Thales Borges - 702

    ResponderExcluir
  9. Desde que o mundo é mundo, existe preconceitos e racismos.
    Antigamente a história somente sobre a vida dos negros que eram escravizados. Hoje com o passar do tempo a história continua.
    No Brasil não é diferente, observamos essas atitudes em diversas situações: Dentro das escolas com crianças que tem melhores condições que outras, no mercado quando um homem ou uma mulher não bem vestidos entram para fazer compras, nos bancos quando entra uma pessoa negra e logo depois uma pessoa branca o tratamento é diferente... A diferença é que hoje as pessoas tem o direito de se defender.
    Com o passar do tempo a mudança foi que agora a sociedade preconceituosa já podem ser presas e punidas pagando multa, porém a igualdade infelizmente está longe de acontecer.

    JULLYA BECKMAN / 701

    ResponderExcluir
  10. O Brasil se diz um pais desenvolvido, mas que ainda existe muita diferença social. Sem perceber o que fazem , o dividem em duas partes . Os de classe alta e os de classe baixa .
    Pessoas com trabalhos mais simples sofrem preconceito por serem mal sucedidos . Ao contrario dos que tem uma trabalho importante para se orgulhar .
    Usado como exemplo no texto ,o encanador nunca iria andar em um elevador onde andaria o medico por causa de diferença da classe social ou ate mesmo por sua cor. PRECONCEITO!!!!!!! Por que as pessoas preconceituosas tem que fazer isso ? Temos que tratar a todos igualmente ,não separando o espaço de convivência .
    Projetos sociais para ajudar pessoas menos favorecidas são necessários pois nem todos tem condições de se manter mais é obvio que seria melhor que todos tivessem condições para se manter com dignidade e ter uma vida melhor.

    Maria Antônia Rodrigues-702

    ResponderExcluir
  11. O Brasil é assim e não mudara, porque aqui o menos afortunado é tratado como doente, sujo, feio e burro. Mas não é assim, existem muitos desafortunados inteligentes e trabalhadores, podemos usar o exemplo da Tábata, uma menina de família extremamente pobre de São Paulo que saiu em primeiro lugar no Enem, e conseguiu vaga em 5 universidades americana e entrou em Harvard. Mas por quê ainda existe esse tipo de preconceito com pobres aqui no Brasil? A resposta é a desigualdade social brasileira.
    As comunidades brasileiras são muito comuns em grandes cidades, mas os mais afortunados ficam distantes delas, isso é a desigualdade, porém existem pessoas que não ligam para isso, essas são as pessoas boas e solidárias que ajudam esse menos afortunados.
    Podemos dizer que o Brasil tem cidades tomadas por comunidades e a falta de ensino e educação que essas comunidades tem, acabam tornando-as menos visitadas, pois as pessoas não saberiam receber os vsitantes, infelizmente é nossa realidade de hoje.
    Isso tudo tem haver com o texto acima sobre preconceito com empregados e pessoas mais pobres, pois mostra que a desigualdade e o jeito dessa pessoas serem tratadas no Brasil. Espero que um dia isso mude.
    Lorenzo Vieira-701

    ResponderExcluir
  12. O preconceito é algo que vem afetando centenas de pessoas (que na maioria das vezes são crianças) todos os dias.
    Antes de começar a falar coisas e coisas sobre esse assunto acho melhor explicar primeiro, preconceito é quando você tem um pré conceito da pessoa, por exemplo, pessoas que falam, "eu não gosto das pessoas da favela porque todos que moram lá são ladrões'', isso é um preconceito porque nem todo mundo que vive lá é um ladrão.
    É horrível ver que muitas pessoas sofrem por serem quem são, pessoas pobres tem sido atormentadas como se isso fosse algo de outro planeta ou alguma coisa de errado que estão fazendo.Não são só pessoas sem condições financeiras, mas pessoas negras, doentes, pessoas com o físico diferente e muitos outros casos.
    Os mais atingidos são os negros, mas não entendo o porque, os negros são pessoas como todos nós, não devem ser excluídos mas também não devem ter privilégios porque senão não haverá igualdade e eu acho que é isso que todos nós procuramos.
    Se praticássemos a igualdade, a sociedade seria bem melhor, não haveria preconceito e acho que a essa altura, isso é tudo que procuramos.

    Luisa Heinle Kuhner 702

    ResponderExcluir
  13. Esta palavra, preconceito, é algo que sempre existiu.
    O preconceito abrange muitas áreas, não está restrito a cor da pele. Existe preconceito pela situação financeira, sexualidade, obesidade entre outros.
    Percebemos isso todos os dias, em várias situações de nosso cotidiano. O negro, o pobre, o homossexual ou o obeso são sempre discriminados.
    Algumas pessoas assumem serem preconceituosas e outras preferem maquiar essa situação, não assumindo.
    Na verdade, o preconceito ocorre porque as pessoas não se colocam no lugar do outro e se consideram superiores.
    Respeitar o próximo independente de sua condição, demonstra integridade e é um ato raro hoje em dia. Muitos são avaliados pela aparência e pelo que possuem, pouco importa o que são interiormente. Atualmente o importante não é ser, mas ter. O fato de alguém não concordar com alguma opção alheia, não dá o direito de fazer críticas ou agir de forma preconceituosa.
    O cidadão precisa aprender a discordar sem desrespeitar. Podemos ter opiniões diferentes , mas isso não significa afrontar o outro moralmente, seja com palavras ou com atitudes que ferem a pessoa alheia.
    Não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você.

    Amanda Monteiro, 801 - Ativo

    ResponderExcluir
  14. Muitas pessoas dizem, ah, a escravidão acabou, os negros não são mais forçados a trabalhar como antes...será? Será que isso que está acontecendo no Brasil não é um tipo de escravidão? Eu acredito, que seja a mesma escravidão só que com o ´´chicote`` diferente, pois eles não levam chibatadas, mas eles sofrem muito, com o preconceito, racismo e vários outros aspectos, o exemplo do banheiro de empregada é só um dos vários tipos de preconceito racial que muitos brasileiros tem.
    E não adiante você ou qualquer um falar, ah, é porque eu não sou preconceituoso, blá blá blá, por que todo mundo pelo menos uma vez, já foi preconceituoso com alguém ou alguma coisa, mas tem diferença entre você ter um certo preconceito com aquela coisa ou pessoa, e você ter um certo racismo contra ela. Depois os brasileiros falam, ah, nos somos muito civilizados, enquanto os negros são todos bandidos, sem educação...não! serão mesmo os brancos os civilizados aqui? Pois eu acho que não.

    Mariana Vita - 702

    ResponderExcluir
  15. Muito bom e esclarecedor o texto de Walcyr Carrasco .Infelizmente, vivemos em uma sociedade preconceituosa, que discrimina quem não pertence à classe dominante.
    Vemos isso a todo instante. Em lojas, quando entra uma pessoa negra ou usando roupas simples, os vendedores não dão atenção, acham que esse cliente não terá dinheiro para pagar.
    Não podemos julgar alguém pela aparência, todos merecem ser tratados de maneira igual, ao prestar um serviço a um cliente o atendente deve saber disso, porém muitas pessoas. devido ao preconceito, discriminam e podem até se prejudicar com essa atitude.

    Julia Pereira Vicente- 702

    ResponderExcluir
  16. Muito bom ter colocado o assunto do apartheid em discussão, pois aqui no Brasil muita gente não sabe o que é, pelo total interesse dos governos anteriores em manter uma sociedade alienada e racista, hoje melhorou um pouco porém longe de chegarmos a uma igualdade de raças, a conscientização na sociedade em que vivemos deve ser prioridade dos governantes, isso é inadmissível nos dias de hoje. Hugo 702

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente o preconceito existe, está aí todos os dias nas menores coisas que fazemos. Lembro de uma situação em um elevador onde a empregada só poderia usar o elevador de serviço. Por quê? Alguém se julga melhor do que a empregada simplesmente porque ela é pobre ou negra? Tantas outras coisas que vivemos no dia dia também me faz pensar, ficamos assustados se um homem negro passa ao lado, ele poderia ser um assaltante. Quando isso vai acabar? Quando teremos um mundo mais justo, com dignidade e respeito para todos igualmente? O valor das pessoas está no seu caráter,nos valores interiores e não na sua aparência ou classe social. Espero que isso acabe, e tenhamos um mundo mais justo e humano.

    Lucca de Oliveira Almeida - 702

    ResponderExcluir
  18. Bom, não estou nem um pouco surpresa. Isso é Brasil! As pessoas julgam/discriminam pela aparência. Na minha opinião, isso é ridículo, essas pessoas são ridículas, e mais: não admitem que são preconceituosas, se tornando, assim, burras! No prédio em que eu moro, existem várias pessoas que trabalham na limpeza; advinha quem corresponde a 2/3 (dois terços) desses trabalhadores?! Os negros, claro! E uma coisa que me incomoda demais é que quando um morador (branco) sai do elevador e vê que o negro está no corredor limpando, na maioria das vezes acontece de ele entortar a cara pra essa tal pessoa que, ao contrário de muitos brancos, está ralando (e muitos deles felizes da vida, cantando, mesmo que seja limpando o chão e no calor, enquanto o branco, que fica sentadinho na cadeira de seu escritório, no ar condicionado, vive reclamando da vida). Eu acho a minha mãe uma pessoa super educada, porque mesmo ela sendo branca branquinha, fala com todo mundo, inclusive com esse tais trabalhadores, sorri pra eles, fala "bom dia", oferece lanche, doa roupas que nós não usamos mais... Enfim, ainda bem que eu tenho um bom exemplo a seguir! Eu sou menos uma pessoa racista! 
    Jade Tavares- 701

    ResponderExcluir
  19. Esse artigo realmente me chamou muita atenção, não pelo seu tamanho ou por qualquer coisa do gênero mas sim por transmitir a verdade, que é muitas vezes escondida. Pois como sabemos o racismo ou preconceito no Brasil não acabou, claro pode ter mudado seu jeito de ser executado, mas continua sendo o mesmo, nos tempos de hoje é considerado crime, mas ai eu te pergunto, como pode ser crime se acontece normalmente nos dias de hoje? um exemplo disso é a distinção de elevador normal e elevador de serviços, como pode ser crime se as pessoas já se 'habituaram" a esse tipo de tratamento? outro exemplo disso é a facilidade de se encontrar um garçom ou garçonete negra ou negro.
    Infelizmente essa se tornou a triste realidade de Brasil, as pessoas estão tão cegas, que simplesmente tratam comentários preconceituosos como uma "brincadeirinha", ou ações preconceituosas como ações do dia-a-dia, são esses tipos de texto que nós mostram a verdade que não vemos ou que não queremos ver, pois com diz aquela velha expressão "A sujeira está em baixo do tapete".
    Maria Fernanda Honório de Oliveira- 702


    ResponderExcluir
  20. O racismo está presente em quase todo o Brasil, essa história de que "não existe preconceito no Brasil" é mentira, se quiser uma prova de que estou falando a verdade, vá em uma escola cara e que receba bolsistas, se ficar um dia com os bolsistas vai ver que não é a mesma situação que os demais estudantes, sendo eles mais estudiosos ou não, sempre vão receber preconceito e descriminação, principalmente quando esse bolsista é negro. Eu fico imaginando "Gente, qual é o problema de uma pessoa ser negra? Somente pelo fato dela ter uma cor de pele diferente?" Isso está erado, é inaceitável, mas tem muita gente que não se importa com o que essa pessoa vai sentir ao sofrer descriminação, ao contrário, nunca nem quis imaginar como seria estar na pele daquela pessoa. "Até porque, quem mandou ela ser negra?" Ninguém mandou ela ser negra, quem mandou você ser preconceituosa? Uma das piores coisas que andam acontecendo é o preconceito, porém ele não vai acabar agora, as pessoa infectam uma a outra com o preconceito, mas pensando bem, é só uma maneira de não aceitar que uma pessoa diferente de você seja melhor que você. As pessoas não asseitam isso.
    Se uma pessoa é diferente de você, de graças a deus, e não fique julgando que ela é pior que você, assim se defendendo com o temido preconceito, não é porque uma pessoa tem o cabelo diferente, ou a cor de pele diferente, ou gosta de uma pessoa do mesmo sexo, ou não tem uma parte do corpo, essa pessoa não merece isso, ela merece respeito com o seu próprio corpo. As vezes uma pessoa que você julga "macaca" faz menos macaquice que você.
    Pense em um mundo sem preconceitos e seja o primeiro a falar para uma pessoa que ela está errada fazendo o que ela faz, não importa o que ela faz, e sim o respeito que você tem por ela.
    O preconceito existe sim no Brasil, mas já esta na hora de acabar com ele, literalmente. Deixe de não gostar de uma pessoa porque ele é negra, tenha respeito por ela.
    Anna Carolina Maia 701 - Ativo

    ResponderExcluir
  21. Eu concordo com o texto. Os EUA simplesmente acabaram com o racismo , porque assumiram ser racistas, e logo quando descobriram que tinha racismo no país, correram atrás e acabaram com o racismo.
    No Brasil, as pessoas não se assumem racistas, elas acabam achando que não são racistas, mas SÃO ! E por isso é muito mais difícil acabar com o racismo em nosso país. Devemos tomar providências disso, e já, a cada dia que passa aumenta mais e mais, os negros nem os pobres merecem isso. 
    Por isso mostra, que a maioria da população pobre, é negra. Simplesmente por falta de oportunidade, preconceito racial, e pelo branco achar que o negro é pior e inferior. Também são assim, porque seus antepassados, podem ter sido escravos.
    Eu sinto tanta pena desses negros, acho que todos somos iguais, eles não podem continuar assim, tendo uma vida muito mais difícil, por preconceito. Devemos ter direitos iguais! Vamos nos assumir racistas e tomar providências logo ! 
    #Racismonão
    Miguel Leite Piersanti - 701

    ResponderExcluir
  22. Injustiça Racial

    Não sei o que é pior, discriminação pela cor ou pela condição financeira. Queria que alguém me respondesse, pois eu mesma sozinha não sei responde-la. Essa pergunta vem me incomodando, a cada historia que ouço piora cada vez mais os meus pensamentos sobre algumas pessoas irracionais que fazem bullying com as outras,acho isso inaceitável, uma atitude que é feita só pra chamar atenção ou manter sua alto estima.
    Pessoas que sofrem bullying fazem também com outros para tirar o peso de suas próprias consciências, mas se elas não gostam que façam com elas, por que fazem com outros? Outra pergunta que não quer calar .
    Realmente estou chegando a uma conclusão, as pessoas estão focadas na beleza exterior que é passageira e estão esquecendo de julgar as pessoas pelo que eles são interiormente, o seu caráter.


    Victória Rangel
    702

    ResponderExcluir
  23. A palavra racismo quer dizer o preconceito contra raças, mas se cientistas comprovaram que isto não existe e sim pessoas com características adaptadas ao meio ambiente, por que insistir nesses pensamentos?
    O Brasil esconde totalmente o que o Estados Unidos mostra e tenta melhorar. Eu acho que enquanto as pessoas não admitirem que vêem as outras com inferioridade, não será possível exterminar isso da sociedade. Afinal, não podemos acabar com alguma coisa que não existe.
    Se entre nós não existe preconceito, por que separar um elevador para pessoas brancas e negras? Ricas e pobres? Se somos tão bons, por que temos nojo de empregadas ( negras e/ou pobres ) usando nossos banheiros, como se elas nos passassem uma doença relacionada a sua cor e classe social?
    Nós tratamos a pobreza e a negritude como se fosse um pecado ou enfermidade e me assusta o quanto nos separamos uns dos outros e criamos lugares para pessoas diferentes e iguais a nós, elegendo o certo e errado, sempre favorecendo os brancos.
    " A pobreza antes era considerada obra de injustiça. O mundo moderno considera a pobreza incapacidade. "

    Giulia,701
    ATIVO

    ResponderExcluir
  24. Como no texto diz ,o Brasil não assume que é e realmente preconceituoso, e também não para com essa atitude. Podemos ver esses tipos de atos em nosso cotidiano, como o acontecimento da torcedora que chama o goleiro aranha de macaco, por conta da lei 10.639, ela foi punida, pois antigamente era natural um acontecimento desses. Então podemos perceber que as pessoas não deixam de agir por conta do desrespeito, mas sim, pela consequência que ele terá.

    Maria Gabriela Naves- 701

    ResponderExcluir