sábado, 6 de setembro de 2014

Artigo de Opinião - Moços, superem - Flávia Oliveira

Cinco gerações se passaram desde a abolição e o Brasil ainda tem jovens racistas. Eles se mostram nos estádios e nas redes sociais



Nada mais triste para quem cruzou a fronteira da maturidade do que mirar, na outra margem, jovens com ideias atrasadas. Aconteceu esta semana, um par de vezes. O casal Maria das Dores e Leandro, de Muriaé (MG), foi alvo de comentários racistas numa rede social, dias depois de a moça, negra, postar foto com o namorado, branco. A última quinta-feira já se despedia, quando o goleiro Aranha, do Santos, foi xingado de macaco por torcedores do Grêmio, num estádio em Porto Alegre. Nas imagens do canal ESPN é visível a pouca idade dos racistas; uma foi identificada na mesma noite. No episódio das Gerais, a polícia conseguiu identificar os agressores. Moram em São Paulo, têm de 15 a 20 anos. É o fim.

O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão, em 1888. A Lei Áurea, no 13 de maio de 2014, completou 126 anos. Cinco gerações se passaram e o país ainda tem jovens racistas. Desde a virada do século XX, o total de habitantes saiu de 20 milhões para 202 milhões. E o país ainda tem jovens racistas. Em 1890, a esperança de vida ao nascer não chegava a 28 anos; hoje, passa de 70 anos. E o país ainda tem jovens racistas. A taxa de analfabetismo dos maiores de 15 anos saiu de 65%, em 1900, para menos de 9%, atualmente. E o país ainda tem jovens racistas. Moços, superem essa herança.

Brasileiros que ainda não chegaram aos 30 anos de idade reproduzem, nos estádios e nas redes sociais, ideias racistas de dois séculos atrás. Nos Estados Unidos do século XIX, negros eram representados como gorilas pela Ku Klux Klan. A ofensa nasceu de um desvio de interpretação da teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, que ajudou a justificar uma das bases do colonialismo europeu, a escravidão. O homem branco seria o topo da cadeia evolutiva, o negro, a base. A dominação, sob esse prisma, ocorria sem remorso.

Faz tempo que o planeta inteiro sabe que raça não existe. Homens e mulheres, quaisquer que sejam seus tons de pele, são rigorosamente iguais. Ao contrário do que fez crer certa campanha equivocada, meses atrás, não #somostodosmacacos. Humanos e macacos tiveram um ancestral comum, seis milhões de anos atrás. Mas as duas espécies se desenvolveram separadamente. Homem é homem. Macaco é macaco. Racismo é crime.

A injúria racial está no Código Penal e prevê pena de um a três anos de prisão. A punição pode aumentar em um terço, se o crime for cometido na presença de várias pessoas (caso dos estádios de futebol) ou por meio que facilite sua divulgação (em frente às câmeras de emissoras de televisão e nas redes sociais, por exemplo). A dificuldade de punição existe, porque os racistas, não raro, se escondem na multidão ou em falsas identidades na internet.

Nos dois crimes tornados públicos na semana passada, há provas materiais disponíveis. As vítimas formalizaram as queixas. Os investigadores não tiveram dificuldade em identificar os autores. A condenação dará fim à certeza da impunidade. De quebra, poderá tirar a graça da falsa brincadeira e desestimular outros racistas.

Se o progresso (insuficiente, mas evidente) da sociedade brasileira nos últimos 126 anos não conseguiu limar o preconceito racial de nossos jovens, a Justiça haverá de fazê-lo. Passou da hora de enterrar a herança nefasta, injusta e burra. E abrir caminho para a chegada do dia em que, ao mirar a margem oposta, os adultos, enfim, enxergarão um futuro melhor.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/mocos-superem-13783374#ixzz3CZq38ql7

23 comentários:

  1. O racismo não deveria existir, principalmente hoje em dia. Pessoas sacaneando as outras pelo tom de pele, porém, se você parar pra pensar, por dentro somos todos iguais, temos os mesmos órgãos, mesma quantidade de ossos. Como o texto diz, a quantidade de analfabetos de 1900 era muito maior que a de hoje, e ainda assim, existem pessoas com tal nível de ignorância que julgam alguém pelo seu tom de pele.
    Na minha opinião a prisão devia ser de no mínimo uns dez anos para quem faz isso, para que os outros olhassem e pensassem duas vezes antes de fazer o que fazem com essas pessoas, pois imagino que se essas pessoas que são racistas não gostariam de estar no lugar de quem eles estão sacaneando, eles não pensam que também podiam ter vindo com aquelo tom de pele, não se imaginam no lugar do outro, somente fazem e pronto. E como o texto também diz a campanha do #somostodosmacacos é equivocada, cada espécie seguiu seu caminho, homem é homem e macaco é macaco.
    O governo e a imprensa deveriam falar mais a respeito do caso, falar as consequências de quem for racista, que as pessoas atingidas sofrem muito, eles não tem culpa de terem nascidos negros, e mesmo que tivessem não deveria de jeito maneira implicar com essas pessoas, que diferença faz se você é branco ou negro, os dois são iguais por dentro, podem ter uma maneira diferente de pensar, mas isso cada um tem a sua. Não é porque você é branco não pode ter amigos negros. Negro não é sinônimo de inferioridade.

    Victor Melo Ismerio
    702

    ResponderExcluir
  2. Apesar desses atos racistas dos jovens não serem surpreendente , eles (os jovens ) são assim por causa de algum exemplo que tiveram na vida ou de alguma pessoa que os criaram assim ( não estou falando expecificamente dos pais ) . No caso do goleiro aranha, as pessoas xingaram ele porque ele estava agarrando todas as bolas , que os jogadores chutavam no gol , ou seja xingaram ele porque estavam com raiva dele . Mas as pessoas devem aprender que todos são iguais. Christian Almeida Miranda - 701

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, acho que a autora, Flávia Oliveira, não só contou as histórias e atos racistas, mas fez claro para os leitores que se sente muito forte sobre esse assunto. Eu concordo plenamente com a autora quando disse que isso é coisa do passado, e que não devia acontecer. Todos os jovens são capaz de entender que isso pode ofender muita gente, e que pode ter grandes conseqüências. Até entenderia um pouquinho melhor se fosse adultos, mas jovens? Porque? Nos somos indiferentes, não importa a a cor da pele, ou as roupas que usam, mas que tipo de pessoa você é, e se os jovens de hoje não entendem isso, nosso futuro está perdido.
    Mariana P. Garcia - 701

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a autora sobre o racismo como um comportamento vergonhoso para o Brasil. Desde a abolição da escravatura, cinco gerações se passaram e o Brasil continua com atitudes racistas.
    O país desde 1900, passou por várias mudanças, tais como: crescimento da população, aumento da expectativa de vida, queda na taxa de analfabetismo, e mesmo assim, o Brasil continua sendo racista.
    Os negros não são os únicos, porém, os mais afetados. Por exemplo, nos estádios de futebol em relação com os jogadores e juízes. É errado o que diz a campanha " #somostodosmacacos", a ciência comprova que homens e macacos são espécies que se desenvolveram separadamente. Negros e brancos são seres humanos iguais entre si.
    Portanto, o racismo é crime, e quem o comete, é condenado. Somos todos iguais, com mesmos direitos, ninguém é superior a ninguém.

    Davi Amaral Pereira-702

    ResponderExcluir
  5. Acho que se esse texto chegar aos olhos dos racistas,talvez mudam um pouco de idéia,porque se mudarem tudo so com esse contexto seria um milagre.
    Mas o fato é,por que ainda existe pessoas preconceituosas que ao menos não tem nem vergionha eles tem.
    Acho que se a sociedade trocasse de lugar com a vítima concerteza não existiria racismo,poderia até existir mas não seria tanto quanto temos nos dias atuais.
    E outra coisa que as pessoas também tem que pensarem é o fato deles acharem que negros são seus cachorros,pois negros são pessoas que nem nós somos,hoje o racismo está que nem de antigamente como o contexto comenta(absurdo).
    Se as pessoas penssassem um pouco conseguiríamos mudar algo.
    luan-702

    ResponderExcluir
  6. O preconceito hoje em dia com os negros, judeus, deficientes, e com muitas outras coisas e pessoas está cada vez afetando mais a população e ainda mais os jovens.
    Religião, cor de pele, costumes, modo de falar e de conviver, cada um tem o seu e não devemos julga-los, pois o que é normal para alguns, é diferente para os outros e apesar da sociedade ter muitas diferenças somos todos iguais.
    O povo ainda tinha a esperança que o racismo iria acabar logo, para mim não, se a pessoa é racista, ela quer ser racista e isso acaba se tornando um habito difícil de esquecer então: “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos” - Pitágoras.
    Esta é uma grande fala que pode explicar muitas coisas com poucas palavras, e se os jovens de hoje são racistas ainda existe algum tempo para ocorrerem novas mudanças e ainda ha tempo para mudar a população.
    Passaram-se cinco gerações e o fato do preconceito não mudou, porém devemos pensar que as coisas podem piorar, então antes que isso aconteça devemos fazer algo para impedir, e uma pessoa faz diferença, com uma pessoa que tudo se começa.

    Luisa Gouveia
    701.

    ResponderExcluir
  7. Vamos todos gritar com o coração, talvez mude esta nova geração, o pensamento e a forma de falar, ao negro vamos todos respeitar. Sem essa de discriminação, vamos todos juntar as nossas mãos, somos fortes o bastante para combater essa injustiça que dizem ser sem querer. Falam que o negro é sujo e mal educado só de pensar, agora eu pergunto a todos vocês, quem é o mal criado aqui eu ou você?
    Chega de preconceito, todos tem o direito de se expressar, de qualquer forma, até no modo de andar. Negro é igual ao branco, que é igual ao moreno, que é igual a todos, chega dessa palhaçada de fazer a vida como uma disputa de um jogo, olhe ao seu redor e veja a realidade, não há como ninguém viver sem precisar do outro, tenho orgulho de ser quem sou, não mudarei um se quer ponto de mim, o que eu faço ou deixo de fazer é minha responsabilidade, e ninguém precisa interferir, não olhe pra mim, mas olhe pra você, busque sua origem dentro de si mesma e responda a seguinte pergunta, eu sou negra, e você?
    Laura Lyssa Carvalho de Sousa- 701

    ResponderExcluir
  8. Racismo hoje em dia ?

    O racismo é algo que deveria ter sumido a muito tempo. O ser humano é uma criatura perversa e que adora ser superior a muitos outros, em especial pessoas de outras raças. Os negros foram os principais a serem insubordinados aos brancos principalmente por terem sido o caminho mais fácil para uma vida que conhecemos hoje como, " Viver as custas dos outros".
    O racismo pra mim, não passa de uma ignorância e covardia, pois muitos não admitem que são iguais aos outros. Querem levar uma vida de facilidade e superioridade. Acho racismo a pior das doenças, e a mais nojenta. A coisa mais horrenda de se ver é um racista, muitas vezes pensava, se eu tivesse um super poder , faria com que todos os que fossem racistas, se parece com os que mais odeiam pelo resto da vida.
    Levo uma opinião pelo resto da minha, alguns podem discordar, mas respeito a opinião de todos, pra mim Deus fez todos os seres humanos diferentes, sim, por que cada um tem algo de especial, e nunca pense que outro é mais importante do que você, por que eu e Deus discordamos disso, se você nasceu com uma cor, e não gosta dela, olhe-se no espelho e veja Deus lhe dizendo que foi a coisa mais linda que ele já criou. Sim, o racismo é a pior de todas as pragas. Espero que levemos a todos um dia através dos projetos que são debatidos em salas de aulas, que todos tem o mesmo direito e merecem a mesma coisa, seja branco, negro, pardo ou albino. Você é perfeito e não a ninguém que tenha o direito de dizer o contrário, pois se dizer, é IMPÓCRITA.

    Encontrei este vídeo, espero que através desta mensagem musical possam vir a entender que não importa o que aconteça, não importa a circunstancia, você é a coisa mais linda.

    https://www.youtube.com/watch?v=RZgZBYWNARI


    Matheus Rangel / Turma 901
    Professor José Henrique
    Colégio Ativo

    ResponderExcluir
  9. O racismo no Brasil, apesar do país ser formado por uma mistura de raças, é algo que envergonha.
    Os negros sofrem muita discriminação ,mesmo estando escrito em nossa constituição que todos são iguais perante a lei .Além disso, racismo é um crime e quem pratica pode ser preso.
    Mais de 100 anos após a abolição da escravatura, os negros ainda são a maioria da população com baixa escolaridade e enfrentam dificuldades para conseguir um bom emprego.
    Como exemplo contrário a tudo isso, temos o Ministro Joaquim Barbosa.Ele atingiu o cargo mais alto de uma carreira brilhante.Mesmo com obstáculos ele é um vitorioso e luta para a justiça ser feita no Brasil.

    Julia Pereira Vicente - 702

    ResponderExcluir
  10. O número de jovens racistas realmente é muito grande.Já se passou tanto tempo que a lei Áurea foi estabelecida e ainda temos pessoas com o mesmo pensamento . É muito triste.
    Chamar os negros de macacos é crime. Ultimamente as pessoas nem percebem que são preconceituosas ,talvez estejam ocupadas demais para raciocinar o que estão fazendo .
    O negro não é inferior aos outros. As pessoas brancas não tem o direito de humilharem e xingarem os de peles negras , na verdade ninguém tem .
    Acorda Brasil!!!!!

    Maria Antônia Rodrigues-702

    ResponderExcluir
  11. O preconceito frequente aqui no Brasil não preocupa a ninguém e nem vai preocupar, pois todos só ligam para si mesmos, e na mentalidade dessas pessoas não faria sentido ficar se importando com as oessoas que sofrem com isso. Infelizmente vivemos em um país onde a maior parte da população, que é negra, é tratado como animais doentes de raças esquisitas que não devem se misturar com brancos.
    Sempre percebemos pequenos atos racistas da sociedade, nem que seje uma palavra ofensiva ou outra, mas isso infelizmente, esta se tornado comum aqui no Brasil, pois é uma país de desigualdades sociais.
    Mas falar não adianta, temos que agir com leis eficientes, que mostrem que os negros não são animais ou " coisas " e temos que mudar isso da devida maneira.
    Lorenzo Vieira-701

    ResponderExcluir
  12. Podemos ver, na reportagem, que hoje, apesar de ser bem instruídos e bem informados os jovens, cada vez mais cedo, cometem vários atos de racismo que em tempos atrás eram justificados pela falta de informação e pelo equívoco na interpretação da teoria da evolução das espécies de Charles Darwin. Também é incentivada pela sociedade, pois desde pequenos, podemos ver acontecimentos racistas em novelas, jornais, revistas e em desenhos infantis. Com a intenção de coibir tais atos foi criada uma lei que trata do preconceito contra o negro e com isso foi incentivado a discutir e refletir sobre esse assunto nas salas de aula e punir os atos racistas. Antigamente, não sabiam que existiam esse tipo de preconceito, pois era natural acreditar que os negros pertenciam a uma “raça” inferior e por isso eram menos inteligentes e deveriam fazer serviços forçados e subalternos. Podemos dizer que o racismo é um tipo de “doença” que contagia as pessoas ao seu redor mesmo que elas saibam que essa atitude é errada, as pessoas que as contagiam são aquelas que não tiveram a oportunidade de vivenciar esses estudos desde a adolescência e vão reproduzindo e repassando esses pensamentos.

    Maria Gabriela Naves- 701

    ResponderExcluir
  13. "Eles se mostram nos estádios e nas redes sociais", são os principais de muitos outros lugares que o racismo acontece, principalmente no Brasil.
    Nos estádios, as pessoas se aproveitam da multidão e fazem os seus atos idiotas de insultar os jogadores negros. Nas redes sociais, as pessoas se aproveitam de estarem de certa forma anônimas e falam o que querem sem interferência alguma.
    O número de racistas não para de crescer e as pessoas não tentam acabar com isso, afinal ninguém nasce preconceituoso, alguém o influencia.
    Se o racismo fosse levado mais a sério e a sociedade tentasse acabar logo com isso, já teria conseguido, mas o caso não é aprofundado, quem comete esse crime quando vai para a cadeia fica apenas pouco tempo preso, por isso as pessoas não aprendem, continuando com o mesmo pensamento. Acorda Brasil!

    Thales Borges - 702

    ResponderExcluir
  14. 126 anos se passaram e quase nada mudou. Por que? Talvez porque não queiramos abrir os olhos e perceber onde estamos.
    Os jovens tendo tanta informação e conhecimento decidem seguir o instinto ancestral de que o negro é subalterno, serviçal e animal.
    Mesmo com tanto tempo, o preconceito conseguiu atravessar os limites da evolução, e se infiltrar nas pessoas ignorantes.
    Se isso continuar, o Brasil não estará um passo a frente da evolução, estará dois passos atrás.


    Alessandra, 701

    ResponderExcluir
  15. Os jovens de hoje em dia precisam cair na real. Racismo, discriminação, preconceito... Pra que tudo isso?
    Até depois de muitos anos, o passado cruel dos africanos, vem condenando e torturando cada vez mais os negros.
    Certamente os jovens (brancos) estão precisando de mais estudos sobre esse povo, pois quem entende a história deles e pelo que eles passaram até os dias de hoje, não sai por aí xingando e discriminando negros em estádios de futebol.
    Cadê a maturidade dessa nova geração? Aonde o mundo vai parar se esses jovens, futuros adultos do Brasil, continuarem caminhando desse jeito? Eu não quero nem ver o que vai acontecer.

    Stella Strecht Santos- 701

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo plenamente com a autora, até porque desde a abolição da escravatura 126 anos se passaram. É muito tempo com a chance de mudar,de aceitar e parar com o pensamento de que negros são inferiores a brancos e que se não fossem não haveria motivo para a escravidão. Na verdade, não há justificativa aceitável para que europeus tivessem tal ato de ignorância. Não podemos mais nos alienar, aprendemos com o que aconteceu, vimos como foi injusto e sabemos que negros, brancos e amarelos são iguais, mas a quantidade de melanina em suas peles é diferente.
    Cinco gerações se passaram e muita coisa mudou ( esperança de vida, taxa de anafalbetismo e etc ), mas o racismo continua em muitas pessoas, inclusive jovens que estudaram a lei 10.639/03... Errarmos por não sabermos é uma coisa, mas entendermos, sabermos e simplesmente ignorarmos é outra totalmente diferente.
    A campanha #somostodosmacacos, na minha opinião, não faz sentido porque macacos e seres humanos são diferentes. Ela deveria incentivar a igualdade entre a sociedade dizendo que se todos somos iguais e merecemos os mesmos direitos e oportunidades.
    As vezes penso se o racismo não deixa de existir pelo fato das pessoas gostarem de se sentir mais que as outras, querendo uma vida fácil e com privilégios que só um grupo terá.
    Chega de pensar assim! Os jovens deveriam ser a salvação do mundo em que vivem e não pessoas para somar com a mesma doença do racismo.
    #somostodoshumanos

    Giulia,701
    ATIVO

    ResponderExcluir
  17. Agora quase em tudo tem racismo: futebol,redes sociais...
    Esses jovens tem que aceitar negros na sociedade, aceitam um homem de setenta anos casar com uma de vinte, mas não aceitam uma negra casada com um branco; aceitam brigas no futebol mas não aceitam um jogador negro.
    Se eles continuarem assim teremos um futuro extremamente racista, então temos que educar esses jovens para que entendam que todos são iguaise tem mesmos direitos


    Yan Zubaty-702

    ResponderExcluir
  18. Acho isso uma coisa absurda, como após tantos anos ainda ter escravidão, 126 anos e muito tempo e ainda temos esse negocio de racismo, como já disse em outras postagens, acredito que racismo é como se fosse uma doença passada de geração em geração. Desde a época do descobrimento do Brasil, tratamos negros e descendentes de negros como uma raça inferior, mas, não sabemos a importância do negro em nossa sociedade, muitas coisas que usamos os negros que inventaram, e ainda tem gente que cria grupos para promover o racismo, como o citado no texto acima. Como podem atualmente existir tais grupos e não haver nenhum tipo de punimento, e ainda achamos aqui no Brasil que não existe racismo, como se não quiséssemos aceitar isso, acho isso um absurdo.
    João Pedro Albuquerque Alencar-7°-701

    ResponderExcluir
  19. Realmente, em pleno século XXI, as pessoas ainda tem preconceito com outras pelo fato de serem de cores diferentes, isso está muito errado, isso deveria ter um tipo de proibição, por discriminação. Isso é errado, porque uma pessoa somente pelo fato de ser de uma pele diferente ela vai ser pior? Pelo contrário, ela vai ser diferente, e isso é bom, é normal. As pessoas precisam saber que racismo já deu, e já está precisando ir para a reciclagem, e nunca mais sair de lá até virar uma coisa boa. Racismo é coisa do passado, esqueça e vá para o futuro.
    Anna Carolina Maia - 701 Ativo

    ResponderExcluir
  20. Não importa o tempo que tem a escravidão e nem as pessoas que viveram naquela época, o que difere é o pensamento das pessoas. Fico triste em pensar que nos tempos de hoje ainda existem esses pensamentos. Mesmo sendo jovem, ainda uma vida inteira pela frente, penso que essas ideias ainda vão permanecer, pois isso é cultural e o que é cultural demora a ser resolvido.

    Jullya Beckman / 701

    ResponderExcluir
  21. Racismo não está com nada, racismo é o medo de uma pessoa se julgar menor do que as outras, é uma forma de defesa, porém essa defesa é agressiva, e não é legal. Ajudar os outros vai te fazer mais feliz do que infernizar a vida dos outros. Se coloque no lugar de uma pessoa que sofre descriminação racial, imagine o quanto ela se sente mal por ser diferente, ela deve se sentir muito mal mesmo.
    Abaixo o racismo que não está com nada, pois ele magoa outras pessoas que não é necessário.
    O racismo tem que ser acabado, de alguma forma, pois tudo que começa acaba, o racismo já começou, mas já está na hora de acabar, ou melhor, já passou da hora de acabar. Lute contra este mal que assombra tantos brasileiros, tantas pessoas injustiçadas. Lute contra o racismo. Racismo fora, eu apoio.
    Anna Carolina Maia 701

    ResponderExcluir
  22. A discriminação racial no Brasil, é uma coisa, que infelizmente acontece, e muito. e como fala no texto, podemos enxergar, que principalmente jovens, entre 15 e 20 anos de idade são muito racistas. o racismo tem que ter um fim, temos que criar campanhas, e fazer movimentos, protestos e muitas outras coisas, contra o racismo, pois é inaceitável, o racismo é crime, e da de 1 a 3 anos de prisão.

    Mariana Vita - 702

    ResponderExcluir
  23. Incrível o jeito como nós continuamos racistas e preconceituosos mesmo depois de tanto tempo! As crianças seguem os exemplos dos pais, os pais seguem os exemplos dos avôs, os avôs dos bisavôs e por ai vai, se nessa geração algum deles for racistas eles vão dar esse exemplo para seus filhos, ou pelo menos o filho vai ser preconceituoso até ter sua própria opinião e distinguir sozinho o que é certo ou errado, mas e se isso não acontecer? E se o filho nunca tiver uma opinião própria? E se a influência de sua família for tão forte que ele não consiga se desprender dessa doença (pois concordemos, o racimo é uma doença, doença na qual a cura e o estudo e a cultura)? Bom, se isso acontecer à sociedade fica como ela está hoje, pessoas ignorantes e que seguem o modelo da sociedade, o modelo que diz que magro, branco, loiro e de olhos azuis é o certo e o bonito, em quanto os outros, bem, os outros são feios.
    Agora me respondam, por que ainda somos assim? Será que nunca vamos aprender a amar o outro pelo que ele é? Será que vão ser essas as coisas bobas que vão acabar com a nossa sociedade? Não da para perceber o tão bobo e estupido que isso é, a única coisa que diferencia um negro de um branco é a melanina, então por que agir como se o outro fosse um monstro ou então um ET de tão diferente?
    Isso é muito injusto, não sei nem se existe adverbio de intensidade que demonstre o tão injusto que isso é. Quem não vê a dor na qual o mais fraco está sofrendo por uma coisa que não foi culpa dele, não tem sentimento. Como você se sentiria se fosse julgado, maltratado e xingado por uma coisa que não é sua culpa? Realmente horrível não é?
    Como o próprio texto disse, a lei áurea já aboliu a escravidão, já tirou um grande peso das costas dos negros, mas poucos sabem que o pior sofrimento do negro ainda está a solta. Aquele que foi liberto do trabalho ilegal ainda não conseguiu se livrar dos olhos e das palavras sujas e malvadas que usam para se referir a eles.
    Mas depois de tantos avanços e tantas coisas em desenvolvimento, o que tem que acontecer para que paremos com esse preconceito bobo? Provavelmente virar negro por um dia.
    Eduarda Raposo-801

    ResponderExcluir