domingo, 7 de setembro de 2014

Te Contei, não ? - Mudanças climáticas afetam a saúde humana

Genebra - As mudanças climáticas podem afetar gravemente a saúde dos seres humanos. O alerta foi feito por Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), em recente conferência sobre o tema, em Genebra. Segundo ela, “as soluções existem, mas o mundo precisa agir de forma decisiva para mudar a trajetória”.


Mais de 300 especialistas, incluindo autoridades de governos, representantes de várias agências da ONU e de ONGs participaram da reunião. A maioria dos presentes concordou que os países precisam agir rapidamente e de forma assertiva para promover estratégias inteligentes para o clima, segundo o portal Ecodebate Cidadania e Meio Ambiente. 


“A boa notícia é que, reduzindo os efeitos da mudança climática, pode-se gerar benefícios imediatos à saúde”, afirmou a diretora de saúde pública da OMS, Maria Neira. Ela explicou que o exemplo mais significativo é o da poluição do ar, que em 2012 foi responsável pela morte de 7 milhões de pessoas no mundo. Segundo Neira, há provas concretas de que a mitigação da mudança climática pode reduzir muito esse número. 
A OMS cita que mudanças nas políticas de transporte e energia podem salvar as vidas de milhões, evitando doenças causadas pelo alto índice de poluição. A agência da ONU diz ainda que as mudanças nas políticas podem reduzir também doenças associadas à inatividade física e aos acidentes de trânsito, segundo o Ecodebate. 
Além disso, a OMS afirma que as ações adotadas para se adaptar à mudança do clima vão ajudar a salvar vidas de várias formas. Entre elas, preparando as comunidades para enfrentar o impacto do calor, de climas extremos, doenças infecciosas e insegurança alimentar.

Mais óbitos a cada ano 
Se no ano de 2012 a poluição do ar matou 7 milhões de pessoas, como informou a OMS, o número representa um aumento de quase 120% em relação à quantidade de óbitos de 2010, que foi de 3,2 milhões. No ano 2000, as vítimas fatais foram 800 mil, de acordo com o projeto ‘Global Burden of Disease’ (Carga Global de Doenças), que conta com a participação de centenas de especialistas do mundo todo, inclusive do Brasil. 
A avaliação dos cientistas se baseia em medidas de solo, dados de satélites e modelos globais de transportes de substâncias químicas pelo ar. No Brasil, dados anteriores da OMS estimam que somente a poluição atmosférica cause 20 mil mortes por ano, número cinco vezes maior do que o de óbitos estimadospor tabagismo passivo. 

3 comentários:

  1. O mundo está morrendo aos poucos, e apenas poucas pessoas percebem.
    A poluição no ar em 2000 matou 800 mil pessoas, em 2012 matou 7 milhões, teve um aumento monstruoso de mortes entre estes anos.
    Se todos percebessem que as mudanças climáticas estão prejudicando a saúde humana, eles arrumariam soluções para melhorar. Já possui uma organização que possui soluções, mas não garante que todos irão ajudar. Para funcionar a organização teria que mudar o esquema do mundo.
    As industrias aumentaram mas não evoluíram. A tanta concentração de centros industrias que a poluição está no máximo. Com a modernidade de hoje, poderíamos fazer uma indústria “verde”, retirando os gases que prejudicam a saúde e o mundo.
    Giulia Mancini, 802

    ResponderExcluir
  2. As mudanças climáticas vêm assustando a todos nos últimos anos, mas o que nem todos sabem é que essas mudanças estão nos afetando diretamente, e como nunca.
    Há muitas discussões em torno da diminuição do impacto das mudanças climáticas, do ponto de vista político e econômico, mas pouco se fala sobre a saúde.
    Os problemas com a saúde por conta do clima, afetam principalmente, grandes centros urbanos. São Paulo, por exemplo, a cidade mais rica do Brasil, sofre por problemas seríssimos com a poluição atmosférica, a cada ano, morrem 4 mil pessoas em decorrência a problemas relacionados à poluição do ar.
    Deve haver uma conscientização geral da população, passando o menor tempo possível em seus automóveis, adotar mais vezes transportes coletivos. Se cada um fizer a tua parte, as chances de garantir a saúde do planeta e de seus habitantes são maiores.

    ResponderExcluir
  3. O mundo está se desgastando. A poluição está ainda mais presente do que estamos acostumados e fingimos não vê-la. Mas isso já está passando do limite. Cerca de 7 milhões de pessoas mortas pela ar em 2012, sendo que no ano 2000 foram 800 mil pessoas. Isso é um caso muito sério e merece a devida atenção. Existem outros tipos de poluição que estão presentes e destruindo nosso mundo .
    Um lixo ali e outro lá para muitas pessoas não é muito mas quantas vezes nós ouvimos que esses lixos fazem diferença no ambiente? Mas faz sim. Essa é uma das mudanças mais difíceis que há de se fazer: abrir os olhos das pessoas. O ser humano tem muita influência no meio ambiente assim como todo ser vivo, mas toda a poluição é causada por nós e estamos sentindo essa poluição na saúde . Os problemas tem que ser encontrados e discutidos, pois assim podemos começar a mudar, e com a saúde não se brinca. Então se não tivermos uma mente consciente , cada vez mais vamos sofrer por causa disso.
    Mudanças sempre podem ser feitas. Estamos em uma época tecnológica e esses problemas da poluição podem ser diminuídos com projetos ecológicos e ações econômicas . Além dessas ações, cada um pode fazer sua parte. Pequenas ações ajudam muito a diminuir o processo degradação do mundo. Então, precisamos olhar pelo nosso mundo e a nossa saúde, pois os dois são frágeis e precisam de atenção.

    Alessandra, 801

    ResponderExcluir