sábado, 20 de setembro de 2014

Artigo de Opinião - O voto negro - Frei David Santos

O povo afrodescendente, com seu crescente ingresso nas universidades e nos altos postos do mercado através das cotas nos concursos, terá grande papel na construção do país


O voto para presidente da República de um importante segmento da sociedade brasileira terá um peso decisivo na balança das eleições de 2014. Os marqueteiros já sabem e estão debatendo como trabalhar esse fenômeno eleitoral. Ele será fundamental para levar à derrota ou à vitória o candidato que melhor entender e dialogar com esse fenômeno.

Segundo os dados do TSE e do PNAD/IBGE, entre os habilitados como eleitores de 2014, 55% são negros (pretos e pardos). Esse fenômeno de o Brasil ter a maioria negra de eleitores se dá pela primeira vez. Na pesquisa Ibope de 15 e 16 de julho, Aécio tinha 18% das intenções de votos do povo negro. Em 24 de agosto, caiu para 15% na pesquisa Ibope e voltou a cair, em 1º de setembro, na pesquisa Datafolha, para 12%. Marina, na pesquisa Ibope de 24 de agosto, aparece com o alto índice de 28% das intenções de votos do povo negro.

Isso é por acaso? O que representam esses percentuais para a definição do candidato vencedor? Por que parte desses votos foi perdida (ou não conquistada) por Aécio? Como o programa do PSDB contempla a população negra? Esta, nas suas demandas por políticas públicas de empoderamento, tem sido contemplada nos municípios e nos estados governados, até então, pelo PSDB? E pelo PSB ou pelo PT?

Nestas eleições, o voto negro será o fiel da balança, especialmente para garantir e dar passagem para os candidatos ao segundo turno. Todo bom partido governante precisa ser bom para todos os segmentos da população. Retomando a análise dos votos em Marina, detectamos que ela voltou a subir em 1º de setembro, na pesquisa Datafolha, para 32% das intenções de votos do povo negro. Já Dilma, antes do fenômeno Marina, na mesma pesquisa do Ibope de 15 e 16 de julho, tinha 39% das intenções de votos do povo negro. Em 24 de agosto, caiu para 38% com a chegada de Marina. Em 1º de setembro, na pesquisa Datafolha, subiu para 40% das intenções de votos desse segmento. Recuperou e cresceu. Por quê? Como os cientistas políticos avaliam esse fenômeno? E os marqueteiros, como estão trabalhando esses dados estatísticos? Como reverter essa potência para os seus respectivos candidatos? Por que esta certa estabilidade do voto da população negra em Dilma?

Quem não considerar o voto da negritude e não tiver um tratamento direto ou indireto voltado para esse segmento, após as eleições, poderá se arrepender.

O pesquisador Luiz Augusto Campos, da Escola de Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), lançou em 2013 um estudo que deve urgentemente ser lido por todos os marqueteiros. Seu trabalho está disponibilizado na internet, com o título “Socialismo moreno — Conservadorismo pálido? Cor e recrutamento de candidatura nas duas maiores cidades brasileiras”. O estudo aborda a acolhida ou não de candidaturas do povo negro por partido. Ter negro candidato, sem dinheiro, adianta? Em suas análises, traz luz e elementos para todos os bons marqueteiros e políticos que pensam o Brasil como um todo.

Não nos iludamos: o povo negro daqui para a frente, com seu crescente ingresso nas universidades e nos altos postos do mercado de trabalho através das cotas nos concursos públicos, terá grande papel na construção do novo Brasil que estamos desenhando. A influência de um cotista no seu grupo familiar, quase sempre por ser o único com faculdade, é grande! Um bom político e um partido sério não podem se contentar com um aparente silenciamento da população negra e sua postura política — que não é ouvida. Algo novo está surgindo e será um grande diferencial para a construção da nova nação: plural e participativa.

O povo afrodescendente foi e está sendo incluído no sistema social e quer nele permanecer. O compromisso que espera de todos os candidatos é que sempre coloquem o tema da inclusão como pauta prioritária. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, de agosto de 2012 a agosto de 2014, naquela Casa, os processos contra o racismo cresceram mais de 150%, incluindo o do goleiro Aranha, apesar da visão equivocada de Pelé. Uma nova consciência de pertencimento está sendo desenhada, e o silenciamento frente à discriminação do povo negro, por parte dos candidatos, poderá custar caro.

Frei David Santos é especialista em ações afirmativas



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/opiniao/o-voto-negro-13926051#ixzz3DuerMR1G

9 comentários:

  1. As cotas são muito questionadas principalmente pela parte da população que não precisa dela. A cota sem dúvida é uma medida paliativa , porém que deu e ainda da certo , nada mais justo que um número de vagas destinadas a pessoas de ensino público e de cor negra , já que em todos esse anos , enquanto os brancos viviam bem , o negro era escravizado e discriminado na sociedade. Além disso , mesmo após "o fim da escravidão" os negros foram despejados nas ruas,"livres", mas sem nenhuma formação para trabalhar , sem terras para morar , sem comida , dinheiro , sem nada , muitos continuaram trabalhando para seus senhores , recebendo um salário muito pequeno , quase insignificante , e trabalhando muito o dia inteiro. Espero que um dia , não seja mais necessário o uso da cota , pois um "nivelamento" social ,não precise mais ser feito , e que as oportunidades sejam iguais para todos.

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim, os negros estão conseguindo seu lugar no mercado. Isto mostra que o preconceito racial vem diminuindo ao longo dos anos.
    Eles sempre estiveram distante disso, sempre foram vistos com discriminação, por isso essa diferença toda na forma em que são tratados.
    A maioria da população pobre é negra, pois há pouco tempo, o negro era afastado de faculdades, rejeitado de empregos, apenas pela cor da pele, e há alguns séculos eram tratados como animais ou objetos.
    Hoje muitos estão cumprindo sua parte e o povo afrodescendente está tomando o lugar que já deveria estar a muito tempo. Isso tem contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento do país.

    Thales Borges - 702

    ResponderExcluir
  3. Apesar de muito racismo no Brasil, os negros estão conseguindo o seu devido lugar entre a sociedade, no meio dos trabalhadores também. Isso nos mostra que os negros estão conseguindo o respeito de uma certa parte da sociedade, enquanto a outra parte não evoluida da sociedade continua com seus pensamentos medievais que o negro deve servir ao branco.
    Ja que a maior parte da população brasileira é negra, nossas atividades industriais possuem muitos trabalhadores negros que estão se mostrando cada vez melhores para a sociedade racista.
    Então hoje o racismo é uma coisa nada aceita para muitos e adotada para poucos, esses poucos tem uma mente não evoluida, pois não sabem o potencial dessas pessoas.

    Lorenzo Vieira-701

    ResponderExcluir
  4. Finalmente os negros estão conseguindo entrar mais na sociedade,porque os negros parecem que são cachorros em nossa sociedade.
    Isso mostra que o racismo está se reduzido no país,como nosso professor de literatura falou um dia em sala de aula,que finalmente as pessoas estão assumindo que são racistas,porque tem gente não sabe que é racista e tem também outras pessoas que sabem que são racistas,mas eles tem medos de admitir.
    Estou sonhando com um mundo sem preconceito,já pensou?Os negros pareceriam pessoas normais,porque pelo que nossa sociedade diz eles não sãos.
    Tomara que abaixe muito a porcentagem de preconceitos mas para isso nós também temos que cooperar.

    Luan-702

    ResponderExcluir
  5. Não podemos negar que o sistema de cotas tanto para ingresso em universidades quanto para concursos públicos estão, aos poucos, amenizando todo o sofrimento do povo afrodescendente e corrigindo uma injustiça antiga.
    Com tudo isso, o negro passou a ser mais esclarecido em diversos sentidos. Seu lugar garantido em universidades ou no mercado de trabalho vem sendo observado por toda a sociedade.
    No Brasil, mais da metade dos eleitores são negros. Hoje em dia, o candidato que não prestar atenção nesse quesito, o que traz vantagens e benefícios aos negros, provavelmente vai se prejudicar. Afastar o negro de obter uma vida no mesmo nível de importância que a do branco, só torna pior a situação de desenvolvimento do Brasil. Esperamos que com estes ajustes finalmente poderemos viver em um país que os direitos são iguais para todos.
    Mariana Beatriz - 702

    ResponderExcluir
  6. Até que enfim estão vendo que o negro também tem muita importância na sociedade . De pouco em pouco o negro vem conseguindo seu lugar no mercado. Mostrando visivelmente a diminuição do racismo.
    Na atualidade , o racismo ainda existe , nas redes sociais , nos campeonatos de futebol e etc , mas mostrou que diminui bastante , porque anos atrás o preconceito racial era muito maior. Antes da lei Áurea , o negro era visto e tratado como animal e objeto , era negociado , comprado , e se não fizesse o que seu dono mandava , era maltratado , chicoteado , castigado, o que as vezes levava sua morte .
    Antes, o negro não era e nem podia ser eleitor , hoje em dia 55% dos eleitores são negros . Fico feliz com isso , espero que a importância do negro só venha a aumentar nós próximos anos . Porque isso vai ajudar o desenvolvimento e crescimento de nosso país.

    Miguel Leite Piersanti - 701

    ResponderExcluir
  7. Já são colhidos frutos das cotas, os afrodescendentes começaram a "aparecer" no mercado e em universidades, além de agora estarem presentes em pesquisas relacionadas à política de órgãos como Ibope e IBGE.
    Porém, temos que pensar que há camadas na população que não votam, ou tem o voto facultativo, e por isso vão ficar sem política pública? Porque se formos pensar bem, porque os políticos iriam ajudar uma camada da população que não vota? Que não dá benefício a eles? Pelo o que eu acho os candidatos pensam assim.
    Ou seja, os presidiários e os idosos vão ficar sem essa política. Ou seja, se o governo não financia projetos que beneficiam os presidiários, nem construções de cadeias, quem paga? Nós, é lógico, porque imposto tem para tudo.

    Davi Vieira 702

    ResponderExcluir
  8. Por que um povo com tanta importancia no Brasil é tão mal visto pela sociedade, e que só em época de interesse de utilizar dele ( eleições, por exemplo) e que ele são lembrados, ou você acha que aquelas pessoas que falavam nas campanhas de Dilma e Aécio são negras, de feições negroides só porque os partidos acharam eles bonitos, eles na verdade servem para que o eleitor ache que os políticos são bonzinhos com os pobres, que automaticamente são ligados aos negros.

    ResponderExcluir
  9. Muitas vezes o racismo acontece principalmente dos próprios negros, pois se sentem sempre desvalorizados e vítimas de preconceitos. Na hora em que eles aceitarem a irem a luta vão conseguir tudo o que querem e muito mais.
    O preconceito existe, é fato, e os afrodescendentes , aproveitam, pra ter cotas nas faculdades pra se lamentarem e sentirem diminuídos, enfim preferem ficar lamentando e buscando vantagens.

    Jullya Beckman / 701

    ResponderExcluir