sábado, 8 de outubro de 2011

Te contei, não ???!!!! - Capitu: Traiu ou não traiu?



Série trata do mistério em torno de Capitu, a personagem de Machado de Assis



Destinado a ser padre por conta de uma promessa de sua mãe, o menino Bentinho passa a infância em um seminário, onde é alfabetizado. Mas a paixão por Capitu o afasta da vocação sacerdotal. O amor de infância acaba em um casamento feliz e agraciado com um filho, até que Bentinho começa a ter sérias desconfianças a respeito da intimidade entre sua esposa e Escobar, seu sócio e melhor amigo desde os tempos de seminário. O ciúme vai acabar com a relação. Afinal, ela traiu ou não o marido?

O grande mistério do romance Dom Casmurro, publicado por Machado de Assis (1839-1908) em 1899, atravessou o século 20 e continua gerando debates a respeito da postura dúbia da personagem e seus “olhos de ressaca”. Alguns intelectuais já saíram em defesa de Capitu, enquanto outros entendem que Bentinho foi uma vítima. Para apresentar mais uma vez esse debate e marcar os 100 anos da morte de Machado, completados em setembro, a Rede Globo apresenta o livro em uma microssérie de cinco capítulos.

Capitu é a segunda produção do Projeto Quadrante, que tem o objetivo de transportar para a tela da TV grandes obras literárias e, ao mesmo tempo, apresentar o trabalho de novos atores e roteiristas das mais diversas regiões do Brasil. O projeto foi inaugurado em junho do ano passado, com a série A Pedra do Reino, filmada na Paraíba para homenagear os 80 anos de vida do dramaturgo pernambucano Ariano Suassuna. As próximas séries que fazem parte do Quadrante vão apresentar um texto do Amazonas e outro do Rio Grande do Sul.

Para retratar o livro de Machado, o diretor Luiz Fernando Carvalho, que tem no currículo o filme Lavoura Arcaica, a minissérie Os Maias e a novela O Rei do Gado, dividiu a vida do casal entre a infância e a vida adulta. Bentinho é interpretado pelo ator César Cardadeiro e pelo ator e poeta Michel Melamed. Já Capitu se divide entre Letícia Persiles, cantora da banda de rock Manacá, e a atriz Maria Fernanda Cândido. Como já acontecia com A Pedra do Reino, o resultado é visualmente arrojado. Quanto ao velho dilema a respeito de Capitu, esse continua em aberto.

2 comentários:

  1. O objetivo de Machado de Assis era justamente causar essa grande dúvida, traiu ou não traiu, para refletirmos e chegarmos em uma conclusão, já que ele era um grande escritor "realista", que o próprio nome diz, buscar a realidade da vida, do cotidiano. O ciúme não podia faltar como ainda embaralha a cabeça de muitas pessoas. E Machado o retrata de forma esplêndida, causando discussões, mas nunca saberemos ao certo, o que temos são apenas hipóteses.
    Bom, na minha opinião Capitu não traiu, pois Bentinho sabe que errou, não aceita que vai morrer sozinho, mas jamais admitirá, resolveu então escrever um livro sobre o assunto com o objetivo de retirar o peso da culpa de suas costas, colocando-a em cima de Capitu, era mais fácil do que assumir que expulsou o amor de sua vida para sempre, por ser um homem fraco, filhinho de mamãe e teimoso ainda mais que a sociedade era muito machista. Também era um advogado que sabia manusear bem as palavras para nos manipular.
    Posso defender Capitu ainda mais, mas nunca saberemos ao certo se traiu ou não traiu, talvez nem Machado saiba, mas com dúvidas ele nos deixou e assim ficará.

    Diego Duncan - Ativo 902

    ResponderExcluir
  2. Apesar de anos, Machado de Assis é um dos nomes mais citados quando falamos de literatura, pois apesar de ter passado muitos anos depois de sua morte, suas obras ainda são muito comentadas e gera um grande conflito entre as pessoas, pois cada um tem uma forma de pensar, um ponto de vista diferente perante as obras dele e a prova disso é o Dom Casmurro, onde ficou a grande duvida se a Capitu traiu o Bentinho ou não, cada um tem a sua opinião, uns acham que sim, já outros acham que não, mas eu particularmente não sei, pois para eu poder afirmar isso eu teria que ler a versão da Capitu diante essa historia, mas eu só sei a versão do Bentinho, então fica difícil afirmar alguma coisa, mas esse debate todo é de uma certa forma bom, pois indica que apesar de tudo o Machado conseguiu alcançar seu objetivo, que era causar essa polemica.
    Outra coisa que eu achei bem legal foi a Rede Globo ter feito um seriado com essa historia.
    Amanda Guimarães Marins 901

    ResponderExcluir