sábado, 27 de setembro de 2014

Crônica do Dia - Aranha ! Aranha !

Todos nós conhecemos direitinho como funciona nosso racismo, não somos inocentes

Estive recentemente no Rio Grande do Sul e me surpreendi com comentários de parte da imprensa gaúcha, que, de certa forma, tentavam minimizar a gravidade das ofensas racistas da torcedora gremista Patrícia Moreira ao goleiro Aranha, do Santos. Após a torcedora, em prantos, ter declarado à imprensa que chamar o goleiro de macaco não foi uma ofensa racista, e de ter publicamente invocado seu perdão, vários jornalistas em solidariedade começaram a sugerir que Aranha tivesse a “grandeza” de perdoar Patrícia pelas injúrias.

Se chamar um homem negro de macaco não é uma ofensa racista, é o quê?

Uma demonstração carinhosa de admiração e respeito?

É admissível que alguém numa conversa declare: “Realmente aquele macaco do Joaquim Barbosa fez um trabalho excelente no STF”?

Ou: “O macaco do Obama é de fato um orador notável”?

“Mas como é veloz esse macaco do Usain Bolt!”

“A macaca da minha cozinheira prepara uma feijoada inigualável!”

Façam-me o favor!

Chamar um negro de macaco é das piores ofensas racistas que há, ponto final. Entendo que Patrícia esteja morrendo de medo de ser presa e tope qualquer negócio para evitar uma descida às masmorras medievais brasileiras, que, aliás, estão cheias de negros e negras. Compreendo também que Patrícia sinceramente não se considere racista. Muita gente no Brasil acha que chamar um negro de macaco não é racismo. Assim como, para muitos, ofender um homossexual não constitui preconceito ou homofobia. Homens que espancam mulheres também não se consideram misóginos. Isso prova, claro, que além de racistas, preconceituosas e estúpidas, essas pessoas são ignorantes. E não é porque são ignorantes que não devem responder por seus atos.

Sabemos muito bem como funciona o dissimulado racismo brasileiro. Quantas vezes não somos obrigados a ouvir contra a vontade as constrangedoras piadas sobre negros, as abjetas expressões como “preto quando não caga na entrada caga na saída” e as deploráveis insinuações de que a ineficiência de algum servidor negro se explica pela cor de sua pele: “também... olha a cor... esperava o quê?”.

E tudo isso dito por pessoas comuns, gente de “bem” que não se considera racista. Até mesmo negros às vezes se referem a outros de forma preconceituosa, demonstrando uma subserviência patológica e deprimente.

Todos nós conhecemos direitinho como funciona nosso racismo, não somos inocentes.

Há os que dizem que não somos racistas, que nosso preconceito é social, que o que existe é o preconceito do rico contra o pobre, que o preconceito racial não tem como subsistir num país como o Brasil, o “caldeirão de raças” em que todos se misturam com sensualidade, amor, alegria, respeito mútuo, muito samba e muita ginga. Ôlelê!

Será?

Isso me soa como mais uma dessas balelas ufanistas com as quais gostamos de nos iludir, como aquela que diz que somos um povo pacífico.

Negros ofendidos, homossexuais agredidos e mulheres espancadas estão aí para provar que as coisas não são bem assim.

Alguns jornalistas chegaram a citar o fato de Mandela ter perdoado seus carcereiros ao sair da prisão para reforçar a necessidade de Aranha perdoar a torcedora que o chamou de “macaco”. Além de despropositada e ridícula, a comparação é capciosa. Parecem estar querendo culpar o Aranha por insensibilidade e acabam reforçando a ideia racista de que, se ele é negro, com certeza deve ter alguma culpa nessa história.

Muitos alegam que é injusto que Patrícia Moreira responda sozinha por um crime que foi cometido também por outros torcedores no estádio do Grêmio e que não puderam ser identificados pelas câmeras de TV. Discordam de que a moça seja a única responsabilizada por um crime que é praticado diariamente por milhares de pessoas em nossas cidades. Nada disso justifica que Patrícia não seja julgada pela Justiça, e que seu ato, e os dos outros torcedores que ofenderam Aranha, seja repudiado com veemência e que isso sirva de alerta e desestímulo às odiosas manifestações de racismo em estádios de futebol e em toda a sociedade.

Mário Lúcio Duarte da Costa, o Aranha — que aliás ganhou o apelido por suas defesas remeterem às de Lev Yashin, o mítico goleiro russo conhecido como Aranha Negra —, tem demonstrado muita personalidade nesse episódio todo. Expresso aqui minha solidariedade ao goleiro do Santos, que foi enfático e corajoso ao interromper o jogo no momento em que era ofendido pelos torcedores e demonstrou depois magnanimidade nas entrevistas que se seguiram ao evento, afirmando que como cristão ele perdoa Patrícia, mas mantém a convicção de que ela deve responder à Justiça por suas ofensas.

Mais que pedir perdão, os torcedores gremistas dariam um grande exemplo de cidadania se, na próxima vez em que o Grêmio enfrentasse o Santos, eles recepcionassem o goleiro adversário não com gritos de “macaco”, mas de “Aranha! Aranha!”



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/aranha-aranha-13929541#ixzz3EZbceSbl

23 comentários:

  1. É inadmissível um país que tanto deve aos negros ser um dos mais preconceituosos com os mesmos. Chegamos a um ponto que leis são criadas para lecionarem a cultura de indígenas e africanos nas escolas, caso contrário se fecham. Chamarem de macaco um goleiro que estava no gramado a cumprir seu serviço é espantoso, quem sabe algum familiar da Patrícia Moreira fosse negro e ela não soubesse? Vamos imaginar a situação contrária, e se ela fosse uma goleira negra e um torcedor a chamasse de macaca, ela gostaria? Existem inúmeras perguntas a serem feitas sobre o preconceito no Brasil, porém a principal é: Será que algum dia ele acabará de fato?
    Ingrid Maia Nanjara - 802

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a questão do racismo da patrícia e dos outros torcedores é indiscutível, pois chamar uma pessoa de macaco no séculos xx representa uma clara ação de racismo.
    Enquanto aos jornalistas que tentam estupidamente defender a gaúcha e atacar o goleiro fecham as curtinas desse show de terrores que assombra as idéias de uma sociedade sem racismo.
    Agora para terminar é bom destacar o único envolvido certo o Mario lúcio que encarou o problema de forma séria com muita paciência com os racistas ignorantes.
    Aluno:wenderson
    Turma: 802

    ResponderExcluir
  3. Não escolhi este texto porquê ele é pequeno, ou parecia fácil de entender, mas porquê concordo plenamente com o autor. Não vou dizer que não entendo as atitudes de Patrícia, pois entendo até demais. Desejaria que isso ia parar? Claro. Têm muita coisa que eu só posso fazer? Não. Se as pessoas realmente ligassem, isso já ia estar nos livros de história em que estudamos. Mas infelizmente, as pessoas não são assim. São arrogantes, ignorantes, e egoístas. Você pensa que isso só rola com pessoas que são diferentes que você, de que jeito for? Não. Muito pelo contrário: as pessoas discriminam a própria raça. Francamente, acho isso pior. É uma coisa ter dificuldades com alguém que é diferente do que você, mas é um preconceito totalmente diferente quando você não se aceita. Você nasceu desse jeito, Nenhuma cirurgia do mundo vai mudar isso, e se você acha coisa diferente, você é pior do que Moreira.
    Mariana Garcia
    701

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus como posso começar a falar desse país tão preconceituoso. Primeiramente, ninguém é e nunca nenhum ser humano será perfeito, outra questão muito importante é sobre o fato da pele negra ser diferente da branca, é claro que é diferente, mais ninguém é igual, todos nós somos seres humanos, todos nós respiramos, comemos, andamos , sem nenhuma diferença. Essa mulher não sabe o grau do preconceito que fez, se fosse ela a "negra" não pensaria diferente de mim e das outras pessoas que tem consciência do que falam. Muitas crianças e até adultos sofreram por causa de preconceito, algumas até tiveram ataques que prejudicou pessoas ao seu redor e não queremos que essas coisas se repitam não é? Então seja uma pessoa com sentimentos e quando alguém que você conheça sofrer alguma coisa, se coloque no lugar dela e a ajude, porque esse mundo precisa de uma coisa chamada amor e solidariedade.

    Ana Carolina Gomes dos Santos-802

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o autor, a forma que certas pessoas tratam os negros é errada.Os que cometem racismo devem ser punidos, devem assumir seus erros.
    O que a torcedora do Grêmio fez com o goleiro dos Santos Aranha é inaceitável.Ela ainda tentou escapar de pena, falando que seu ato não foi racismo, mas ela estava enganada.
    Muitas pessoas pensam que chamar negro de macaco não é racismo, mas concordo com a opinião do autor que diz ser uma das piores ofensas racistas.A verdade é que se pensassem na consequência judicial de seus atos, provavelmente muitos deixariam de manifestar o racismo.
    Esse tipo de preconceito ainda é muito cometido em nosso país. Enquanto esses criminosos não arcarem com a pena prevista pela lei,seus atos, muitos negros ainda serão agredidos. Mas se os culpados forem punidos, a sociedade terá clara ideia do que pode acontecer se não deixar de ser preconceituosa.

    Davi Amaral Pereira-702

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com o autor plenamente. Muitas pessoas são racistas mas não assumem, acham que estão apenas "brincando". O que essas pessoas não sabem é que isso machuca as pessoas, sentimentalmente, chamar um negro de macaco fará ele ficar magoado, pois ele não tem culpa de ter nascido apenas com a pele de cor diferente, assim como chamar um branco de branco azedo, por exemplo, o magoaria da mesma maneira. A atitude de Patrícia foi extremamente arrogante, ignorante e racista. Ela teve a coragem de interromper um jogo de futebol, jogar uma banana em um jogador com a pele negra e o chamar de macaco. Depois de tudo isso ainda tem a coragem de falar para os jornalistas que o que ela fez não foi um ato de preconceito, isso é realmente inacreditável, vindo de uma mulher adulta que provavelmente teve boa educação, mas não aprendeu a respeitar os outros e nem que a única diferença de uma pessoa negra para uma branca e a cor da pele.

    Maria Clara 702

    ResponderExcluir
  7. Todos sabemos que o racismo é praticado por diversas pessoas, e que muitas vezes como diz a postagem, é praticado por pessoas do bem que não sabem o que estão fazendo na hora que é praticado o racismo. Se deixam levar pelos outros. Podemos ver claramente que o racismo cresce nos campos de futebol, não só pelos jogadores mas pelos torcedores.
    Como Patrícia Moreira, há outros que estão cometendo o mesmo crime, mas e se ela não fosse filmada, ela seria incriminada? Mudaria alguma coisa na sociedade, no Brasil? Teria alguma notícia de racismo no noticiário, no jornal?
    Vamos pensar direito, não há só ela que comete racismo, mas milhares de pessoas. Se ela foi presa, por que outros também não são? Enquanto todos estão virados para esse assunto, outras pessoas estão cometendo o mesmo crime sem que ninguém os esteja incriminando.
    Com essa postagem pude confirmar o que já pensava sobre racismo, e eu acho que todas essas pessoas deveriam ser presas para pensar no que fizeram e não podemos simplesmente sair por ai chamando os outros disso ou aquilo.
    Portanto, achei o comentário bem interessante, pois trata de um assunto que não é fácil para muitas pessoas, mas que tem de ser discutido de forma mais frequente. Assim, vamos colaborar para o nascimento de uma consciência de respeito às diferenças, sejam elas de cor, religião, sexo ou etnia.

    Olivia Macedo 702

    ResponderExcluir
  8. O negro.
    O que mais me assusta além do fato dela ter sido muito preconceituosa é que os jornalistas do Rio Grande do Sul tenha compaixão pelo causa dela e tente defender algo que não existe defesa tanto pelo fato que existem leis contra o ato do racismo como no caso que ela trate assim um ser humano tirando toda sua dignidade o chamando de macaco.O fato dos jornalistas tentarem amenizar a situação sendo que não foi uma ofensa somente para o goleiro Aranha foi para todas as minorias do nosso país que sofrem diária mente com os preconceitos de pessoas ignorantes e que não tem o minimo de humanidade dentro de si, para saber que aquela pessoas também sofre e tem direitos de ser tratada como uma pessoa igual em todos os sentidos em nossa sociedade,mesmo nós a gente sabendo que as coisas não funcionam assim.
    No Brasil as leis não funcionam direito o que acaba fazendo que os bandidos não ter medo de ir preso pois sabem que vão sair,e com isso quero falar que se não tiver uma punição para essa mulher vai acabar com a moral que o estado tem pois vai ficar como "A é coisa de preto então não importa"o que eu acredito que o estado não queira que ocorra.Mais a "tecla" que eles estão batendo é a questão que ela não pode pagar por outras pessoas que também cometeram esse crime e que não pode ser identificados,mais não sei se o senhor concorda comigo mais alguém tem de ser julgado e se cometeu mesmo o crime como mostra claramente na filmagem ela tem de sofrer alguma penitencia mesmo com a grande possibilidade de tudo terminar em pizza(modo de dizer que não vai dar nada no final) temos de cobrar das autoridades que tenha alguma punição para ela e que a política do Brasil nos casos de racismo melhore muito pois estamos muito atrasados em ralação a países na Europa como Holanda que tem uma parte da sua população negra e que para as pessoas de la é uma pessoa normal, não como no Brasil que vê um negro na rua a pessoa já acha que ele é um trabalhador braçal ou se for mulher uma empregada onde já temos na nossa própria cultura que o negro é um ser inferior ao branco o que algo lastimável.
    João Vitor Peroni
    sala:802

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que o goleiro do Santos não só se mostrou ofendido ao tratar do caso, mas também se mostrou inteligente, sério e misericordioso. Ele fez certo ao perdoar a torcedora gremista, porém ainda sim cobrar que respondesse à justiça.
    Eu pessoalmente tenho vergonha de morar em um país onde as pessoas se dizem não ser preconceituosas nem racistas e simplesmente acontecer um episódio desses. E depois de ser gravada por câmeras e ser exposta na TV, a torcedora acha que um simples pedido de desculpas resolve.
    E outra, gritar no meio de um estádio que o goleiro negro, do time adversário do seu que ele é um macaco, com certeza absoluta é um ato de racismo inaceitável.

    Davi Vieira 702

    ResponderExcluir
  10. O racismo predomina pelo o Mundo inteiro, principalmente no Brasil. Cada dia que passa, vemos mais e mais casos de preconceito, principalmente com os negros, as pessoas não entendem que independentemente da cor,raça,cultura e origem, somos todos exatamente iguais, não existe nenhuma diferença por dentro , no final o branco e o negro vão ficar em um caixão com a carne estragada. Devemos parar de ser um povo fútil que ainda lida com esse tipo de problema e pensar que todos temos direitos iguais e que racismo é crime.
    Renan- 901

    ResponderExcluir
  11. O racismo no futebol
    O racismo é algo muito presente no nosso cotidiano, a forma de como os negros são tratados, como eles são vistos, como eles são inferiorizados, é de um preconceito enorme, as pessoas o praticam constantemente, mesmo que discretamente.
    No texto, o autor reflete sobre o assunto “racismo” dizendo que pessoas que praticantes desse ato não se assumem racistas, isso é de uma verdade certa, é perceptível essas ações nas pessoas claramente, onde mesmo após o abolimento da escravidão e as leis contra o racismo, o povo continua preconceituoso, até mesmo nos esportes.
    Para defender o ponto de vista do autor, é usado o caso do ato de racismo de uma torcedora ao goleiro aranha, onde ela afirmou que não tinha insultado o goleiro de macaco por ser racista. Isso tudo deve acabar, o povo deve se conscientizar de que todos somos iguais, o preconceito tem que se extinguir para o negro poder enfim ser livre desses atos maldosos.

    Rafael Negreiros 901

    ResponderExcluir
  12. Todos nos sabemos que vivemos em uma sociedade racista,esse ato é inadmissível pois a forma em que são tratatas as pessoas, seja branco,negro,mulato,seja pobre,rico... Tanto faz, a sociedade trata os negros como escravos pois acham que eles deveriam trabalhar em sub-empregos. Essas pessoas deveriam ser punidas pois não assumem seus erros de racismo, elas não entendem pois todas as pessoas são exatamente iguais, nimguem tem uma coisa que diferencia tanto, sejam de culturas diferentes nos temos que respeita-los.
    Hugo 702

    ResponderExcluir
  13. Esse texto me chamou muita atenção,porque a viítima era negra e quem cometeu o preconceito era branca,com isso percebemos que racismo acontece até em campo de futebol.
    Iam caso parecido com esse foi quando Daniel Alves foi cobrar o escanteio e acabaram jogando uma banana perto dele,e a atitude dele me impressionou,pois comeu a banana,dizendo que não concorda com isso,ele foi homem o bastante de fazer isso(e olha que o jogador nem era negro).
    Acho que deviam parar com isso pois as pessoas negras ou mulatas são iguais a nós,e até nós cometemos preconceito sem saber isso acontece muito em brincadeiras quando um insulta o outro de brincadeira mas não sabe que ele está magoado,e se as pessoas se colocassem no lugar da vítima com certeza não iria gostar,por isso não devemos fazer isso.



    Luan Carvalho 702

    ResponderExcluir
  14. Percebemos que no Brasil esse ato é normal, é comum ofender ou humilhar um negro, chama-lo de macaco é normal para os outros, mas isso é uma tremenda babaquice da sociedade!
    Se fosse um negro assaltando ou humilhando um branco? Provavelmente teria protestos e rebeliões para que esse negro fosse preso para o resto da vida, mas esse caso foi diferente, ficaram do lado da racista que ofendeu o jogador negro. Todos que ficaram do lado dela disseram que ela soltou as ofensas sem querer, ou que ela ficou estressada por causa do jogo. Mas se pensarmos no estado do jogador que foi humilhado durante o seu trabalho? Ele deve estar muito mal, e quer que tomem as corretas providências com essa torcedora "inoscente".

    Lorenzo Vieira-701

    ResponderExcluir
  15. As ofensas ao goleiro Aranha mostraram realmente como a realidade do racismo, a discriminação e o preconceito em nosso país, onde há tantas diferenças.
    Podemos perceber como funciona a ignorância e o que ela provoca. A falta de conhecimento das pessoas acaba transformando- as em racistas e preconceituosas e só querem oprimir os outros que são '' diferentes'' delas.
    As ofensas racistas são mais direcionadas ao negros, mas também aos pobres,homossexuais, etc, mas como a maioria da população é negra, são uma presa fácil, isto não é novidade. Mas quando alguém é pego fazendo essas ofensas, tem que enfrentar a justiça, mas a mídia, jornais tentam amenizar a situação.Mas afinal, para que serve a lei? Quem pratica o racismo tem que responder por seus atos!
    Enfim, o goleiro Aranha foi muito corajoso ao desabafar o que sofre todos os dias, e insinuar a luta contra o preconceito e a enfrentar os muitos racistas, e que ninguém deveria ser chamado de macaco.


    Alessandra, 701

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo com o autor, pois muitas pessoas se dizem não preconceituosas, e falam que não são racistas, e do nada sai uma noticia dessas, dizendo que chamaram um jogador de macaco, e depois essa pessoa que fez isso ainda tem a cara de pau de ir na televisão e no jornal e dizer que chamar de macaco não é preconceito, todos sabemos que é sim, e essa mulher deveria ter uma certa punição, pois qual é, racismo é crime, isso me lembra muito o caso do Daniel Alves, o qual atiraram uma banana em campo, e isso é para vermos como muitas pessoas são racistas.

    Mariana Vita - 702

    ResponderExcluir
  17. Concordo com o autor, porque a torcedora gremista agiu com preconceito, discriminação e racismo chamando o goleiro Aranha de "macaco". Aliás, não foi só ela que ofendeu o goleiro do Santos e sim a torcida gremista inteira, mas a câmera filmou o momento quando Patrícia estava chamando-o de "macaco".
    Concordo também com a atitude do goleiro, pois ele foi justo em perdoá-la, como ele mesmo disse, a perdoou como um cristão, mas mantém a convicção de que ela deve responder na justiça.
    Nosso País está ficando cada vez pior. Até em um jogo de futebol, um local que muitas famílias frequentam para se divertir, está virando um lugar de ofensas e discriminações. Muitos brasileiros devem aprender com esse texto a não serem preconceituosos.

    Julia Pereira Vicente - 702

    ResponderExcluir
  18. Não entendo esta ação, agridem os outros e depois falam que foi sem intenção,que não queriam agredi-lo.
    A gaúcha Patricia e outros torcedores com certeza chamaram de "macaco" para desanimalo, pois assim ficaria mais fácil de seu time ganhar, e chama-lo assim é uma tremenda falta de respeito. E depois ainda falam "porque podemos chama-lo de aranha e não de macaco?" um é uma qualidade o outro é grande racismo.
    Esse crime infelizmente acontece em todo mundo, e cada vez só aumenta, mas como diz Mandela " se aprendemos a não gostar porque não aprendemos a gostar?"

    Yan Zubaty 702

    ResponderExcluir
  19. Mais uma vez vemos mais um caso de preconceito racial no Brasil e nos campos de futebol. Concordo plenamente com o autor.
    O racismo vem acontecendo diariamente em nosso País. As pessoas simplesmente julgam porque ele é de uma cor diferente da sua. A abolição da escravatura têm mais de 100 anos e ainda temos gente achando que negro é inferior.
    Todos somos da mesma raça , vamos acabar com o preconceito , pra que isso ? Somos todos seres humanos. Não podemos julgar a pessoa por isso, é como se você estivesse julgando uma pessoa com cabelo diferente do seu . Só muda a cor , simplesmente só a COR ! E a pessoa é capaz de te julgar por isso.
    Vamos acabar com o preconceito racial , os negros não merecem isso!
    #menosracismo
    #acabapreconceito

    Miguel Leite Piersanti - 701

    ResponderExcluir
  20. Acho que os torcedores que ofenderam o goleiro aranha deviam assumir que estavam tendo atos racistas, e os que defendem a torcedora de estar certa de chamar o goleiro de macaco estão completamente errados
    O que o goleiro aranha fez de errado, ele simplesmente estava jogando e acaba sendo chamado de macaco só por ser negro.
    Ela sendo julgada pelo ato que cometeu talvez acabe aprendendo a respeitar as pessoas pelas suas diferenças, e não discriminar mas ninguém, acho que a atitude de perdão do goleiro foi certa, pois mesmo sendo algo muito grave devemos perdoar a todos.
    Nathan Tavares-702

    ResponderExcluir
  21. Concordo plenamente com cada palavra do autor, o racismo é um ato além de inaceitável ainda é muito praticado, na minha opinião o racismo de antigamente era uma coisa normal pois o conhecimento era “pouco” , mas nos tempos de hoje isso ainda acontecer além de ser um ato estúpido é inaceitável ,dizemos que estamos em uma nova geração que somos um país evoluído...sim podemos até ter evoluído mas o desrespeito continua, um exemplo disso é a torcedora do Grêmio, que além de errada estava sendo ignorante, pois de acordo com ela sua ação não foi racista, o que mostra a nossa “evolução”, pois cometer um erro e pagar por ele mostra que você aprendeu e se arrependeu, mas cometer um erro, não aceitar que cometeu esse erro, e precisar ir para a prisão para sentir muito é lamentável.
    Acontecimentos iguais a esse mostra nossa "Grande evolução" dos tempos de hoje para o passado. Posso fazer algo para mudar essa triste realidade? sim, fazer a minha parte, e talvez se todos nos começássemos a fazer a nossa como cidadãos e respeitar as pessoas pelo o que são e não pelo que tem ou pela cor que possuem, essa realidade possa mudar, fazendo assim vermos essas ações, palavras e acontecimentos de racismo apenas em livros de história.
    Maria Fernanda Honório de Oliveira- 702

    ResponderExcluir
  22. Com esse texto nós percebemos que o preconceito está até no campo de futebol, um lugar que seria para nos entreter e torcer juntos para o nosso time amado. Racismo é uma coisa que está presente em todo lugar, em alguns menor, em alguns mais, mas sempre está lá. Pessoas as vezes nem percebem que estão sendo racistas porque já é natural, já é automático esse ato. Infelizmente nós não podemos só criar uma lei e esperar que todos a sigam até porque não tem como fiscalizar todos e as pessoas não iriam seguir então para termos o fim do racismo temos que começar mudando por nós mesmos, temos que dar o exemplo e isso que estamos fazendo não é um exemplo bom. A mudança começa conosco, mude, melhore!

    Luisa Heinle Kuhner 702

    ResponderExcluir
  23. Por mais que haja uma grande miscigenação no Brasil, o que é bem nítido, isso não nos afasta do preconceito racial. No nosso país, racismo tem de sobra.
    Acontece em diversos lugares, até em jogo de futebol, parece que a sociedade não tem vergonha do que está cometendo e muito menos do que pode ser a consequência disso tudo.
    Não nascemos sabendo como cometer atos racistas, apenas crescemos e vemos como a sociedade e as pessoas a nossa volta agem, e assim acabamos acidentalmente aprendendo.
    É preciso educar e entender que somos todos iguais por dentro e que não devemos julgar ou agredir alguém apenas por ter uma opção sexual diferente ou cor de pele diferente, poucos entendem que isso é ridículo e que não adiciona nada em nossas vidas. Além de contribuir para que a sociedade brasileira seja vista como racista, o que não é bom, isso atrapalha a vida de quem sofre o preconceito.
    Mas a grande pergunta, porque? Porque cometem atos racistas? Será pelo simples fato de alguém se considerar superior ao outro?
    Mariana Beatriz - 702

    ResponderExcluir