domingo, 21 de setembro de 2014

Artigo de Opinião - Seja racista e ganhe fama !

Por: Djamila Ribeiro

Costumo dizer que o Brasil é o país da piada pronta sem graça. Com os últimos acontecimentos envolvendo as ofensas racistas que o goleiro Aranha sofreu e a minissérie “Sexo e as nega”, essa constatação só se reafirma. Patrícia Moreira, a moça que ofendeu Aranha ganha um enorme espaço na mídia que a quer transformar em vítima. Quando nesse país programas de TV e jornais deu espaço para alguém se defender e tentar justificar seu crime? Quem ficou com pena e deu espaço para Angélica Aparecida Souza que em 16 de novembro de 2005 foi presa por roubar um pote de margarina? Quem fez moção de apoio a ela, quantas apresentadoras a levaram aos seus programas? Angélica passou 128 dias na cadeia de Pinheiros e por quatro vezes teve o pedido de liberdade provisório negado. Foi condenada a quatro anos de prisão em regime semi-aberto. Por roubar um pote de margarina porque não agüentava mais ver seu filho com então dois anos passar necessidade.


Cláudia Ferreira, a mulher morta e arrastada pela PM carioca, nas manchetes dos jornais virou a “arrastada”, nem nome e sobrenome davam a ela ao contrário do que fazem com Patrícia. Quem criou página de apoio nas redes sociais para a família de Cláudia? Quem ofereceu emprego ao viúvo ou se ofereceu para ajudar os quatro filhos e os quatro sobrinhos que ela criava? Percebe-se que no Brasil, crimes contra a propriedade, no caso de Angélica que roubou uma margarina é mais importante e causa mais comoção do que crimes contra a humanidade, no caso do Aranha. Chamar alguém de macaco é animalizar um ser humano, retirar sua humanidade. Cadê a empatia nesses casos? Patrícia Moreira agora diz que quer torna-se um símbolo contra o racismo. Como uma mulher que até agora não se desculpou por ter sido racista quer ser símbolo de uma luta tão cara? Agora irá trabalhar na ONG CUFA (Central única de Favelas). Piada pronta sem graça. Várias militantes negras com vivência do que é sentir racismo e com acúmulo teórico sobre a questão estão aí desempregadas e uma moça que não assume seu racismo recebe a vaga assim de mão beijada. Destaco que sou contra o apedrejamento da casa dela assim como xingamentos machistas proferidos contra ela. Mas, que sou totalmente a favor de que pague pelo o que fez.
Miguel Falabella cria uma série onde mulheres negras são tratadas como objetos sexuais e quer ganhar prêmio de senhor do ano. Só o nome da série “Sexo e as nega” já é problemático. Mulheres negras historicamente são tratadas com desumanidade e nossos corpos como mera mercadorias. Quantas apresentadoras negras há na TV? Quantas atrizes? Quantas jornalistas? Não precisa ser um grande estudioso das questões raciais no Brasil para perceber o quanto as mulheres negras são invisibilizadas pela mídia. Da história da revista Playboy no Brasil, por exemplo, somente sete mulheres negras foram capas. Não estou de forma alguma concordando com esse tipo de exploração do corpo da mulher, estou dizendo que mesmo nesse mercado, a carne negra também é a mais barata. Aí, mais uma vez nos colocam nesses mesmos papéis estereotipados e temos que agradecer a boa vontade. Para piorar, Falabella se compara a Spike Lee ao dizer que o cineasta também fala de sua realidade. Bom, Lee é negro e fala com conhecimento de causa das dores que o afligem. O que Falabella, um homem branco e rico sabe da realidade das mulheres negras no Brasil? Piada pronta sem graça. E dizer que as militantes que apontaram o racismo da série são capitãs do mato é se utilizar de seus privilégios para nos calar. Ninguém atacou as atrizes da série e sim seu diretor que se acha benevolente por empregar mulheres negras. Alguns senhores de escravos também se achavam bonzinhos por não castigar seus escravos. Queremos outros referenciais, não podemos mais aceitar que a mídia nos reduza somente a essas possibilidades. Quem conhece minimamente um pouco da história no Brasil, sabe que as mulheres negras são tratadas como objetos sexuais desde o período colonial. Ideias racistas devem ser combatidas e não relativizadas e entendidas como “meras opções pessoais de pensamento”, ideologias, imaginários, arte, ponto de vista diferente, divergência teórica, opinião. Ideias racistas devem ser reprimidas e não elogiadas e justificadas. Não adianta dizer que HOJE tudo é racismo mostrando uma explícita ignorância histórica. Esse país foi fundado no racismo, não tem nada de novo. A mídia brasileira, nem de longe, reflete a diversidade do seu povo. E para perceber isso basta ligar a televisão ou folhear uma revista.
Algumas pessoas pensam que ser racista é somente matar, destratar com gravidade uma pessoa negra. Racismo é um sistema de opressão que visa negar direitos a um grupo, que cria uma ideologia de opressão a esse grupo. Portanto, fingir-se de bom moço e não ouvir o que as mulheres negras estão dizendo para corroborar com o lugar que o racismo e o machismo criou para a mulher negra, é ser racista.
Não vamos nos calar diante desses absurdos, de um país onde vítimas viram algozes. Que diretor de minissérie racista se faz de vítima e quer ganhar medalha por empregar negras, não nos esqueçamos que muitas famílias se julgam benevolentes por darem emprego a babá negra.  Quem se compadece dos milhares de negros que morrem todos os anos? Das crianças que crescem ouvindo insultos racistas? E o pior é ouvir pessoas dizendo que todo mundo faz isso ou sempre fez como se o fato de isso não se tornar público os ausentassem de culpa. Pois é, antigamente as pessoas morriam de tuberculose. A quem serve esse discurso nostálgico? Antigamente era melhor para quem?
Não nos calaremos. Como diz Maya Angelou no poema “Eu me levanto” (Still I rise), “Pode me atirar palavras afiadas,


Leia a matéria completa em: Seja racista e ganhe fama e empatia, por Djamila Ribeiro - Portal Geledés

15 comentários:

  1. Como todos sabem o preconceito no Brasil é maquiado, escondido, abafado, a palavra que for. Da onde, em que mundo, uma pessoa pode achar que se ela estiver empregando uma negra em sua casa, ela é uma heroína, uma pessoa do bem, que não tem preconceito nenhum? Os negros são “gente como a gente”, são pessoas, seres humanos, que têm os mesmo direitos que nós, as mesmas vantagens que os brancos. É quase impossível você sentir o que o negro sente, e tentar se colocar no lugar dele para sentir sua dor, porque não é você que esta passando fome, esta com sede, esta sem um lugar pra morar, esta sem amor, tendo de pedir coisa para os outros. Não é você que cresceu sendo chamado por apelidos ofensivos por sua cor, que é desrespeitado, que vive na desigualdade e não tem os mesmos direitos que o branco. É claro que nem todos os negros são assim, alguns têm o que comer, têm dinheiro, têm uma casa boa, mas como eu disse são alguns, o negro não é valorizado nem reconhecido, isso é obvio, essa é a sociedade em que vivemos.
    Não é a primeira vez que um negro é ofendido publicamente no esporte, particularmente no futebol. O caso do jogador Daniel Alves também foi polemico, quando jogaram uma banana nele, chamando-o de macaco, a partir daí veio a hashtag, todos nós somos macacos, mas não claro que não, nem negro, nem branco, nem moreno, nem pardo, nem ninguém merece ser chamado e macaco com essa intenção, todos somos SERES HUMANOS, somos pessoas e não macacos. Tudo bem que as pessoas só queriam ajudar e dizer não ao preconceito, se vendo como macacos também, mas precisamos ver que todos são iguais, independente da raça.
    E como estamos no Brasil, ela não foi punida, porque ficaram com “peninha” dela, mas e do jogador ? Ninguém teve peninha dele não ? Ela merecia ser punida pelo que fez, porque como diz a Lei nº 7.716/89: Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Ou seja, ela deveria ser punida, porque a partir do momento em que ela ofendeu o jogador por sua raça, ela cometeu um crime. Na reportagem já da exemplo da mãe que roubou um pote de margarina porque queria dar comida ao filho e foi presa, o que é isso do lado de uma pessoa que comete preconceito ? E a mulher que foi arrastada e morta pela PM, nos jornais seu nome não aparecia com destaque, o que será que levou mais noticia o caso de Claudia Ferreira que foi morta por PMS ou Patrícia Moreira que chamou um jogador de macaco?
    Agora ela é famosa, porque as pessoas tiveram compaixão com ela, agora ela trabalha na ONG, falando querer ser um exemplo da luta contra o racismo. Tudo bem, ela pode ate estar arrependida mas de qualquer forma deveria ser punida. O caso da minissérie “Sexo e as nega” é ridículo, quando que as negras vão parar de ser trratadas como objeto ? Miguel Falabella por favor saiba que você não é exemplo nenhum para a sociedade, você não é herói, nem nunca vai ser com essa atitude. Botar um negro na televisão e se achar o melhor é ilusão, o negro é como o branco, e como o branco é tratado ele também devera ser.

    Rebeca Mendes
    802.

    ResponderExcluir
  2. Como assim? Ser racista agora é moda? Quer dizer que para ganhar fama devo simplesmente chamar um jogador negro de macaco? Pois é, acho que as pessoas estão cada vez piores e pensam que deve ser normal jogar uma banana no campo de futebol insinuando que o negro é um animal.
    Além de o racismo ser um sistema de opressão que visa negar direitos a um grupo, que cria uma ideologia de opressão a esse grupo, ouvi falar que o racismo poderia ser chamado de doença contagiosa e concordo com isso, se pararmos para pensar, ninguém nasce racista, e sim acaba se tornando pelo exemplo de pais, amigos, professores ou irmãos, e pior, ainda influencia outra pessoa a ser igual.
    Por que será que quando o negro é visto na televisão as pessoas enxergam como se fosse raro? Sem nem perceber elas desprezam os negros, por achar que é raro um homem negro ou uma mulher de pele negra ocupar um cargo desses.
    As pessoas não pensam como seria se fosse ao contrário, se os negros falassem mal, desprezassem, menosprezassem e pior, matassem os brancos; elas não se colocam no lugar dos outros.
    Acho que essa reportagem mostrou que na verdade as pessoas que devem se sentir mal são as pessoas que cometem os atos racistas e sim, devem ser punidos por fazerem coisas erradas com os negros.
    Não existe raça negra, raça branca ou raça parda, existe a raça humana, e se isso é afirmado por cientistas por qual motivo tratam todos de um modo diferente, acho que as pessoas realmente não sabem a importância dos negros na nossa cultura.

    Luisa Gouveia - 701

    ResponderExcluir
  3. É incrivel como as coisas estão acontecendo, o racismo é uma coisa inesplicavel, e ainda aparece um indivíduo que ainda consegue ficar famoso sendo racista. Daqui a pouco vai virar moda ser racista.
    As pessoas não vêem que somos todos iguais sem nenhuma se quer diferença, princialmente os brasileiros que nunca poderim negar sua influência africa em suas veias e no seu dia- a-dia.
    É incrível que no Brasil 99% dos brasileiros não são racistas e o negro ainda está nesta situação sofrendo com o preconceito desde a época da escravidão. Parece que já não basta, todo esse tempo.
    Infelizmente as pessoas nunca param pra perceber isso, sempre acham que o negro tem que ocupar os piores lugares na sociedade, e se o mundo continuar nessa forma racista com esse olhar superior eu realmente não sei onde isso vai parar

    Suzana -802

    ResponderExcluir
  4. Isso tudo é uma vergonha, a imprensa e outros meios de comunicação dão muita atenção ao racismo, porque acham que se mostrarem muitas matérias sobre isso, e no final o apresentador sempre diz " isso é uma vergonha" ou "o racismo é uma coisa muito ruim", serão vistos como não racistas pela sociedade, mas eles esquecem que as pessoas não vem TV para ver o fim da matéria, e sim as matérias, e o conteúdo delas é o que importa, e é nessas reportagens que se aparece o racismo, dando espaço para as pessoas se defenderem com argumentos sem sentido, que são confirmados pelas matérias jornalisticas.

    ResponderExcluir
  5. Essa é nova! Então calma aí, para eu ser famosa basta eu ser racista?! Agora ficou fácil. Consigo descrever essas pessoas racistas em uma palavra: ridículas!!! A sociedade só quer saber de fama, não importa como ela irá conseguir tal desejo, mesmo que seja através do racismo, humilhando as pessoas negras, não tem problema... além do mais, quem se importa? Eu! Eu me importo! Se continuar desse jeito, imagina como o Brasil estará daqui a, sei lá, 15 anos... Impossível de ser habitado, pois, infelizmente, estará cheio de pessoas racistas... Por que? Porque o apelido de certas pessoas é "Maria vai com as outras", pois o racismo faz com que um vá na "onda" do outro, ambos sem se importar ou sem se colocar no lugar de quem está sendo ofendido. E para completar: a mídia agora decide, de certa forma, apoiar os racistas, aplaudi-los, dizer: "é isso aí! Faz muito bem em humilhar uma pessoa de cor diferente da sua!"... Me poupe! Essa sociedade está perdida...

    Jade Tavares- 701

    ResponderExcluir
  6. Podemos ver através dessa reportagem, que o abuso de mulheres negras desde a colonização ainda continua. Como a Djamila Ribeiro nos diz, nas programações que passam na Tv, como novelas e minisséries vemos perpetuar essas ações maldosas e que não faz mudar o pensamento da sociedade de parar de cometer esses atos, como o racismo, preconceito e a descriminação que já estão inseridos na mentalidade como naturais.
    Patrícia Moreira só ganhou notoriedade e ficou famosa na mídia porque, hoje, existe uma lei que pune atos de descriminação. Antigamente a sua fala teria passado despercebida e talvez tivesse até ganhado mais adeptos. Mesmo com tanta discussão sobre o assunto ainda presenciamos esse tipo de atitude.

    Maria Gabriela Naves- 701

    ResponderExcluir
  7. O racismo é algo tão comum e errado, será que vai virar moda?
    A pessoa que pratica o racismo, comete um dos piores crimes, na minha opinião. Vivemos em um país que mascara o racismo, e pessoas racistas ficam famosas ao praticarem esse atos repugnantes.
    Quando uma pessoa joga uma banana em campo para um jogador negro, e o chama de ''macaco'', ganha fama, penas leves ou nem pena nenhuma, pois a mídia promove e acabam como os '' bonzinhos''.Mas se uma pessoa comoeter pequenos furtos por extrema necessidade ou é arrastada por um carro até a morte, ou ganha uma pena severa ou nem o nome e sua história é mencionada.
    O racismo, a discriminação, a injustiça faz parte da história do Brasil. A mídia brasileira poderia mostrar o racismo e dar a atenção aos injustiçados e discriminados.Os racistas? Cadeia! Negros? Não são objetos, macacos, são humanos fortes! Raça? Só tem uma.


    alessandra-701

    ResponderExcluir
  8. Com isso podemos ver que o Brasil é racista e injusto com a população negra, eu achei que o povo queria ajudar o goleiro Aranha, não é? Provavelmente não. O povo que está fazendo protestos para ajudar o goleiro, tem um pouco de inteligência a mais que os que estão a favor de Patricia.
    Será que Patricia esta realmente arrependida de suas ofensas? Não sabemks realmente, mas sabemos que com a sua reputação ela está! As pessoas deviam se importar mais com esse artigo pois ele mostra a ignorância de algumas pessoas no Brasil. Todos sabemos que punida ela está sendo, mas será que é por muito tempo?
    Todos nós podemos mudar isso fazendo com que as autoridades façam o dever deles punindo quem tem atos racistas, então temos que nos manifestar mais!
    Lorenzo Vieira-701

    ResponderExcluir
  9. O que? Eu fico famoso se falar mal das pessoas? como pode usar a mídia para tentar cobrir erros absurdos? idéias racistas devem ser reprimidas e não elogiadas, a história do Brasil deve ser recontada de uma forma em que as pessoas possam ter direitos iguais e não como na época da escravidão onde uma minoria era explorada. Hugo 702

    ResponderExcluir
  10. Eu acho uma ironia como os racistas ou as classes sociais mais favorecidas nesse país tem direitos de defesa e outros benefícios, enquanto o resto da população não! É uma justiça injusta.
    Pobres são presos com o rigor da lei da lei, como o caso da Angélica, que roubou para matar a fome do filho, enquanto que as "Patrícias" da vida se passam por vítimas e ainda ganham fama !! Trata-se de uma piada de mau gosto.
    As mulheres negras mais pobres sofrem muito para ganhar a vida, são exploradas, violentadas, humilhadas. A nossa sociedade tem uma visão ruim dos negros, criando um esteriótipo de uma raça frágil inferior e dependente, ao ponto de compará-los a animais ou coisa.
    Esta situação precisa ser combatida, a mídia precisa mudar, se importar mais com este problema social que é o racismo, nós também precisamos. O nosso silêncio diante dessa triste situação não ajuda em nada, só piora.

    Davi Amaral Pereira-702


    ResponderExcluir
  11. É ridículo saber que uma das formas de uma pessoa ficar famosa é pelo racismo. Que isso gente? Pelo contrário; o preconceito deveria ser eliminado das cidades. Penso que, se bobear, só sobrariam negros.
    Quero chamar a atenção à prática preconceituosa especificamente com as mulheres. Realmente as pessoas não tem conhecimento algum ao descriminarem uma negra. Não sabe quem ela foi e nem quem ela é. Não tem a noção que é essa mulher que, muitas vezes, deixa a sua casa arrumada, que amamenta os seus filhos, e que faz muitos outros trabalhos. Isso é machismo e racismo; tudo ao mesmo tempo.
    Outra questão é que, como diz o texto, a mulher negra sempre foi vista como um objeto sexual. Na época da escravatura, o que os senhores não podiam fazer com suas mulheres, eles faziam com as negras. Eles pensavam assim: se é um "objeto" meu, então eu posso fazer o que eu quiser.
    Falabella retratou exatamente isso na sua série, e ainda espera ser parabenizado.
    Chega de “dar prêmios” a quem faz o errado, pois isso é um incentivo a essas pessoas, que acham que estão “abafando”.

    Stella Strecht Santos- 701

    ResponderExcluir
  12. Pois é, as pessoas falam muitas coisas, principalmente que não são racistas, e aí, do nada saem noticias dizendo que, ah uma mulher jogou uma banana no campo de futebol, ah uma mulher chamou o jogador negro de macaco, ah criaram uma minissérie usando a mulher negra como um objeto sexual, qual é gente, essas pessoas tem que ter muita cara de pau pra depois ir na televisão e dizer que não são racistas, mas o pior é que isso acontece mesmo a mulher que chamou o Aranha de Macaco, por exemplo, foi na televisão depois de um tempo e disse que chamar de macaco não é racismo, affz, conta outra né, todo mundo aqui sabe muito bem que é racismo sim. Qual é, isso vai virar modinha agora também? você ta me dizendo que se eu quiser ficar famosa é só ir no estadio e jogar uma banana em campo? ou chamar algum negro de macaco?, ou criar um programa de televisão que seja racista ou coloque a mulher negra como um objeto sexual? por que é isto que esta acontecendo.

    Mariana Vita - 702

    ResponderExcluir
  13. Pra falar a verdade, cada vez que leio um desses textos, fico mais desapontada com este país. Eu sei que devo saber dessas coisas, mas têm vezes que eu até não quero mais saber.
    Todo mundo fala que ser racista não é legal, e que você não deveria ser. Novidade! Ser racista agora é aceito de braços abertos. Não, desculpa, falei errado. Foi sempre assim.
    Porquê que o Aranha não ganhou suporte,e sim aquela garota mal caráter? Porquê que o criador de "Sexo e as Nega" não foi reprimido? O mundo é assim agora? Não, desculpa, falei errado. O mundo vai ficar assim agora?
    Se alguém pudesse me explicar o porquê desse tipo de comportamento, por favor, agora seria a hora. Não entendo porque essa divisão social entre cores e culturas. Não entendo porque as mulheres são objetos, e não homens. E especialmente não entendo as mentes malignas das pessoas que fazem isso. Será que o mundo vai mudar, ou ficar do mesmo jeito malvado?
    Mariana Garcia
    701

    ResponderExcluir
  14. Piada sem graça realmente! Patricia Moreira, descaradamente aparece na televisão xingando o jogador Aranha de macaco, ele não se cala e quer uma atitude de justiça para um ato de racismo, que muito o ofendeu, mas o que acontece é que Patricia está mais popular do que nunca, e agora quer se tornar o símbolo contra o racismo... piada!
    Nosso país realmente tem sido muito injusto, como as autoridades são tão rigorosas para julgar a pobre da Angélica que roubou a margarina, mas para aplicar a lei no caso do racismo, podem ser mais compreensivos com o infrator da lei. Desse jeito a mentalidade das pessoas não mudará nunca, como a sociedade será educada a mudar sua cultura racista de sempre, se as leis contra o racismo não forem cumpridas? E o novo programa de TV "sexo e as nega"? Que título vulgar, nos passa uma ideia de mulher sem valor,até acredito que as histórias contadas neste programa, conta de mulheres negras e fortes, lutadoras, mas o título foi muito infeliz.
    Precisamos mudar nossas mentes, tratarmos o ser humano de forma igualitária, sem distinção de cor ou qualquer outro preconceito, pois na verdade somos todos iguais, imperfeitos e necessitados de Deus.

    Lucca de Oliveira Almeida - 702

    ResponderExcluir
  15. Não sei nem como comentar sobre tal atitude, como alguém pode fazer isso ?Como as pessoas chama de macaco um ser humano, jogar uma banana no meio do campo de futebol?
    Parem pra pensar agora , com tal pensamento, sobre um simples jogador, quem é o macaco?Com esse pensamento das cavernas ?!
    Se essas atitudes não forem devidamente punidas, é bem possível que as pessoas continuarem com esse tipo de comportamento, porque não haverá consequência !
    Temos que tratar nosso semelhante como gostamos de ser tratados... imaginem só, como seria você se colocar no lugar do jogador, será que você se xingaria de macaco?
    E uma simples reflexão, troque os papeis...e você perceberá que a atitude seria outra!

    Victória Leite
    702

    ResponderExcluir